Navio BYD Shenzhen atraca no Brasil com mais de 7 mil veículos elétricos e híbridos

O segundo maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, atracou na manhã desta quarta-feira (28) no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, trazendo 7.292 carros elétricos e híbridos da montadora chinesa BYD. Esta operação marca a maior movimentação de veículos da história do Brasil, com o desembarque previsto para ocorrer 24 horas por dia ao longo dos próximos cinco dias.
Entre os modelos transportados estão os SUVs híbridos Song Pro, Song Plus e Song Plus Premium, além do compacto elétrico Dolphin Mini. O BYD Shenzhen, com 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, possui capacidade para até 9.200 veículos e utiliza um sistema de propulsão dual, combinando Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional.
A operação de desembarque envolve mais de 500 profissionais e cerca de 130 caminhões-cegonha, com uma média de 100 veículos sendo descarregados por hora. O processo utiliza o sistema RoRo (Roll-on/Roll-off), onde os carros entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes, tornando a operação mais rápida e com menor impacto ambiental.

A chegada do BYD Shenzhen representa um marco na expansão da BYD no mercado brasileiro, reforçando o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e a transição energética no país. Além disso, a operação destaca o papel estratégico do Porto de Itajaí como um hub logístico para a importação de veículos eletrificados.
Com esta iniciativa, a BYD fortalece sua presença no Brasil, atendendo à crescente demanda por veículos elétricos e híbridos e contribuindo para a modernização da frota nacional com tecnologias mais limpas e eficientes.
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7.292 novas batedeiras chinesas no mercado…
Isso jamais verá meu dinheiro!
Pronto, vai falir kkkkkkk
Estou em uma situação parecida.. também não consigo ver meu dinheiro.
Eles também vendem o painel solar, controladores de carregamento, baterias lifepo4, inversores e demais equipamentos pra implementação de energia solar. Basicamente custo 0: em combustível também, não demora muito
Enquanto isso a Embraer tem resultado sofrível mercado Chinês, o negócio e continuar vendo o que sabemos vender banana.
A BYD já tem uma fábrica no Brasil desde de 2014 em Campinas
E agora tem uma em construção na Bahia
A fábrica de Campinas deve estar vazia para ser necessário importar mais de sete mil viaturas
A de Campinas produz Ônibus e Painéis elétricos e baterias.
A fábrica na Bahia não era a Ford?!
Se for, o chão de fábrica está pronto, só necessitaria a BYD trazer o maquinário dela.
O Layout de produção de carros elétricos e híbridos, é diferente do que de combustão.
Então construindo três novas fabricas lá, a estrutura que era da Ford vai ser disponibilizado para os fornecedor da byd.
“Só” isso? Como num passe de mágica?
As vendas da Embraer vão mal lá por que o governo chinês impõe restrições, já que quase nada nas aeronaves é chinêsa, mas muita coisa e americana, com quem eles travam uma guerra comercial. Porém os aviões cimerciais nacionais são muito melhores que os da Comac. Mas aí vem, por que os chineses não tem restrições aqui, pelo contrário, tem incentivos (extra oficiais, claro) para importar o que e quanto quiserem?
Concordo que deveriam fabricar mais no Brasil. Algumas outras empresas já se movimentam neste sentido. Agora, devemos lembrar que o Brasil possui enorme superávit na balança comercial…
Com diplomacia e adaptação ao mercado chines, deve ser possível aumentar o comércio e valor agregado vendidos pelo Brasil, precisamos fazer a lição de casa e parar de reclamar, infelizmente o dólar anda caro (câmbio), desvalorizado (inflação americana) e instável.
ANFAVEA vai surtar. Com razão.
