A Marinha Russa comissionou oficialmente o submarino Yakutsk, o último da série de 12 unidades do Projeto 636.3, conhecida como “Varshavyanka” ou Classe Kilo segundo a designação da OTAN, em cerimônia realizada no Estaleiro Admiralty, em São Petersburgo, no dia 11 de junho de 2025.

A solenidade contou com a presença de autoridades navais russas, incluindo o vice-almirante Vladimir Vorobyov, que representou o Chefe da Marinha e elogiou os construtores e a tripulação, destacando a honra de servir a bordo do novo submarino.

O Yakutsk conclui uma série de seis submarinos destinados à Frota do Pacífico, todos construídos no mesmo estaleiro desde 2019. O Projeto 636.3 representa uma evolução da Classe Kilo, trazendo melhorias significativas em furtividade acústica, sistemas de sonar e a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro Kalibr diretamente pelos tubos de torpedo.

Com aproximadamente 74 metros de comprimento e deslocamento submerso de cerca de 3.900 toneladas, o Yakutsk está equipado com seis tubos de torpedo de 533 mm, compatíveis com torpedos pesados e mísseis Kalibr-PL.

A entrada em serviço do Yakutsk reforça o poder naval da Rússia na região do Pacífico, ampliando sua capacidade estratégica de dissuasão e projeção de força em uma área geopolítica sensível. A conclusão deste ciclo de entregas demonstra a prioridade russa na modernização contínua de sua frota convencional.

Classe Kilo

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Em 2027 entra em serviço outro classe Kilo, projeto 636.3, que receberá o nome de Mariupol.

Será que a Rússia pretende devolver Mariupol para a Ucrânia?
Chora Ucrânia. Melhor se render logo para perder menos território.

Em 2029 lançam o submarino Chasiv Yar. A moda agora é homenagear as conquistas de território russas

rui mendes

O Submarino Kiev (foi a primeira homenagem, para a guerra que ia acabar em 3 semanas) foi vendido, em Março de 2022, estava novíssimo, tinha só 3 semanas, mas depois veio a público, que afinal não foi vendido, foi fazer companhia ao destroyer Moscovo, que se estava a sentir sozinho, no fundo do mar.

Bigliazzi

Não atira na cara para não estragar o enterro…

Bigliazzi

Eu comprei um cachorro e dei o nome dele de Pluto… conquistei a Disney?

Elint

Esses nomes são bem interessantes.
Quando eu era mais moleque, também comprava da mulher do carrinho que passava na rua. Ela vendia bastante Yakutsk.

Bigliazzi

Que parte da Ucrania ela havia conquistado?? No Carrefour perto de casa sempre anunciam Yorguthy… acho que também venceram na Ucrania…

Fernando Portes

Os caras estão em guerra e ainda arranja um tempinho para lançar um sub.

JPtapi

É diesel-elétrico ?

BraZil

01 unidade pronta, por ano, só sinto inveja e admiração pela fibra do povo Russo. Se tivéssemos metade da fibra deles, o desenho geopolítico do Atlantico Sul seria outro….