A Coreia do Norte relançou com sucesso seu segundo destróier de 5.000 toneladas, agora batizado de Kang Kon, após danos ocorridos em maio, e anunciou a construção de mais duas embarcações da mesma classe no próximo ano.

O líder Kim Jong Un presidiu a cerimônia de relançamento no estaleiro de Rajin, declarando que o reforço naval visa responder a ameaças vindas dos Estados Unidos e seus aliados com “ações militares absolutas” e alinhando-se à estratégia de expandir o alcance das operações navais norte-coreanas no Pacífico.

O destróier havia sofrido danos estruturais graves em seu lançamento inicial, em Chongjin, quando escorregou durante um procedimento de “side-launch”, causando emborcamento parcial. Após o incidente de maio, Kim Jong Un ordenou reparos imediatos e supervisionou pessoalmente, em 12 de junho de 2025, a segunda cerimônia de lançamento da embarcação no estaleiro de Rajin, numa demonstração de recuperação rápida e eficiência técnica.

Programa de expansão naval

Durante o evento, Kim revelou que a Comissão Militar Central aprovou a construção de mais dois destróieres de 5.000 toneladas para o próximo ano, reforçando o programa de desenvolvimento naval do país. Nomeados em homenagem a heróis militares — Kang Kon foi o primeiro chefe do Estado-Maior do Exército Popular de Libertação morto na Guerra da Coreia —, esses navios são tratados como unidades capitais e terão papel central em grupos-tarefa da Marinha norte-coreana.

No discurso, Kim Jong Un acusou os EUA e seus aliados de intensificarem as ameaças à segurança da Coreia do Norte e advertiu que Pyongyang responderá com “poder correspondente” e “ações militares absolutas” caso suas fronteiras sejam provocadas. Essa retórica reafirma o endurecimento da política de defesa norte-coreana, desconsiderando recentes gestos diplomáticos de Washington e enfatizando a dissuasão por meio do fortalecimento da frota naval.

VEJA TAMBÉM:

Destróier norte-coreano sofre acidente grave durante lançamento em Chongjin

Coreia do Norte recupera destróier após lançamento fracassado em Chongjin

Coreia do Norte lança novo destróier multifuncional de 5 mil toneladas

Coreia do Norte realiza testes de armas com o novo destróier ‘Choe Hyon’

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dom Lazier

Como pode a Coreia do Norte sim e a república das bananas não.

FERNANDO

risos, risos,
Por que, será né!!!
Por que será!
Parabéns ao senhor GORDINHO.

Palpiteiro

Gostem ou não, é um líder

Fábio CDC

Bom, a CN é o único país do mundo que condena cidadãos a morte por fuzilamento porque comeram outros camaradas, em atos de canibalismo, por absoluta falta de carne.
.
Quando você priva a população até do básico para sobreviver como comida e destina tudo para as FA´s e indústria armamentista, P&D, aquisições, manutenções, treinamentos, etc, é natural que eles consigam isso e muito mais. Agora o povo toma na tampa com força.

Talisson

Canibais não devem ser punidos? Malditos comunistas kkkkk

Camargoer.

Suponho que o fato do governo da Coreia do Norte usar cerca de 1/3 dos recursos de seu PIB em gastos com defesa, o fato da população da Coreia do Norte ser uma fração da população brasileira, que o país seja do tamanho de um estado brasileiro, portanto com uma demanda de infraestrutura pequena comparada com a brasileira, que em função do país ser uma ditadura há pouca resistência no Partido único para gastos militas e, talvez tão ou mais importante, o ditador coreano precisa garantir o apoio das forças armadas para exercer seu poder, possas explicar parcialmente o que… Read more »

Marcos

“a inexistência de uma elite financista que domina os gastos publico”

Quando um governo arrecada 45% do PIB e consegue gastar mais que isso fazendo um divida astronômica e perde credibilidade financeira e precisa de juros estratosféricos para conter a inflação e rolar a divida, a culpa não deve ser da elite financista que domina os gastos publico…

Phebot

EDITADO
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Fábio Mayer

As elites brasileiras, são altos funcionários públicos (juizes, promotores, auditores fiscais, etc…) e empresários com negócios com o Estado. Ou seja, gente para quem gasto público (salários acima do teto e subsídios) é vida.

