O maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, atracou na manhã desta quarta-feira (28) no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, trazendo 7.292 carros elétricos e híbridos da montadora chinesa BYD. Esta operação marca a maior movimentação de veículos da história do Brasil, com o desembarque previsto para ocorrer 24 horas por dia ao longo dos próximos cinco dias.

Entre os modelos transportados estão os SUVs híbridos Song Pro, Song Plus e Song Plus Premium, além do compacto elétrico Dolphin Mini. O BYD Shenzhen, com 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, possui capacidade para até 9.200 veículos e utiliza um sistema de propulsão dual, combinando Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional.

A operação de desembarque envolve mais de 500 profissionais e cerca de 130 caminhões-cegonha, com uma média de 100 veículos sendo descarregados por hora. O processo utiliza o sistema RoRo (Roll-on/Roll-off), onde os carros entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes, tornando a operação mais rápida e com menor impacto ambiental.

BYD Xi’an e BYD Shenzhen

A chegada do BYD Shenzhen representa um marco na expansão da BYD no mercado brasileiro, reforçando o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e a transição energética no país. Além disso, a operação destaca o papel estratégico do Porto de Itajaí como um hub logístico para a importação de veículos eletrificados.

Com esta iniciativa, a BYD fortalece sua presença no Brasil, atendendo à crescente demanda por veículos elétricos e híbridos e contribuindo para a modernização da frota nacional com tecnologias mais limpas e eficientes.

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Leonardo

7.292 novas batedeiras chinesas no mercado…
Isso jamais verá meu dinheiro!

André Macedo

Pronto, vai falir kkkkkkk

Camargoer.

Estou em uma situação parecida.. também não consigo ver meu dinheiro.

carcara_br

Eles também vendem o painel solar, controladores de carregamento, baterias lifepo4, inversores e demais equipamentos pra implementação de energia solar. Basicamente custo 0: em combustível também, não demora muito

Last edited 12 horas atrás by carcara_br
Nilo

Enquanto isso a Embraer tem resultado sofrível mercado Chinês, o negócio e continuar vendo o que sabemos vender banana.

Deadeye

A BYD já tem uma fábrica no Brasil desde de 2014 em Campinas

E agora tem uma em construção na Bahia

Carlos

A fábrica de Campinas deve estar vazia para ser necessário importar mais de sete mil viaturas

Deadeye

A de Campinas produz Ônibus e Painéis elétricos e baterias.

adriano Madureira

A fábrica na Bahia não era a Ford?!

Se for, o chão de fábrica está pronto, só necessitaria a BYD trazer o maquinário dela.

carcara_br

Com diplomacia e adaptação ao mercado chines, deve ser possível aumentar o comércio e valor agregado vendidos pelo Brasil, precisamos fazer a lição de casa e parar de reclamar, infelizmente o dólar anda caro (câmbio), desvalorizado (inflação americana) e instável.

Last edited 10 horas atrás by carcara_br
Jacinto

ANFAVEA vai surtar. Com razão.

Adilson N M

Mais emprego pro brasileiro (se for estivador ou prático)

Indústria automotiva em frangalhos mas isenção fiscal pra importador é boa sim.

É o Brasil feliz de novo.

PS: A cessão de frota pra STJ, Camara e Presidência é uma bélissima iniciativa para conscientização pela eletrificação.
https://insideevs.uol.com.br/news/749830/byd-emprestimo-stj-camara-presidencia/

Willber Rodrigues

“Indústria automotiva em frangalhos mas isenção fiscal pra importador é boa sim.”

Qual indústria automotiva? Aquela que é praticamente 100% “de fora” ( quantas montadoras são BR mesmo? ), que vendem carroças pelo dobro do triplo, e que só vivem na base de isenções fiscais?

Rafael Oliveira

1 – As montadoras, exceto a Agrale, são estrangeiras, mas investem aqui, empregam aqui e pagam impostos aqui. 2 – Há centenas de fornecedoras de peças e serviços brasileiras que abastecem as montadoras estrangeiras. Elas também investem aqui, empregam aqui e pagam impostos aqui. 3 – Os preços dos carros no Brasil estão em linha com o mercado global. O problema são os tributos que incidem sobre os veículos. Quando as montadoras conseguem incentivos fiscais apenas deixam de pagar uma parte dos tributos, mas ainda assim pagam muitos tributos. Carro no Brasil não é caro. A maioria do povo é… Read more »

Adilson N M

Boa
Premissas básicas já não se podem ter como comum a todos, fica até difícil dialogar.

