IMAGENS: Fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’ posicionada na área externa do estaleiro

A Fragata Jerônimo de Albuquerque – F201 foi movida do galpão e posicionada na parte externa do estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
A F201 é a segunda de quatro fragatas planejadas no âmbito do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). A construção da primeira unidade, a “Tamandaré” – F200, teve início em setembro de 2022 e foi lançada ao mar em agosto de 2024. A terceira fragata, “Cunha Moreira” – F202 , teve o corte da primeira chapa realizado em novembro de 2024, e a quarta unidade, “Mariz e Barros” – F203, está planejada para iniciar sua construção em 2025.
A Marinha do Brasil divulgou infográfico acima do PFCT prevendo mais quatro navios além dos quatro iniciais, com os indicativos F204, F205, F206 e F207.
O infográfico confirma o número de navios previsto na Estratégia de Defesa Marítima (EDM) da Marinha do Brasil.
As fragatas da Classe Tamandaré são baseadas no projeto alemão MEKO A-100 e apresentam as seguintes especificações:
- Deslocamento: Aproximadamente 3.500 toneladas
- Comprimento: 107 metros
- Largura: 16 metros
- Velocidade Máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
- Alcance: 5.500 milhas náuticas
- Tripulação: Cerca de 130 militares
Os navios são equipados com sistemas de combate avançados, incluindo:
- Radar: Hensoldt TRS-4D AESA
- Sistema de Gerenciamento de Combate: Desenvolvido pela Atech, subsidiária da Embraer
- Armamentos: Canhão OTO Melara de 76 mm, sistema de mísseis Sea Ceptor, mísseis antinavio MANSUP, torpedos antissubmarino de 324 mm e sistema de defesa próxima Sea Snake de 30 mm
Além disso, as fragatas possuem convoo e hangar para operar helicópteros como o SH-60 Seahawk, ampliando sua capacidade operacional em missões de guerra antissubmarino e de superfície.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré é resultado de uma parceria entre a Marinha do Brasil e o consórcio Águas Azuis, formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech. A construção dos navios em território nacional estabelece a transferência de tecnologia e alto índice de conteúdo local, impulsionando a indústria naval brasileira e gerando empregos qualificados.
IMAGENS: Luiz Fernando Nardes / @shipspotting_itajai, via Marcelo (MO) Lopes, editor do Navios de Guerra Brasileiros – NGB no Facebook
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Ver esse programa me dá um misto de alegria com tristeza:
Alegria: por ver a “criança” tomando forma e finalmente ver a MB com escoltas “decentes, permitindo que as Niteróis possam finalmente “descansar”;
Tristeza: seus contingenciamentos de verba, saber que esse programa semore está no “fio da navalha” e por, entra dia, sai dia, não ter nenhum pedido firme de mais unidades dessas Tamandarés…
Pois é !!!
Teremos que torcer se houver esse contigenciamento de verba, em uma redução da jornada de trabalho ou no número de pessoas que trabalham diretamente/indiretamente na construção desses navios o que poderia resultar em atraso do cronograma de entrega, mas parar seria o caos.
Já pensaram na F201 toda inacabada e fora da parte coberta do estaleiro?!
A Maresia ia agradecer (degradação do casco por ferrugem). 👀😰🤦♂️
Essa foto aqui me dá uma tristeza, subs argentinos inacabados e/ou abandonados sem manutenção num galpão, o Santiago del Estero desde os anos 80…
Ali não têm maresia, é um rio.
Sim no Rio não, mas é litoral tem no ar 👍
Mas é ao lado do mar, Nunes. Maresia tem efeito ali.
31.05.25 – sábado – btarde, Willber, no meio a todas essas incertezas, com uma programação de descomissiomentos; será que conseguiremos ao menos 1 classe albion??? Nossa MB, vive momentos sombrios….. tipo um atirador que está perdido no meio da mata… atirando para completar a construção do Almirante Saldanha, do submarino da classe Riachuelo, das fragatas classe Tamandare’s e da aquisição dos Albion’s; eta corda bomba. Vovozao.
Eu acho que essa aquisição do Bulwark e Albion subiu no telhado.
A falta de verba vai acabar pesando para o cancelamento dessa aquisição.
Não é bem assim que funciona. Os dois virão.
Os dois já estão acertados a muito tempo,essa contingência é preocupante para o programa das fragatas classe Tamandaré e sua continuidade conforme o infográfico da MB acima com intensão de mais quatro fragatas e o término das três em construção.
Pois é… para a manutenção ou melhora dos meios da MB falta dinheiro e sempre preocupa, mas para as viagens do embuste e da cumpanhera não falta.
