Marinha Portuguesa estuda submarinos sul-coreanos para reforçar defesa costeira

HDS‑2300
A Marinha de Portugal está avaliando a aquisição de dois submarinos de porte ligeiro, com deslocamento entre 800 e 1 300 toneladas, junto à fabricante sul-coreana HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI). A iniciativa visa modernizar as capacidades de vigilância e defesa costeira, diante da escassez operacional dos atuais submarinos classe Tridente (Type 214).
Portugal opera atualmente dois submarinos — NRP Tridente e NRP Arpão — ambos ativos desde 2010. No entanto, a indisponibilidade da frota aumentou nos últimos anos, com o Tridente em reforma desde 2022 e o Arpão temporariamente fora de operação em março de 2025 por causa de problemas hidráulicos. Essa situação deixou a Marinha sem uma presença submarina efetiva no Atlântico, fator agravado por preocupações com o incremento da atividade naval russa em áreas próximas.
Para remediar essa lacuna, a Marinha portuguesa negocia um memorando de cooperação com a HD HHI, firmado durante a MADEX 2025, em Busan. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de um submarino compacto adaptado às necessidades nacionais. A fabricante sul-coreana apresentou três projetos de exportação — HDS‑800, HDS‑1500 e HDS‑2300. Analistas consideram o modelo intermediário A HDS‑1500, com 1 500 toneladas, o mais adequado ao perfil operacional de Portugal.
A HDS‑1500 possui projeto de arquitetura aberta, o que facilita a integração dos sistemas de combate portugueses, sensores e armamentos específicos. O desenho prevê 65 m de comprimento, 6,5 m de boca, propulsão híbrida (diesel-elétrico com bateria de íons de lítio), autonomia estendida e tripulação prevista de 25 militares.
Ainda sem valores divulgados ou cronograma fechado, a escolha entre dois submarinos de menor porte ou um equivalente à classe Tridente será definida conforme as negociações avançam. A prioridade é restaurar rapidamente a dissuasão submarina de Portugal, mantendo interoperabilidade com aliados da OTAN e garantindo a proteção das rotas marítimas atlânticas .
Além do acordo com Portugal, a HD HHI assinou memorandos com empresas como POSCO, Leonardo e Thales durante a MADEX, focando em inovação de materiais e exportação de capacidades navais avançadas — estratégia voltada para vencer concorrência e ampliar presença em mercados globais, especialmente entre países alinhados à OTAN.

Os submarinos Type 214 em operação possuem deslocamento de cerca de 2 020 t submersos, autonomia de até 60 dias e lançadores de torpedos e mísseis Sub‑Harpoon. As dificuldades recentes pressionam pela aquisição de soluções adicionais de menor custo e maior disponibilidade.
Me lembro de uma matéria aqui mesmo do Poder Naval tempos atrás, do Naval Group francês reclamando que o ToT oferecido pela IKL à Turquia e Coréia do Sul, estava formando competidores para a indústria europeia e que era uma política francesa JAMAIS transferir tecnologia que permita a seus clientes um dia se tornarem competidores.
Um raro momento de sinceridade nesse mundinho de faz de conta das compras de tecnologias militares.
sim, mas se deram mal, pq o motor que eles ensinaram a SIATT a fazer foi o pontapé pra empresa andar, pra eles era obseleto, mas tem gente interessada além da MB e agora com os árabes vai ter concorrente.
A MBDA recebeu uma grana preta para transferir a tecnologia do motor (míssil MM-40) e auxiliar tecnicamente a avibras na construção do motor.
https://www.defesanet.com.br/naval/exocet-equipado-com-novo-motor-brasileiro-e-testado-com-sucesso/
Pois é acharam que ia dar em nada, e deu em um míssil que pode ser usado por seus cliente cativos
Eu vejo o contrário Carlos.
Transferiram uma tecnologia de propulsão da década de 80, que ninguém mais utiliza, que só serve para mísseis dessa classe e não cria roadmap tecnológico com mísseis de cruzeiro.
Mantiveram o controle do programa, já que o buscador que é o principal componente do míssil é fornecido por uma filial da Thales.
Mantiveram a compatibilidade mecânica e lógica dos mísseis com a linha Exocet da MBDA nos navios da MB.
