Contrato histórico para desmantelamento comercial do porta-aviões nuclear USS Enterprise (CVN 65)

A Marinha dos Estados Unidos deu um passo inédito na história naval ao firmar o primeiro contrato comercial para o desmantelamento e descarte de um porta-aviões movido a energia nuclear. O escolhido é o lendário USS Enterprise (CVN 65), a primeira embarcação de sua classe e um ícone das operações navais norte-americanas por mais de meio século.
Comissionado em 1961, o Enterprise participou de marcos históricos da Guerra Fria, Guerra do Vietnã e dos conflitos pós-11 de setembro, como as operações Enduring Freedom e Iraqi Freedom. A embarcação foi inativada em dezembro de 2012 e teve seus reatores nucleares esvaziados até 2017. Agora, começa sua última missão: ser desmontado de forma segura e ambientalmente responsável, abrindo espaço nos estaleiros públicos para a manutenção de navios ativos da frota.
O contrato de US$ 536,7 milhões foi concedido à empresa NorthStar Maritime Dismantlement Services, LLC, de Vermont, após processo competitivo. A desmontagem ocorrerá até novembro de 2029, em parceria com a MARRS (Modern American Recycling and Radiological Services), localizada em Mobile, Alabama. Já o descarte de resíduos radiológicos de baixo nível será feito pela Waste Control Specialists, no Texas. Materiais não perigosos serão reciclados ou eliminados conforme as normas vigentes.

A escolha pela iniciativa privada resultará em uma economia estimada de US$ 1 bilhão em comparação com o desmantelamento em estaleiros públicos. Segundo a Marinha, a estratégia permite concentrar os recursos governamentais na modernização e prontidão da frota ativa, sem comprometer a segurança nuclear e o compromisso ambiental.
Desde sua inativação, o ex-Enterprise esteve atracado no estaleiro Newport News Shipbuilding, da HII, aguardando sua destinação final. Com o novo contrato, a embarcação símbolo da supremacia naval norte-americana finalmente seguirá para o desmonte, encerrando de forma digna seu legado de mais de 50 anos a serviço dos EUA.
O primeiro porta-aviões nuclear

O USS Enterprise (CVN-65) foi o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear do mundo e uma das embarcações mais emblemáticas da história naval dos Estados Unidos. Comissionado em 25 de novembro de 1961, o navio representou um marco tecnológico e estratégico, servindo por mais de 50 anos em diversos conflitos e operações globais.
Construído pelo estaleiro Newport News Shipbuilding, o Enterprise tinha 342 metros de comprimento e deslocava cerca de 94 mil toneladas, sendo a embarcação militar mais longa já construída. Sua propulsão era garantida por oito reatores nucleares A2W, permitindo uma autonomia operacional sem precedentes e eliminando a necessidade de reabastecimento frequente. A bordo, podia transportar até 90 aeronaves, incluindo caças, aviões de alerta antecipado e helicópteros, operando com uma tripulação de aproximadamente 5.600 pessoas..
Ao longo de sua carreira, o “Big E”, como era carinhosamente conhecido, participou de momentos decisivos da história, como a Crise dos Mísseis de Cuba, a Guerra do Vietnã, a Guerra do Golfo e as operações no Afeganistão e no Iraque. Em 1964, liderou a “Operação Sea Orbit”, a primeira circunavegação do globo por uma força-tarefa composta exclusivamente por navios movidos a energia nuclear, demonstrando a capacidade de projeção de poder dos Estados Unidos sem depender de apoio logístico terrestre..
O Enterprise foi desativado em 1º de dezembro de 2012 e oficialmente descomissionado em 3 de fevereiro de 2017. Desde então, aguarda o processo de desmantelamento.
O legado do USS Enterprise permanece vivo na Marinha dos Estados Unidos. Um novo porta-aviões, o USS Enterprise (CVN-80), está em construção como parte da classe Gerald R. Ford, garantindo que o nome continue associado à vanguarda da tecnologia naval americana.
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E a MB com lágrimas nos olhos… que desperdício, serviria muito bem para operarmos com nossos AF-1.
Falando sério, enquanto o nuclear Enterprise está sendo desmantelado a China já começou a construção de seu quarto porta-aviões, com deslocamento de pelo menos 100 mil t; e que especula-se…terá propulsão nuclear.
E também enquanto o ex-USS Enterprise “está sendo desmantelado” um futuro USS Enterprise está em construção com parte do aço reciclado já retirado do primeiro para lançamento ao mar programado para o fim desse ano e entrega em 2029.
É a US Navy mantendo seus números, como diz a música: ” …o barquinho vai, o barquinho vem…” [algo assim].
*Ia usar o termo ”desmontado”, mas como no título da noticia está ”desmantelamento”, resolvi acompanhar.
E kiko???
Bom descanso USS interprice
Pela relevância e primazia histórica, militar e tecnológica desse navio, não haveria forma, com recursos privados ou mistos, de uma iniciativa de preservação e exposição ao invés do desmantelamento e descarte?
Ozawa, pelo que me lembro, o navio teria que ser cortado de qualquer maneira para a retirada dos seus reatores (8 no total, se não me engano), e isso já o inviabilizaria para preservação, infelizmente.
Dessa vez, pelo visto não foi apenas um descaso, como no caso do USS Enteprise CV-6, um crime não ter sido preservado.