Paguem mais impostos.
Tá caro comprar? É só não comprar.
Tá caro abastecer? É só não andar.
Tá caro comer? É só não comer.
kkkkkk
Bem feito, bem feito, bem feito.
Dinheiro para navio não tem,mais licitação de blindado para marinha segue a todo vapor !!!
https://tecnodefesa.com.br/proadsumus-cfn-realiza-consulta-de-mercado-buscando-um-substituto-para-seus-blindados-sk-105/
Belas imagens 👏👏👏
O que é mais triste é que as emendas parlamentares vão para lugares desconhecidos e era só destinar uma pequena parte para a Defesa e está já estaria em uma situação melhor. As verbas teriam sua destinação, todos saberiam e a cobrança é publica, enquanto isso, os políticos levam a grana e o país fica quebrado, levando junto as forças armadas.
Mas quem manda no país é o congresso, fica difícil.
Sim temos uma grande bancada de patriotas, cujo partido é um dos maiores do congresso , mas a pauta deles não é defesa e nemsegurança, e sim anistia para o “povo” tão importante para eles…
Você assiste as comissões,assiste a CRE$DN e vê um bando de velhos Desinteressados com oque está sendo apresentado, outros em seus tablets e celulares, conversando entre sí alheios as demandas apresentadas, isso sem esquecer aqueles velhos que fazem perguntas estúpidas ou repetidas…
Mas apresentarem algo de concreto para a defesa,nada apresentam.
E a dita oposição do passado e da situação desse governo fizeram o que pela defesa do Brasil? Passaram mais de 20 anos só de esquerda, e em quatro de uma direita iniciante que é a responsável pelo descaso na defesa? Quem é que grita que o Brasil não precisa gastar bilhões em defesa ,porque não temos inimigos? Não vale esses contratos bilionários com franceses e suecos com TOT.
Muitos se elegeram com a bandeira da direita, mas já se venderam, não esqueça que o governo tem a caneta e o dinheiro dos impostos pra gastar na compra de deputados com emendas, sozinho o partido de direita não tem força pra nada, mas a esquerda também nada faz pela defesa, se eles são contra o armamento civil imagine o resto, né? querem uma guarda bolivariana só pra perseguir o povo em cada bairro e cada esquina, querem censurar e soltar todos os presos, nenhum país resiste a tanta desgraça, na minha opinião partidos de esquerda deviam ser proibido no… Read more »
Apresentaram a PEC dos 2% do PIB para o orçamento militar.
Mas o governo prefere gastar 300 bi com compra de votos, digo, com bolsa família.
3,5 bi com propaganda para agradecer as mídias.
3 bi com lei Rouanet para agradecer os artistas
E todos as estatais no vermelho, para combinar com a cor favorita deles. Será que as pessoas selecionadas para “administrar” as estatais são muito azaradas ou estão fazendo contratos superfaturados para enriquecimento dos companheiros como fizeram no passado ?
A Lei Rouanet vem de fundos majoritariamente privados cara, pleno 2025 e vocês com esse argumento de prateleira, não vou nem mostrar quem votou contra a isenção de impostos na cesta básica
Isso nunca vai acontecer…. é mais fácil tirar ainda mais da defesa e ir para outros lugares onde ninguém fica sabendo…..as emendas são um instrumento poderoso de negociação política……já uma fragata.
Kkkkkk só faltava essa. Estamos sendo governados pelo mesmo partidão há 20 anos.
Agora para isentar o papai amor, querem colocar a culpa no congresso ?
Sim, as emendas parlamentares estão exageradas mas somaram cerca de R$ 50 bi em 2024.
Mas o Governo Federal arrecadou cerca de R$ 2,7 TRI em 2024.
Uma notícia boa no meio de uma preocupante que é o repasse dos recursos para a continuidade das obras,espero que resolvam logo isso,com esse ritmo já é possível negociar o segundo lote com as verbas repassadas.
Mais uma vez projetos de extrema necessidade vencidos pelo maior inimigo desse país; corrupção!!!
Não é o 1° nem o 2° infelizmente
Vc conhece casos de corrupção em torno da construção desses navios?
