Fragata HS Kimon inicia testes de mar: Grécia acelera modernização naval com a classe FDI

Lorient, França — A primeira fragata da classe FDI (Frégate de Défense et d’Intervention) destinada à Marinha Helênica, a HS Kimon, iniciou oficialmente seus testes no mar em 21 de maio a partir das instalações do Naval Group em Lorient, na Bretanha. A embarcação inaugura uma nova fase de modernização para a Marinha da Grécia, com a promessa de entregar capacidades avançadas de combate em todos os domínios navais.
O início das provas de mar da HS Kimon representa um marco para o programa de fragatas FDI, especialmente por aproveitar a experiência adquirida com os testes da Amiral Ronarc’h, navio líder da classe em serviço na Marinha Francesa. O primeiro ciclo de testes se concentrará nos sistemas de plataforma, como propulsão e navegação, enquanto uma segunda fase, prevista para as próximas semanas, avaliará os sistemas de combate e a resistência em mar aberto.
A HS Kimon faz parte de uma encomenda que inclui ao menos três fragatas do tipo FDI, com a segunda embarcação atualmente em estágio avançado de construção e a terceira — HS Formion — com lançamento previsto para breve. Até 2026, a Marinha Helênica deverá operar três navios de primeira linha com capacidade plena de combate, com foco na superioridade marítima no Mediterrâneo Oriental.
Projetada para enfrentar ameaças convencionais e assimétricas, a fragata FDI é equipada com sensores e sistemas de última geração da Thales e MBDA, incluindo radares, sonares, guerra eletrônica e armamentos como mísseis Exocet MM40 B3c, Aster, RAM, torpedos MU90, canhão de 76 mm e capacidade para operar helicópteros e drones. A arquitetura digital do navio permite atualizações contínuas sem a necessidade de reformas estruturais, e o sistema é protegido nativamente contra ameaças cibernéticas.
Com 122 metros de comprimento, 4.500 toneladas de deslocamento e velocidade máxima de 27 nós, a HS Kimon marca um avanço significativo na capacidade de defesa da Grécia, ao mesmo tempo em que consolida a presença do Naval Group como parceiro estratégico em programas de defesa naval no Mediterrâneo e na Europa. A conclusão dos testes e a entrega formal do navio estão previstas para o final de 2025.
FONTE: Naval Group
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Beautiful lady.
Que obra prima, os gregos realmente possuem bom gosto
Navio francês é navio bom .
Me causa espanto esse reaparelhamento que a Grécia tem efetivado nas suas forças armadas. E pensar que entre em 2010 e 2015 sua economia estava em frangalhos e mesmo assim não descuidou de sua defesa. Cá entre nós isso sim que é uma bela fragata. Parece ser bem melhor que as nossas Tamandarés.
Ela é 15 metros mais comprida que a Tamandaré e desloca 1000 toneladas a mais. Categorias diferentes.
Ainda acho um erro ter uma fragata alemã no inventário da MB.
Fomos de submarino francês. Negociava com a França umas quatro corvetas Gowind deslocando 2.500 toneladas e umas duas dessas belezas aí. Tudo num grande pacote. Haveria demanda e quem sabe um desconto generoso.
Só no dia em que “transferência de tecnologia” (que só serve para o aprendizado adquirido ser jogado no lixo a cada 15 ou 20 anos) e “reativação da indústria naval” (que nunca reativou nada, pois não existe demanda firme como por exemplo investimentos em navegação de cabotagem para melhorar a logística do país) não forem mais a prioridade por aqui…
Vamos continuar pagando para receber menos capacidade militar e ficar alimentando ilusões.
Por falar em fragatas e a Tamandaré, nenhuma foto ou filmagem de drone recentes?
Tava pensando nisso esses dias.
Penso que já deva estar praticamente pronta!
Eu assisti ontem, no You Tube, um video da Tamandaré voltando para doca seca, para trabalhos de conclusão. O cara filmou todo o processo…
Essa proa invertida proporciona benefícios em quaisquer condições de mar ou em situações específicas?
É uma tendência que veio pra ficar ou a proa tradicional ainda oferece vantagens em algumas situações e modelos/tonelagem de navios?
MENOR RCS
aham
menos arrasto
Será que não embarca mais água?
Ouvi que demora mais para reduzir a velocidade