Liaoning CV-16

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu ao Japão que adote uma abordagem racional e objetiva diante dos recentes movimentos do porta-aviões Liaoning e de navios de guerra da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) próximos ao território japonês, em meio ao aumento da atenção regional às operações navais chinesas.

Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, a porta-voz do ministério, Mao Ning, afirmou que a passagem do Liaoning pelo Estreito de Miyako e suas operações no Pacífico Ocidental estão em conformidade com o direito internacional e as normas marítimas. “Esperamos que o Japão veja isso de forma objetiva e razoável”, disse Mao, direcionando questões técnicas sobre a missão às autoridades competentes da China.

O Ministério da Defesa do Japão relatou ter observado o Liaoning, acompanhado por dois destróieres Type 052D e duas fragatas Type 054A, a cerca de 200 quilômetros ao norte do ilhéu disputado Huangwei Yu no domingo. Esses navios, integrantes de uma formação maior da Marinha chinesa, foram vistos realizando operações aéreas com caças e helicópteros.

Relatórios adicionais emitidos na noite de terça-feira confirmaram a continuidade das manobras da força-tarefa, incluindo cerca de 90 decolagens e pousos de caças e 30 operações de helicópteros entre domingo e segunda-feira. A flotilha então seguiu pelo estreito entre Okinawa e as ilhas Miyako, com a adição de um grande destróier Type 055 à formação.

A China realiza regularmente exercícios navais em alto-mar com seus porta-aviões, utilizando com frequência o Estreito de Miyako como rota de trânsito, em alinhamento com os protocolos internacionais. Embora o objetivo exato dessa última missão não tenha sido divulgado, o Diário do PLA informou que o Liaoning realizou recentemente exercícios de controle de danos.

O analista militar chinês Wang Yunfei disse ao Global Times que tais operações fazem parte do ciclo normal de serviço de um porta-aviões, que geralmente passa um terço do tempo em manutenção, um terço em treinamentos e o restante em prontidão para combate — o que inclui também simulações de guerra.

Wang observou que, à medida que a China expande sua frota de porta-aviões, exercícios como este tendem a se tornar mais frequentes.

A crescente presença da Marinha chinesa em zonas marítimas estratégicas ocorre em um contexto de tensões regionais envolvendo Taiwan e disputas geopolíticas mais amplas no Indo-Pacífico. No entanto, Pequim afirma que suas atividades navais têm caráter defensivo e seguem padrões marítimos internacionais.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel

Beleza, então se o laranjão passar com um CSG perto de Shanghai, basta pedir calma e tudo certo?

Dalton

“Shanghai” não é “disputada”.

Samuel Asafe

Uai, mas não fazem isso já? Vivem passando no estreito de Taiwan alegando ser trânsito em águas internacionais, aí quando a China faz o mesmo na costa do Japão tá errado?

Jacinto

Os americanos transitam no Estreito de Taiwan, os chineses reclamam e a vida segue normalmente. É a mesma coisa.

Antônio Manoel Góes

Ignorância geográfica! China e Japão são vizinhos de área oceânica. Já os EUA, invasores, com bases navais planeta afora, como se fossem donos do mundo.

gia

Ainda bem que são!
Se não fossem os EUA meus filhos estariam aprendendo mandarim…

Raphael.Lore

Agora conta a parte ruim.

Aldemirzerilto Rodrigues

Quanto mi-mi-mi falar madarim nos dia de hoje é essencial 30% do que se consome no planeta é produzido na China.

João Moita Jr

Opa! Manda eles pra cá então, para aprender a ser transgender…😂

Arthit

E seriam mais alfabetizados. Também teriam opinião crítica

Alisson

Ignorância geopolítica é não saber que todas as guerras são iniciadas por ditaduras. As democracias só se defendem.
E EUA passam no estreito de Taiwan em águas de Taiwan com autorização de Taiwan.

Ou Taiwan não tem direito a nada?

E China entra em águas japonesas (reivindicadas pela China) com navios militares em exercício de guerra sem autorização, nem previo aviso.