ANFAVEA nunca esteve preocupada em competir e sim e ter reserva de mercado em detrimento ao consumidor interno…
E o interesse do Brasil não conta? Os carros das montadoras que participam da ANFAVEA têm alto índice de nacionalização, o que significa que as peças utilizadas nele foram fabricadas no Brasil. Pneus, plásticos injetados, sistema de freios, suspensão, sistemas de iluminação, blocos de motores, vidros, sistema hidráulico, toda a parte metalúrgica é produzida no Brasil, por brasileiros em um ecossistema de industrial que gera mais de 1.5 mi de empregos.
Sabe quantos empregos estes carros da BYD geraram no Brasil? Zero.
Enquanto a Anfavea produzir as carroças que ela produz e cobrar preço de carro premium, eles tem mais é que se ferrar mesmo. Essa história dos empregos é o que a Anfavea sempre conta no governo para ganhar subsídios e pedir que a entrada de novas regulamentações de segurança e de redução de poluentes sejam retardadas. O fato é que a indústria nacional de carros não tem condição nenhuma de competir com nenhuma de fora, seja a chinesa, a indiana, a americana ou a europeia nem em preço nem em qualidade. Aí eles querem que o governo a proteja com… Read more »
Perfeito. O setor automotivo no Brasil é uma tristeza/vergonha. Quando morava lá, eu e minha mulher tínhamos um Celta 2012. Vidros manuais, sem ABS nem airbag e péssima avaliação de segurança no NCAP (Pontuação de apenas uma estrela. Bateu, morreu). Mas era o que dava pra ter (Muito medo de andar na estrada). Aqui na Europa, mesmo não ganhando horrores, conseguimos ter um Renault Clio 3 de 2008. Um carro com ABS, vários airbags, 4 portas e com todos os vidros elétricos. Sensor de chuva e de luz. Painel digital. Mesmo sentido antigo, pontuou 5 estrelas nos testes da NCAP… Read more »
Wow, aquele órgão que sempre empurrou caixões ambulantes e carroças a preço de ouro ao povo brasileiro?
Mais emprego pro brasileiro (se for estivador ou prático)
Indústria automotiva em frangalhos mas isenção fiscal pra importador é boa sim.
É o Brasil feliz de novo.
PS: A cessão de frota pra STJ, Camara e Presidência é uma bélissima iniciativa para conscientização pela eletrificação.
https://insideevs.uol.com.br/news/749830/byd-emprestimo-stj-camara-presidencia/
“Indústria automotiva em frangalhos mas isenção fiscal pra importador é boa sim.”
Qual indústria automotiva? Aquela que é praticamente 100% “de fora” ( quantas montadoras são BR mesmo? ), que vendem carroças pelo dobro do triplo, e que só vivem na base de isenções fiscais?
1 – As montadoras, exceto a Agrale, são estrangeiras, mas investem aqui, empregam aqui e pagam impostos aqui. 2 – Há centenas de fornecedoras de peças e serviços brasileiras que abastecem as montadoras estrangeiras. Elas também investem aqui, empregam aqui e pagam impostos aqui. 3 – Os preços dos carros no Brasil estão em linha com o mercado global. O problema são os tributos que incidem sobre os veículos. Quando as montadoras conseguem incentivos fiscais apenas deixam de pagar uma parte dos tributos, mas ainda assim pagam muitos tributos. Carro no Brasil não é caro. A maioria do povo é… Read more »
Boa
Premissas básicas já não se podem ter como comum a todos, fica até difícil dialogar.
1 e 2, ok, realmente elas ajudam a fazer “girar” nossa economia, e a manter empregos diretos / indiretos por aqui.
Mas isso não muda os fatos de que:
1- são empresas estrangeiras, ou seja, por mais que elas invistam aqui, seus lucros e dividendos vão “pra fora”;
2- por serem estrangeiras, não temos acesso a nenhuma tecnologia crítica de fabricação ptópria.
Até hoje, não fabricamos cx. de câmbio e motores nacionais.
