Estados Unidos transferem três navios-patrulha classe ‘Island’ para a Armada da Colômbia

Em 19 de maio de 2025, os Estados Unidos formalizaram a transferência de três navios-patrulha da classe Island — USCGC Liberty (WPB-1334), USCGC Mustang (WPB-1310) e USCGC Naushon (WPB-1311) — para a Armada da Colômbia. A operação foi realizada em San Diego, Califórnia, como parte do programa Excess Defense Articles (EDA), que permite a doação de equipamentos militares excedentes a nações aliadas.
Essas embarcações, com quase quatro décadas de serviço na Guarda Costeira dos EUA, foram descomissionadas recentemente: a Liberty em 29 de abril, a Mustang em 16 de abril e a Naushon em 21 de março de 2025 . Após deixarem o Alasca em 14 de maio, os navios navegaram pela costa do Pacífico, passando por Seymour Narrows, na Colúmbia Britânica, antes de chegarem a San Diego.
A classe Island foi projetada para missões de patrulha costeira, busca e salvamento, fiscalização pesqueira e combate ao narcotráfico. Com 110 pés (33,5 metros) de comprimento, essas embarcações atingem velocidades superiores a 29 nós e têm autonomia de até cinco dias no mar. Construídas entre 1985 e 1992, várias delas foram transferidas para marinhas de países aliados, como Grécia, Ucrânia, Costa Rica e Paquistão.
A incorporação desses navios reforçará a capacidade da Armada da Colombiana em operações de vigilância marítima, combate ao tráfico de drogas e proteção de suas águas territoriais. A transferência também fortalece os laços estratégicos entre Colômbia e Estados Unidos, promovendo maior cooperação em segurança regional.
Antes de entrarem em serviço na Colômbia, os navios passarão por atualizações técnicas para atender aos requisitos operacionais locais. A expectativa é que sejam integrados às operações de patrulha costeira nas próximas semanas, ampliando a presença naval colombiana em áreas de interesse estratégico.
Não vou “falar” ,mais eu pensei, você pensou, nós pensamos, eu faria esse acordo de transferência….você faria esse acordo Utivic?
Vergonhoso um país se prestar o serviço de adquirir um equipamento com 40 anos de uso. Defesa na América do Sul não é prioridade de nenhum país.
Com todo o devido respeito ao colega….Vergonhoso é não ter capacidade para fazer um barco desses em casa!
Mas a colômbia consegue fazer, mas cavado dado não se olha os dentes.
Verdade, não é coisa de outro mundo construir navio patrulha.
“Estados Unidos formalizaram a transferência de três navios-patrulha “
“e permite a doação de equipamentos militares excedentes a nações aliadas.”
EDITADO:
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Com certeza a Colômbia vai pagar pela modernização e PMG do navio que será doado .
Estranho é a Colômbia fechar o negocio da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) com a China e logo depois esse “presente” americano.
Na minha opinião, “Tem caroço nesse angu”. Ainda mais com as medidas dos EUA contra essa iniciativa chinesa na America do Sul. ” EUA anunciam medidas contra projetos chineses da Rota da Seda na América Latina após adesão da Colômbia”
https://www.forte.jor.br/2025/05/16/eua-anunciam-medidas-contra-projetos-chineses-da-rota-da-seda-na-america-latina-apos-adesao-da-colombia/
É provável que esse acordo com os americanos pelas embarcações já estivesse em costura há bastante tempo.
Esse governo está com popularidade muito baixa, mercado acredita que vai sair na próxima eleição, assim como o chileno está desgastado, mesma safra do professor peruano que tentou o golpe, prometerem tudo e não entregaram nada.
A doação fica para o país, mostra disposição e amizade entre nações.
A China ofereceu vender J-10.
Pode ter doações de mais materiais para impedir essa compra.
Como curiosidade a classe Cape (95 pés) que antecedeu a classe Island da matéria foi usada como base para construção no Brasil dos 6 classe Piratini dos quais 5 permanecem no inventário um deles o próprio Piratini incorporado em novembro de 1970, os demais ao longo do ano de 1971.
Monitor Parnaíba (MParnaíba), é o detentor do título de navio mais antigo da Marinha do Brasil (MB) em serviço. O batimento da quilha (primeira fase do navio) aconteceu em 11 de junho de 1935, na Ilha das Cobras (RJ), marcando o início oficial da construção do casco e, finalmente, 17 meses após intensos trabalhos, o MParnaíba flutuou pela primeira vez e abriu o caminho para novas construções na indústria naval brasileira. E sigue sendo peca fundamental do controle fluvial no Pantanal , com 90 anos de servico . Portanto plataformas como estas – e gratis – podem ser de valor… Read more »