MMerlin

Porque lá você não tem uma classe política que corrói o orçamento.

Lá não existe um judiciário que cria aditivos salariais à revelia.

E lá também não existem programas sociais que são criados e distribuídos sem o mínimos controle.
Para os que não sabem, no ano de 2024 apenas os dois maiores programas, que são Bolsa Família e BPC, consumiram juntos 10% de toda arrecadação federal.

Matheus

Lá tambem não tem liberdadade, comida… coisitas básicas.

MMerlin

Sim.
Lá os recursos são escassos.
Male mal tem papel higiênico.
E o garotinho metido a ditador redireciona tudo para seu gabinete e setor militar.
Sobra pouco pro resto.

Jagderband#44

Já estão melhores que nós em termos de combatentes de superfície.

Palpiteiro

Estão em guerra declarada a mais de 70 anos.

Guizmo

Inacreditável….fizeram o impossível

Dr. Mundico

Em algumas circunstâncias, fazer o impossível é mais fácil do que fazer o necessário.

Kaio oliveira

Posso tá errado mais só a terceira foto parece real, o resto e CGI. Não podemos esquecer que por trás da Coreia, tem a China

Dr. Mundico

Olhando atentamente, a segunda foto não “bate” com a quinta foto.
Na segunda foto vemos oficiais saudando uma placa comemorativa com letreiros acima.
Na quinta foto, no mesmo lugar…não tem nada!

Deadeye

São dois eventos diferentes, as fotos são representativas apenas.

Neto

Man, tem um pano. Provavelmente antes e depois.
.
Creio que se houve qualquer problema grave na estrutura do casco, soldaram do jeito que deu para fazer a reapresentação do navio.
.
Todos os graves problemas de entrada de agua serão sanados depois, ou escondidos sendo o casco usado para qualquer outra função (treinamento) em função de seu leiaute de combate.
.
deixar o casco flutuando no dique é algo possível. Se ele vai navegar, se há problemas na parte elétrica ou qualquer outra coisa, podemos apenas supor, eu suponho.
.
Pintar a parte externa é rápido.

Dr. Mundico

Três questões:
Seria possível desvirar e recuperar essa embarcação em menos de 20 dias?
Esse acidente não teria comprometido a estrutura , sistemas e equilíbrio dinâmico da nave, tendo em vista que houve alagamento e provável torção na estrutura?
Daria tempo da tinta secar?

Fábio CDC

Apesar de ser um completo analfabeto no tema, arrisco dizer que a resposta a todas as suas perguntas, com exceção da tinta, deve ser NÃO. O navio literalmente capotou, entrou água em tudo que era de buraco, sistemas eletrônicos, elétricos, tudo que levou água do mar foi perdido ou comprometido.
.
Há uma grande chance dessas fotos serem montagens.

JHF

Devemos ser mais permissivos as novidades da inovação naval da KN. Destróier com capacidade subaquática. Muito bom.

Palpiteiro

Os nossos não tem essa capacidade, bem, não temos nenhum destróier.

Palpiteiro

Sendo leigo no assunto, eu diria que eles fariam o conserto mais rápido que aqui. Primeiro teríamos que abrir uma licitação para destombar o navio, depois outra para fazer análise dos dados e assim vai…

JHF

“Primeiro teríamos que abrir uma licitação para destombar o navio” Só nesta frase levaremos de 6 a 8 meses…..

Ivan herrera

Duvido muito rssss,essas fotos sei não viu, com essa rapidez relançar um navio desse porte , aquilo deve ter entortado toda estrutura.

Carlos

Tem muita foto nesse CGI.

PY3TO - Rudi

Saudações a Todos…entrando agua do mar , os sistemas eletricos , radar , consoles de radar , sistemas de comunicações , e outra equipamentos digitais , não estariam condenados? não teriam que substituir toda a fiação? seria tão rapido fazer isso?

JHF

Só virar ao contrário resolve, sem problemas.

Fábio Mayer

Deu-se uma garibada na parte externa para a cerimônia com o gordinho, o resto vem depois…

Nemo

Acho que o Kim sabe como motivar as pessoas.

Fábio Mayer

o medo faz coisas impossíveis acontecerem!

Leandro Costa

Nada como um martelinho de ouro, lixada e pintura nova!

