HDS‑2300

A Marinha de Portugal está avaliando a aquisição de dois submarinos de porte ligeiro, com deslocamento entre 800 e 1 300 toneladas, junto à fabricante sul-coreana HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI). A iniciativa visa modernizar as capacidades de vigilância e defesa costeira, diante da escassez operacional dos atuais submarinos classe Tridente  (Type  214).

Portugal opera atualmente dois submarinos — NRP  Tridente e NRP Arpão — ambos ativos desde 2010. No entanto, a indisponibilidade da frota aumentou nos últimos anos, com o Tridente em reforma desde 2022 e o Arpão temporariamente fora de operação em março de 2025 por causa de problemas hidráulicos. Essa situação deixou a Marinha sem uma presença submarina efetiva no Atlântico, fator agravado por preocupações com o incremento da atividade naval russa em áreas próximas.

Para remediar essa lacuna, a Marinha portuguesa negocia um memorando de cooperação com a HD HHI, firmado durante a MADEX 2025, em Busan. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de um submarino compacto adaptado às necessidades nacionais. A fabricante sul-coreana apresentou três projetos de exportação — HDS‑800, HDS‑1500 e HDS‑2300. Analistas consideram o modelo intermediário A HDS‑1500, com 1 500 toneladas, o mais adequado ao perfil operacional de Portugal.

A HDS‑1500 possui projeto de arquitetura aberta, o que facilita a integração dos sistemas de combate portugueses, sensores e armamentos específicos. O desenho prevê 65 m de comprimento, 6,5 m de boca, propulsão híbrida (diesel-elétrico com bateria de íons de lítio), autonomia estendida e tripulação prevista de 25 militares.

Ainda sem valores divulgados ou cronograma fechado, a escolha entre dois submarinos de menor porte ou um equivalente à classe Tridente será definida conforme as negociações avançam. A prioridade é restaurar rapidamente a dissuasão submarina de Portugal, mantendo interoperabilidade com aliados da OTAN e garantindo a proteção das rotas marítimas atlânticas .

Além do acordo com Portugal, a HD HHI assinou memorandos com empresas como POSCO, Leonardo e Thales durante a MADEX, focando em inovação de materiais e exportação de capacidades navais avançadas — estratégia voltada para vencer concorrência e ampliar presença em mercados globais, especialmente entre países alinhados à OTAN.

Submarino NRP Tridente

Os submarinos Type 214 em operação possuem deslocamento de cerca de 2 020 t submersos, autonomia de até 60 dias e lançadores de torpedos e mísseis Sub‑Harpoon. As dificuldades recentes pressionam pela aquisição de soluções adicionais de menor custo e maior disponibilidade.

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Aéreo

Me lembro de uma matéria aqui mesmo do Poder Naval tempos atrás, do Naval Group francês reclamando que o ToT oferecido pela IKL à Turquia e Coréia do Sul, estava formando competidores para a indústria europeia e que era uma política francesa JAMAIS transferir tecnologia que permita a seus clientes um dia se tornarem competidores.
Um raro momento de sinceridade nesse mundinho de faz de conta das compras de tecnologias militares.

Carlos Campos

sim, mas se deram mal, pq o motor que eles ensinaram a SIATT a fazer foi o pontapé pra empresa andar, pra eles era obseleto, mas tem gente interessada além da MB e agora com os árabes vai ter concorrente.

Marcelo

A MBDA recebeu uma grana preta para transferir a tecnologia do motor (míssil MM-40) e auxiliar tecnicamente a avibras na construção do motor.
https://www.defesanet.com.br/naval/exocet-equipado-com-novo-motor-brasileiro-e-testado-com-sucesso/

Carlos Campos

Pois é acharam que ia dar em nada, e deu em um míssil que pode ser usado por seus cliente cativos

Last edited 19 dias atrás by Carlos Campos
Aéreo

Eu vejo o contrário Carlos.

Transferiram uma tecnologia de propulsão da década de 80, que ninguém mais utiliza, que só serve para mísseis dessa classe e não cria roadmap tecnológico com mísseis de cruzeiro.

Mantiveram o controle do programa, já que o buscador que é o principal componente do míssil é fornecido por uma filial da Thales.

Mantiveram a compatibilidade mecânica e lógica dos mísseis com a linha Exocet da MBDA nos navios da MB.

Não vi grande vantagem nesta ToT. Aliás, a tecnologia de propulsão sólida é algo que o Brasil tem boa experiência, com ou sem ajuda francesa.  

