O quarto Type 075 para a PLA Navy

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) está conduzindo uma das maiores expansões navais de sua história em 2025, com a expectativa de incorporar cerca de 200 mil toneladas em novos meios de combate, incluindo destróieres, fragatas, submarinos e até mesmo um novo porta-aviões.

Entre os destaques, está o esperada comissionamento do porta-aviões Fujian CV-18, que completou nove testes no mar e deve entrar oficialmente em serviço ainda este ano, possivelmente em datas politicamente simbólicas como o Dia da Vitória (3 de setembro) ou o Dia Nacional da China (1º de outubro).

Porta-aviões Fujian CV-18

Dois novos destróieres Type 052D — o Suzhou (DDG-158) e o Weinan (DDG-166) — já foram comissionados na primavera e rapidamente enviados para missões no Pacífico Ocidental e Mar do Sul da China. Outro navio da mesma classe, o Dazhou (DDG-135), também entrou em operação recentemente e iniciou treinamentos em alto-mar, o que evidencia o alto grau de maturidade do projeto.

Weinan (DDG-166), Type 052D

Além disso, há expectativa para o comissionamento de dois destróieres Type 055 Renhai: o Dongguan (DDG-109) e o Anqing (DDG-110). Ambos estão em fase final de testes no mar e devem entrar em serviço até o fim do ano, consolidando a presença chinesa com navios de grande tonelagem e poder de fogo.

Dongguan (DDG-109)

No campo submarino, imagens de satélite recentes indicam a possível entrada em operação de dois submarinos nucleares de ataque da classe 093B, um em cada comando de teatro (Norte e Sul). Análises mostram a presença de cascos com tecnologia pumpjet nas bases navais de Qingdao e Sanya, sugerindo que a China agora opera múltiplas unidades desse modelo, com expectativa de alcançar até oito submarinos 093B entre 2025 e 2028.

SSGN Type 093B

Outra embarcação de grande destaque é o quarto navio de assalto anfíbio Type 075, que foi visto com seu indicativo visual pintado em maio — indicando que seu comissionamento também é iminente. Com deslocamento de 36 mil toneladas, esses navios têm capacidade de transportar tropas, helicópteros e veículos blindados.

Além disso, outros dois destróieres Tipo 052D e quatro fragatas Tipo 054A estão em fase de testes no mar, com entrada em operação prevista ainda em 2025.

Somando-se todos esses meios, a PLAN deve comissionar em 2025 aproximadamente:

  • 1 porta-aviões (Fujian) – 80.000 toneladas
  • 1 navio de assalto Type 075 – 36.000 toneladas
  • 2 destróieres Type 055 – 24.000 toneladas
  • 4 destróieres Type 052D – 30.000 toneladas
  • 4 fragatas Type 054A – 16.400 toneladas
  • 2 submarinos 093B – 14.000 toneladas

Apenas neste ano, a Marinha Chinesa terá incorporado uma força equivalente à totalidade da frota de superfície da Marinha Francesa, ou dois terços das marinhas do Reino Unido ou da Índia, ou ainda metade da frota da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) — um indicativo do rápido crescimento e ambição naval da China no cenário global.

FONTE: @someplaosint

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Adriano RA

Bem que o Brasil poderia comprar uns dois Type 052D para a MB.

Emmanuel

Eu SÓ queria para a MB o que será lançado pela marinha chinesa em 2025.
O Brasil teria uma marinha de ponta para os próximos 35 anos.

Antonio Palhares

Que sonho. E nós precisamos. Imaginem o respeito.

João Vitor

De acordo com o texto eles vão incorporar o equivalente a Marinha da França em um mísero ano….. misericórdia….

Oliveira

Os Estados Unidos nem isso estão conseguindo.

Dalton

De fato não, mas, não se deve esquecer que os EUA precisam modernizar o que já tem – um dia a China precisará passar por algo similar – e a modernização de meia vida de um NAe já ultrapassou a faixa de 4 bilhões de dólares com o USS John Stennis retornando à Frota no fim do próximo ano.

Anderson

A China vai passar por isso também de modernizar seus navios mas, acontece que é para China é mais barato a China o que ela faz com um dólar os americanos precisa de quatro vezes mais para fazer a mesma coisa

Dalton

Não muda o fato de que menos recursos serão alocados para navios novos
e espaço em estaleiro e mão de obra terão que ser alocados e mesmo a China tem recursos limitados.

Dalton

Matemática não é meu forte, mas, somando os meios de superfície cheguei a um total de
186.400 toneladas contra “a totalidade da frota de superfície da marinha francesa” de 238.520 toneladas e não é todo ano que a marinha chinesa irá incorporar um NAe de
80.000 toneladas.

albert_008

The ships included above mainly battleships. Auxiliary vessels commissioned in 2025 are not included.

