Caças J-15D, J-15T e J-35

A Aviação Naval da China vive uma transformação profunda e acelerada, marcada pelo rápido desenvolvimento de aeronaves embarcadas modernas e pela construção de uma nova geração de porta-aviões de alta capacidade. Em pouco mais de uma década, a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) deixou para trás uma frota incipiente para se tornar um competidor global com ambições claras de desafiar o domínio dos EUA no Pacífico.

O progresso é notável tanto em termos de cronograma quanto de complexidade tecnológica. Nenhum dos principais modelos de aeronaves navais hoje em testes finais ou produção inicial de baixa cadência (LRIP) — como os caças furtivos J-35, os multirole J-15T, os modelos de guerra eletrônica J-15D/DT e o avião de alerta antecipado KJ-600 — possuía protótipos de engenharia e desenvolvimento (EMD) antes de 2018. Ainda assim, todos avançaram de forma quase simultânea, evidenciando um gerenciamento de programa altamente coordenado e eficiente.

J-35
J-15D e J-15T
Fujian (CV-18)

Esse esforço é ainda mais impressionante considerando o estágio de evolução do sistema de porta-aviões chinês. Do convencional Liaoning (CV-16) ao Shandong (CV-17) com melhorias incrementais, até o ultramoderno Fujian CV-18 com catapultas eletromagnéticas (EMALS), a China está rapidamente dominando as transições de operações STOBAR (decolagem curta e recuperação assistida por cabos) para CATOBAR (decolagem com catapulta e recuperação assistida por cabos), um salto que exige profundas mudanças em doutrina, treinamento, engenharia e logística.

KJ-600

Além das aeronaves de asa fixa, a PLAN avança no desenvolvimento de helicópteros navais como o Z-20F e o Z-20J, e de veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) furtivos, como o GJ-11J — projetado para operações embarcadas. O acúmulo paralelo de capacidades em aeronaves tripuladas e não tripuladas embarcadas reforça a visão chinesa de um sistema aéreo embarcado moderno e integrado, capaz de sustentar operações de combate intensas em ambientes contestados.

Z-20F

Do ponto de vista doutrinário, a Marinha Chinesa também teve que desenvolver do zero suas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) de aviação embarcada. Construir uma doutrina robusta, treinar tripulações e integrar meios diversos à operação em porta-aviões é uma tarefa monumental. No entanto, a China que já conta com uma capacidade operacional inicial dupla baseada em STOBAR, considerada a base para operações CATOBAR de maior envergadura no futuro próximo.

Esse avanço na aviação embarcada foi paralelo à modernização do restante da frota de superfície. Há apenas 15 anos, a capacidade de defesa aérea da frota era praticamente nula, limitada a dois destróieres 052C.

Hoje, a PLAN opera dezenas de destróieres Type 052D e 055 com avançados sistemas de defesa antiaérea e mísseis de cruzeiro de longo alcance — elementos essenciais para escoltar seus novos porta-aviões em missões de projeção de poder.

Destróier Type 055

O esforço chinês para desenvolver simultaneamente novas aeronaves, navios de escolta, infraestrutura de apoio e doutrina operacional mostra um planejamento de longo prazo coeso e ambicioso. Se ainda há escala a ser atingida, a trajetória da PLAN revela que a China está bem posicionada para consolidar sua presença como potência naval de primeira linha nas próximas décadas.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Besteira.. nós que estamos bem com os super A4 da MB…nada é páreo pra gente aqui…
( Vcs sabem que estou sendo irônico?!) Por favor né?!?! Rsrs

Wagner Figueiredo

Pelo que tô vendo.. é melhor deixar ideologia de lado e encomendar umas coisas dos ” chinas” já vem pronto e mais em conta..esquece TOT…. Navios…porta helicóptero.. caças… tanques..etc…já que aqui será fazenda o resto da vida..troca logo comida por equipamentos….sem mais!!!

Marcelo

Não se pode comprar material de guerra de origem chinesa ou russo.
Sofremos pressão política, econômica e militar da Europa e americanos.

LtRasczak

Eu gostaria de entender, o porque, em uma matéria claramente com NENHUMA relação com as FA Brasileira, sempre insistem em fazer comparações, sendo irônico ou não.

Pessoal mistura laranja com maçãs.

Chaosnat

Creio que qualquer notícia envolvendo informações de desenvolvimento em tecnologia militar de outros países invariavelmente um comentarista pode fazer analogias com a situação do nosso país, seja em tom jocoso ou não.

