• Ontem, 4 de junho, a TKMS celebrou o lançamento da nova marca em sua unidade de Kiel, na Alemanha, com milhares de colaboradores e convidados
  • A TKMS une todas as suas unidades de negócios sob o slogan “Your Maritime Powerhouse” (Sua Potência Marítima)
  • Introdução da nova marca é mais um marco importante rumo à consolidação como empresa independente

A thyssenkrupp Marine Systems, uma das líderes mundiais na indústria naval, celebra o início de uma nova fase de desenvolvimento com o lançamento de sua nova marca. A partir de agora, a companhia passa a operar sob o novo nome TKMS e o novo slogan “Your Maritime Powerhouse” (Sua Potência Marítima). O novo nome e a nova identidade visual representam um marco no caminho para o posicionamento independente da empresa.

Ontem, dia 4 de junho, a TKMS celebrou a apresentação da nova marca com um grande evento em Kiel, na Alemanha: milhares de colaboradores e convidados acompanharam o lançamento da marca presencialmente e online, em todo o mundo. À noite, um show de drones, luzes e lasers iluminou o fiorde de Kiel com as novas cores da empresa.

A mudança de identidade visual nas unidades da TKMS será feita por etapas, começando pelos principais locais em Kiel e Bremen e seguirá nas demais instalações na Alemanha e no exterior. As empresas do grupo TKMS também vão adotar novos nomes sob a marca guarda-chuva. No Brasil, o estaleiro de Itajaí (SC) passa a se chamar TKMS Estaleiro Brasil Sul.

“Nossa nova identidade de marca nos ajuda a sermos percebidos com ainda mais força como uma empresa independente, em linha com nossos planos de abertura de capital ainda este ano. A sigla TKMS, amplamente utilizada até agora, passa a ser uma marca própria que une nossa tradição, nosso presente e nosso futuro. É ousada e representa excelência tecnológica, precisão e clareza – tudo isso alinhado ao nosso slogan ‘Your Maritime Powerhouse’. A TKMS simboliza claramente a filosofia de Uma Só Empresa: como uma casa de sistemas integrada, somos a única empresa naval alemã que reúne todos os campos marítimos sob o mesmo teto. Não apenas temos uma longa tradição de excelência técnica, como também um histórico muito positivo – principalmente pelos numerosos pedidos que recebemos nos últimos meses. Isso nos estimula a continuar fortalecendo nosso papel de liderança”, afirma Oliver Burkhard, CEO da TKMS.

A identidade da nova marca TKMS 

O nome curto e direto da marca TKMS fala por si. Uma sigla já consolidada interna e externamente transforma-se agora em nome e perfil de marca independente. A nova paleta de cores é inspirada em submarinos (preto, antracito), embarcações de superfície (cinza), insígnias de patentes de uniformes navais e na produção de aço (amarelo). Isso torna a nova identidade da TKMS bem distinta do antigo esquema azul amplamente utilizado no setor de defesa marítima.

Uma nova arquitetura de marca também apoia o reposicionamento consistente da empresa em termos de comunicação, assegurando uma estrutura clara: as unidades operacionais – embarcações de superfície e submarinos, soluções eletrônicas e de software da ATLAS ELEKTRONIK e a divisão civil NXTGEN – passam a estar subordinadas à marca guarda-chuva TKMS dentro de uma identidade comum.

“É acertado e oportuno que passemos a falar a partir de uma só voz com nossos clientes e parceiros de negócios e sejamos percebidos visualmente como uma entidade forte e unificada. Naturalmente, isso se aplica especialmente aos nossos colaboradores”, explica Burkhard.

A TKMS está perseguindo de forma consistente seu posicionamento como empresa independente. Isso deverá ser concluído até o fim deste ano por meio de uma cisão parcial de ações da TKMS para os acionistas da thyssenkrupp AG. A empresa está no caminho da independência com uma carteira de pedidos bastante robusta: depois do contrato para quatro submarinos adicionais do tipo 212CD para a República Federal da Alemanha, a encomenda da construção do novo navio de pesquisa Polarstern para o Instituto Alfred Wegener e o recente contrato de dois novos submarinos para Cingapura, a carteira de pedidos agora soma cerca de 18 bilhões de euros.

