Green Admire

O recente confronto entre a Estônia e a Rússia no Mar Báltico sinaliza uma escalada nas tensões marítimas na região, destacando a disposição de Moscou em proteger sua “frota sombra” — uma rede de navios utilizados para contornar sanções internacionais.

Em 13 de maio, a Marinha da Estônia tentou interceptar o navio-tanque Jaguar, de bandeira gabonesa, suspeito de transportar petróleo russo em violação às sanções ocidentais. A embarcação recusou-se a cooperar, levando a Estônia a mobilizar helicópteros e aeronaves de vigilância. Em resposta, a Rússia enviou um caça Su-35, que teria violado brevemente o espaço aéreo estoniano, intensificando o impasse.

Dias depois, em 18 de maio, a Rússia deteve brevemente o navio-tanque Green Admire, de propriedade grega e bandeira liberiana, após sua partida do porto de Sillamäe, na Estônia. O navio foi interceptado em águas russas e desviado para a ilha de Gogland. Autoridades estonianas consideraram a ação uma retaliação direta à tentativa de inspeção do Jaguar.

Especialistas veem esses eventos como parte de uma estratégia mais ampla da Rússia para proteger sua frota sombra, essencial para sua economia em tempos de sanções. Sebastian Bruns, do Instituto de Política de Segurança da Universidade de Kiel, afirmou que “a Rússia está mais disposta a usar força militar para proteger sua frota sombra”.

A União Europeia e o Reino Unido responderam com novas sanções, visando navios associados à frota sombra russa. Estônia e Lituânia defendem medidas mais rígidas, incluindo a proibição de entrada desses navios em zonas econômicas exclusivas da UE.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

“A União Europeia e o Reino Unido responderam com novas sanções, visando navios associados à frota sombra russa. Estônia e Lituânia defendem medidas mais rígidas, incluindo a proibição de entrada desses navios em zonas econômicas exclusivas da UE.”

Qual UE? A mesma UE que sancionou a Rússia em praticamente TUDO, menos em suas commodities? A mesma UE que recompra, de terceiros, as commodities russas que eles vendem a esses terceiros?

Confia..

Aéreo

Mais ou menos igual aos EUA com a Venezuela. Em 2022 para compensar a perda do petróleo russo e manter a inflação sob controle os EUA passaram a comprar petróleo de Maduro novamente, esse ano renunciaram ao acordo.

Rafael

Quanto mais sanções impõem aos russo, mas caro vão pagar em petróleo, derivados e gás russo, vendidos por terceiros .

jnsns

Negativar comentário não vai mudar a realidade

Underground

Não funciona assim. Existe um preço de mercado, e mesmo que os europeus comprem de terceiros, isso obriga os russos a baixarem seus preços.

Ricardo

É muito fácil bloquear o acesso ao Báltico através do Skagerrak: Dinamarca e Suécia (ambos membros da OTAN) com o auxílio dos demais países, poderiam implementar tal bloqueio. Mas o que a Rússia poderia fazer na sequencia, como retaliação? Uma escalada no conflito??

jnsns

Torpedo de longo alcance autônomo, um Poseidon convencional.

Marcelo

Qual o país que tem coragem de fazer um bloqueio naval contra os russos ?

Samuel Asafe

O mundo precisa da Rússia, tanto quanto precisa do Brasil, da China, dos EUA, da Alemanha etc.
A globalização tornou esses players com economias grandes quase que vitais pro crescimento uns dos outros.
Sancione o Brasil e veja a inflação de alimentos disparar, sancione a Rússia e veja a inflação de combustível disparar.
A diferença entre eles e nós é que eles tem bala na agulha pra peitar as ameaças

Vitor

Os pinscher dos Bálticos não vazem cócegas no urso , como esses países são usados depois que a corda estoura fica com o ônus da destruição.

rui mendes

Para teu grande desgosto, esses países, fazem parte da UE e da Nato, que todos vocês, tentam fazer de conta que não é verdade.
Pois, mas é, por isso esses estados Bálticos,, já se defenderam, lá atrás, quando assinaram a adesão á UE e á Nato.
Depois eles têm dentes (mísseis), nomeadamente mísseis anti-navio, na sua defesa de costa e outras coisinhas mais, que muitos outros não têm.

Vitor

O mundo de Bob é perfeito

Pestana

Acompanhe a guerra da Ucrânia
Veja onde está ancorada o que restou da marinha russa.

Vitor

Quanta bobagem olha para o mapa e tira suas conclusões.