Misturar laranjas com maçãs e adicionar banana, uva, melão e mamão dá uma salada de frutas muito saborosa, apesar de alguns torcerem o nariz pra ela. 😉

José Gregório

Porque a internet é livre, vc também deu a SUA opinião (fora da matéria) e ninguém questionou, aliás, vc devia escrever sobre a matéria e não ficar julgando os outros, seria melhor, né.

Macgaren

Com o Trump parece que todos países ricos começaram a aceleram o investimento em defesa.

Heitor

A China está apenas colhendo frutos.

Chaosnat

Os resultados que a China está amealhando agora são frutos de planejamento estratégico de longo prazo de 15 ou 20 anos atrás.

Definitivamente nós ocidentais não temos a mínima noção de como e com quanta precisão (e antecedência) os orientais (notadamente esses chineses) fazem seus planos.

Fernando Vidal

Menos um dos países do G20. Este prefere investir numa escola para sargentos a beira-mar e na manutenção de duas bases aéreas sem caças: Florianópolis e Recife (também a beira mar)… Enquanto a MB ampliar o seu poder terrestre com o anúncio de um projeto para a aquisição de blindados…🙄

Marcelo

Você ainda não entendeu que a MB é esquizofrênica !!!

José 001

Na primeira foto ficou parecendo que o J-35 foi abastecido com biodiesel.

Mas é só uma nuvem.

Santamariense
Bacchi

Tá com um pouco de folga no motor por isso fuma um pouquinho de alta, nada que um Bardahl não resolva

Santamariense

Heheheheh

pphh

biodiesel so se for fabricado no brasil ( 30% água + 10% de resíduos + 40% diesel) tá enfumaçando muito
ps.: os outros 20% sumiram. (vão abrir uma CPI)

Emmanuel

Coisa linda essa Type 055.

Ten Murphy

Que foto linda essa última do Type 055!!! Parabéns aos chineses por todo esse desenvolvimento.

Guizmo

Não é foto

Hamom

Creio que em termos de nível tecnológico a força submarina da marinha chinesa ainda está atrás dos EUA…Mas os meios chineses aéreo-navais e navais de superfície, já estão no mesmo [ou muito próximos] patamar tecnológico.

Waldiorlando

Em vez da China fica aí exibindo suas ferramentas de guerra por que não colocar na guerra a favor do Irã contra Israel ajudando o Irã a destruir com Israel eles não são parceiros China e Irã

Otto Lima

A China de fato compra petróleo do Irã e lhe fornece armamento militar. Mas, ao mesmo tempo, a China tem acordos comerciais com Israel e uma eventual escalada do conflito para além do Oriente Médio seria desastrosa para o comércio global. E quem mais perderia com isso seria justamente a China.

fewoz

Pode esquecer. Diferente da Rússia, que chuta o balde e é imediatista, a China é absurdamente pragmática e pensa a longo prazo. Tudo lá é meticulosamente planejado, com deadlines claros. Ela quer dinheiro e acordos comerciais. Ponto. Historicamente, é uma nação defensiva. Claro que é impossível dizer se continuará com esta mentalidade eternamente, mas ao menos enquanto ela não se considerar forte o suficiente, duvido que se aventure em qualquer conflito. Os chineses jogam muito bem o jogo ficando em silêncio e se fortalecendo. No máximo, soltam alguma nota apoiando o Irã e “instando” (Palavra recorrente nas suas declarações) as… Read more »

Fernando Vidal

Além disso os países socialistas de uma forma geral são contra a guerra. Somente lutam quando não há outra alternativa do ponto de vista geopolítico. Contudo se houver uma tentativa de invasão com o objetivo de ocupação do Irã por uma potência externa. Neste caso essa postura pode mudar com a simples colocação de tropas Chinesas no terreno como aconteceu na Síria com a chegada dos Russos. Isso faria qualquer potência dar meia volta… O problema a partir daí seria mais do Irã em conviver tão de perto com os Chineses…

Nativo

Outro que deve tirado esta “tese” da internet.

Augusto Cesar

“Além disso os países socialistas de uma forma geral são contra a guerra.”

kkkkkkkkk, não e o que a historia tende a nos ensinar, Alemanha, URSS, Coreia do Norte e até a própria China comunista são exemplos de como um pais socialista pode ser bastante pacifico.

Chaosnat

Isso é o que todo torcedor dos americanos sonha em acontecer, a China se colocar em uma posição que não teria outra opção que não entrar em conflito armado com os EUA, pois obviamente os estadunidenses estão praticamente procurando uma desculpa esfarrapada qualquer para usar todo seu poderio bélico contra os chineses, enquanto estes ainda não emparelharam/ultrapassaram seus avanços tecnológicos & militares com os dos EUA.