Não vi grande vantagem nesta ToT. Aliás, a tecnologia de propulsão sólida é algo que o Brasil tem boa experiência, com ou sem ajuda francesa.
Qual o problema dos russos ? Espionar a costa de Portugal para que ?uma invasão se tornar dona do ocidente? Isso nunca vai acontecer, o mundo acaba antes com a guerra nuclear
Para “cortar” cabos de comunicação sub-marinos, por exemplo…
Podiam aproveitar e encomendavam 3 fragatas modulares de uso geral.
Os sul coreanos tem propostas interessantes.
É bem mais interessante do que gastar dinheiro, num upgrade às Vasco da Gama, com mais de 30 anos.
Os submarinos não são nenhuma novidade porque o Almirante Gouveia e Melo já fala disso à mais de um ano https://www.youtube.com/watch?v=wx5FS385eWo&ab_channel=PortugalDefense, e também não é novo a renovação de fragatas, já numa conferência intitulada “Visão do CEMA” datada de Abril de 2023 na rubrica “Renovação da Esquadra” o Almirante gouveia e Melo falava sobre a necessidade da renovação das fragatas da classe Vasco da Gama https://www.youtube.com/watch?v=KRtv32_UB2w&t=1717s&ab_channel=CaiafaMaster e já vi algo a mencionar a renovação e modernização de duas das fragatas https://www.youtube.com/watch?v=kVH7pewpauU&ab_channel=MilitaryExploration o que dará mais 15 a vinte anos de atividade e nesse tempo já existirão dados sobre a nova… Read more »
Quem diria: Coréia do Sul equipando os “menos favorecidos” da OTAN…
São os únicos com cacidade para fornecer com rapidez equipamento, dentro das necessidades tugas.
Devia ter AIP.
Já quando se comprou o Tridente e o Arpão se sabia que 2 era insuficiente.
Com as novas baterias o AIP não é tão importante
O AIP, não é importante ? Recarregar baterias sem ter que vir à superfície, não é uma mais-valia ? Eu acho que é.
Claro que demonstras falta de conhecimento no que toca a falar da OTAN
então Portugal tem uma das principais marinhas da OTAN?
Não é das principais nem é das menos favorecidas.
Islândia
Albania
Montenegro
Croácia
Bulgaria
Romênia
Bélgica
Finlândia
Letónia
Estonia
Lituânia
Dinamarca (é comparável mas como a Dinamarca não têm sumarinos)
Já te responderam mas acrescento que todo o mundo sabe que a Polónia tem um dos maiores exércitos da OTAN, mas a MP ainda é maior e melhor do que a Marinha polonesa. Mas além da inveja que já prejudicou Portugal ao longo da história, recordo-te coisas simples e pequenas. A MP organiza juntamente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto organiza desde 2010 o maior exercício com drones no mundo a que se juntou a partir de 2019, a OTAN https://www.youtube.com/watch?v=M0YvwfHW3_4&t=11s&ab_channel=MarinhaPortuguesa e todas as inovações que por aqui lês já a MP sabe porque as integrou em… Read more »
Não tenho inveda da MP, muito menos de Portugal, país que eu gosto e respeito muito, o fato do colega dizer que Portugal é um país menos favorecido é a realidade, tem menos dinheiro para comprar meios, apesar de ter poucos, são bons, conehcendo os produtos coreanos, ele dever mais barato que um Alemão, e se for escolhido será uma ótima escolha
Deduzo que tenhas dito “inveja”, mas eu não disse que eras invejoso e tu sabes, porque parte da história de Portugal e do Brasil são comuns, houve quem queria as riquezas dos portugueses e vários combates houve, alguns dos quais em território brasileiro, claro que ainda hoje existem pessoas com inveja dos portugueses porque pensam que sabem mais e que não aceitam que em Portugal se viva melhor e que se saiba mais e que no passado recente tratavam os portugueses de PIGS, sigla que se traduz por Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha e que em inglês quer dizer “porcos”,… Read more »
Acredito que a escolha pelos coreanos se justifica pelo preço e similaridade com os projetos alemães, acho que esses submarinos coreanos não devam ser muito diferentes dos alemães pois são evolução dos ikl que a Coréia comprou com ToT na década de 80, talvez por isso o almirantado português veja eles como uma opção, mas não entendo muito do assunto então é uma opinião mesmo.
