Quebra-gelo polar USCGC Storis parte para sua primeira missão rumo ao Ártico

Pascagoula (Mississippi), 4 de junho de 2025 — A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) deu um passo decisivo para reforçar sua presença no Ártico com o lançamento oficial do USCGC Storis (WAGB 21), seu mais novo quebra-gelo polar em mais de 25 anos. A embarcação partiu de Pascagoula, Mississippi, em sua primeira missão operacional com o objetivo de proteger os interesses soberanos dos EUA na região e cumprir missões típicas da Guarda Costeira.
A operação do Storis marca um marco inicial na implementação do programa Force Design 2028 (FD2028), uma reforma estratégica da Guarda Costeira focada em acelerar aquisições e ampliar capacidades operacionais. A embarcação, anteriormente conhecida como Aiviq e adquirida em dezembro de 2024 da empresa Edison Chouest Offshore, passou por modificações para aprimorar seus sistemas de comunicação e defesa.
Comandado pelo Capitão Keith M. Ropella — ex-comandante do quebra-gelo Polar Star entre 2022 e 2024 — o Storis conta com uma tripulação híbrida de militares e civis. Ele é o segundo navio da Guarda Costeira a levar esse nome, homenageando o lendário “Fantasma Galopante da Costa do Alasca”, que operou por 64 anos até sua desativação em 2007.
A comissão oficial do novo Storis está prevista para agosto, na cidade de Juneau, no Alasca, que será seu porto permanente. Enquanto melhorias de infraestrutura portuária são concluídas, o navio ficará temporariamente atracado em Seattle ao lado dos outros dois quebra-gelos polares dos EUA.
A aquisição foi viabilizada pelo Don Young Coast Guard Authorization Act de 2022 e pelo orçamento federal de 2024. Importante destacar que ela não interfere na aquisição dos novos navios da classe Polar Security Cutter (PSC), mas serve como solução estratégica temporária até a entrega desses navios.
Atualmente, os EUA possuem apenas três quebra-gelos polares em operação, número considerado insuficiente diante dos desafios crescentes nas regiões árticas. Segundo o plano do governo norte-americano, o objetivo é expandir essa frota para pelo menos 40 embarcações aptas a operar em condições de gelo severo.
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para modernizar e expandir as capacidades da Guarda Costeira, como detalhado no Force Design 2028, anunciado em maio pela Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. O plano inclui campanhas voltadas à modernização tecnológica, gestão de pessoal, reestruturação organizacional e reformulação de contratos.
O USCGC Storis se tornará peça-chave na estratégia de segurança nacional dos EUA no Ártico, garantindo presença imediata até a renovação completa da frota polar.
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