Finlândia lança primeira corveta da classe ‘Pohjanmaa’

Em 21 de maio de 2025, a Marinha da Finlândia celebrou um marco significativo com o lançamento da primeira corveta da classe Pohjanmaa no estaleiro Rauma Marine Constructions (RMC). Este evento faz parte do ambicioso programa Squadron 2020, que visa modernizar a frota naval finlandesa e fortalecer sua capacidade de defesa no Mar Báltico.
A cerimônia contou com a presença de representantes das Forças de Defesa da Finlândia, da Marinha, do Instituto Logístico das Forças de Defesa, da Saab, do Lloyd’s Register e da equipe da RMC, destacando a colaboração entre entidades governamentais e industriais no desenvolvimento do projeto.
As corvetas da classe Pohjanmaa são projetadas para operar durante todo o ano nas diversas condições do Mar Báltico. Com 117 metros de comprimento, 16 metros de largura e deslocamento de aproximadamente 4.300 toneladas, estas embarcações são as maiores construídas para a Marinha Finlandesa desde os navios de defesa costeira Ilmarinen e Väinämöinen, da década de 1930.
Equipadas com sistemas avançados de combate fornecidos pela Saab, incluindo radares Sea Giraffe 4A e 1X, e armamentos como mísseis antinavio Gabriel 5 e mísseis antiaéreos RIM-162 ESSM Block 2, as corvetas também possuem capacidade para lançar minas navais e conduzir operações de guerra antissubmarino com torpedos leves Saab Torped 47.
O programa Squadron 2020, iniciado em 2008 e formalizado em 2015, prevê a substituição de sete embarcações antigas da Marinha Finlandesa. O contrato de construção naval, no valor de €647,6 milhões, foi assinado com a RMC em setembro de 2019. A construção da segunda corveta começou em outubro de 2024, com a quilha sendo batida em 8 de maio de 2025.
Espera-se que os testes de mar da primeira corveta ocorram em 2026, com a entrega e comissionamento previstos para 2027. A conclusão das quatro embarcações está programada para 2029, consolidando a classe Pohjanmaa como o pilar da força de superfície da Marinha da Finlândia nas próximas décadas.
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Não é por nada não 👀
Pelo comprimento/Tonelagem/ Sensores/ Armamentos elas estão mais pra uma Fragata do que uma Corveta. 👍
Como são modesto esse povo Finlandês 😏
A fragata F126 da Alemanha desloca 10 mil toneladas kkk
E chamam ela de fragata.
Raaaapaz!!! Onde fica á Tamandaré nessa história?? Nossa fragata tá mais para navio de patrulha costeiro.
A Tamandaré no mundo real é corveta, e não tem demérito algum nisso, mas só chamam ela de fragata aqui no Brasil pra afagar o ego do almirantado.
Nós que chamamos corveta de fragata….. nossa Tamandaré é uma vergonha, engodo. É o nós chamando Tejas de caça de primeira linha…
Me chamou a atenção que as nossas Fragatas “Classe Tamandaré”, espefificamente com relação ao porte, foram reclassificadas de fragatas, e a classe ‘Pohjanmaa’ finlandesa maior com cerca de 4600 toneladas, classificada de corveta, enquanto a tonelagem de uma fragata da Fragata Tamandaré é de aproximadamente 3.500 toneladas.
São anos que debatemos sobre isso, inclusive eu mesmo participei de discussões intermináveis rsrsrs…
O que ninguém quer na MB é estar em uma marinha cujas principais escoltas sejam corvetas, e não fragatas. Os finlandeses tem outra percepção.
Quase um destroyer leve, se não estou enganado o Type 42 Britânico desloca 5 mil toneladas.
ela é mais pesada que as Type 22, é definitivamente uma fragata.
Tenho miopia e mês que vem irei ao oftalmologista porque acho que meu grau aumento. Vou aproveitar e ver se consigo agendar pra toda a marinha finlandesa, porque isso é claramente uma fragata!
Tem comprimento de fragata, deslocamento de fragata, é armada como uma fragata e parece uma fragata!
Devem considerar corveta por não ter capacidade de conduzir helicóptero para tarefas de reconhecimento e busca.
Essa corveta possui uma plataforma de pouso e um hangar para acomodar um helicóptero da classe do NH-90, para missões de busca e salvamento, operações de combate e transporte de pessoal.
Boa noite Dr Mundico;
Fragata se tiver anv embarcada sua função principal é esclarecimento e ataque essa que vc citou é uma função secundária 👍
Espero que não tenham convidado o Kim-Jong-Un para o lançamento.
O rapaz deve estar devastado e inconsolável…
Devastados e inconsoláveís estão todos os envolvidos no projeto.
Os demais envolvidos estão mais para presos e fuzilados do que devastados e inconsoláveis…
Quase li pijaminha
Eles usam a palavra “corveta” porque tem menos consoantes e é mais fácil de pronumciar
Enfim parece que o ocidente (e alguns outros aliados do índico-pacifico) resolveram se rearmar.
As “sucatas” que os americanos repassavam, agora estão realmente sucatas e caras de manter e como mencionado no texto, um programa que se iniciou em 2008 e formalizado em 2015 – a nova “Barroso”, que virou “Tamandaré”, foi em 2017 – também vem na linha de reposição a “baixo custos” , independência e adequação dos meios ‘as necessidades próprias.
Não há mais “sucatas americanas”, a última, o “Mattoso Maia” passou uns 10 anos indisponível, entre aguardando o início da revitalização e a tentativa de revitaliza-lo até oficialmente ser retirado de serviço em 2023.
O deslocamento é maior mas tem outros fatores.
Pelo que li esta classe terá uma tripulação de 73 pessoas, alcance de 6.500 km e ficará até 14 dias no mar.
A Fragata Tamandare terá 136 pessoas na tripulação, 10.200 km de alcance e ficará até 40 dias no mar.
Como vão atuar no Báltico o alcance e dias no mar são menos importantes já que estarão num mar fechado e sempre muito próximo aos portos finlandeses.
Já a questão da tribulação isso pode ser pela automatização do sistemas e equipamentos…
Sim, mas acho que isso explica em parte o uso do termo Corveta no caso deles e Fragata no nosso caso.
Apesar de ser um pouco menor e ter deslocamento menor, a Tamandare está sendo feita com tempo de mar (endurance), autonomia/alcance e tripulação para missões mais distantes e por mais tempo.
Comparações em termos de tonelagem ou deslocamento, tornaram-se uma profunda bobagem, para definir o que é uma Corveta ou uma Fragata, onde o mesmo é válido na questão Fragata vs Destroyer. A questão deveria ser pautada por uma classificação de acordo com as capacidades de combate. Veja que: . European Patrol Corvette; Gowind 2500 ou 3100, do Naval Group; Avante, da Navantia; As FCX da Fincantieri; As Sigma, da DAMEN; MEKO A100, da TKMS; As HDC e HDF da HHI; Milgem, da STM; E por aí vai… Tudo muito semelhante. Tudo navio de segunda ou terceira linha. Tudo Corveta… .… Read more »
De acordo com esse racional, as Tamandaré seriam Patrulhas
Não, de acordo com essa explanação coerente e lógica( e eu tenho a mesma opinião) , a Tamandaré é um TIER 2, um navio combatente de segunda linha, fragata leve… Melhor conhecida como Corveta. Dá no mesmo.
Na prática, sim.
Se as Tamandarés tivessem o dobro da capacidade antinavio e mais vls, não me importaria se a chamassem nem de canoa.
Olá Nativo.
acho que podem chamar as FCT de Naus ou Caravelas.. podem chamar de monitor ou até de brigue.
Se fossem minhas eu as chamaria de Lala, Lelé, Lili e Lulu..
Eu acho que você não tá captando o motivo por trás dessa controvérsia, não é questão do nome, da nomenclatura ou designação. A razão é tentar definir o que é um navio de primeira linha, de primeiro nível, quais características e capacidades são comuns e compartilhadas. Definitivamente a Tamandaré em todas as principais marinhas do mundo seria um combatente de segunda linha ( de acordo com as especificações e capacidades) . Aqui, pela ausência de alternativas e por um tanto de ego , a Corveta ( embora ótima, no papel ) é designada de Fragata.
Não acho que o termo se refira somente ao poder de fogo. Acho que as principais variáveis se referem ao tamanho e ao deslocamento, mas também pode entrar na conta o alcance e o endurance (tempo no mar), a capacidade de operar em missões de longo alcance, longe da costa e por maior período de tempo. A Tamandare apesar de ser “compacta” foi projetada para missões de longo alcance e com boa estabilidade em condições de mar adverso. Existem Corvetas que operam mais próximas a costa e possuem deslocamento de 500 toneladas. Então se fosse obrigatório chamar a Tamandare de… Read more »
“Não acho que o termo se refira somente ao poder de fogo” De fato, o termo não se refere apenas a isso… Tanto é que no comentário, em momento algum eu cito apenas o “poder de fogo”. “tamanho e ao deslocamento, mas também pode entrar na conta o alcance e o endurance (tempo no mar), a capacidade de operar em” Entram também, tanto é que deixei claro … que é um conjunto de capacidades, entre elas, propulsão, potência instalada, sensores e meios para exercer uma defesa aérea de área, por exemplo. ” Existem Corvetas que operam mais próximas a costa… Read more »
Esqueceu de sistemas de ataque e defesa mais eficientes…
Corveta? Caraca acabei de ler sobre a futura “Fragata” da MB…. claro que tem muito em jogo (orçamento, doutrina, lado escuro da força…. caviar, filé, vinhos e algumas coisas que são apenas para alguns “almirantados”)…. e a turma do bolso cheio no Brasil….
Mas essa Corveta é uma senhora e humilde FRAGATA!!!!