Dalton

O texto não menciona navios auxiliares, apenas compara os navios de combate
que foram ou serão incorporados em 2025 pela China com a totalidade de tonelagem dos meios de superfície franceses e como escrevi antes levará alguns anos ainda para que outro Nae de 80.000 + toneladas seja incorporado.

Marcelo

Entendeu o que é um política industrial voltada para indústria bélica de verdade !!!

adriano Madureira

pena o Brasil não ter coragem deiniciar uma cooperação militar com os chinese e usa como desculpa a tal da doutrina para não adquirir meios chineses…

André Macedo

Seria interessante uma comparação da doutrina de guerra naval do Ocidente X China, já que pelo que parece a China também quer seguir a abordagem de forças tarefa centradas num porta aviões, mas por enquanto num âmbito mais regional.

Marcelo

Doutrina é conversa fiada, sofremos ameaça política, econômica e militar dos americanos e europeus !!!

Edgar

Agora você falou tudo, não é doutrina mas em posição do acidente. Brasil precisa ser independente nas suas escolhas e estratégias. A China constrói navio na forma mais barata mu
ito mais barato que os americanos constroem o Brasil poderia aprender muito com isso

adriano Madureira

as vezes vejo certas embarcações chinesesas que poderíamos e deveríamos adquirir,aproveitando nossas relações econômicas e até por sermos membros do BRICS. Já vi russos negociando transações comerciais militares com indianos e egípcios, usando o Rublo russo, se não me falha a memória , indianos compraram corvetas Buyan-M e egípcios adquirindo MBTs em quantidade expressiva,400 T-90 por alguns milhares de Rublos. Aassim como os indianos,que fecharam um acordo de produção licenciada de 400 tanques russos T-90S...  Ao invés de aproveitarmos o uso de moedas nacionais em transações,preferimos continuarmos a sermos aquele que tem medo e para não desagradar gregos e troianos,… Read more »

Machado

06 Fragatas Type 054A e já seríamos uma Marinha de Guerra decente. 06 Corvetas anti submarinas e 06 Submarinos nucleares de ataque. Uma Marinha de Guerra enxuta e dissuassoria.

Eduardo

Acorda…

albert_008

in the next 10 years ,we are going to witness Chinese expel the Yankees out of west pacific

Guizmo

We have heard that in 1942

Dalton

Pergunte à Coreia do Sul, Filipinas e Japão e mesmo aos mais distantes Austrália
e Índia ou ao ambíguo Vietnã se é do interesse deles que a China expulse os EUA do oeste do Pacífico.
.
No caso filipino
.
https://news.usni.org/2025/06/24/congress-eyes-ammunition-plant-at-former-u-s-naval-base-in-the-philippines

Vinicius Momesso

Por que quando alguém crítica a Marinha dos EUA, você vai atrás dos dados para corroborar os seus argumentos e provar o contrário, mas quando se trata da China ou mesmo Rússia, fica calado e nem se atreve a comentar?

Paulo A. Ferreira

Não precisa nem do NA , só os outros navios que a marinha chinesa vai incorporar em 2025 já faria o Brasil dar um salto espetacular em sua defesa naval.

Adriano

A marinha chinesa dando exemplo de gestão e eficiência!

Marcelo

1 porta helicóptero (Type 075) e 2 do destroyer type 055 colocaria a marinha em outro patamar !!!

Marcelo Andrade

Alguem poderia me explicar como eles conseguem fazer isso? Não existe almoço gratis, não ha como manter uma expansão dessas por tanto tempo!

Marcelo

Dinheiro não falta,tem escala para construir o navio (governo chinês contrata 20 navios de cada modelo) o estaleiro fica forte para conseguir contratos internacional, e a parti dai se cria um circulo viciosos no estaleiro.
O estaleiro nunca para,ou está construindo, ou esta dando manutenção nos navios,ou está modernizando os navios ou esta desativando navios.
A mão de obra lá é barato então consegui construir navios a preço competitivos e os estaleiros lá são do governo chinês.
Não se assuste porque essa expansão veio pra ficar e a tendência é aumentar.

Marcelo Andrade

Valeu xara!!! Mas um dia o boleto vem!

Tutor

Para admiridores dessas máquinas, sem dúvidas é um feito a ser aplaudido.
Para entusiastas da liberdade, da democracia, dos que querem um estado que sirva e não para ser servido, é triste ver a acensão desse país.

Antonio Palhares

Gostei. Liberdade e democracia. Livre comercio .Imprensa livre . Livre determinação dos povos. Mais o quê ?

Rodrigo Corrêa Martins

E o Brasil,…. Nem dinheiro pro rancho.