1 – Lucros e dividendos são muito menores do que é gasto com salários e tributos. Não tem nem comparação. Aliás, várias montadoras tem prejuízos seguidos. No mais, não há nenhum problema na remessa de lucros. Aliás, mesmo empresas nacionais e seus acionistas podem remeter seus lucros para fora. Aliás, fazem muito isso, até para proteger seu patrimônio.
2 – Se as empresas fossem nacionais a tecnologia continuaria sendo da empresa e não “nossa”. O Brasil não é dono da tecnologia da empresas, sejam elas nacionais ou estrangeiras. PS: a MWM produz motores diesel e é nacional.
O cara me lançou uma pérola de que não temos acesso a tecnologia crítica de fabricação própria… Só deixa escancarado que não conhece lhufas do setor e das suas capacidades! . Se entrar dentro da Tupy ou da FCA de Betim, a cabeça explode, rsrsrsrs… . Nós temos um punhado de departamentos de engenharia, capacitados em projetar e industrializar veículos e seus componentes. Todas as equações e metodologias, são conhecidas por décadas, assim como todos os processos industriais, são conhecidos e dominados. . Mas ui, ui, ui… Os grupos automotivos, presentes no Brasil e que sustentam uma considerável parcela de… Read more »
Você sabe que a BYD está construindo uma fábrica na Brasil né, inclusive fica onde era a Ford?
Claro que sei. Eu não critiquei a BYD. Aliás, que ótimo que ela comprou a fábrica da Ford e a está modernizando.
Meu comentário foi contra a crítica do Wilber às montadoras instaladas no Brasil.
A BYD está adaptando uma linha de produção e montagem para produzir carrocerias, por ser um produto de baixo valor agregado decorrente de processos que podem ser amplamente automatizados, para então montar todos os componentes relevantes e de maior valor agregado, que trará da China.
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As demais montadoras, que sustentam toda uma extensa cadeia de fornecedores locais, vão conseguir competir tranquilamente, rsrsrs…
Mas ele vão usar peças brasileiras ou vão apenas montar os carros com as peças fabricadas na China? Se for a segunda opção, ela destrói o ecossistema de produção de peças que emprega 10x mais do que as montadoras.
E eu acho que a Agrale foi vendida para uma multi!
Vocês esquecem do fato de que a BYD já tem uma fábrica no Brasil desde 2014 em Campinas SP. E também esquecem que a fábrica da BYD vai começar a produzir esse ano na antiga planta da forma. E também, de que a Chinesa GWM comprou uma fábrica fechada da Mercedes Benz e vai logo começar a produzir aqui. Que a Chery fábrica carros em Goiás com a CAOA. E que a Chinesa JAECOO vai produzir no Brasil em parceria com a HPE motores que já fábrica para a Mitsubish. Os Chineses também investem e fabricam aqui, assim com os… Read more »
Eu não esqueci de nada.
Apenas defendi as montadoras estrangeiras que atuam no Brasil, sem excluir as montadoras chinesas aqui instaladas ou que se instalarão.
A questão não é ter fábrica – mas a origem das peças. Porque o ecossistema de produção de peças emprega 10x mais do que as montadoras. Se as peças forem produzidas aqui, ok. Mas se as peças forem importadas, e apenas a montagem for feita aqui, então você está destruindo o ecossistema de autopeças do Brasi que, de novo, emprega 10x mais do que as montadoras.
Eu discordo do 4. A plataforma é global, mas para o Brasil o carro é depenado em itens de conforto e segurança além do acabamento sofrível. Ah, claro, sempre uma ou duas gerações atrasadas. E há carros fabricados e vendidos no Brasil que nem rodam na Europa porque ninguém compraria.
