China comemora o terceiro aniversário de lançamento do porta-aviões chinês ‘Fujian’ preparando a entrada em serviço em 2025

A República Popular da China deverá colocar em serviço seu mais moderno porta-aviões, o Fujian (Type 003), ainda em 2025, ampliando significativamente suas capacidades de projeção naval no Pacífico e desafiando o domínio histórico dos EUA na região.
Lançado em 17 de junho de 2022 no estaleiro de Jiangnan, o Fujian distingue-se por ser o primeiro porta-aviões chinês de propulsão convencional do tipo CATOBAR, utilizando catapultas eletromagnéticas, tecnologia que antes era exclusiva dos porta-aviões nucleares da classe “Gerald R. Ford”, dos EUA. Com deslocamento superior a 80 000 toneladas, o navio possui convés de voo plano ao longo de todo o casco e três catapultas eletromagnéticas, além de sistema de parada para recuperação de aeronaves.
O porta-aviões já completou oito provas de mar desde maio de 2024, acumulando mais de 100 dias de testes. No mais recente ensaio, em maio, foram realizadas operações com o caça stealth J‑35, indicando que o navio está na fase final de qualificação antes da integração à frota ativa.

O Fujian deverá operar uma variedade de aeronaves de combate, incluindo o caça embarcado J‑15T, o avião de guerra eletrônica J‑15D, o caça stealth J‑35, o AEW&C KJ‑600, além de helicópteros e drones, abrindo caminho para um novo perfil de capacidades da Marinha Chinesa.
Este avanço se seguirá às operações conjuntas inéditas dos porta-aviões Liaoning e Shandong nas águas do Pacífico, com incursões além da chamada ” primeira-cadeia de ilhas”, incluindo proximidades de Guam. Tais manobras elevam preocupações de Japão e Taiwan sobre as ambições expansionistas da China na região.


Analistas ressaltam que, com o comissionamento do Fujian, a China entrará oficialmente em uma “era de três porta‑aviões”, e tem planos para construir ainda um quarto com propulsão nuclear (Type 004).
O crescente poder naval da China representa um desafio direto à superioridade americana, que conta atualmente com 11 porta-aviões nucleares. A entrada em serviço do Fujian colocará a frota chinesa numa nova fase de projeção de poder, com capacidades semelhantes às operadas pelos EUA no Indo-Pacífico.

