Na noite de sábado, 17 de maio de 2025, o navio-escola Cuauhtémoc, da Marinha do México, colidiu com a Ponte do Brooklyn, em Nova Iorque, resultando na morte de dois tripulantes e ferimentos em pelo menos 19 pessoas.

O incidente ocorreu por volta das 20h26 (hora local), quando o Cuauhtémoc, transportando 277 pessoas, perdeu potência e foi arrastado pela correnteza, colidindo com a parte inferior da ponte. Os mastros do navio, com cerca de 45 metros de altura, superavam a altura livre da ponte, estimada em 39 metros, o que contribuiu para o impacto.

No momento da colisão, vários cadetes estavam posicionados nos mastros, uma prática tradicional durante as partidas e chegadas do navio. Com o impacto, os mastros quebraram, e dois tripulantes caíram no convés, sendo posteriormente declarados mortos em hospitais locais. Outros 19 ficaram feridos, incluindo dois em estado crítico.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou pesar pelas vítimas e agradeceu ao prefeito de Nova Iorque, Eric Adams, pelo apoio prestado aos tripulantes. Adams confirmou que a ponte não sofreu danos estruturais significativos e foi reaberta após inspeção.

As autoridades mexicanas e americanas estão conduzindo investigações para determinar as causas exatas do acidente. O Cuauhtémoc, construído em 1982 na Espanha, é utilizado para treinamento de cadetes da Marinha mexicana e estava em uma viagem de boa vontade que incluiria visitas a diversos portos internacionais.

O navio está atualmente atracado no Pier 36, em Manhattan, onde passa por avaliações e reparos. A Marinha mexicana informou que continuará fornecendo atualizações sobre o incidente e prestando assistência às famílias das vítimas.

Cuauhtémoc
Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Onça!

Burgos

Fallaaaa Guppy !!!
sumiu?!🤷‍♂️

Burgos

Já não bastava um mundo de aeronaves caindo mundo afora agora é navio afundando/albaroando ponte ou colidindo entre si !!!👀😰🤔🤦‍♂️🤷‍♂️

Wagner Figueiredo

México contra ataca!!! Rsrsrs
Brincadeirinha pessoal
( lamento pelas perdas humanas)

Fabio Araujo

Para quê colocar os cadetes mastro? Que ficassem alinhados na lateral do navio, só o risco de uma queda no posicionamento dos cadetes já deveria ser motivo para não fazerem isso, quanto mais pessoas subindo maior o risco de acidente é probabilidade simples. O acidente em si foi um acidente que teria ocorrido com os cadetes nos mastros ou não, mas sem os cadetes nos mastros as consequências seriam menos graves e talvez sem mortos!

André Macedo

Foi uma falha completamente evitável, eu diria que a tripulação confiou nos responsáveis pela rota do navio e análise das cartas náuticas, a ponte do Brooklyn tem 200 anos…

Obviamente é apenas uma hipótese, mas é bem estranho

Last edited 26 minutos atrás by André Macedo
André Macedo

Li apressado e terminou que não vi a parte que perdeu potência e foi arrastado, vou retirar minha hipótese.

Hamom

Uma pena a morte de dois jovens cadetes.