Willber Rodrigues

1 e 2, ok, realmente elas ajudam a fazer “girar” nossa economia, e a manter empregos diretos / indiretos por aqui.

Mas isso não muda os fatos de que:

1- são empresas estrangeiras, ou seja, por mais que elas invistam aqui, seus lucros e dividendos vão “pra fora”;
2- por serem estrangeiras, não temos acesso a nenhuma tecnologia crítica de fabricação ptópria.
Até hoje, não fabricamos cx. de câmbio e motores nacionais.

Rafael Oliveira

1 – Lucros e dividendos são muito menores do que é gasto com salários e tributos. Não tem nem comparação. Aliás, várias montadoras tem prejuízos seguidos. No mais, não há nenhum problema na remessa de lucros. Aliás, mesmo empresas nacionais e seus acionistas podem remeter seus lucros para fora. Aliás, fazem muito isso, até para proteger seu patrimônio.

2 – Se as empresas fossem nacionais a tecnologia continuaria sendo da empresa e não “nossa”. O Brasil não é dono da tecnologia da empresas, sejam elas nacionais ou estrangeiras. PS: a MWM produz motores diesel e é nacional.

Bardini

O cara me lançou uma pérola de que não temos acesso a tecnologia crítica de fabricação própria… Só deixa escancarado que não conhece lhufas do setor e das suas capacidades! . Se entrar dentro da Tupy ou da FCA de Betim, a cabeça explode, rsrsrsrs… . Nós temos um punhado de departamentos de engenharia, capacitados em projetar e industrializar veículos e seus componentes. Todas as equações e metodologias, são conhecidas por décadas, assim como todos os processos industriais, são conhecidos e dominados. . Mas ui, ui, ui… Os grupos automotivos, presentes no Brasil e que sustentam uma considerável parcela de… Read more »

Cristiano ciclope

Você sabe que a BYD está construindo uma fábrica na Brasil né, inclusive fica onde era a Ford?

Rafael Oliveira

Claro que sei. Eu não critiquei a BYD. Aliás, que ótimo que ela comprou a fábrica da Ford e a está modernizando.

Meu comentário foi contra a crítica do Wilber às montadoras instaladas no Brasil.

Bardini

A BYD está adaptando uma linha de produção e montagem para produzir carrocerias, por ser um produto de baixo valor agregado decorrente de processos que podem ser amplamente automatizados, para então montar todos os componentes relevantes e de maior valor agregado, que trará da China.
.
As demais montadoras, que sustentam toda uma extensa cadeia de fornecedores locais, vão conseguir competir tranquilamente, rsrsrs…

Cristiano ciclope

E eu acho que a Agrale foi vendida para uma multi!

Deadeye

Vocês esquecem do fato de que a BYD já tem uma fábrica no Brasil desde 2014 em Campinas SP. E também esquecem que a fábrica da BYD vai começar a produzir esse ano na antiga planta da forma. E também, de que a Chinesa GWM comprou uma fábrica fechada da Mercedes Benz e vai logo começar a produzir aqui. Que a Chery fábrica carros em Goiás com a CAOA. E que a Chinesa JAECOO vai produzir no Brasil em parceria com a HPE motores que já fábrica para a Mitsubish. Os Chineses também investem e fabricam aqui, assim com os… Read more »

Rafael Oliveira

Eu não esqueci de nada.

Apenas defendi as montadoras estrangeiras que atuam no Brasil, sem excluir as montadoras chinesas aqui instaladas ou que se instalarão.

Adilson N M

Vê se que opina sem conhecimento algum do tema e pelos likes não é o único.

Nilo

Explique vc o genio, o que nós já não sabemos sobre a atuação das montadoras chinesas no Brasil, afora o fato que o tema é carro elétrico, não tira o merito da observação, “Até hoje, não fabricamos cx. de câmbio e motores nacionais.” automotivos.
Cabe a critica, sempre, não se é obrigado a fazer parte da orgamisca militante.