Talvez tenhas razão porque nada li de especifico, apenas sei que a MP andou com planos de construção dos navios reabastecedores consultando em vários estaleiros navais o custo pela construção porque a MP tinha 150 milhões de euros para construir um e por 100milhões constrói dois nos estaleiros da STM na Turquia e só depois desta pesquisa o Almirante propôs a construção de dois submarinos mais pequenos. talvez por proposta da HHI tenha surgido a ideia de compra e como arma dissuasora em águas portuguesas e a industria sul coreana está bem cotada em Portugal quanto mais não seja pela… Read more »
Então preferes mandar o dinheiro para fora da UE???
Todo o mundo tenta comprar em casa, mas alguns Europeus, que ainda por cima, têm a tecnologia, preferem comprar fora, sendo mais barato.
Continuem assim, os outros agradecem, mas quando houver alguma crise ou necessidade, não peçam a Bruxelas, peçam a quem deram dinheiro, verão a resposta.
O mundo é global, a concorrência é global, e para não haver corrupção global, prefiro concurso e a compra pelo mais barato mas não perdendo a qualidade do que seja. Em momento nenhum falei sobre tecnologia e os produtos europeus são tecnicamente melhores, tal como os têxteis portugueses concorrem com o mundo todo porque são tecnicamente melhores e não pelo preço praticado, ou o calçado, já que até os próprios chineses compram calçado português porque não são feitos de plástico e deixam os pés respirar. Mas voltando às compras fora e dentro, recordo que a Alemanha não entrou com dinheiro… Read more »
Acho que em breve terá os com baterias de sódio
Porque é que tudo que compramos (já que estamos a gastar o dinheiro) é sempre o mais fraquinho, os mais pequeninos, e os mais sem armamento de ponta… é sempre tudo à pobrezinho, tudo sempre do mais parolo… que mentalidade tacanha… faz-me uma impressão. Independentemente de comprarem aos asiáticos ou não, comprem do mesmo porte do Tridente e Arpão ou até maior. No mínimo dos mínimos do mesmo tamanho. E carregados de tecnologia de ponta e armados até aos dentes. Que não sejam submarinos para andar a fazer festinhas às algas… porque num ataque contra nós em que tenhamos que… Read more »
Vai brincar com carrinhos ou bonequinhas e deixa o debate para os mais graúdos. Uma coisa sei que quando cresceres não te quero para gestor de contas por isso e como não tens noção da dimensão do dinheiro nem da capacidade dos navios, o melhor é ires brincar com carrinhos ou bonequinhas porque português não és.
Olha lá dondoca, tens a noção do modelo que está prestes a ser comprado? Deixa o debate para os adultos que estão por dentro do assunto.
Português eu sou. Já tu com esse discurso parolo, não sei.
Dondoca e parolo és tu porque eu também sou português e nunca o escondi. Se nada entendes de marinha e de submarinos então remete-te à tua insignificância porque o teu saber é nulo comparado com o de Gouveia e Melo, que é da arma submarinista e o último submarino da marinha antes do Tridente e do Arpão, o Barracuda, que está em exposição e aberto ao público em Cacilhas, funcionava com recurso às baterias e a única coisa de que tenho pena é que os novos não tenham sistema AIP, mas nem eu nem tu sabemos do custo destes, nem… Read more »
Podes opinar mas com respeito… por favor respeita a minha opinião. Obrigado. Eu apenas quero o melhor para Portugal.
Que assim seja
Mas lembra-te que arrogância não é uma virtude, mas sim um defeito e saber não ocupa lugar
Afinal parece que poderá haver a hipótese de um 3° submarino ao invés de 2 mais pequenos. Assim sendo, como sempre foi referido tanto pelo antigo CEMA, como o actual CEMA, será um submarino oceânico e não tanto um com características mais costeiras, neste caso os 2 tais mais pequenos. Se recair a escolha apenas em 1, será de porte equivalente ao type 214 Tridente e Arpão. Submarinos da Classe Tridente (à qual pertencem o NRP Tridente e o NRP Arpão) têm as seguintes características: * Comprimento: 67,9 metros (aproximadamente 68 metros). * Largura (diâmetro do casco resistente): 6,3 metros.… Read more »