Roma, 24 de junho de 2025 – A Orizzonte Sistemi Navali (OSN), joint venture entre Fincantieri (51%) e Leonardo (49%), assinou com a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) o contrato “Through Life Sustainment Management 2” (TLSM2), garantindo o suporte em serviço para todas as fragatas FREMM entregues à Marinha Italiana.

O acordo marca uma nova fase na cooperação estratégica entre as empresas e as Forças Armadas italianas, estendendo o compromisso de manutenção e modernização por mais cinco anos e meio.

O contrato foi firmado em Taranto por Giovanni Sorrentino, CEO da OSN, e Joachim Sucker, diretor da OCCAR, e está avaliado em cerca de €764 milhões, dos quais €335 milhões são opcionais. Paralelamente, subcontratos foram encaminhados para Fincantieri (€265 milhões, com €130 milhões em opções) e Leonardo (€190 milhões, com €78 milhões em opções), além de outras empresas do setor como MBDA, Elettronica e TMDS.

O TLSM2 busca aumentar a prontidão operacional da frota FREMM, otimizando os sistemas de apoio logístico, manutenção preventiva e gestão de materiais. A iniciativa reforça o uso de plataformas digitais da Marinha e promove a integração entre a indústria e os sistemas operacionais militares, incluindo pessoal técnico nos processos da força naval. Grandes manutenções serão programadas durante períodos de inatividade planejada das unidades, garantindo mínima interrupção nas operações navais.

FREMM Alpino – F594

Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, destacou que o suporte pós-venda se tornou tão estratégico quanto a construção naval. “Essa colaboração estruturada e contínua com a Marinha Italiana é um dos pilares da excelência industrial do país”, afirmou. Leonardo, por sua vez, ressaltou o papel da inovação e das soluções integradas de alta tecnologia no apoio contínuo às operações da frota.

O CEO da OSN, Giovanni Sorrentino, classificou o TLSM2 como um marco fundamental na sustentabilidade operacional e na eficiência logística da Marinha Italiana. “É o reflexo de uma visão comum entre Forças Armadas e indústria, baseada em inovação e continuidade estratégica para a Defesa nacional”, concluiu.

O contrato com a Fincantieri constitui uma transação entre partes relacionadas de maior relevância, enquanto o acordo com a Leonardo é classificado como de menor relevância — ambos em conformidade com as normas legais e regulatórias em vigor.

A assinatura do TLSM2 reafirma o compromisso da indústria naval italiana em garantir a eficácia de longo prazo das plataformas FREMM, consideradas referência tecnológica na OTAN e peça central da capacidade de projeção marítima da Itália.

FONTE: Fincantieri

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RPiletti

“suporte logístico das fragatas FREMM com contrato de €764 milhões”Pensando neste valor, ou nós damos sequencia no projeto Tamandaré ou jamais teremos algo similar as FREMM. Não temos como bancar essa despesa com material importado.

Emmanuel

Não teremos algo similar a FREMM.

Willber Rodrigues

Se conseguirmos +4 FCT’s, pode dar tiro pro alto e comemorar.
FREMM na MB? Nem em sonho…

Emmanuel

Exatamente isso, infelizmente.
Espero que o governo federal, independente desse mandatário ou outro a partir de 26, autorize mais um lote das Tamandaré.

Colombelli

Nem precusamos diante da nossa estrategia de defesa voltada às nossas aguas.

Emmanuel

Meia dúzia de FREMM faria mais sentido na MB do que um único submarino nuclear.

Gustavão

Único submarino nuclear tem mais capacidade que as 6 fremm, realidade essa dissuasão e submarino nuclear , drones, míssil balísticos de curto, médio e longo alcance, míssil anti navio supersônico de médio e longo alcance.
Fragata Tamandaré e uma ideia boa, se quiser tem como armar ela mais , tem espaço pra isso.
Você trocar submarino nuclear por fragata e você trocar fome por vontade de comer.

mario

a fremm ASW italiana é a fragata anti-submarino mais avançada do mundo, nasceu justamente para identificar alguns dos submarinos mais silenciosos, não é o caso do submarino nuclear! um alvo facilmente identificável, seria quase um desperdício usar uma fragata italiana para um submarino nuclear!!

Willber Rodrigues

764 milhões de Euros pra manter as 10 ( se não me engano ) FREMM que a Italia opera atualmente.
Embora não tenham dito quantos anos esse contrato cobre, pra manter esses 10 navios operando e com sua manutenção em dia, é aceitável.

Mas agora pensem se a MB tivesse FREMM, como uma galera defendia a algum tempo…imagine esse valor, convertido em Real…

Acham que a MB teria grana pra manter um navio desses?

Guizmo

Deveria ter, se as FFAA tivessem boa gestão de seus recursos e se o Governo entendesse que a area de Defesa é estrategica. O Brasil é mais ou tão rico quanto a Italia

Willber Rodrigues

“O Brasil é mais ou tão rico quanto a Italia”

Uma pena que a MB não chegue nem perto de sua uma Marinha Italiana…

Emmanuel

78% do orçamento das forças armadas é com folha de pagamento.
Não se tem FREMM, segundo lote de caça ou MBT com 78% da sua folha destinada a pagamento de soldo.
Isso é em todo serviço público. TODO.

Marcelo

As intituições (politica,judiciários,forças armadas e funcionalismo público e Bancos se apossaram do orçamento do país.
https://www.defesanet.com.br/nbr/as-dificuldades-da-base-industrial-de-defesa-em-exportar-e-avancar-no-mercado-internacional/

Thrash Metal

Pib per capita da Itália é de cerca de 41.000 Dólares por ano, enquanto o do Brasil 16.000
A comparação não deve ser feita com o PIB em termos absolutos mas sim per capita.

Santamariense

“Embora não tenham dito quantos anos esse contrato cobre…”

Disseram, sim. São 5 anos e meio.

“O acordo marca uma nova fase na cooperação estratégica entre as empresas e as Forças Armadas italianas, estendendo o compromisso de manutenção e modernização por mais cinco anos e meio.’

Assim, se usarem todas as opções do contrato, chegando aos 764 milhões de euros, em uma conta de padaria seriam 13,89 milhões de euros por ano para cada navio. Ao câmbio de hoje, seriam R$ 88.837.523,10 por navio/ano.

Last edited 20 dias atrás by Santamariense
EduardoSP

E a turma aqui querendo submarino nuclear.
É porque nunca olham os custos de manutenção e operação.
Ou porque acreditam que “Deus proverá”.

Last edited 20 dias atrás by EduardoSP
Emmanuel

Falo isso sempre.
Submarino nuclear é um devaneio maior que a história de duas frotas na MB.

Fábio CDC

Já fazem mais de 15 anos que eu digo isso de SSN brasileiro, mas… A MB já cortou expediente na sexta porque não tinha dinheiro para comprar comida para o Pessoal mas querem projetar, construir, manter e operar SSN, sendo que até mesmo os 5 IKL U-209 que temos já ficaram parados no cais porque não havia dinheiro nem para pagar um flanelinha para dar uma “olhadinha” neles.
.
Agora imagine um monstro de 6.000T com um reator nuclear carregado na bunda, apodrecendo enquanto flutua no cais, sem que hajam recursos sequer para apertar seus parafusos…

Heli

Um navio de 6000 tons com apenas 16 misseis antiaereos.

Marcelo

Para o cenário de ameaças na aérea de operação da marinha italiana 16 míssil é mais do que suficiente !!!

Colombelli

Pense nos cenarios que atuará. Coalisão ou cobertura aérea de outros navios.

Fábio CDC

Tem toda a razão. Deveria ser, no mínimo, o dobro disso.

Santamariense

A versão de Defesa Aérea da FREMM francesa leva exatamente isso ..32 silos para ASTER 15/30.

cipinha

Eu acredito que o lançador pode integrar o míssil CAMM naquele pacote com 4 por silo, o problema é que os Aster são muito volumosos. Só a integração do CAMM multiplicaria por 4 essa quantidade de misseis

Heli

O VLS Sylver é menor que o Mk41, acho que nao cabem 4 por silo

cipinha

Acho que Fragatas menores como a MEKO 210 estão mais adaptadas para realidade atual com ataques com mísseis e Drones em enormes quantidades, são 32 células de MK41, coloca que cada uma dessas células pode levar 4 CAMM ou CAMM-ER, sem contar que podem receber mais alguns sistemas de mísseis na parte superior do hangar

cipinha

O MK41 pode levar 2 CAMM-MR em cada célula, seria uma capacidade de antiaérea incrível, que não precisamos usar a todo momento, mas quem pode mais, pode menos, agora quem só pode menos…

Last edited 19 dias atrás by cipinha
Dom Lazier

quando foi a Tamandaré de 3400 com 12 misseis o pessoal chorou meses.

Cipinha

Tamandaré acredito que possa receber o MK41 até por ser um projeto modular e existir essa previsão, sendo assim de 12 subiria para 48 mísseis camm

737-800RJ

Foram oferecidas 2 FREMM novas pra MB em 2019. Podem ter certeza de que não seriam essas poucas unidades que teriam levado a instituição à situação complicada que se encontra hoje. Pelo contrário, teriam dado tranquilidade nesse ciclo de baixas de alguns vasos e no recebimento das Tamandarés.

A maior inimiga das finanças das Forças Armadas são suas próprias escolhas.

Daniel Ricardo

E aquela história de que as FREMM italianas seriam vendidas para a Grécia? Se a MB conseguir “furar o olho” dos gregos seriam um excelente complemento às Tamandarés. E bem mais barato do que construir do zero também.

Santamariense

Pela matéria desse tópico, pelo menos pelos próximos 5 anos e meio os italianos não vão se desfazer de nenhuma FREMM.

Daniel

Ótimo. Duvido que pelos próximos 5 anos tenhamos o dinheiro para comprar elas. Quanto mais tempo levar, melhor.

Esteves

Precisa fazer conta. Ainda estou constipado e…nesse caso tomando vitaminas por conta do frio, vai demorar. Ao final do ciclo de vida útil de 25 anos, as quatro Tamandaré devem custar à Marinha do Brasil um valor total estimado de R$ 41 bilhões superando a projeção entregue ao TCU de 23 bilhões de reais para operar e manter + 9,5 bilhões para contratar atualizados (?) para mais 3 bilhões sem nenhum navio entregue. 1. Custo de aquisição Valor total do contrato com a Águas Azuis: R$ 11,5 bilhões (Inclui construção, sistemas, transferência de tecnologia, apoio logístico inicial e suporte por alguns anos).… Read more »

Esteves

Se alguém tiver o número do telefone ou o endereço, pra tocar a campainha, do Historiador e Comunicador que aqui havia…se alguém conseguir chamar pra fazer conta porque de conta Historiador sabe.

Quanto está custando construir aqui? Quanto custa comprar pronto? Quais os custos de operar e manter ainda estimados X custos de operar e manter navios alienígenas.

Vamos manter a conversinha de empregos e impostos afastada para concentrar na rotina de manter um meio de guerra sempre aprestado para o combate. E sair vitorioso.