As plataformas no Brasil chegam um ou dois anos atrasadas, não duas gerações. Já passamos dessa fase que o carro saía de linha na Europa para depois vir ao Brasil. Obviamente eles usam as plataformas de entrada. A Renault, por exemplo, depois de insistir por anos na venda do Clio e Mégane partiu para os carros da Dacia, mais baratos. E passou a vender mais. Isso é muito mais culpa do público do que da empresa. E os carros de entrada fabricados aqui são mais depenados para baratear. Por outro lado, carros importados costumam ser melhor equipados para venda no… Read more »
“4 – A maioria dos carros feitos no Brasil são plataformas globais e não carroças” Completamente errado. São, sim, carroças e caixões ambulantes extremamente caros. Qualquer pessoa que conheça um pouco da indústria, sabe que estes são muito menos seguros que os de outros países. É só verificar os testes da Latin NCAP e Euro NCAP. Até mesmo aqueles que deveriam ser os mesmos carros (Dacia Duster na Europa, Renault Duster no Brasil) são piores no quesito segurança e também na qualidade do material. É só comparar os resultados de batida entre as duas versões: Versão europeia. A Dacia é… Read more »
Você pode ter um carro usado neste padrão, por conta da enorme disparidade entre a capacidade de consumo do brasileiro médio, perante o europeu médio… . Compara a renda do europeu médio, que comprou um Clio em 2008, com a renda do brasileiro médio e o que ele poderia comprar, em 2008… E isso, para não abordar toda a questão tributária, sobre o consumo ou a malha rodoviária, coisas que também tem grande impacto na questão. Além disso, país onde a renda média é baixa, o carro usado segura valor. . Você está em uma cruzada contra a indústria nacional,… Read more »
Vê se que opina sem conhecimento algum do tema e pelos likes não é o único.
Explique vc o genio, o que nós já não sabemos sobre a atuação das montadoras chinesas no Brasil, afora o fato que o tema é carro elétrico, não tira o merito da observação, “Até hoje, não fabricamos cx. de câmbio e motores nacionais.” automotivos.
Cabe a critica, sempre, não se é obrigado a fazer parte da orgamisca militante.
Outro perdido, com um papinho totalmente furado, de que não fabricamos caixa de câmbio e motor no Brasil…
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Nós não só fabricamos, como temos capacidade de projetar estes componentes, inclussive, a parte mais complexa de todas, que é o bloco do MCI! É outro, que se entra dentro da Tupy, a cabeça explode.
AI Overview
+2
A Tupy, embora seja uma grande fabricante de componentes em ferro fundido para a indústria automotiva, não produz caixas de câmbio. A Tupy é conhecida por fabricar blocos e cabeçotes de motor, bem como outros componentes para diversas aplicações
Se tiver outra informação por favor, engenheiro nos informe
Cadê a cx cambio nacional produzida no Brasil engenheiro?
Achei uma: dois brasileiros, **José Braz Araripe** e **Fernando Lemos**, foram pioneiros no desenvolvimento do câmbio automático hidráulico nos anos 1930. Sua patente foi adquirida pela General Motors e usada no modelo Oldsmobile 1940 .
Minha homenagem a engenharia nacional, somente.
Teve de apelar para IA e não foi capaz sequer de descobrir que no Brasil, fabricamos trasmissões para diferentes modelos de motos, carros, tratores e caminhões, sejam elas manuais, automáticas, híbridas ou automatizadas. Não achou nada em termos de VW, FIAT/Stellantis/IVECO, ZF, Volvo, CNH, John Deere e outras… Complicado, em!?
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“Ainmmm mas não é naciunau”…
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Ahhh sim… Então em caso de desenvolvimentos locais, como o que a engenharia da VW está fazendo neste exato momento, para equipar diferentes linhas de veículos nos próximos anos, não podem ser considerados, pq é VW, rsrsrss…
Achei engenheiro, mas deixei vc responder. O que vc chama de nacional é da VW, Volvo, Fiat,…
Tem razão empresas nacionais 😂🤣😂🤣
Esse é um movimento da BYD para “driblar” o aumento do IPI sobre a importação de veículos elétricos que ocorrerá em julho. Tbm visa fortalecer os estoques da empresa, enquanto prepara a fabricação local no ano que vem. A unidade fabril na Bahia será a maior da marca fora da China. A empresa tbm vai produzir (ou já está produzindo) baterias no Brasil, além de outros componentes importantes. O IPI sobre os referidos produtos havia sido reduzido para incentivar o uso de veículos elétricos/hibridos, estimulando a demanda interna. O imposto agora está sendo elevado (como planejado) para proteger a indústria… Read more »
O que está sendo elevado não é o IPI, mas o Imposto de Importação.