Nem sei como a China alega que isto está de acordo com as normas internacionais.

NÃO É A MESMA COISA.

Hamom

”Ignorância geopolítica é não saber que todas as guerras são iniciadas por ditaduras.”

Será por isto que os EUA é o país que mais iniciou guerras nos últimos 100 anos

Raphael.Lore

Pertinho mesmo EUA de Shangai.

Emmanuel

Japão e meio mundo passando do lado da China: “aaaaaaiiiiiinnn…direito de passar em águas internacionais”.
China faz o mesmo: “aaaaaiiiiiiiinnnn….você está querendo o Japão, seu chinês agressor”.

O Japão deveria tomar vergonha na cara e pedir perdão pelos milhares que eles mataram em massacres durante a segunda guerra mundial e não ficar se fazendo de louco como se nada tivesse acontecido, e entrando em histeria porque navios chineses passaram ao lado do país.

Manter a cabeça do imperador no corpo foi um erro.

Bruno

Pois é, o cinismo desses vassalos do poder Hegemônico é surreal.

Bernardo santos

O governo chinês também deveria pedir perdão pela as milhões de pessoas que matou em algumas décadas atrás no próprio país, não se esqueça do que mao fez.

Tallguiese

E o Brasil deveria pedir perdão por deixar membros do estado roubar velhinhos do INSS. As vezes a gente se preocupa muito com outros países e menos com o nosso próprio país!

Turco

Estados Unidos deveria pedir perdão, pela merda que fez no Vietnã!

Bernardo santos

Também. Um absurdo os EUA fazer o que fez, jogou o agente laranja e entre outros crimes.

Bernardo santos

Sim, eu quero mais é que essas pessoas sejam presas

Bad wolf

Calma, o Brasil tá resolvendo isso, vamos fechar a caixa de pandora Berta por bolsonaro e mandar esses lesos pro V dos hell.

Italo

Então o tal partido vai parar de barrar CPI e vai abrir ela ou vai sair pela tangente pra não ver o tal partido vermelho de estrelabramca com 70% de todos os golpes só em 2 anos?

Last edited 9 horas atrás by Italo
Brasil!!!

Há muitos anos que fazem descontos ilegais de empréstimos aos aposentados e agora ficam usando politicamente uns contra os outros. TODOS os partidos são culpados. Pelo menos o governo resolveu devolver e investigar e impedir novos descontos. Esperemos q o próximo governante também respeite os aposentados.

Raphael.Lore

Mao matou poucos melões.

Salomon

Manter a cabeça do imperador no corpo foi um erro.”
Analise essa frase.

Josué Oliveira

Depende do imperador e do império

Josué Oliveira

Mas a China não está fazendo o mesmo com sua população que não concorda com a política do PCC .? NÃO fez o mesmo com o Tibet ? Não tentou fazer o mesmo com o Vietnã e se fud**?

Jacinto

Mas desde a 2ª Guerra o Japão não entrou mais em guerra. Já a China invadiu o Tibet (1950) entrou em guerra com a Índia (1962), teve um conflito armado com a União Soviética (1969) invadiu o Vietnam (1979), teve outro conflito com a Índia em 2022, e neste exato momento momento está invadindo a ZEE das Filipinas e a sua pretensão no Mar do Sul da China invade a ZEE do Vietnam Malasia, Indonésia e Brunei.

Não há santos.

Macgaren

E ainda está apoiando a agressão russa contra a Ucrania.

Last edited 1 dia atrás by Macgaren
Tallguiese

A Ucrânia e a Rússia que se lasquem, aquilo é briga de família, deixa eles se resolverem. Vamos tentar cuidar do nosso que tá indo pro saco aos poucos

Macgaren

Nois quem, vc é chines ou japones?

Verluno

E o atual presidente brasileiro também apoia.

Bernardo santos

Infelizmente a ideologia cega as pessoas, eu até citei o mao para ele se tocar que não é apenas os japoneses que cometeram crimes no passado. EUA, Rússia, china não são países bonzinhos, se tiver que matar para defender os interesses deles eles vão fazer.

