A China Shipbuilding Trading Co. Ltd. (CSSC) se destaca na Indo Defence 2025, realizada em Jacarta entre 11 e 14 de junho, reforçando seus esforços de internacionalização no setor naval e de defesa.

A CSSC apresentou seu vasto portfólio, que inclui plataformas civis e militares — desde petroleiros e navios mercantes até porta-helicópteros, fragatas, submarinos, navios de patrulha e sistemas de combate. A empresa, parte do gigante estatal China State Shipbuilding Corporation (CSSC), é considerada a maior construtora naval comercial do mundo, com atuação global e mais de 196 mil empregados.

A participação na mostra reflete a estratégia chinesa de expandir sua presença em mercados sul-asiáticos e de promover a “fusão militar-civil” — integrando tecnologias navais comerciais e de defesa. No contexto da feira, a CSSC oferece tecnologias de submarinos convencionais AIP, fragatas e outros sistemas marítimos avançados, mirando potencial parceria com a Indonésia.

A presença chinesa, porém, ocorre num momento delicado: apesar de haver interesse, analistas indicam que Jacarta mantém cautela, pois busca equilibrar suas cooperações de defesa entre potências ocidentais e regionais. Mesmo assim, a posição da CSSC na feira contribui para fortalecer os laços bilaterais e abrir diálogo sobre projetos de defesa naval — como a avaliação de submarinos chineses Type 039A ex-PLA Navy.

Além de promover navios para múltiplos cenários (comercial, patrulha, guerra), a CSSC aproveitou a Indo Defence para conectar-se a estaleiros locais, autoridades militares e potenciais parceiros técnicos, reforçando sua imagem como fornecedor global.

FOTOS: Instituto KERIS

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamom

Com a atual capacidade da industria naval chinesa, são capazes de entregar eventuais compras de navios novos a serem construídos, mais rápido do qualquer outro país.

Last edited 21 dias atrás by Hamom
Marcelo

Alguem sabe o preço unitário do porta helicóptero chines ?

Padofull

Em $ ou em almas?

Otto Lima

Em um passado não tão distante, os estaleiros chineses produziam cópias de navios soviéticos projetados na década de 1950. Agora os estaleiros chineses exportam navios de guerra e mercantes desenvolvidos localmente e no estado da arte, produzindo mais, melhor e mais rápido do que qualquer outro país do mundo, exceto Japão e Coreia do Sul, os únicos que ainda rivalizam com a China na indústria naval.

Last edited 20 dias atrás by Otto Lima