Fernando Vidal

Acredito que não. Assim como os Americanos nunca pagaram para ver com os russos, também não se arriscariam com os Chineses. Aliás, penso que nem com os Iranianos eles vão se arriscar pois sabem que não podem vencer a longo prazo. Mesmo que num primeiro momento eles possam destruir as forças regulares do Iran e reduzir a sua infraestrutura a pó, o que causaria uma catástrofe humanitária num país de quase 100 milhões de habitantes. Os americanos sabem que um povo milenar como os persas dificilmente s me Desistiriam de lutar e a resistência deles seria feroz como foi durante… Read more »

Cassini

Os militares e políticos dos EUA sabem que uma guerra contra o Irã não seria nem de longe um passeio do parque.

Seria um atoleiro pior do que o Vietnã e com custos político, econômico e militar incalculáveis.

Irani

Esperto os chineses,

Claudio almeida

Parabéns ao governo e o povo chinês, país amigo do Brasil.

Waldir

Quando se tem um plano de desenvolvimento de nação, com metas e sem populismo, há um salto de país médio para um país desenvolvido.
Parabéns aos chineses por enxergar isso.
Quem sabe um dia a gente tbem vê isso e mudamos de divisão.
Temos muito mais recursos mas falta o recurso mais importante: o humano.

Chaosnat

Cuidado, daqui a pouco aparece um fiscal de comentários pra lhe alertar que sua resposta não tem nada a ver com a matéria em questão. 😂

P.S: para mim obviamente tem tudo à ver. 😏

fewoz

Governos são um mero espelho de seu povo. Estamos em pleno 2025. O bonde passou mais de uma vez, mas o Brasil dormiu na estação e o perdeu. É um daqueles casos curiosos de países altamente digitalizados, mas com índices de desenvolvimento simplesmente horrorosos, pra não falar do (não) poder de compra. O Brasil nunca irá se desenvolver. Triste de dizer, mas é bastante fácil chegar a esta conclusão. Apenas observar os dados, previsões e comparar com outros países. Mesmo quando, a duras penas, o país cresce economicamente, não vemos qualquer reflexo de melhoria na vida do povo. Difícil de… Read more »

Last edited 20 dias atrás by fewoz
Irani

Bem mal informado amigo, se vc lesse um pouco teria visto os dados de quanto diminuiu a pobreza na China

Heinz

O Brasil poderia aproveitar que nossos laços econômicos com os chineses são profundos e adquirir equipamento deles também, hoje é inegável que a China possui um portfólio interessante de equipamentos, é aquela máxima, não podemos colocar todos os ovos na mesma cesta. E isso não significa parar de comprar equipamentos ocidentais, seriam coisas pontuais. Eles possuem ótimas opções de caças, imaginem a dupla J35 + gripen… Fenomenal!

Antonio Palhares

Neste particular nós concordamos. Material de qualidade. Preço bom e sem aquelas famosas amarras. Contra quem poderá ser usado.

fewoz

Antes tem que combinar com: 1 – O cidadão médio de direita: Ele acha que qualquer acordo que não seja EUA/Europa é coisa de “comunista”. 2 – Os americanos: Eles ainda “toleram” que o Brasil tenha laços comerciais estreitos com a China, mas poderiam meter pressão se esta parceria se espalhasse para outras áreas mais sensíveis, ainda mais se houver transferência de tecnologia crítica (Quem não se lembra da pressão diplomática contra a Ucrânia, para que ela não transferisse tecnologia de foguetes?) 3 – Os militares brasileiros: E esta é diretamente relacionada com os pontos 1 e 2. Tradicionalmente, eles… Read more »

Augusto Cesar

“O cidadão médio de direita: Ele acha que qualquer acordo que não seja EUA/Europa é coisa de “comunista”.”

Sou de direita, mas sou obrigado a concordar com você.

Realmente (tanto a esquerda quanto a direita aqui do Brasil) parece que ainda vive no munda da guerra fria.

vlopes

a marinha da china não desenvolveu nada, só copiou, fez engenharia reversa. Os aviões de alerta, os heli, os j35 são uma copia, nao sao desenvolvimento, tal como fazem com os carros e com tudo o mais. Tiveram a papinha toda feita ao ter acesso a tudo o que a marinha dos states faz, foi só copiar. Ou acham que uma marinha que ja usa porta aviões á mais de 90 anos, é ultrapassada por uma que usa copias á uns 20 anos?