José Joaquim da Silva Santos

Nossa… Putin não deve dormir pensando nessas Guyanas do Báltico…

Hamom

”Em 13 de maio, a Marinha da Estônia tentou interceptar o navio-tanque…”

O detalhe é que o navio-tanque estava naquele momento em águas internacionais e a Marinha da Estônia tentou forçar o navio a entrar na águas ”estonianas”, o que configura sequestro e/ou pirataria.

Quando o russos retaliaram detendo outro navio para inspeção, o fizeram dentro de suas águas e dos limites da lei…

Nilo

Tem mais detalhes meu caro que o artigo não conta, a Estônia sem meios suficiente para captura do navio em águas internacionais solicitou ajuda de caças da OTAN, o navio solicita ajuda dos russos que mandam um SU-35 que quando chegam, segundo os estonianos o navio já está a um km dentro do mar territorial do país, mas os caças da OTAN desistem ante a presença de um SU-35 que circunda defensivamente de forma ostensiva o navio e retorna para águas internacionais.
É a pulga mandando no cavalo. Rsrs Claramente Trump já disse essa guerra não é minha.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Miguel Carvalho

Usar o termo Guyana, de forma perjorativa é engraçado.
O Brasil também tem uma Guiana que é o Amapá, antiga Guiana portuguesa, antes da independência do território português do Brasil.

Nilo

A Guyana é um perjorativo.

José 001

Na verdade a atual Guiana brasileira fica na Europa, faz fronteira com a Espanha.

José 001

Letônia, Estônia e Lituânia servem apenas como tampão.

Não tem economia, indústria, matéria prima e nem população relevantes.

A única diferença deles para Portugal é a importância da posição geográfica, coisa que Portugal não tem.

Leandro Costa

Portugal não tem posição geográfica importante?

O que você considera como posição geográfica importante? No contexto do Báltico? Contexto Atlântico? Contexto Mediterrâneo/Norte da África? Conflito Global/Regional? Colonização de Marte?

José 001

Na Europa são Grã-Bretanha, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, França, Grécia e Turquia.

Esses podem fechar ou garantir o acesso a Europa pelo, Sul, Oeste e Norte.

Controlam estreitos, canais, verdadeiros gargalos.

Não faz sentido desembarcar em Portugal para seguir para Europa.

Esses países que controlam o caminho onde o comércio e possíveis ameaças podem navegar.

E também não é uma boa localização para lançar nada ao espaço, muito menos ponto de partida para colonização de Marte.

Leandro Costa

Aí você está esquecendo algumas coisinhas, como por exemplo o acesso, e principalmente a permanência no Atlântico. Napoleão não se interessou por Portugal à toa. Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal era motivo de queda de braço entre eixo e aliados justamente devido à sua localização. Portugal, ao deixar que os aliados utilizassem o aeródromo em Lajes, efetivamente fechou a lacuna do meio do oceano Atlântico, permitindo que o fluxo de suprimentos de EUA, Canadá (Brasil inclusive) fluíssem sem tantos transtornos até seus destinos. E isso ocorreu antes do Dia-D, diga-se de passagem. Ao passo em que Alemães operando à… Read more »

José 001

Segunda Guerra Mundial terminou têm 80 anos. Pode me dizer como seria uma invasão a Europa nos dias de hoje através Portugal? Você sabe mais que os estrategistas da OTAN/EUA que não tem grandes bases navais e aéreas lá ou é só para discordar como sempre faz? E não mencionei a Islândia por estar me referindo a uma invasão na Europa continental e a Grã-Bretanha, apesar de ser insular também, é infinitamente mais relevante para defesa da Europa continental. A Islândia é mais importante para monitorar navios e submarinos que vão em direção a América do Norte, não o caminho… Read more »

Leandro Costa

Mas você não se referiu à nada. Só à localização estratégica sem nem ao menos dar um contexto e ainda respondendo. Eu te apresentei alguns e usei História para corroborar.

Você leu todo o meu post? Quem, e por onde, invadiria a Europa Continental? Estados Bálticos? Seria uma invasão por terra ou por mar?

Sem um contexto, dizer que país X ou Y é ou nao de localização estratégica não tem o menor sentido.

José 001

Entendo você.

Sexta-feira de noite.

Relaxando.

Tenha moderação e beba água também.

Leandro Costa

Eu entendo você também.

Sábado de manhã.

Sem resposta coerente.

Normal heheheheheh

Carlos

Quando não existe conhecimento nenhum só se fazem figuras tristes e desmoralizantes para quem as faz. Alguns factos (fatos) para teu conhecimento: https://www.facebook.com/watch/?v=464111605412504 iceland Air Policing, ambiente nada apropriado para portugueses, mas recordo que no curso de instrutores de sobrevivência no gelo dado na Noruega foi um fuzileiro português que ficou no primeiro lugar do curso. https://www.youtube.com/watch?v=rzgSeWUVpww&ab_channel=WebTVCidadeemEvolu%C3%A7%C3%A3o e qual a razão deste investimento? Simplesmente porque é a distância mais curta entre o Brasil e a Europa e essa é a mesma razão da construção do cabo submarino EllaLink e os cabos submarinos que ligam a Europa até à África do… Read more »

adriano Madureira

EDITADO

Wagner

Vide a Ucrânia,quando o Urso pegou para morder,só foi oferecido sucata do ferro velho militar e só.

