HII lança submarino USS Arkansas (SSN 800), da classe Virginia, em Newport News

Newport News, Virgínia, 2 de julho de 2025 – A gigante da indústria naval HII (NYSE: HII) anunciou o lançamento do submarino USS Arkansas (SSN 800), da classe Virginia, em suas instalações da Newport News Shipbuilding (NNS). A operação marcou um importante passo na construção do navio, essencial para a frota de submarinos nucleares da Marinha dos Estados Unidos.
A manobra envolveu a transferência do submarino das instalações de construção para o dique seco flutuante, de onde foi lançado ao Rio James. Em seguida, rebocadores moveram a embarcação até um píer especializado no estaleiro, onde passará pela fase final de montagem, testes e certificação da tripulação.
“Estamos comprometidos em aumentar o ritmo de construção e entrega de submarinos para a Marinha dos EUA,” afirmou Bryan Caccavale, vice-presidente de programas navais da NNS. “Submarinos movidos a energia nuclear são fundamentais para a segurança nacional, e temos orgulho de ver o Arkansas na água.”
Um aspecto singular do USS Arkansas é sua ligação histórica com os direitos civis: suas madrinhas são as seis mulheres integrantes do grupo conhecido como Little Rock Nine — os primeiros estudantes afro-americanos a frequentarem a Central High School, em Little Rock, Arkansas, durante o período de dessegregação.
O USS Arkansas é o 27º submarino da classe Virginia e será o 13º entregue pela Newport News Shipbuilding. A classe Virginia incorpora tecnologias avançadas que aumentam o poder de fogo, a manobrabilidade e a furtividade, consolidando seu papel estratégico nas operações navais dos Estados Unidos.
Sobre a HII
A HII é a maior construtora naval militar dos Estados Unidos, com uma história de mais de 135 anos dedicada à segurança nacional. A empresa atua em diversos domínios, incluindo sistemas navais, veículos não tripulados, cibersegurança, inteligência, sistemas baseados em IA e treinamento sintético. Com sede na Virgínia, a HII emprega cerca de 44 mil pessoas ao redor do mundo.
Vendo com atenção é possível ver o futuro USS John Kennedy (CVN 79) que deverá ser entregue em breve o ex USS Enterprise (CVN 65) cujo contrato para desmantelamento já foi assinado e o USS John Stennis (CVN 74) atracado para finalização da modernização de meia vida após relançado ao mar ano passado e previsão de entrega no fim de 2026.
Sim, na terceira foto o futuro CVN 79 e na segunda bem ao longe o antigo CVN 65 e o CVN 74.
Vcs tem bom olho vi apenas o NAe da 2 foto kkk
Dalton é impressionante como a HII constrói quase tudo da marinha americana.
Sabe informar o motivo?
Não seria melhor ter mais de 1 construtor para acelerar as entregas ?
Normalmente sempre há estaleiros maiores e mais qualificados que os demais e é esse o caso da “HII”. . A “HII” tem “divisões” então de certa forma já se tem mais “construtores” uma das divisões sendo Newport News único construtor de NAes não havendo recursos para aumentar o número deles – nem de Alas Aéreas – então o que se pode fazer é “encomendar” 2 ao mesmo tempo para que o segundo esteja bastante adiantado quando o primeiro for lançado ao mar, uma diferença de “apenas” 3/4 anos de incorporação entre um e outro como já feito no passado com… Read more »