A China tem muita coisa para comemorar, inclusive a provável entrada dos EUA em mais um atoleiro no Oriente Médio.
Na China o fim da Segunda Guerra Mundial e o fim da Segunda Guerra Sino-Japonesa é comemorado no dia 2 de setembro.
Especula-se que o Fujian será comissionado nesta data…
Estão preparando um mega desfile cívico nesse dia. Muito diferente daquele organizado por Trump. Rs
Eu li que o exército tinha bolado outra coisa. Exposição estática de material militar, uma linha do tempo, feira de alistamento, mostra de novos equipamentos, shows, performances etc. Tiveram que mudar na ultima hora pra agradar um senhor idoso que pinta os cabelos.
Dia 2 de Setembro foi o dia em que o instrumento de rendição foi assinado à bordo do USS Missouri. É o dia ‘VJ’ para todo Mundo, mesmo que o cessar fogo tenha ocorrido no dia 15 de Agosto.
”15 de agosto é o Dia da Vitória sobre o Japão oficial para o Reino Unido , enquanto a comemoração oficial nos EUA é 2 de setembro.”
Alguém já viu em combate algum desses caças chineses? Muito menos esses porta-aviões de brinquedo kkkk
Parece que a Índia também não viu os caças chineses do Paquistão em combate, mas sentiu os mísseis…
Alguém já viu os porta aviões americanos em combate real? Onde o oponente não possua enorme disparidade de força ?
Chineses e Russos só esperando os iranianos testar
Via Irã, confia, a garantia somos nosostros.
Porta aviões é para chutar cachorro morto. Países água de salsicha. Se um país possui o mínimo para dissuadir de fato um agressor, ninguém vai expor um alvo desse tamanho e com peso desmoralizante caso seja afundado.
A China é ou possui: 1 – A maior Marinha do mundo em quantidade 2 – A segunda maior Marinha do mundo em tonelagem 3 – 3 porta aviões, um deles com a difícil e exclusiva tecnologia de catapulta eletromagnética 4 – Mísseis intercontinentais de longo alcance, incluindo hipersônicos e nucleares 5 – Aviões de quinta e também já de sexta geração 6 – Programa Espacial robusto e consolidado (Missões na Lua e Marte) 7 – Estação Espacial própria 8 – Tecnologia para construção de ilhas artificiais 9 – A maior indústria do mundo 10 – Indústria de carros elétricos… Read more »
Faltou os juros
Faltou o pior judiciário e um dos mais corruPTos do mundo.
É tanta coisa “boa”que esse país tem que faltariam páginas.
Sim, o J-10 versão de exportação. O mesmo que derrubou pelo menos 1 Rafale confirmado no último embate India Paquistão
E os PA da reserva da US Navy ? Acredito que os EUA tenham mais que 11.
Não há nenhum na “reserva”.
Os Classe America + F-35B e V-22 Osprey [e outros] , creio que podem ser considerados, senão uma ”reserva”, pelo menos complementares…
O USS Tripoli de fato embarcou por uns dias durante um exercício 20 F-35Bs poucos anos atrás, mas, isso não é nem será feito de forma regular pois afeta a principal função desse tipo de navio que é o transporte e desembarque de fuzileiros navais, daí 6 ou 7 F-35Bs normalmente serem transportados para oferecerem um mínimo de apoio aéreo. . E apenas os 2 primeiros classe America possuem melhores condições de operar o F-35B já que a doca para embarcações e veículos anfíbios foi suprimida permitindo dobrar a capacidade de combustível para os jatos, especula-se que um número menor… Read more »
Valeu!
Ok, acho q li em algum lugar sobre uma “Ghost Fleet” que seria a reserva da US Navy e que inclusive alguns PA poderiam voltar rapidamente ao serviço em caso de necessidade.
O último que foi para a reserva com potencial de ser reativado foi o convencional “Kitty Hawk” retirado de serviço em 2009, pois previa-se atrasos na entrega do “Gerald Ford”, mas, depois de uns 3 anos surgiram informações de que ele não estava sendo devidamente preservado e “oficialmente” deixou essa capacidade em 2017 e anos mais tarde foi rebocado para o Texas e desmantelado. . O “Enterprise” que durou até dezembro de 2012 por ter propulsão nuclear nem mesmo foi considerado para possível reativação, passou por um longo processo de inativação que durou 5 anos e passou à aguardar a… Read more »
A USN não possui nenhum PA na reserva.
Eu acho ele o porta aviões mais bonito do mundo. Tem alguma coisa nele que me pega muito.
O desenho geral é muito parecido com qualquer outro. A diferença é que está novinho: pinturas frescas, etc…
Porta aviões da shopie
E o Brasil, quantos possui e opera?
Pegando um “gancho”, ontem o Lourival Santana da CNN cujos comentários aprecio
disse que há “50 Porta aviões no mundo”, citando apenas 6 países, EUA, RU, China
França, Índia e Itália, porém, mesmo incluindo os Navios de Assalto Anfíbio como os 3 “Mistral” franceses e 4 “075” chineses não se chega nem perto.
.
De memória inclui o Japão, Coreia do Sul, Rússia (Almirante Kuznetsov), Espanha
Turquia e Austrália e embora ele tenha comentado que o Brasil tem apenas 1
“Porta Helicópteros” incluindo-o consegui “fechar a conta” do 50, mesmo levando em consideração que muitos operam apenas helicópteros.
Os comentários do Lourival, apesar de um pouco enviesados, são mesmo interessantes. Bons números e ponto de vista, Dalton, obrigado. Quando falamos de porta-aviões, nem sempre incluímos estes outros meios.
Se é da Shoppee podemos comprar. O chato são as taxas das brusinhas do Haddad que o velho da Havan pediu.
Quando um país tem projetos quinquenais e de longo prazo, é isto que acontece. Não há segredos. Já no Brasil (e em todo o Ocidente), o governo da vez faz o máximo possível para destruir o pouco que foi construído no governo anterior…
Negócio é fazer igual alguns comentaristas, fechar os olhos e fingir que eles não existem.
A situação atual favorece China e Rússia, enquanto os Estados Unidos enfrentam desafios econômicos sérios, como recessão iminente, alta dívida pública, aumento de juros, inflação e custo de vida. As coisas estão muito diferentes de cinco anos atrás, e mais cedo ou mais tarde, os efeitos dessas dificuldades cobrarão seu preço — e nem mesmo o dólar poderá resolver.