Pedro Mariano

Nosso país também não é bonzinho, pois vem matando de forma indireta a sua população, graças a corrupção generalizada e a falta de segurança.

Tallguiese

Pior que o Japão pede desculpas todos os anos!

Patriota

Dia de luz, festa de Sol E o barquinho a deslizar No macio azul do mar Tudo é verão, o amor se faz Num barquinho pelo mar E desliza sem parar Sem intenção, nossa canção Vai saindo desse mar E o Sol beija o barco e luz Dias tão azuis Beija o barco e luz Dias tão azuis Volta do mar, desmaia o Sol E o barquinho a deslizar Vontade de cantar Céu tão azul, ilhas do sul E o barquinho é o coração É na canção Tudo isso é paz, tudo isso traz Uma calma de verão E então,… Read more »

Leandro Costa

A versão da Maysa é excelente.

André Sávio Craveiro Bueno

Enfim, uma luz na escuridão!

André Macedo

FON-FON-FON, parece uma buzina, mas quando é com eles a coisa muda de tom kkkkkkkkk igual um certo país que supostamente quer garantir a “liberdade de navegação” mas eles próprios nem ratificaram a Convenção da ONU sobre o tema.

Espero daqui uns anos ver a China fazendo exercícios em águas territoriais cubanas.

Leandro Costa

E a China que é signatária da UNCLOS e não cumpre descaradamente? Filipinas que o diga…

André Macedo

A China declarou em 2006 que não seguiria as cláusulas de resolução compulsória de lítigios da UNCLOS, não é nada de novo.
As Filipinas ao menos reconhecem oficialmente o tratado kkkkkkk eles sim teriam moral pra o “fom-fom”

Burgos

Então !!!😏
Vou pular o muro do vizinho aí ele me vê no quintal dele aí eu peço calma ?!
Seria muito cinismo da minha parte.
O vizinho, (bate palma e chama ele) preciso entrar no seu quintal, tem como?! 👍
Fica mais bonito, né ?! 🙌

Fernando Vieira

Na minha vizinhança há duas casas uma em frente a outra: Uma está desocupada, a venda, e a outra é de um casal que vem alguns finais de semana. Assim essas casas ficam vazias. Algum (insira um palavrão aqui) abandonou uma gata grávida ali, ela teve os filhotes. Minha mãe que mora por aqui também começou a alimentar esses gatos. O problema é que a população de gatos cresceu. Eu comecei a castrar os gatos. Minha mãe ficou doente e eu mesmo fui alimentar os gatos. Enquanto eles comiam eu ficava lá, justamente para eles me conhecerem e eu poder… Read more »

Burgos

Fernando Bom dia;
Cada caso é um caso, a China já vem invadindo o “quintal” dos outros faz tempo, quer queira ou não queira, mas como vc falou, pelo fato deles não invadirem o espaço público e dizer que é deles aí coisa fica feia pro lado deles, que também eles ficam reclamando o direito de Taiwan como exemplo entre tanto outros.
Pra mim o que eles fazem tem um outro nome “ato provocativo” 👍

Jacinto

Entre o Japão e Taiwan não tem nenhuma passagem com muito mais de 200 km de largura. O Estreito de Miyako é o mais largo. E esta situação é um desafio para a China porque se o Japão posicionar baterias de misseis anti navios nesta cadeia de ilhas, a saída da China para o Oceano Pacífico se complica muito.

Yuri

O Japão deveria fazer a mesma coisa.

