A mais nova embarcação de guerra da Royal Navy, a fragata HMS Venturer, foi lançada neste fim de semana, após ser cuidadosamente deslocada pelas águas do estuário do Forth, em plena vista de Edimburgo. A operação de “float-off” — retirada da barcaça submersível que a transportava — marca o encerramento da fase estrutural do projeto e o início do processo de integração de seus sistemas de combate e propulsão, previsto para se estender até o início de 2027.

A fragata HMS Venturer, primeira de cinco da classe Type 31 “Inspiration”, foi removida do hangar de montagem em Rosyth e colocada sobre a barcaça parcialmente submersível CD01 no fim de maio. Na segunda-feira, a barcaça foi rebocada até águas abrigadas próximas a Leith Docks, onde engenheiros da Babcock International iniciaram a delicada operação de elevação do navio, garantindo sua flutuabilidade e estanqueidade da estrutura. Ao entardecer de sábado, rebocadores levaram a fragata num percurso de 11 milhas sob as três pontes do Forth — Forth Bridge, Forth Road Bridge e Queensferry Crossing — rumo ao leito do rio, cumprindo o chamado “maiden voyage” fluvial.

A bordo da Venturer estavam membros da tripulação inicial e dezenas de trabalhadores e engenheiros da Babcock que acompanham o projeto desde o corte de aço em setembro de 2021. O comandante Chris Cozens, Senior Naval Officer do navio, descreveu o momento como “a culminação da fase estrutural de construção antes do início final da instalação de sistemas e comissionamento”.

Type 31

A HMS Venturer desloca 5.700 toneladas e foi concebida para operar como fragata multipropósito, dotada de um canhão de 57 mm, dois canhões de 40 mm e sistema de defesa aérea Sea Ceptor, além de um convoo capaz de receber helicópteros Merlin e Wildcat. Após o float-off, a fragata será rebocada de volta a Rosyth, onde ficará no Dry Dock No. 3 para instalação de seus sensores, sistemas de combate e propulsão ao longo de um período de seis a nove meses, com provas em mar aberto programados para 2026–27.

A classe Type 31 visa substituir as fragatas Type 23 e proporcionar à Royal Navy um perfil de construção mais ágil, com ambição de ter as cinco unidades em serviço até 2030. Além da Venturer, as próximas unidades — HMS Active e HMS Formidable — já progridem em estágios avançados de montagem em Rosyth, reforçando a meta de “cinco fragatas em serviço em dez anos”, conforme destaca Sir Nick Hine, CEO da divisão naval da Babcock.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo

Talvez em 2065 vamos ver ela na MB

Heli

Se a humanidade chegar até 2065, e se o Chile nao pegar antes de nos, aí sim é possível sim tê-la na MB

Fernando Vieira

Se essa fragata é a primeira da classe, a classe não deveria se chamar Venturer? Ou tem uma HMS Inspiration também em construção por aí?

Dalton

É uma forma de chamar a classe pois as unidades homenageiam navios cujas carreiras foram inspiradoras no passado.
.
As “Type 23” das quais a primeira foi a HMS Norfolk também são conhecidas como classe “Duque” por serem chamadas após “Ducados” e as “Inspirations” serão melhor conhecidas como Type 31.
.
De cabeça agora lembro dos cruzadores “classe County”, britânicos que combateram na II Guerra, com nomes de condados, mesmo havendo entre eles pequenas diferenças separados em subclasses conhecidas como “Kent”, “London” e Norfolk”.

Padofull

É mais uma tradição. Não uma regra

Camargoer.

Sel lá agora.. parece que as FCT com metade do deslocamento têm mais poder de fogo com mísseis antinavio e um canhão de 76 mm

Wellington

Também achei muito estranho, esse deslocamento com um canhão de 57mm, sem lançadores de mísseis antinavio e sem torpedos.
Talvez a intenção seria essa mesmo, uma fragata com grande alcance para fazer patrulha.
Aí o trabalho pesado vai ficar com as Type26.
Sei lá, deve ser isso rsrr…

Luís Henrique

Parece que ela terá um MK41 com 32 células no futuro. O Future Cruise/anti-ship missile poderá ser usado nestas células. 8 células podem abrigar 32 Sea Ceptor e as 24 células podem ser equipadas com mísseis antiaéreos de longo alcance ou mísseis antinavio e de cruzeiro. Também estão analisando se devem usar o NSM ou o Tomahawk. No caso do NSM, o lançador conteirável poderá ser retirada das Type 23 e instalado na Type 31. Sobre o canhão, o 57mm é comparável ao 76 mm. Apesar de ser um pouco menor sua cadência é superior o que o torna um… Read more »

Abner

Pelo que li tem espaço e opções de VLS para integrar nos navios.
Acho que posteriormente vão incluir essas opções além do Sea Ceptor.

Wellington

Entendi Luís, aparentemente é uma fragata modular e com certeza podem acrescentar novos armamentos caso necessário.
Mas no geral, seria um sonho uns 4 navios desse porte na nossa MB.

Rudney Buarque

Se as Tamandaré são Fragatas, essas, na MB, seriam CT…

Camargoer.

Podem ser battleships.. ou Brigue… ou Nau.. ou Contrafragueteira..,

Nelson Junior

Cruzadores

Camargoer.

Cruvetas. corvedores.. fragadores também fica legal.

Last edited 18 dias atrás by Camargoer.
Luís Henrique

Sim, as adquiridas pela Indonésia parece que virão com 2 canhões de 76 mm, 1 CIWS de 35mm e 64 células VLS do sistema MIDLAS turco.

Mercenário

Sim, como colocou o Luís Henrique, as Type 31 vão ter o lançador Mk41 com 32 células. As duas primeiras vão ser lançadas sem, mas vão receber os lançadores durante o CEP (capability insertion period): https://www.babcockinternational.com/news/babcock-awarded-capability-insertion-period-contract-by-uk-mod-for-type-31-frigates/

E vão utilizar os NSM (11 sets de oito mísseis foram adquiridos, apenas 3 sets entregues até o momento), assim como as Type 45. A Type 26 já deve aguardar para o novo míssil desenvolvido em conjunto com França e, mais recentemente, Itália.

Dom Lazier

Uai cade o resto dos misseis anti aéreos, Ta pior que a Tamandaré parece.

Abner

Não entendi muito bem a capacidade de ataque.
Vai ter apenas o Sea Ceptor como principal sistema ou vai operar futuramente outros tipos.

Guizmo

Mas que bela porcaria de armamento…..pra ser armada assim era melhor nem construir

Burgos

Mal armadas ou bem armadas, pelo menos não são navios fakes ou mera plataformas de lançamento de mísseis 😏
Entendedores, entenderão 👍

Last edited 19 dias atrás by Burgos