Naval Group destaca submarinos e fragatas de última geração na Indo Defence 2025

Jakarta, 12 de junho de 2025 — O Naval Group, referência global em defesa naval, está participando da 10ª edição da feira Indo Defence, realizada de 11 a 14 de junho em Jacarta, Indonésia. A presença do grupo francês reforça o fortalecimento da parceria estratégica com o país asiático, ao exibir suas soluções avançadas em submarinos e navios de superfície no estande A065 do evento.
Durante a feira, o Naval Group reiterou seu compromisso com o desenvolvimento da autonomia naval e industrial da Indonésia. A colaboração entre França e Indonésia foi formalizada em 2021 por meio de um acordo de cooperação em defesa, seguido, em 2022, pela assinatura de uma parceria estratégica entre o Naval Group e o estaleiro estatal PT PAL. Essa parceria inclui a criação de um centro conjunto de pesquisa e desenvolvimento, com participação de universidades e centros de pesquisa locais.
O marco mais recente dessa cooperação ocorreu em março de 2024, quando a Indonésia selecionou oficialmente o Naval Group e o PT PAL para fornecer dois submarinos Scorpène® Evolved, que serão construídos localmente em Surabaia. Um novo passo foi dado em maio de 2025, com a assinatura de uma carta de intenções entre os dois países, prevendo a possível aquisição de mais submarinos Scorpène® e fragatas Belh@rra®.
Na exposição, o Naval Group está apresentando sua oferta completa para frotas modernas, com destaque para:
- Submarino Scorpène®: Submarino convencional de ataque equipado com o sistema de combate SUBTICS®, projetado para missões em águas profundas e rasas, incluindo guerra antissuperfície e antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência. Com 14 unidades já construídas globalmente (incluindo Brasil e Chile), o Scorpène® é reconhecido por sua adaptabilidade e constante atualização tecnológica.
- Fragata Belh@rra® (FDI): Fragata de primeira linha multimisão, concebida para operações de alta intensidade e equipada com tecnologias de última geração em guerra antiaérea, antissubmarina, antissuperfície e assimétrica. A Belh@rra® já foi encomendada pelas marinhas da França e da Grécia, com as primeiras entregas previstas para 2025.
A atuação do Naval Group na Indonésia reforça seu papel como parceiro confiável de mais de 50 marinhas ao redor do mundo. Com mais de 400 anos de experiência na construção e manutenção de meios navais, o grupo francês se destaca por sua capacidade de adaptação às necessidades dos clientes e integração com as indústrias locais, oferecendo soluções testadas em combate e tecnologicamente avançadas.
A feira Indo Defence 2025 serve como plataforma estratégica para aprofundar a cooperação França–Indonésia no setor naval, ampliando as perspectivas de novos contratos e desenvolvimento conjunto de capacidades industriais e tecnológicas.
DIVULGAÇÃO: Naval Group
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE
