Cherbourg, 27 de maio de 2025 — O Naval Group realizou nesta segunda-feira o rollout do De Grasse, o quarto submarino nuclear de ataque (SSN) da classe Barracuda, marcando uma nova etapa no programa de modernização da força submarina da Marinha Francesa.

A embarcação, que saiu oficialmente de seu galpão de construção para ser transferida à plataforma flutuante tipo shiplift, faz parte de um programa liderado pela Direção Geral de Armamento (DGA), em parceria com a Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas da França (CEA), que prevê a substituição dos antigos submarinos da classe Rubis até 2030.

“A saída do De Grasse do hall de construção é um marco essencial no programa Barracuda”, afirmou Pierre Éric Pommellet, presidente e CEO do Naval Group. “Esse resultado reflete o know-how da indústria naval francesa a serviço das Forças Armadas.”

Avanço tecnológico e capacidade estratégica

Suffren, primeiro da classe Barracuda

 

Os submarinos da classe Barracuda são projetados para oferecer capacidades modernas e multifuncionais, incluindo:

  • Mísseis de cruzeiro naval (NCM) da MBDA, com capacidade de ataque em profundidade;
  • Torpedos pesados F21 guiados por fio;
  • Mísseis antinavio SM39 Exocet;
  • Capacidade de lançamento discreto de Forças Especiais, com escotilha de mergulho e opção para módulo de convés seco (DDS).

Com um deslocamento submerso de 5.200 toneladas e comprimento de 99 metros, o De Grasse conta com um sistema de propulsão híbrido com reator de água pressurizada, uma turbina de propulsão, dois turbogeradores e dois motores elétricos. O reator é derivado dos usados nos submarinos nucleares de mísseis balísticos (SSBN) da classe Triomphant e no porta-aviões Charles de Gaulle.

Cada submarino da classe Barracuda é projetado para operar com alta disponibilidade, superior a 270 dias por ano, e acomoda uma tripulação de 63 militares, além de comandos navais.

Produção em larga escala

Ao todo, seis submarinos dessa classe estão previstos para entrega até o fim da década. O De Grasse sucede os já lançados Suffren, Duguay-Trouin e Tourville. A construção envolve cerca de 2.500 profissionais, incluindo 800 colaboradores de empresas parceiras do Naval Group, como a TechnicAtome.

As provas de mar do De Grasse estão previstas para 2026, após a finalização dos testes de cais e trabalhos de integração.

Com o programa Barracuda, a França reafirma seu compromisso com a manutenção de uma frota submarina de alto desempenho e com o fortalecimento de sua soberania marítima e dissuasão estratégica.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

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Emmanuel

A MB chega a se coçar…

Dom Lazier

Enquanto isso o Alvaro Alberto…

Sávio Ricardo

Juro que li “De Graça” e pensei: Agora é a nossa vez, vencemos!”

Luiz

Submarino nuclear não é pra quem quer, é pra quem pode.

Fábio CDC

Fazem mais de 15 anos que eu digo isso e nós não podemos.

ChinEs

Depois do Alvaro Alberto, a MB vai construir mais 5 da mesma classe, ou serão evoluções do Alvaro Alberto?

Fábio Mayer

Depois do Alvaro Alberto, que deverá ser entregue entre 2045 e 2051, provavelmente o segundo só sairá no século XXII…

Wellington

Piada seu comentário, só pode kkkk…Aposto contigo que o Álvaro nunca navegará !!!

TeoB

Se for de grasse mesmo pode mandar que a MB fica…