Last edited 1 mês atrás by Wagner
Pestana

Foi realizado em 1962 contra os russos em Cuba

José 001

Tirou uma pestana mesmo.
Isso tem mais de 60 anos.

sub urbano

Se uma pessoa te impedisse de sair de casa todos os dias para trabalhar e obter seu sustento, oq vc faria? Bloqueio naval é ato de guerra. Existe o direito a retaliação nas relações internacionais. Poderia ser na forma de guerra submarina contra a frota mercante do adversário, ataque direto ao território da Dinamarca e Suécia, que são países da OTAN. Tal ação teria risco de escalada nuclear. Em tempo, ainda dentro do tema, a entrada da finlandia na OTAN mudou muito da dinâmica de um embate entre OTAN x Russia. Pela proximidade da Finlandia aos maiores centros populacionais russos,… Read more »

Fernando XO

Prezado Ricardo, bloqueio naval é regulado pelo Direito Internacional não basta vontade e capacidade de fazê-lo, tem de haver respaldo… cordial abraço…

Skiperd

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

737-800RJ

Eu sei que a Estônia não tem bala na agulha para manter uma marinha condizente com a importância geográfica que ocupam, inseridos no Mar Báltico e praticamente do lado de São Petersburgo, mas poderiam fazer uma forcinha e investir um pouco mais.
Não dá nem pra incomodar o inimigo…

jnsns

Eles só tem um milhão de habitantes

Antonio Palhares

Que não se metam em brigas de cachorros grandes.

Heinz

Se a Rússia vencer na Ucrânia, pode ter certeza como 1+1 é 2, que no médio prazo a Rússia atacará eles. “Ain mas é OTAN”, alguém ainda acredita nisso?

José Joaquim da Silva Santos

O que na sua opinião é “vencer na Ucrania” ?

Last edited 1 mês atrás by José Joaquim da Silva Santos
jnsns

Apenas se o EUA saírem da OTAN, mas mesmo assim seria muito arriscado

José 001

“Se”
Kkkk

E 1+1 não é 2, são 2.

Sergio Machado

Estônia indo na pilha e se prontificando a ser a Ucrânia da vez.
Irá sofrer o pênalti e deixada na mão na sequência, tal como a Ucrânia.

Abymael2

Faz tempo que esses países minúsculos estão provocando a Rússia.
Estão procurando, daqui a pouco acham.

adriano Madureira

Estônia está doida para levar umas FAB500 na cabeça, devem estar se garantindo com uma possível proteção alheia…

Tiveram sorte, quem sabe da próxima os russos derrubam um helicóptero…

“Autoridades estonianas consideraram a ação uma retaliação direta à tentativa de inspeção do Jaguar”.

Que Perspicácia,! Chegaram a tal conclusão sozinhos?!

Last edited 1 mês atrás by adriano Madureira
Souza

eu acho que o mundo democrático devia banir de vez qualquer negócio com os ditadores porque a democracia e bem maior que a tirania bandidos que provocam guerra e matam inocente.

Sergio Machado

Complicado. Com quem iríamos ter comercio exterior? China, Rússia, EUA, Israel, Sauditas, Coreia do Norte, metade da África, e mais algumas dezenas de países estão todos no mesmo balaio, com diferentes nuances e roupagem,

Gustavão

Você não consegue viver sem investimento árabe.

adriano Madureira

Isso é uma utopia filhão, tendo em vista que muitos representates do mundo livre e democrático, os tido “mocinhos”, tem relações questionáveis com muitos líderes “democraticamente” eleitos… Os EUA por exemplo, mantém relações com muitos déspotas africanos,mais sujos que pau de galinheiro,mas preferem olhar para o lado e fazer ouvidos de mercador… Assim como boa amizade com os fudistão da vida… Esse seu pensamento é um pensamento inocente em um mundo onde os mocinhos não tem vergonha na cara de se relacionar com pessoas desqualificadas… Portanto se muitos tem tal Desfaçatez , por quê eu reprovaria por exemplo a conduta… Read more »

Last edited 1 mês atrás by adriano Madureira
Antonio Palhares

Não se meta em assunto de gente grande. Depois eles se entendem. Porque grande não briga com grande. E a coisa vai sobrar para você.