Macri revela que Trump sugeriu conquistar o Chile para que a Argentina tivesse acesso ao Pacífico

25

Em uma declaração surpreendente feita durante um evento em Madri, o ex-presidente argentino Mauricio Macri revelou que, em 2018, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que a Argentina deveria “conquistar o Chile” para obter acesso ao Oceano Pacífico.

O episódio ocorreu durante a Cúpula do G20 realizada em Buenos Aires, quando Trump visitava a Casa Rosada. Segundo Macri, ao observar um mapa da Argentina em seu gabinete, Trump apontou para a faixa à esquerda e perguntou: “E isso aqui, o que é?”. Ao ser informado que se tratava do Chile, Trump teria respondido: “Você deveria conquistar o Chile, assim teria os dois oceanos”.

Macri relatou que, na ocasião, todos os presentes riram do comentário, interpretando-o como uma brincadeira. No entanto, o ex-presidente argentino ponderou que, conhecendo Trump, o comentário poderia ter sido “meio sério, meio brincadeira”. Ele também mencionou que, com o passar dos anos e outras declarações de Trump sobre países como Canadá e Groenlândia, o comentário sobre o Chile ganhou um novo contexto.

A revelação de Macri ocorreu durante o Fórum do Grupo Democracia e Liberdade, que reuniu líderes conservadores ibero-americanos na Espanha. Durante o evento, Macri também criticou o populismo, referindo-se a ele como “a exportação mais bem-sucedida” da Argentina, e expressou esperança de que seu país seja o primeiro a superar esse “vírus”.

Até o momento, não houve resposta oficial do governo chileno sobre as declarações de Macri. A relação entre Argentina e Chile é marcada por uma história complexa, incluindo disputas territoriais no passado, mas atualmente os países mantêm uma cooperação diplomática e comercial significativa.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego

Nao conseguiu conquistar uma ilha,ia ser até engraçado ver o Chile dar uma surra neles

João Vitor

O Trump sem saber do estado de desgraça da Argentina e dando ideia de jerico.

SmokingSnake 🐍

Realmente seria bastante estratégico para a Argentina se tivessem acesso aos dois oceanos, principalmente na parte mais ao norte, mas agora já era só resta negociar com o Chile.

Diego

Verdade, até porque nem tudo se resolve na força, acredito que Argentina,Chile,Paraguai e Uruguai ganharia e muito estruturando uma rota/Porto ali só norte do Chile.

Paulo Lahr

E a Bolívia principalmente.

Nascimento

Argentina tentou proibir até nós de ter acesso a Bacia do Prata e ao Rio Uruguai. Nunca quiseram cooperar com os demais países da região. Quem não defende livre circulação não merece livre circulação.

André Macedo

Segundo Trump o Biden era “senil”… Kkkkkkkkkkkk

Deadeye

O grande negociador, que não consegue negociar um acordo kkkkkkkkkkkk

João Vitor

O Biden ao menos não finge normalidade…

adriano Madureira

Tal coisa só podia sair da cabeça daquele asno,o exímio negociador…

Deadeye

Eu falo que o laranja é maluco.

Hamom

É interessante ver como Trump muitas vezes escancara a ”America como ela é”, sem muitos freios e dissimulações.

Apesar disto [ou por isto mesmo…], considero Trump menos perigoso para o mundo do que um Obama ou Biden.

Miguel Carvalho

Soa a fake. Há meio mundo a querer malhar no Trump.

Hamom

Argentina já está situada no acesso à mais importante via marítima Atlântico ⮂ Pacífico, o estreito de Magalhães…

E demonstrando a proverbial ”proficiência” dos presidentes norte-americanos em geografia… ↓
”…Trump apontou para a faixa à esquerda e perguntou: “E isso aqui, o que é?”

Last edited 3 horas atrás by Hamom
Paulo Lahr

Eu tenho muito apreço aos conceitos da direita. Mas o Trump é um asno. Só fala besteira, ou melhor arrota. Saudades do Biden. Pelo menos sabíamos quais seriam as loucuras.

Willber Rodrigues

“(…) Trump apontou para a faixa à esquerda e perguntou: “E isso aqui, o que é?”. Ao ser informado que se tratava do Chile, Trump teria respondido: “Você deveria conquistar o Chile, assim teria os dois oceanos”.” Eu não sei qual a melhor parte dessa história: 1- o Trump apontando pro Chile e dizendo “e isso aqui, o que é?” 2- ele achando que a Argentina tem condições disso. O 1° é perdoável, ninguém sabe o nome de todos os países, mas achar que a Argentina pode “conquistar” o Chile é demais. Perguntem aos ingleses como foi a “aventura” argentina… Read more »

Vitor

Notícias de universo paralelo

Sergio Machado

Um certo comentarista disse algo muito interessante.
“ A derrocada dos EUA é irreversível, seja qual for o presidente. Mas com Trump ela vem em forma de piada”.
Se materializa a cada dia.

João Vitor

Vão lá argentinos…vcs são uma potência, acreditem no seu potencial.

Ass: Um brasileiro que detesta Argentinos.

FRITZ PILSEN

O mais surpreendente é o Trump ter perguntado o que era aquela faixa de terra ( o Chile ) entre a Argentina e o Oceano Pacífico.

Isso só demonstra o grau de ignorância do atual inquilino da Casa Branca.
Todo castigo é pouco pra quem votou nesse cara.

Vila Nova

O contrário também poderia acontecer!

Angus

Existe humano com pouco conhecimento e cultura em qualquer lugar, nos trabalhos mais simples até o Ch do Executivo.

Me arrisco a dizer que 50% população brasileira não sabe onde é o Chile, se receber um mapa sem identificação, incluindo o atual Ch do Executivo.

Sem falar que tivemos um Ch do Executivo querendo estocar vento.

Ou seja, a falta de conhecimento intelectual não se restringe ao presidente americano.

Quanto a piada, prefiro não comentar, pois está mais parecendo que é coisa do Presente da Argentina querendo chamar a atenção.

Salomon

Prezados, posso garantir: é piada.

Tio Velho Comuna

Rapaz! Com o estado de penuria que estavam e estão as forças armadas argentinas; iria ser tanta bordoada na cabeça que os chilenos iriam dar nos argentinos que até hoje Buenos Aires seria uma cidade chilena banhada pelo Atlântico! Mas esse tipo de ‘conselho’ do Trumpalhão é melhor do que tomografia para demonstrar de forma inequívoca o que ele tem realmente na cabeça. Daqui, consigo ouvir as gargalhadas histéricas dos chilenos