Lorient, França — A primeira fragata da classe FDI (Frégate de Défense et d’Intervention) destinada à Marinha Helênica, a HS Kimon, iniciou oficialmente seus testes no mar em 21 de maio a partir das instalações do Naval Group em Lorient, na Bretanha. A embarcação inaugura uma nova fase de modernização para a Marinha da Grécia, com a promessa de entregar capacidades avançadas de combate em todos os domínios navais.

O início das provas de mar da HS Kimon representa um marco para o programa de fragatas FDI, especialmente por aproveitar a experiência adquirida com os testes da Amiral Ronarc’h, navio líder da classe em serviço na Marinha Francesa. O primeiro ciclo de testes se concentrará nos sistemas de plataforma, como propulsão e navegação, enquanto uma segunda fase, prevista para as próximas semanas, avaliará os sistemas de combate e a resistência em mar aberto.

A HS Kimon faz parte de uma encomenda que inclui ao menos três fragatas do tipo FDI, com a segunda embarcação atualmente em estágio avançado de construção e a terceira — HS Formion — com lançamento previsto para breve. Até 2026, a Marinha Helênica deverá operar três navios de primeira linha com capacidade plena de combate, com foco na superioridade marítima no Mediterrâneo Oriental.

Projetada para enfrentar ameaças convencionais e assimétricas, a fragata FDI é equipada com sensores e sistemas de última geração da Thales e MBDA, incluindo radares, sonares, guerra eletrônica e armamentos como mísseis Exocet MM40 B3c, Aster, RAM, torpedos MU90, canhão de 76 mm e capacidade para operar helicópteros e drones. A arquitetura digital do navio permite atualizações contínuas sem a necessidade de reformas estruturais, e o sistema é protegido nativamente contra ameaças cibernéticas.

Com 122 metros de comprimento, 4.500 toneladas de deslocamento e velocidade máxima de 27 nós, a HS Kimon marca um avanço significativo na capacidade de defesa da Grécia, ao mesmo tempo em que consolida a presença do Naval Group como parceiro estratégico em programas de defesa naval no Mediterrâneo e na Europa. A conclusão dos testes e a entrega formal do navio estão previstas para o final de 2025.

FONTE: Naval Group

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rui mendes

Beautiful lady.

Heinz

Que obra prima, os gregos realmente possuem bom gosto

Gabriel BR

Navio francês é navio bom .

Hilton

Me causa espanto esse reaparelhamento que a Grécia tem efetivado nas suas forças armadas. E pensar que entre em 2010 e 2015 sua economia estava em frangalhos e mesmo assim não descuidou de sua defesa. Cá entre nós isso sim que é uma bela fragata. Parece ser bem melhor que as nossas Tamandarés.

737-800RJ

Ela é 15 metros mais comprida que a Tamandaré e desloca 1000 toneladas a mais. Categorias diferentes.

Emmanuel

Ainda acho um erro ter uma fragata alemã no inventário da MB.
Fomos de submarino francês. Negociava com a França umas quatro corvetas Gowind deslocando 2.500 toneladas e umas duas dessas belezas aí. Tudo num grande pacote. Haveria demanda e quem sabe um desconto generoso.

Rafael

Só no dia em que “transferência de tecnologia” (que só serve para o aprendizado adquirido ser jogado no lixo a cada 15 ou 20 anos) e “reativação da indústria naval” (que nunca reativou nada, pois não existe demanda firme como por exemplo investimentos em navegação de cabotagem para melhorar a logística do país) não forem mais a prioridade por aqui…
Vamos continuar pagando para receber menos capacidade militar e ficar alimentando ilusões.

Last edited 4 horas atrás by Rafael
Edu

Por falar em fragatas e a Tamandaré, nenhuma foto ou filmagem de drone recentes?

737-800RJ

Tava pensando nisso esses dias.
Penso que já deva estar praticamente pronta!