Jorge Oshiro

A China está produzindo porta aviões somente para demonstração de força, e despistar os americanos, para que também gastem mais construido mais porta aviões(10 bilhões para encherem os bolsos dos militares americanos corruptos). Hoje os porta aviões são muito vuneráveis, lentos enormes alvo fácil as novas tecnologias de mísseis hipersonicos com tecnologias de desvio de mísseis interceptadores, desligamento final de radar próximo ao alvo final, não precisam nem lançar mísseis por saturação, e nem dos recursos de posicionamento de rota pelos satélites. Na guerra da Ucrânia um drone Dji modificado de menos de mil dólares destroi um tanque de guerra… Read more »

Chaosnat

Concordo em parte contigo, mas não é “só” para antagonizar os americanos; os PA e suas forças tarefas são essenciais para qualquer nação projetar força em escala suficiente longe de seus territórios terrestres ou águas costeiras. Não existem só a China e os EUA no mundo, non né vero? 😉

José Gregório

O comunismo tolheu a criatividade desse povo, é uma tese que eu li na net, um regime autoritário e ditatorial extingue a capacidade do povo de pensar sozinho, então resta o caminho da cópia sem vergonha, é uma linha natural da evolução. Não há dúvida que eles são um povo inteligentíssimo, mas não sabem criar nada original, só sabem copiar.

fewoz

Sim, é tão fácil “copiar” que todas as nações estão “copiando” porta-aviões com catapulta eletromagnética, caças de quinta e sexta geração, submarinos nucleares, mísseis hipersônicos, estações espaciais, foguetes… Claro, claro.

Sua opinião está baseada apenas em wishful thinking e viés ideológico, não em observação simples da realidade.

Nativa

Apaga que já começou feio, com a historia de tese da internet. Nela tem tese até sobre a origem humana na Lemúria.

Augusto Cesar

A China só é comunista no nome do partido que comanda o país. Eles são tão capitalistas quando a banania aqui.

fewoz

Estava esperando ansiosamente pelo velho comentário do “só copiam, não fazem nada”. Aqui está ele. Parabéns… Agora, me responda: por que o Brasil não consegue copiar nada? Você acha que “copiar” (palavra esta que nem deveria existir neste sentido) altíssima tecnologia é como fazer Ctrl + C e Ctrl + V no computador? Mesmo copiar uma simples receita de um bom bolo de cenoura, já é uma tarefa que exige uma boa criatividade pessoal e tempo investido. Agora multiplique esta dificuldade em milhões e terá as tarefas hercúleas de “copiar” porta aviões, caças de quinta e sexta gerações, submarinos, fragatas,… Read more »

Last edited 20 dias atrás by fewoz
Antonio Palhares

Uma grande frota de guerra moderna. Tecnologia no estado da arte. Não existem navios enferrujados.

Rodrigo Maçolla

Podíamos negociar uns 12 J-15 para a MB em troca de carne de “Flango”

José Gregório

Caramba, quase tudo cópia exata de equipamentos americanos, será que Freud explica????

fewoz

Freud não explica, mas planos quinquenais, visão de longo prazo, governo altamente competente, investimentos enormes em educação, tecnologia e infraestrutura, apenas para citar alguns, explicam.

Já o seu país, José Gregório, quantos produtos de altíssimo nível de complexidade conseguiu “copiar”?

André Macedo

Será que Freud explica a necessidade de se buscar um orgulho por um equipamento que no final das contas é feito pra matar?

fewoz

De tudo apresentado, o que eu mais invejo é o Destróier Type 055.

Guizmo

Eu tbm. 01 deles na MB + 02 Type 054D eu parava de encher o saco da Marinha

Augusto Cesar

Belonave fantástica! O desenho desse navio e bonito demais, o recheio então deve ser melhor ainda. Mas custo a chamar isso de “Destróier”, para mim o navio está mais para categoria de um Cruzador.

fewoz

Esperando ansiosamente o cidadão ufanista médio de Xique-Xique, BA, comentar algo como “A China não presta”, “Solta pecinha”, “um bando de comunistas!”, “Mas a que custo? (Esta frase, emprestada pelas matérias sensacionalistas da BBC sobre a China: “But at what cost?”, “Também, com uma ditadura é fácil…” etc, etc…

Tudo para justificar o fracasso da nação brasileira (eterna terceirização da culpa) e diminuir o merecido sucesso da pragmática nação chinesa.

Last edited 20 dias atrás by fewoz
carcara_br

Eu me endividava no agiota por uma foto destas num equipamento IR
comment image

Machado

12 Fragatas Type 054. Era tudo que precisávamos para ser uma Marinha de Guerra de verdade.

Cassini

O Type 055 é lindo!

Linhas limpas e harmônicas, parece uma pintura!

Laos

USA tem cerca de 15.000 aeronaves. China, 4.000. Tá na hora de para de mentir.

Ricardo Bigliazzi

Antes eram as hiper armas Putinianas, agora são as hiper armas chineses… e o sempre é a supremacia americana… podem perguntar para os Iranianos.