Turquia lança o TCG Muratreis, terceiro submarino da classe Reis

Em 29 de maio de 2025, a Marinha da Turquia lançou oficialmente o TCG Muratreis (S-332), o terceiro submarino da classe Reis, no Estaleiro Naval de Gölcük. Este marco integra o Projeto de Submarino de Novo Tipo (YTNM), uma colaboração entre a Agência da Indústria de Defesa da Turquia (SSB) e a ThyssenKrupp Marine Systems da Alemanha.
A classe Reis é baseada no projeto alemão Type 214 e incorpora sistemas avançados de propulsão independente de ar (AIP), permitindo operações submersas prolongadas com baixa assinatura acústica. O TCG Muratreis possui aproximadamente 68,3 metros de comprimento, deslocamento submerso de cerca de 2.000 toneladas e capacidade de mergulho superior a 400 metros. Está equipado com oito tubos de torpedo de 533 mm, capazes de lançar torpedos pesados como o Akya, mísseis antinavio Harpoon e, futuramente, os mísseis Atmaca e Gezgin.
O lançamento do TCG Muratreis ocorre após a entrada em serviço do TCG Piri Reis (S-330) em agosto de 2024 e o início dos testes marítimos do TCG Hızır Reis (S-331). Espera-se que o TCG Muratreis seja comissionado em 2026. Os três submarinos restantes da classe — TCG Aydın Reis, TCG Seydi Ali Reis e TCG Selman Reis — estão em construção, com previsão de entrega até 2029.
O projeto também fortalece a base industrial de defesa da Turquia, com empresas nacionais como ASELSAN, HAVELSAN, STM e TÜBİTAK contribuindo para sistemas de combate, integração de sensores e infraestrutura de comando e controle. Além disso, o conhecimento adquirido impulsiona o desenvolvimento do projeto MILDEN (Milli Denizaltı), que visa construir submarinos totalmente nacionais com previsão de operação na década de 2030.
Seria o Brasil se nós tivessemos levado ToT do IKL a diante
Qual ToT aqui que foi adiante?
Esse negócio de transferência de tecnologia e bem complicado, a própria Turquia construiu ikl 209 a muito tempo com transferência de tecnologia pela Tyssenkrupp e agora tá construindo ikl214 com transferência de tecnologia de novo, ou seja, transferência de tecnologia só funciona se o projeto continuar, de nada vai adiantar eles construirem os 6 submarinos e depois pararem como fizeram quando construíram os ikl 209
Por isso as Universidades e Centros Tecnológicos deveriam participar dessa transferência de tecnologia, de forma que o conhecimento adquirido fosse preservado, refinado e repassado as gerações posteriores.
Pois é, mas deram continuidade, talvez toparam com algo que não souberam fazer e chamaram de novo os alemaes, agora eles podem fazer um sub com alto grau nacionalização, até as armas deles eles colocaram no sub
Tem algo que assemelha uma argamassa claramente cobrindo a frente do submarino. Estão camuflando as bocas dos torpedos frontais?
Alguns comentáristas “entendidos” alegaram que a classe U-209 (Tupi), era ultrapassada.
Acredito que o 5″° da série, o Tikuna (improved Tupi) seria semelhante a essa classe Turca.
O então comandante da MB há época, chegou a alegar, que “o Brasil nunca mais precisaria comprar projeto de submarino de ninguém”.
O que na verdade, não seria completamente uma mentira, já que tínhamos o projeto nacional do SMB-10 e SMBN-10.
Mas resolveram, mais uma vez (como de praxe) gastar bilhões em projeto importado.
Alguém além do fabricante, deve ganhar muito dinheiro com esses “programas estratégicos” das FAAs brasileiras!
A Turquia tem pretensões de construir um submarino nuclear em breve, segundo o que já saiu na mídia. E é bem capaz que esse submarino fique pronto antes do nosso.
É a imagem, ou ele é meio compacto mesmo? Alguém sabe que tipo de navio é esse Y129 ao lado dele? Um navio-guindaste? Um rebocador?
É uma doca flutuante…..e o submarino não está ao lado, mas dentro da doca.
Obrigado, assim faz sentido.