Não é a corrupção na construção do navio, porém indiretamente os “n” casos de corrupção no país, ao meu ver, afetam os programas essenciais como este.
https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-preco-da-corrupcao-no-brasil-valor-chega-a-r-69-bilhoes-de-reais-por-ano/2925465
É incrível a velocidade de construção desses navios
Dá sim! Alegria e tristeza!! E aí?! Ninguém vai botar a boca no trombone pra reclamar dessa situação? Temos que reclamar sim! Cadê as verbas pra defesa, pra base industrial de defesa manter seus empregos e fazer a roda girar! Onde estão os defensores das nossas forças armadas, pra cobrar um repasse perene de recursos sem essa palhaçada de contingenciamento? Muitos tapinhas nas costas e nada! Isso deveria ser colocado mais abertamente na mídia comum e, principalmente na especializada?! Convidar figuras públicas pra falar do assunto de forma mais aberta e direta!
A MB pediu 1,8 bilhões de dólares para contratar a construção de 4 navios. Excepcionalmente o governo de então (Temer) dolarizou a operação para blindar uma evidentemente desvalorização em moeda nacional.
A MB deve prestar contas dos 1,8 bilhões de dólares.
1,8 bilhões de dólares gastos e nenhum navio entregue.
Eu avisei.
Quer saber quanto a EmGeProN ainda tem pra gastar no PFCT? Veja aqui em saldo de caixa na página 30:
https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/repositorio/notas_exp_2024.pdf
Adianto que havia, no final de 2024, 4,4 bilhões de Reais (no fim do ano anterior, 5,6 bi)…
E, mais, no fim de 2024 o rendimento das aplicações do PFCT quase bateu meio trilhão de Reais (no fim de 2023, quase bateu um trilhão de Reais). Falta dinheiro?…
Corrigindo: onde se lê trilhão, leia-se bilhão…
Avisei. Quando assinaram a capitalização com correção cambial eu avisei que a MB como dona da Emgepron iria utilizar os quase 10 bilhões como extensão do próprio orçamento. Houveram repasses da MB para a Emgepron em 2023 e 2024? A MB deveria manter os repasses do fee para perenizar o modelo garantindo que a Emgepron contratasse um segundo lote. Teoricamente. Um leasing. Teoricamente a MB como não dona dos navios pagaria pela construção e…e…mais 23 bilhões por/para despesas com óleos. Teoricamente. Nunca foi feito assim. Aqui disseram que a construção naval norte-americana faz dessa forma. Mas…mas os EUA têm altíssima… Read more »
Parei de ler no “houveram”…
Provado que encomendar navios em estaleiros estrangeiros é garantia de receber e…e…que encomendar navios em estaleiros nacionais é repetir tudo que não dá certo. A moeda nacional não tem potencia para garantir valores estabelecidos em contratos internacionais…mesmo que tais contratos sejam dolarizados. Estaleiros devem ter legislação própria incluindo legislação trabalhista para atenuar os períodos inativos e o aumento da matéria prima. O Brasil precisa construir modelos autóctones para nossas indústrias incluindo renúncias fiscais como as que concedemos para fábricas de refrigerantes. Navio é aço. O aço vem da China. Navio é propulsão e sistemas. Máquinas e navegação vêm da Alemanha.… Read more »
Vendo a imagem parece uma linha de produção seriada, bem que poderíamos ver essa imagem se reproduzir pelo menos 8 vezes seguidas vamos torcer que as 4 do primeiro lote saim sem mais atrasos.
Muito bonito de se ver,pena a eterna falta de recursos ,o famoso voo de galinha, o florida é que a corrupção leva mais de o valor de todos os programas tocados pelo MD todo ano,INSS os sindicatos só vao devolver ,se devolverem uma parte a maior o governo (na verdade nós) vamos te que cobrir, ainda têm as ONGS,que nada mais sao que fachadas para desviar dinheiro….
Estou muito otimista com relação ao nosso SSN. O casco projetado com ajuda da França garantindo boa hidrodinâmica, armamentos e sensores utilizados no Scorpene, a propulsão sem engrenagem redutora e a circulação natural do reator deve garantir um bom ou ótimo primeiro submarino nuclear.
O governo atual só tem interesse em si mesmo, para ele,o resto que se dane.
Saudades do governo militar.
E aí, eu pergunto (retoricamente, campanhas): quem foi Jerônimo de Albuquerque de Maranhão para tanto merecer dar nome a um navio da MB em pleno século XXI? Ah sim, foi um português nascido no Brasil que por vez primeira comandou uma esquadra contra outro invasor europeu em terras coloniais portuguesas no século XVII. Ou seja, quando “Brasil” ainda era nome de uma tinta, de uma árvore e, por via de consequência, de um domínio colonial. Peço licença a todos os demais camaradas preocupados com questões orçamentárias, políticas, militares e tecnológicas, para talvez trazer um tópico que alguns considerarão menor. Francamente, esse… Read more »