“É o Brasil feliz de novo.” Conversa de para trouxa militante rsrsrsr
A área de comentários mostra que significativa parcela do público é nacionalista sem noção do que seja a industria nacional.
Complicado isso aí hein..
Comer mortadela e arrotar caviar.
Complicado isso aí hein..
Ué, desistiram de construir a fábrica na Bahia com mão de obra escrava?
A gente manda navio de minério de ferro e soja, eles retornam com navio de carros, notebooks e celulares. Que maravilha….
Veja o lado bom, ainda mandamos commodities para lá.
Agradeça a Deus.
Exatamente. É isso o que eu sempre digo, melhor isso que nada disso. As pessoas dificilmente entendem que o pior de tudo é ter nada, pois aquele que pouco possui, em comparação com o outro zerado, está em ótima situação. . Feliz daquele que amanhece o dia e toma 100ml de cafézinho com um pedaço de pão com margarina, se houver, e 1 pedacinho quase nada de queijo ou bolo… Somando tudo, não dá 100g de comida. Daí você se compara com aquele coitado que nada possui e vêm o quanto é afortunado. Quer melhorar? Trabalhe +, economize +, estude… Read more »
É uma forma de olhar o problema, e acho que sim há valor na exportação de commodities, sem os quais seriamos mais próximos da realidade Africana.
O lamento é que podemos fazer bem melhor que isso. Exportamos aeronaves porque em algum momento boas decisões foram tomadas no Brasil e poderíamos exportar muito mais riqueza do que grãos e minérios se não fosse a total ineficiência e corrupção generalizada do estado brasileiro.
“Agradecer” pode ser mas nunca comemorar pois é lamentável ( e causa estranheza) que um país que constrói e exporta aviões de vários tipos, que teve inúmeras montadoras (encarroçadoras) de ônibus e inclusive hj é exportador, não conseguiu emplacar sequer uma fabricante mediana de carros!
Há 500 anos….
Por falar em navio de minério de ferro, alguém ainda recorda daquele episódio do dos super navios cargueiros que a Vale encomendou (chegando mesmo a operar) para transportar mineiro de ferro pra Ch!na mas quando já estava tudo encaminhado os nossos ‘aliados’ ch!neses impediram a entrada das citadas embarcações nos portos deles? Isso me traz alguns questionamentos:
1. Se fosse o governo americano que tivesse feito isso qual o tamanho da gritaria que teríamos?
2. Pq nunca retaliamos na mesma proporção?
Enfim…
O que se ve de carros da BYD e da GWM aqui no Estado do RJ não e brincandeira! Não sei em outros estados . Se for essa Bomba relógio que falam, não sei…..
Falam da tal grande desvalorização do usado…
Já tentou pesquisar um BYD usado ? Não tem almoço grátis não…
Em teoria é algo como 70% da bateria e 50% do valor inicial depois de 3 anos. Mas eu vou aguardar o aumento das facilidades de recarga em vias e rodovias antes de ficar interessado em comprar um brinquedo de rico destes para andar exclusivamente dentro da cidade…. Está na minha lista de curiosidades para 2027.
Moro em SP, e vejo diariamente mais BYD Douphin Mini e BYD Seagull do que marcas como Chevrolet e FIAT.
Se eu tivesse grana mesmo, eu não compraria um carro 100% elétrico, mas um híbrido já seria outra história…
Acho que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio.