Carlos Campos

A diferença é que a China fica pedindo o arquipelogo ali perto, inclusive atacando barcos japoneses, o Japão deveria meter um susto neles, então é uma provocação sem sentido, deveriam manobrar mais para o nordeste e chegar no mar aberto

Dalton

Deixando a política de lado, a foto do “Liaoning” faz parte de algumas tiradas poucos anos atrás quando ele embarcou 24 jatos J-15, considerado o máximo para ele e todos foram dispostos no convés de voo como parte da “propaganda” da evolução pela qual NAes e aeronaves chinesas estão passando. . Se considerada uma taxa de disponibilidade “alta” de 80%, 19 dos aviões – no caso de rotineiramente os 24 serem embarcados – poderão estar disponíveis boa parte do tempo ou até um pouco mais durante missões curtas, permitindo que 8 aviões possam ser empregados em um ataque, os demais… Read more »

Last edited 1 dia atrás by daltonl
Marcus Sinife

Caro Adalton, vc chuta muito as situações, quer falar mas não tem o conhecimento. Essa foto do Liaoning é de um exercício de disposição de aeronaves para lançamento da maior quantidade possível de aviões, isso não é “parte de propaganda”, é um exercício militar, acho que vc não entendeu o que viu alí, não sabe e vem disseminar coisas erradas por aqui. Outra coisa, essa eventualidade de disponibilidade, sua colocação está errada, em momento algum a marinha chinesa informou dados de disponibilidade de 80% dos aviões, ou seja, vc continua chutando algo que não sabe, não conhece os números e… Read more »

Dalton

Não é “Adalton” é Dalton e não é puro chute, o que comentei foi baseado em matérias que li inclusive de fontes chinesas e se eu encontrei e guardei no meu “favoritos” um cara “espertão” como você também poderá.
.
Comento aqui faz quase 20 anos e nunca fui censurado pelos editores e não será por um arrogante como você que serei !
.

.

Leandro Costa

Caro Marcu Sniffer, acho que você está latindo para a árvore errada. É você quem assume demais sem ao menos ter lido direito e compreendido a postagem do Dalton. Exercícios militares, principalmente os Chineses, são tão exercícios militares quanto peças de propaganda. Existe uma linha bem tênue nisso. No caso dos Chineses, eles simplesmente não divulgam qualquer foto ou informação que não tenha algum efeito propagandístico. Ponto para o Dalton. E, de acordo com o post dele, ele coloca ‘se considerada a taxa de disponibilidade…’ ao invés de afirmar que a taxa de disponibilidade seria de 80%. Ele joga essa… Read more »

Dalton

Grato Leando, vez ou outra alguém me tira do sério. Minha intenção aqui não é
“mostrar conhecimento” e sim que não conhecendo pessoalmente ninguém que tenha interesse pelo assunto e acostumado a escrever em cadernos – o que faço até hoje – o blog é um “remédio” além de fonte de informações e já aprendi muito inclusive com comentários que as vezes saem um pouco do assunto.
.
Escrevo para os poucos amigos que fiz aqui e você certamente é um deles.
.
Abraços

Burgos

Bom 👍 Resumindo o que o Leandro falou. Já tive as minhas rusgas com o Dalton, mas nunca me achei no direito de depreciar ou negar o que ele falou. Simplesmente só foi um choque de opinões, mas continuo falando e comentando com ele e nem por isso deprecio o que ele fala ou comenta aqui. As vezes o que eu sei, ele não sabe, como também o que ele sabe eu não sei 🤷‍♂️ É bem por aí !!!👍 Resumindo: Ninguém sabe mais que o outro o que nós temos que fazer é agregar as nossas informações , por… Read more »

Hamom

Foto de Abril/2018, nesta época o Liaoning era o único porta-aviões chines operando…comment image

Dalton

Não, a foto com os 24 J-15 é de 2022, até guardei no “meu favoritos” na época por ter achado interessante.

Hamom

Vc está falando da foto que ilustra a matéria, certo? 
A foto de 2018 a que me referi foi esta que postei em meu comentário acima.

Iva

São muitos os comentários de entendedores fracos em geopolítica!

Paulo

Tenho observado que está acontecendo uma rápida corrida armamentista mundial, A China com tendência a disputar com os Estados Unidos o controle naval o que poderá se estender rapidamente não só pelo Pacífico mas por outros oceanos!

Italo

Clama nada, mete tiro nessa banheira…

Nem que seja só de advertência mesmo. Começa passar mão na cabeça de babdi do logo ele tá dentro do quarto roubando