Bardini

Outro perdido, com um papinho totalmente furado, de que não fabricamos caixa de câmbio e motor no Brasil…
.
Nós não só fabricamos, como temos capacidade de projetar estes componentes, inclussive, a parte mais complexa de todas, que é o bloco do MCI! É outro, que se entra dentro da Tupy, a cabeça explode.

Last edited 7 horas atrás by Bardini
Nilo

AI Overview

+2
A Tupy, embora seja uma grande fabricante de componentes em ferro fundido para a indústria automotiva, não produz caixas de câmbio. A Tupy é conhecida por fabricar blocos e cabeçotes de motor, bem como outros componentes para diversas aplicações
Se tiver outra informação por favor, engenheiro nos informe

Last edited 2 horas atrás by Nilo
Nilo

Cadê a cx cambio nacional produzida no Brasil engenheiro?

Alisson Mariano

Esse é um movimento da BYD para “driblar” o aumento do IPI sobre a importação de veículos elétricos que ocorrerá em julho. Tbm visa fortalecer os estoques da empresa, enquanto prepara a fabricação local no ano que vem. A unidade fabril na Bahia será a maior da marca fora da China. A empresa tbm vai produzir (ou já está produzindo) baterias no Brasil, além de outros componentes importantes. O IPI sobre os referidos produtos havia sido reduzido para incentivar o uso de veículos elétricos/hibridos, estimulando a demanda interna. O imposto agora está sendo elevado (como planejado) para proteger a indústria… Read more »

EduardoSP

O que está sendo elevado não é o IPI, mas o Imposto de Importação.

Nilo

“É o Brasil feliz de novo.” Conversa de para trouxa militante rsrsrsr

Thuran

Ué, desistiram de construir a fábrica na Bahia com mão de obra escrava?

Aéreo

A gente manda navio de minério de ferro e soja, eles retornam com navio de carros, notebooks e celulares. Que maravilha….

FERNANDO

Veja o lado bom, ainda mandamos commodities para lá.
Agradeça a Deus.

Fábio CDC

Exatamente. É isso o que eu sempre digo, melhor isso que nada disso. As pessoas dificilmente entendem que o pior de tudo é ter nada, pois aquele que pouco possui, em comparação com o outro zerado, está em ótima situação. . Feliz daquele que amanhece o dia e toma 100ml de cafézinho com um pedaço de pão com margarina, se houver, e 1 pedacinho quase nada de queijo ou bolo… Somando tudo, não dá 100g de comida. Daí você se compara com aquele coitado que nada possui e vêm o quanto é afortunado. Quer melhorar? Trabalhe +, economize +, estude… Read more »

Aéreo

É uma forma de olhar o problema, e acho que sim há valor na exportação de commodities, sem os quais seriamos mais próximos da realidade Africana.
O lamento é que podemos fazer bem melhor que isso. Exportamos aeronaves porque em algum momento boas decisões foram tomadas no Brasil e poderíamos exportar muito mais riqueza do que grãos e minérios se não fosse a total ineficiência e corrupção generalizada do estado brasileiro.

Guizmo

Há 500 anos….

Marcelo Andrade

O que se ve de carros da BYD e da GWM aqui no Estado do RJ não e brincandeira! Não sei em outros estados . Se for essa Bomba relógio que falam, não sei…..

Alfredo Araujo

Falam da tal grande desvalorização do usado…
Já tentou pesquisar um BYD usado ? Não tem almoço grátis não…

JHF

Em teoria é algo como 70% da bateria e 50% do valor inicial depois de 3 anos. Mas eu vou aguardar o aumento das facilidades de recarga em vias e rodovias antes de ficar interessado em comprar um brinquedo de rico destes para andar exclusivamente dentro da cidade…. Está na minha lista de curiosidades para 2027.

Willber Rodrigues

Moro em SP, e vejo diariamente mais BYD Douphin Mini e BYD Seagull do que marcas como Chevrolet e FIAT.
Se eu tivesse grana mesmo, eu não compraria um carro 100% elétrico, mas um híbrido já seria outra história…

Leandro Costa

Acho que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio.

Elint

O Mini e o Seagull tem bastante aqui em SP também, viu.

Carlos Campos

Olha mesmo que seja, falando puramente sobre a economia, o que tu deixa de gastar com gasolina paga o carro em 4 anos, se for motorista de aplicativo em 2 ou 3 anos, então compensa comprar, usar e depois vender super barato.