Elias

Qual o problema dos russos ? Espionar a costa de Portugal para que ?uma invasão se tornar dona do ocidente? Isso nunca vai acontecer, o mundo acaba antes com a guerra nuclear

Carlos Guedes

Para “cortar” cabos de comunicação sub-marinos, por exemplo…

Miguel Carvalho

Podiam aproveitar e encomendavam 3 fragatas modulares de uso geral.
Os sul coreanos tem propostas interessantes.
É bem mais interessante do que gastar dinheiro, num upgrade às Vasco da Gama, com mais de 30 anos.

Carlos

Os submarinos não são nenhuma novidade porque o Almirante Gouveia e Melo já fala disso à mais de um ano https://www.youtube.com/watch?v=wx5FS385eWo&ab_channel=PortugalDefense, e também não é novo a renovação de fragatas, já numa conferência intitulada “Visão do CEMA” datada de Abril de 2023 na rubrica “Renovação da Esquadra” o Almirante gouveia e Melo falava sobre a necessidade da renovação das fragatas da classe Vasco da Gama https://www.youtube.com/watch?v=KRtv32_UB2w&t=1717s&ab_channel=CaiafaMaster e já vi algo a mencionar a renovação e modernização de duas das fragatas https://www.youtube.com/watch?v=kVH7pewpauU&ab_channel=MilitaryExploration o que dará mais 15 a vinte anos de atividade e nesse tempo já existirão dados sobre a nova… Read more »

paulop

Quem diria: Coréia do Sul equipando os “menos favorecidos” da OTAN…

Miguel Carvalho

São os únicos com cacidade para fornecer com rapidez equipamento, dentro das necessidades tugas.
Devia ter AIP.
Já quando se comprou o Tridente e o Arpão se sabia que 2 era insuficiente.

Mig

Com as novas baterias o AIP não é tão importante

Miguel Carvalho

O AIP, não é importante ? Recarregar baterias sem ter que vir à superfície, não é uma mais-valia ? Eu acho que é.

Carlos

Claro que demonstras falta de conhecimento no que toca a falar da OTAN

Carlos Campos

então Portugal tem uma das principais marinhas da OTAN?

Mig

Não é das principais nem é das menos favorecidas.
Islândia
Albania
Montenegro
Croácia
Bulgaria
Romênia
Bélgica
Finlândia
Letónia
Estonia
Lituânia
Dinamarca (é comparável mas como a Dinamarca não têm sumarinos)

Carlos

Já te responderam mas acrescento que todo o mundo sabe que a Polónia tem um dos maiores exércitos da OTAN, mas a MP ainda é maior e melhor do que a Marinha polonesa. Mas além da inveja que já prejudicou Portugal ao longo da história, recordo-te coisas simples e pequenas. A MP organiza juntamente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto organiza desde 2010 o maior exercício com drones no mundo a que se juntou a partir de 2019, a OTAN https://www.youtube.com/watch?v=M0YvwfHW3_4&t=11s&ab_channel=MarinhaPortuguesa e todas as inovações que por aqui lês já a MP sabe porque as integrou em… Read more »

Carlos Campos

Não tenho inveda da MP, muito menos de Portugal, país que eu gosto e respeito muito, o fato do colega dizer que Portugal é um país menos favorecido é a realidade, tem menos dinheiro para comprar meios, apesar de ter poucos, são bons, conehcendo os produtos coreanos, ele dever mais barato que um Alemão, e se for escolhido será uma ótima escolha

Carlos

Deduzo que tenhas dito “inveja”, mas eu não disse que eras invejoso e tu sabes, porque parte da história de Portugal e do Brasil são comuns, houve quem queria as riquezas dos portugueses e vários combates houve, alguns dos quais em território brasileiro, claro que ainda hoje existem pessoas com inveja dos portugueses porque pensam que sabem mais e que não aceitam que em Portugal se viva melhor e que se saiba mais e que no passado recente tratavam os portugueses de PIGS, sigla que se traduz por Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha e que em inglês quer dizer “porcos”,… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Carlos
Diego

Acredito que a escolha pelos coreanos se justifica pelo preço e similaridade com os projetos alemães, acho que esses submarinos coreanos não devam ser muito diferentes dos alemães pois são evolução dos ikl que a Coréia comprou com ToT na década de 80, talvez por isso o almirantado português veja eles como uma opção, mas não entendo muito do assunto então é uma opinião mesmo.