Sobre a TKMS

A TKMS é uma das principais empresas navais do mundo, com mais de 8.000 colaboradores em três estaleiros localizados em Kiel, Wismar e Itajaí (Brasil), além de unidades espalhadas globalmente. Atua como fornecedora de sistemas para submarinos, embarcações de superfície navais, eletrônicos marítimos e tecnologias de segurança. Cerca de 3.300 funcionários trabalham em Kiel, tornando-o o maior estaleiro da Alemanha. Com 185 anos de história e uma busca constante por inovação, a empresa estabelece continuamente novos padrões no setor. A TKMS oferece soluções personalizadas para enfrentar os desafios complexos de um mundo em transformação. Seus colaboradores, com paixão e comprometimento, moldam o futuro da empresa todos os dias.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 98.000 colaboradores. No ano fiscal de 2023/2024, a empresa registrou um faturamento de €35 bilhões em 47 países. Suas atividades estão organizadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e TKMS. Com amplo know-how tecnológico, os negócios desenvolvem soluções inovadoras para os desafios do futuro. Cerca de 3.900 colaboradores atuam em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, com foco principalmente na proteção climática e na transição energética, na transformação digital da indústria e na mobilidade do futuro.

O portfólio de patentes da thyssenkrupp atualmente inclui aproximadamente 16.900 patentes e modelos de utilidade. A empresa está comprometida com metas climáticas ambiciosas, melhorando ativamente sua eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, o grupo apoia seus clientes com produtos avançados para ajudá-los a alcançar suas metas climáticas, desempenhando um papel fundamental na promoção da transformação verde.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente mais de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2023/2024 um faturamento equivalente a R$ 6,8 bilhões. Para mais informações, visite www.thyssenkrupp-brazil.com


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério

Algo como:

Agora não me chamo mais como número 6.
Me chamo como meia dúzia = 6.

elias

será que vem o novo logotipo pro elevador do meu condominio ?

Dom Lazier

fizeram o contrário da DCNS que virou Navval Group

LucianoSR71

Fico imaginando quantas longas reuniões e quantos milhões de euros foram gastos p/ se chegar a essa revolucionária decisão.

Alisson Mariano

Acredito que seja pra distanciar um pouco o setor naval da empresa, envolvida em projetos militares, dos demais ramos civis da Thyssenkrupp (que é um conglomerado industrial que atua em vários setores). Inclusive a venda da divisão naval já foi cogitada. Outras empresas já fizeram o mesmo, como a IVECO, que renomeou a sua marca de veículos militares para IDV e que está separando permanentemente a mesma do grupo para se tornar uma empresa independente. Existe até a possibilidade de venda da IDV. Tbm aconteceu com a Renault Trucks Defense que passou a se chamar “Arquus”. Uma curiosidade é que… Read more »

Abymael2

Pior que essa só aquela que tentaram uma vez, de mudar o nome da Petrobras para Petrobrax “….porque os estrangeiros não conseguem pronunciar a palavra Petrobras direito…” (quanto viralatismo hein?_
Gastaram um monte de dinheiro para fazer isso e aí, quando vazou e a imprensa divulgou, tomaram tanto pau que acabaram recuando.

Ivo Dworschak

Parabéns TKMS na busca pela maximização de eficiências e consolidação do Grupo Empresarial.

Carlos Campos

Deviam ter contratado a equipe que cuidou do rebrading da JAGUAR kkkkk

Alex Barreto Cypriano

Trocar de nome não é uma excentricidade frívola, tem consequências sérias, ao contrário do que parece na velha canção do Starship, composta, dentre outros, pelo excelente Bernie Taupin, num trechinho cantado pela Grace Slick: “Someone’s always playing corporation games Who cares, they’re always changing corporation names”. Trocar de nome é quase magicamente zerar o odômetro… De toda forma, destaco os ítens que mais dão na (minha) vista: o portfólio de quase 17 mil patentes, cada uma delas representando capital potencial a ser realizado nas vendas e ToTs aos retardatários plantonistas; e o faturamento, possivelmente em grande parte auferido em Itajaí… Read more »

Last edited 22 horas atrás by Alex Barreto Cypriano