Esteves

A Coreia do Norte consegue construir navios militares devido a uma combinação de fatores históricos, estratégicos e industriais. Apesar das severas sanções internacionais, o país tem uma base industrial militar relativamente desenvolvida e autossuficiente em vários setores. Indústria de Defesa Autônoma Desde os anos 1960, a Coreia do Norte investe pesadamente em autossuficiência militar, seguindo a doutrina Juche (autossuficiência). Com isso: Criou estaleiros navais próprios. Desenvolveu capacidades locais para produzir aço, motores e sistemas eletrônicos básicos. Modificou ou copiou tecnologias estrangeiras (principalmente soviéticas e chinesas). Estaleiros Militares A Coreia do Norte possui vários estaleiros, entre eles: Estaleiro de Nampho (no… Read more »

Antonio Palhares

Disse o que é. E não o que o torcedor espera.

BraZil

Parabéns a quem faz acontecer. Fato é que em poucos anos, continuaremos sendo minúsculos e “democráticos” e os que consideramos minúsculos, por sermos muito ignorantes, estarão cada vez mais fortes…e em algum momento, haverá avanços em tecnologia espacial, chips e agricultura etc e os críticos de plantão ficarão como??

Dr. Mundico

Excelente e adequada comparação.

Colombelli

E a qualidade? Ditaduras vivem de embuste. Perguntem aos russos sobre as munições de artilharia da CN….

Alex Barreto Cypriano

Li ‘Kong Kan’ e na minha cabeça, sob a impressão da vergonha que Kim passou, me veio Kon Kan, Harry Houdini. Imagine os marinheiros cantando a canção e Kim dançando o tecno. KKK, Psicodélico…

Last edited 20 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
José Luís

As pessoas se assustam aqui porque?
Porque é normal aqui em banania, levar 40 anos pra desenvolver um mísero míssil anti carro, atrasar entrega de caças, levar décadas num cronograma de entrega de caça tanques, levar 50 anos desenvolver o Sub Nucl, estamos acostumados com a morosidade, com a violência, corrupção, etc, só não estamos acostumados com a eficiência e agilidade. E se for verdade que realmente recuperaram, qual espanto nisso. Se presta ou não, não dá pra saber, pois recentemente até o Rafale foi “por água abaixo”.

Fábio Mayer

Por esse ponto de vista, você tem absoluta razão!

Santamariense

Esse é o “King Kong”… O próximo deve ser o “Godzilla”… Epa, Godzilla é japonês….
Homenzinho patético…tá cada vez mais parecido com o Nhônho…

naval762

“Mas veja bem… é que… é que…”, “por que o bostil é isso… é aquilo…”, “mas e a educação… e a saúde… e a justiça social?”. No final das contas quem quer consegue e os nossos governantes não querem, basta olhar a Índia e lembrar do fato de que lá não é uma ditadura. A população tá curtindo o são joão após curtir o carnaval, nossas forças armadas vivem com o pires na mão enquanto os nossos generais, nos coquetéis, fazem política e garantem suas promoções; podem tentar explicar e justificar da maneira que quiserem, o fato é que poucos… Read more »

Esteves

A Índia é obrigada a fazer. Esta metida com guerra de fronteiras, contestações quanto à soberanias, vizinhos nucleares, movimentos separatistas.

Assim como o a China a % da população trabalhando passa de 600 milhões e…tem o Índico.

El Cid

MB: quais navios eles vão desativar para vender, hein?

M A

Agora valendo, mas espera está na Doca, tá raso e de boias (aquela de pneus mesmo), tem paredes dos dois lados, alguma pessoas do projeto infelizmente não conseguiram estar presentes (devido ao ocorrido no primeiro lançamento (que espetáculo), vamos aguardar no mar de verdade se for!!! Infelizmente o preço é alto para os norte-coreanos (trabalho escravo, fome, medo, um mundo fechado em ideologia idiota em forma de ditadura e sombras)…..

Rustam

For those who are interested in the technical side, this destroyer, like the first one, is equipped with the latest Russian anti-aircraft missile system “Pantsir-M”.

Tutor

Quanto coitados estão nesse momento minerando carvão com as mãos por causa do capotamento desse navio?

Pablo

“Após o incidente de maio, Kim Jong Un ordenou reparos imediatos e supervisionou pessoalmente”

Cabeças vao rolar.
Nunca um ditado fez tanto sentido