Aqui no Estado de SP, já são isentos de IPVA carros híbridos e, partir de 26, os eletricos tbm
O Mini e o Seagull tem bastante aqui em SP também, viu.
Olha mesmo que seja, falando puramente sobre a economia, o que tu deixa de gastar com gasolina paga o carro em 4 anos, se for motorista de aplicativo em 2 ou 3 anos, então compensa comprar, usar e depois vender super barato.
EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.
O Ocidente achou que era únicos a deter a tecnologia de carros elétricos e formar monopólio, né que a China rasteirou eles
Minha irmã já adquiriu o BYD dela.
Tá esperando a entrega.
Sinceramente, não me comove.
Pode chamar de ogro, mas aqui é embreagem, câmbio manual e alcool/gasosa na veia…
Entre ter 1.0 3 cilindros com correia banhada a óleo prefiro 100% elétrico
Enquanto isso a fábrica da Bahia é pra Brasileiro ver, fazer carro lá que é bom nada, se for pra empresas estrangeiras entupirem o Brasil de carros, tira logo a imposto de importação e o IPI dos carros, e abre o mercado de uma vez, ainda tenho que ouvir que esse governo trabalha para reindustrializar o país, quem fala isso tem problemas.
Começa a fabricação dia 26 de junho
Espero que sim, até trabalho escravo usaram pra fazer a fabrica, espero que não seja CKD, ouvi que as baterias seriam feitas aqui, tomara……
Vieram despejar esses carros no mercado Brasileiro por falta de espaço para armazenar no seu país. Com dumping como política estatal na China, vão prejudicando a indústria do resto do mundo. Mas isso não vai durar muito afinal perdem dinheiro assim mesmo.
Daqui a pouco começa a choro dos liberais defensores do estado mínimo pedindo para o estado criar barreiras, impostos e taxas para impedir a livre concorrência.
que viagem é essa mano? Liberais pedem é o fim das barreiras comerciais totais, seria até a favor disso, porém o impacto economico imediato seria terrivel.
Na verdade liberal é um hipócrita que defende o estado mínimo quando isso lhe convém. Quando não lhe convém esquece essa ladainha e quer que o estado cumpra com seu papel de proteger a economia em tempos de crise. A crise do Lehman Brothers mostrou isso cabalmente. Liberalismo econômico e socialismo são lados opostos de uma mesma moeda com que o mercado financeiro adora brincar para exercer seu poder sobre a sociedade.
Fico imaginando se o nosso (?) governo tivesse nos anos 80 apoiado o visionário engenheiro Gurgel como não estaríamos dominando toda essa tecnologia e fazendo justamente o inverso. Lamento que esse país não faça absolutamente nada para nos elevar frente a outros. Lembram que aqui na Bahia a JAC chegou a enterrar um carro simbolizando o lançamento da fábrica que não deu em nada? Apenas mais uma vergonha.
Carro elétrico existe desde 1800 e bolinha. Não foi nenhuma novidade do sr. Gurgel.
O carro dele era péssimo e não havia nenhuma tecnologia nas baterias usadas. Poderia encher de dinheiro que continuaria péssimo, pois não havia conhecimento para melhorá-lo naquela época.
Os carros elétricos passaram a fazer sucesso em razão da evolução das baterias. Foram necessários bilhões de dólares para desenvolver isso. O Brasil jamais teria condições de arcar com esse custo.
Eu vejo a chance de a gente fazer um motor único comprado para todas montadoras, seria o motor elétrico a base álcool, obrigaria as montadoras a comprar esse motor, que é diminuiria a poluição das cidades, além de que elas seriam obridas a serem sócias, além de abrir o capital na bolsa, e tentar exportar esse motor para outros países ou licenciar ele, seria viável nos EUA, India, Filipinas, pq podem produzir alcool localmente. assim seríamos exportador de tecnologia, enquanto um eletrico precisa de uma hora na tomada, um elétrico movido a álcool precisa de 2 3 minutos,
Claro, genial.
A gente quem? Uma empresa estatal que ainda não existe?
Vai obrigar todas as empresas privadas a abrirem mão de seus motores para usar o motor estatal nacional que acaba de ser criado por quem nunca fabricou um motor antes?
Essa ideia intervencionista do Estado é um dos muitos males do Brasil. E pior que é essa ideia está presente tanto na esquerda quanto na direita.
Vamos imaginar a Motobrás:
Como seria esse “motor elétrico a base álcool”? É um híbrido? Motor a combustão (a álcool) com um elétrico e sistemas de regeneração como um híbrido atual?
Um motor a álcool para carregar as baterias de um elétrico que moveria o carro (Lisa! Nessa casa obedecemos as leis da termodinâmica!)?
Tem mesmo que ser estatal? Essa ideia é realmente boa?
Seria uma empresa de capital misto com capital aberto, como a PETR4, nunca disse que elas abririam mão de seus motores, na verdade esse motor que eu disse já existe, só precisa ser aperfeiçoado, e pra isso requer capital, o que o Estado faria é usar capital privado e público para avançar ele, as empresas não teriam problema pois o custo de novos motores seria diminuído, e os riscos reduzidos, o capital seria aberto para que houvesse ainda mais injeção de capital privado, além de transparência de adm da empresa…. mas já que isso te incomoda teria a ideia de… Read more »
“Ai mais a Gurgel blablabla”
Amigo os carros da Gurgel eram uma m*rda, só vendia porque naquela época praticamente tinhamos pouca opçoes por causa da proibição das importações.
Quando as importações foram liberadas, o ultimo prego do caixão do Gurgel já tinha batido.
Quem iria comprar um “BR-800” manco, de fibra sem comforto algum ao invés de um Corsa bolinha que tinha acabado de chegar e era projeto Alemão.
Desculpe Sr. Matheus, mas lembro bem que ha vinte a nos chegavam aqui os carros da JAC Motors que eram extremamente toscos. Até o processo de soldagem dos painéis eram feitos manualmente e isso ficava bem aparente no acabamento dos carros. Resultado, eles persistiram, aprenderam com os erros e nos dias de hoje estão dando um show em termos de tecnologia em todas as áreas. Perseveraram e o resultado é palpável. Não se faz sucesso num passe de mágica, tem que haver um plano bem definido e contínuo(aliás existe um tal Ministério do Planejamento não é? sabe dizer para que… Read more »
BYD é uma grande construtora, já construiu uma usina na Bahia e já exporta carros (escárnio e mal dizer)
Hã vários produtos brasileiros sofrendo sanções na china. Qualquer desculpa barram, seja sanitária ou por ter um para fuso americano. Se fala em restrições a vários países por reciprocidade, mas chinês pode importar o que e o quanto quiser. Estamos virando chuchuca e colônia de um dragão que tem fome insaciável.
o que mais eles fazem é zoar a gente, dizem que vão parar de importar não sei o quer, aí importam por HK, nem passa em HK, quando não importam por Singapura, tudo isso pra fazer os brasileiros baixarem o preço pensando que eles se compraram o suficiente.
O mais engraçado é ver o cidadão médio brasileiro reclamando disso. Aquele que anda de de ônibus ou em autênticos caixões ambulantes com zero tecnologia e segurança (Gol, Uno, Onix, Ka, Kwid, etc.) reclamando destes carros, que são infinitamente mais seguros e mais tecnológicos do que qualquer coisa “barata” vendida no mercado brasileiro. Pior, ainda há muitos que estão no século passado. Continuam a criticar os produtos chineses como se fossem sempre de baixa qualidade. Vivem na sua bolha de ignorância. Não conhecem absolutamente nada da China. País este que possui centenas de fabricantes de carros elétricos, com várias consolidadas… Read more »