Carlos

Talvez tenhas razão porque nada li de especifico, apenas sei que a MP andou com planos de construção dos navios reabastecedores consultando em vários estaleiros navais o custo pela construção porque a MP tinha 150 milhões de euros para construir um e por 100milhões constrói dois nos estaleiros da STM na Turquia e só depois desta pesquisa o Almirante propôs a construção de dois submarinos mais pequenos. talvez por proposta da HHI tenha surgido a ideia de compra e como arma dissuasora em águas portuguesas e a industria sul coreana está bem cotada em Portugal quanto mais não seja pela… Read more »

rui mendes

Então preferes mandar o dinheiro para fora da UE???
Todo o mundo tenta comprar em casa, mas alguns Europeus, que ainda por cima, têm a tecnologia, preferem comprar fora, sendo mais barato.
Continuem assim, os outros agradecem, mas quando houver alguma crise ou necessidade, não peçam a Bruxelas, peçam a quem deram dinheiro, verão a resposta.

Carlos

O mundo é global, a concorrência é global, e para não haver corrupção global, prefiro concurso e a compra pelo mais barato mas não perdendo a qualidade do que seja. Em momento nenhum falei sobre tecnologia e os produtos europeus são tecnicamente melhores, tal como os têxteis portugueses concorrem com o mundo todo porque são tecnicamente melhores e não pelo preço praticado, ou o calçado, já que até os próprios chineses compram calçado português porque não são feitos de plástico e deixam os pés respirar. Mas voltando às compras fora e dentro, recordo que a Alemanha não entrou com dinheiro… Read more »

Carlos Campos

Acho que em breve terá os com baterias de sódio

Miguel Matos

Porque é que tudo que compramos (já que estamos a gastar o dinheiro) é sempre o mais fraquinho, os mais pequeninos, e os mais sem armamento de ponta… é sempre tudo à pobrezinho, tudo sempre do mais parolo… que mentalidade tacanha… faz-me uma impressão. Independentemente de comprarem aos asiáticos ou não, comprem do mesmo porte do Tridente e Arpão ou até maior. No mínimo dos mínimos do mesmo tamanho. E carregados de tecnologia de ponta e armados até aos dentes. Que não sejam submarinos para andar a fazer festinhas às algas… porque num ataque contra nós em que tenhamos que… Read more »

Carlos

Vai brincar com carrinhos ou bonequinhas e deixa o debate para os mais graúdos. Uma coisa sei que quando cresceres não te quero para gestor de contas por isso e como não tens noção da dimensão do dinheiro nem da capacidade dos navios, o melhor é ires brincar com carrinhos ou bonequinhas porque português não és.

Last edited 16 dias atrás by Carlos
Miguel Matos

Olha lá dondoca, tens a noção do modelo que está prestes a ser comprado? Deixa o debate para os adultos que estão por dentro do assunto.

Português eu sou. Já tu com esse discurso parolo, não sei.

Last edited 16 dias atrás by Miguel Matos
Carlos

Dondoca e parolo és tu porque eu também sou português e nunca o escondi. Se nada entendes de marinha e de submarinos então remete-te à tua insignificância porque o teu saber é nulo comparado com o de Gouveia e Melo, que é da arma submarinista e o último submarino da marinha antes do Tridente e do Arpão, o Barracuda, que está em exposição e aberto ao público em Cacilhas, funcionava com recurso às baterias e a única coisa de que tenho pena é que os novos não tenham sistema AIP, mas nem eu nem tu sabemos do custo destes, nem… Read more »

Miguel Matos

Podes opinar mas com respeito… por favor respeita a minha opinião. Obrigado. Eu apenas quero o melhor para Portugal.

Carlos

Que assim seja
Mas lembra-te que arrogância não é uma virtude, mas sim um defeito e saber não ocupa lugar

Last edited 15 dias atrás by Carlos
Miguel Matos

Afinal parece que poderá haver a hipótese de um 3° submarino ao invés de 2 mais pequenos. Assim sendo, como sempre foi referido tanto pelo antigo CEMA, como o actual CEMA, será um submarino oceânico e não tanto um com características mais costeiras, neste caso os 2 tais mais pequenos. Se recair a escolha apenas em 1, será de porte equivalente ao type 214 Tridente e Arpão. Submarinos da Classe Tridente (à qual pertencem o NRP Tridente e o NRP Arpão) têm as seguintes características: * Comprimento: 67,9 metros (aproximadamente 68 metros). * Largura (diâmetro do casco resistente): 6,3 metros.… Read more »