Royal Navy lança o primeiro submarino não tripulado de grande porte

Em 15 de maio de 2025, a Royal Navy realizou uma cerimônia em HMNB Devonport para nomear oficialmente seu primeiro Veículo Submarino Não Tripulado Extra Grande (XLUUV), o XV Excalibur. Com 12 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e deslocando 19 toneladas, o Excalibur é o maior submarino não tripulado já testado por uma marinha europeia.
O Excalibur é resultado do Projeto CETUS, uma iniciativa de três anos focada em desenvolver tecnologias autônomas subaquáticas avançadas. Construído pela empresa britânica MSubs, o submarino foi projetado para realizar missões de vigilância de longa duração, guerra no leito marinho e implantação de sensores em ambientes contestados.
A embarcação desarmada, movida a bateria, será capaz de mergulhar mais fundo do que qualquer embarcação da frota submarina atual e cobrir até 1.600 quilômetros em uma única missão.
A cerimônia de nomeação contou com a presença de 200 convidados, incluindo o Contra-Almirante James Parkin, Diretor de Desenvolvimento da Marinha, representantes das nações AUKUS, cadetes e outros dignitários . O nome “Excalibur” homenageia a lendária espada do Rei Arthur e também remete ao HMS Excalibur, um submarino experimental da década de 1940.
Nos próximos dois anos, o Excalibur participará de extensos testes no mar, integrando o recém-criado Esquadrão de Experimentação da Frota. Esses testes visam aprimorar a compreensão da Royal Navy sobre operações com grandes veículos subaquáticos não tripulados e acelerar a adoção de tecnologias autônomas na frota.
Esse é o futuro das guerras. A partir da próxima década isso vai ser cada vez mais comum: máquinas autônomas ou operadas por militares bem distantes do local do conflito.
A infantaria humana vai continuar existindo? Claro que vai! Mas será reduzida. Afinal, será ineficiente um soldado lutar contra um cão robô armado, por exemplo, como já existe há muito tempo!
Já há dezenas de empresas chinesas e americanas oferecendo soluções deste tipo. É inevitável!
Eta bichinho feio sô!
Mas o que importa é a tecnologia embarcada e a eficiência.
Vai ser assim na terra, na água e no ar 😏
Bem vindo a era do futuro !!!👍💪⚓️
A MB precisa se precaver contra espinagem industrial.
Esse aí me parece um cópia de nosso submarino autônomo secreto.
🤣🤣🤣🤣🤣 já dizia minha vó meu filho você vai ver coisas que até Deus dúvida,se é secreto como você sabe que existe 🤣🤣🤣🤣.Cada uma que me aparece
Ele pode fazer parte da equipe que está desenvolvendo o projeto,rs
China testou 5. O perdedor, ultimo colocado, está sendo disponibilizado para o mercado internacional. É o menor deles, tem tamanho similar ao britânico:
Specifications: UUV-300CB
Length: 11.5 meters
Width: 2 meters overall, 1.6 meters hull diameter
Height: 2.7 meters (likely without masts extended)
Weight (in air): 50 tonnes
Operating depth: 300 meters
Speed: 12 knots
Range: 450 nautical miles @ 5 knots
Acoustic emissions: < 140 dB
Communications: UHF / satellite communications / acoustic communications
Payloads: Lightweight torpedoes (possibly x4), EM-12 bottom mines, smaller AUVs, possibly land attack missiles