Dois porta-aviões chineses operam simultaneamente no Pacífico Ocidental pela primeira vez

Porta-aviões Liaoning e Shandong operaram juntos pela primeira vez, em 30 de outubro de 2024
Tóquio, 9 de junho (Jiji Press) – Os dois porta-aviões ativos da Marinha chinesa, o Shandong e o Liaoning, estão operando simultaneamente pela primeira vez no Oceano Pacífico Ocidental, informou o Ministério da Defesa do Japão nesta segunda-feira.
O Shandong realizou na segunda-feira operações de decolagem e pouso de aeronaves na zona econômica exclusiva do Japão, próxima à chamada segunda cadeia de ilhas no Pacífico, que conecta as Ilhas Ogasawara do Japão ao território norte-americano de Guam, segundo o ministério.
O Liaoning operou próximo a Minamitorishima, uma ilha do arquipélago de Ogasawara, no sábado e domingo, tornando-se o primeiro porta-aviões chinês a cruzar a segunda cadeia de ilhas, de acordo com o ministério.
As atividades dos porta-aviões são um aparente aviso aos Estados Unidos, já que acredita-se que a China posicione a segunda cadeia de ilhas como uma de suas linhas de defesa para bloquear a aproximação das forças armadas dos EUA em caso de conflito.
Questionado em entrevista coletiva nesta segunda-feira sobre a atividade do Liaoning, o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, afirmou que Tóquio “já disse o que precisava dizer” a Pequim.
FONTE: nippon.com / GRÁFICO: @ianellisjones
NOTA DA REDAÇÃO: O Liaoning e o Shandong operaram pela primeira vez juntos em outubro de 2024, no Mar da China.
Em breve no Atlântico Sul.
Não diria em breve mas questão de tempo.
Não verei isso acontecer, mas, pode ser que um dia o Atlântico Sul seja mais importante que o Atlântico Norte, Pacífico Ocidental, Índico, Ártico.
.
A China precisará ter múltiplos NAes, Navios de Apoio Logístico e base no exterior para sustentar tal operação permitindo um emprego regular/rodízio longe de onde realmente importa ao menos hoje e no futuro próximo que é basicamente ao redor dela.
.
Quando os EUA enviam um de seus preciosos e “poucos” NAes para águas distantes há sempre um bom motivo.
.
Não duvide, para proteger a frota terrorista dos pesqueiros chineses
E pensar que uns dias atrás os chineses pediram aulas a nossa gloriosa marinha de guerra do Brasil.
Que vergonha do cacetchupa “democracia do revanchismo”!
Sgt Moreno
Democracia do orçamento secreto,aumento de imposto e na reunião do IOF não se discutiu o corte de super salários ou privilégios de militares,judiciário ou políticos.
Cortes de super salários não teve acordo com a bancada de oposição ao governo .
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/06/08/reuniao-haddad-hugo-motta-lideres-partidarios-residencia-oficial-bsb.htm
Orçamento Secreto que foi a coisa que os socialistas mais criticavam, como se fosse algo do presidente Bolsonaro e que na realidade era um modo de chantagem do centrão para permitir governabilidade, mas que assim que o embuste viajante entrou, tratou de aumentar e muito. E tem ainda o cartão corporativo que tem políticos opositores comentando que estão sendo comprados todo tipo de luxo e coisas que custam dezenas de vezes o salário do presidente e alheias ao cargo. Pois é, pelo menos nosso porta-aviões foi uma boa escola e os pilotos da MB foram bons professores. Cevem ter orgulho… Read more »
Já tem projeto enviado ao Congresso pra isso, um empacou no Senado (dos super salários) e o outro na Câmara (minirreforma da previdência dos militares), é dose mesmo, Marcelo, esse pessoal só aceita cortar no que não devia cortar…
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Salve Camarada Marcelo,
Pois é, infelizmente a nação perdeu o rumo, permemos valores morais e civís. Existia uma disciplina escolar antes da CF do Ulysses, que permitia o brasileiro ter raciocínio (vide as músicas muito bem boladas de protesto, vide as ações civico-sociais para a redemocratização), o grande problema está na forma como o povo foi castrado pouco a pouco com o sonha da “democratização”…nem o “demo” consegue mais governar o Brasil…e nós (leia-se FFAA) muito menos protegê-la.
Sgtº Moreno
Esqueça, isso aqui nunca vai mudar, as prioridades são outras. Só analisar os numeros, a médio e a longo prazo, a situação vai piorar. Quem está no controle sabe que nimguem liga pra nada, nao há protestos, nao há descontentamento da massa.
https://revistaoeste.com/politica/em-12-estados-ha-mais-pessoas-que-recebem-bolsa-familia-do-que-trabalhadores-com-carteira-assinada/
Por isso vivemos uma explosão da emigração
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/emigracao-bate-recorde-e-brasileiros-no-exterior-aumentam-26-milhoes-em-10-anos/
Não consigo vislumbrar luz fim do tunel aqui infelizmente.
Falou de disse tudo camarada José Luis,
Somos uma nação ajoelhada e submissão à massa política que desmantelou o pensamento de civilidade e compromisso com a Nação e com o copatriota. Perdemos o rumo lá nas mãos do Ulysses e sua companhia.
Sgtº Moreno
Bingo! eu vivi a década de 80 transição 90, vc entende o que eu estou falando. Nem vou prolongar muito, não são todos que vão entender.
Forte abraço
O dinheiro compra tudo e todos. 64/ 3. C.B.
Não é o caso desse exercicio, ao contrario dos últimos. Mas um bloqueio naval a Taiwan, se porventura ocorresse, seria “light”. A China o faria com negação do uso do mar através de guerra submarina, confisco de petroleiros e graneleiros e demonstrações de força. Tudo isso longe do alcance da artilharia dos rebeldes. A economia de Taiwan não sobrevive 3 meses de cerco. Eles não são autossuficientes sequer em arroz.
Só não o fizeram ainda para não humilhar os chineses que vivem na ilha. Um estigma desses pós unificação seria ruim de lidar politicamente.
Os paupérrimos Houthis fecharam o mar vermelho apenas com mísseis iranianos de segunda linha, drones e barcos de madeira carregados de explosivos fabricados com fertilizantes. Quebraram o segundo maior porto de Israel (Eliat) e reduziram em mais de 90% o tráfego de navios comerciais.
Os houthis fizeram isso contra Israel. imagina oq a China não faria com Taiwan.
A China vai ficar estigmatizada de qualquer forma, os taiwaneses não querem viver governados pela república popular da china. Vai haver muita resistência.
E não subestime a defesa de taiwan. A China conseguiria tomar a ilha? Com certeza. Mas sacrificaria toda a sua juventude no processo, o que faria o regime do pcch colapsar a médio/longo prazo. Eles sabem muito bem disso, é por isso que ainda não o fizeram.
A Rússia tem esta capacidade hoje?
Nunca teve
Pelo menos o dinheiro que gastei no BYD está sendo bem empregado.