‘Formidable Shield 25’: PPA da Marinha Italiana realiza lançamento bem-sucedido de míssil Aster 15

5

A Marinha Italiana concluiu com sucesso sua participação no exercício At Sea Demonstration/Formidable Shield 2025 (ASD/FS25) com o PPA Giovanni delle Bande Nere, primeiro da classe PPA em configuração Full, destacando-se no lançamento integrado de um míssil Aster 15 e no rastreamento de alvos complexos em ambiente marítimo euro-atlântico.

Realizado entre 3 e 23 de maio, o exercício contou com a participação de 16 navios, mais de 25 aeronaves e cerca de 3.000 militares de 10 países da OTAN, com Austrália, Grécia e Turquia como observadores. Sob coordenação da Sexta Frota dos EUA e do Comando STRIKFORNATO, com sede em Lisboa, o ASD/FS25 foi a maior manobra naval de tiro real na região, com foco na Defesa Aérea e Antimíssil Integrada (IAMD).

A bordo do Giovanni delle Bande Nere, a tripulação enfrentou cenários de crescente complexidade, incluindo ataques assimétricos por drones de superfície e aéreos, apoio de fogo naval contra alvos em terra na costa da Escócia e, sobretudo, o rastreamento bem-sucedido de alvos aéreos subsônicos, supersônicos e balísticos com o radar de nova geração Dual Band Radar. As informações foram compartilhadas com as demais unidades aliadas por meio da rede Link 16, fortalecendo a consciência situacional e o alerta antecipado conjunto.

O ponto alto da operação foi o lançamento bem-sucedido de um míssil Aster 15, que interceptou um alvo sea skimmer (rasante ao mar) após rastreamento e coordenação via rede aliada, demonstrando o alto nível de interoperabilidade e prontidão da Marinha Italiana.

O comandante da força-tarefa naval no mar, capitão Michael S. Dwan, elogiou a atuação italiana como uma “demonstração excepcional de poder naval”. Já o almirante Aurelio De Carolis destacou, durante o encerramento em Lisboa, que o sucesso do disparo “testemunha o extraordinário nível de profissionalismo da tripulação e a excelência da Marinha Italiana num cenário operacional altamente desafiador”.

O Formidable Shield 25 reforça a capacidade da OTAN em responder de forma integrada a ameaças aéreas e mísseis em um contexto geopolítico de crescente complexidade, ao mesmo tempo em que confirma o avanço tecnológico e operacional das plataformas navais italianas.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dagor Dagorath

Dúvida:

Os italianos não iam substituir os Aster 15 pelo CAMM quad-packed?

737-800RJ

Aí o “OPV” da Marina Militare com deslocamento de 6.000 toneladas! Não canso de dizer: manobra genial!

A MB poderia tentar lançar esse mesmo papinho aqui no Congresso pra um novo lote de Tamandarés e conseguir dinheiro mais rapidamente.
Era só falar que seria uma versão de patrulha, aí fazia umas apresentações com palavras e frases bonitinhas, que elas iriam servir pra “defender o meio ambiente e a democracia”… Se colar, colou.

Abner

Sabemos que não iria colar.
Aqui defesa/forças armadas não dão retorno à eles/voto ou é gasto desnecessário.

Sergio

Adorei o ” defender o meio ambiente e a democracia “…

É assim mesmo que estamos por aqui e como nossas forças armadas são vistas por aquela gentalha.

Santamariense

Mas, aqui já fazem isso há tempos. Tudo que for comprar tem que dizer que é para uso em catástrofes, ou para atender a população, ou que não é perigoso, tipo o submarino movido a energia nuclear convencionalmente armado. Porém, nem assim conseguem…e quando conseguem, é pouco ou leva décadas para chegar.