Richard Stallman

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Wagner

O Ocidente achou que era únicos a deter a tecnologia de carros elétricos e formar monopólio, né que a China rasteirou eles

Sergio

Minha irmã já adquiriu o BYD dela.

Tá esperando a entrega.

Sinceramente, não me comove.

Pode chamar de ogro, mas aqui é embreagem, câmbio manual e alcool/gasosa na veia…

Carlos Campos

Enquanto isso a fábrica da Bahia é pra Brasileiro ver, fazer carro lá que é bom nada, se for pra empresas estrangeiras entupirem o Brasil de carros, tira logo a imposto de importação e o IPI dos carros, e abre o mercado de uma vez, ainda tenho que ouvir que esse governo trabalha para reindustrializar o país, quem fala isso tem problemas.

cerberosph

Começa a fabricação dia 26 de junho

Carlos Campos

Espero que sim, até trabalho escravo usaram pra fazer a fabrica, espero que não seja CKD, ouvi que as baterias seriam feitas aqui, tomara……

Andromeda1016

Vieram despejar esses carros no mercado Brasileiro por falta de espaço para armazenar no seu país. Com dumping como política estatal na China, vão prejudicando a indústria do resto do mundo. Mas isso não vai durar muito afinal perdem dinheiro assim mesmo.

PauloR

Daqui a pouco começa a choro dos liberais defensores do estado mínimo pedindo para o estado criar barreiras, impostos e taxas para impedir a livre concorrência.

Carlos Campos

que viagem é essa mano? Liberais pedem é o fim das barreiras comerciais totais, seria até a favor disso, porém o impacto economico imediato seria terrivel.

Roosevelt

Fico imaginando se o nosso (?) governo tivesse nos anos 80 apoiado o visionário engenheiro Gurgel como não estaríamos dominando toda essa tecnologia e fazendo justamente o inverso. Lamento que esse país não faça absolutamente nada para nos elevar frente a outros. Lembram que aqui na Bahia a JAC chegou a enterrar um carro simbolizando o lançamento da fábrica que não deu em nada? Apenas mais uma vergonha.

Rafael Oliveira

Carro elétrico existe desde 1800 e bolinha. Não foi nenhuma novidade do sr. Gurgel.

O carro dele era péssimo e não havia nenhuma tecnologia nas baterias usadas. Poderia encher de dinheiro que continuaria péssimo, pois não havia conhecimento para melhorá-lo naquela época.

Os carros elétricos passaram a fazer sucesso em razão da evolução das baterias. Foram necessários bilhões de dólares para desenvolver isso. O Brasil jamais teria condições de arcar com esse custo.

Carlos Campos

Eu vejo a chance de a gente fazer um motor único comprado para todas montadoras, seria o motor elétrico a base álcool, obrigaria as montadoras a comprar esse motor, que é diminuiria a poluição das cidades, além de que elas seriam obridas a serem sócias, além de abrir o capital na bolsa, e tentar exportar esse motor para outros países ou licenciar ele, seria viável nos EUA, India, Filipinas, pq podem produzir alcool localmente. assim seríamos exportador de tecnologia, enquanto um eletrico precisa de uma hora na tomada, um elétrico movido a álcool precisa de 2 3 minutos,

Rafael Oliveira

Claro, genial.

A gente quem? Uma empresa estatal que ainda não existe?

Vai obrigar todas as empresas privadas a abrirem mão de seus motores para usar o motor estatal nacional que acaba de ser criado por quem nunca fabricou um motor antes?

Essa ideia intervencionista do Estado é um dos muitos males do Brasil. E pior que é essa ideia está presente tanto na esquerda quanto na direita.

Matheus

“Ai mais a Gurgel blablabla”

Amigo os carros da Gurgel eram uma m*rda, só vendia porque naquela época praticamente tinhamos pouca opçoes por causa da proibição das importações.

Quando as importações foram liberadas, o ultimo prego do caixão do Gurgel já tinha batido.

Quem iria comprar um “BR-800” manco, de fibra sem comforto algum ao invés de um Corsa bolinha que tinha acabado de chegar e era projeto Alemão.

Carlos

BYD é uma grande construtora, já construiu uma usina na Bahia e já exporta carros (escárnio e mal dizer)