Fincantieri entrega navio de combate multipropósito KRI ‘Brawijaya’ à Marinha da Indonésia

Em cerimônia realizada no estaleiro da Fincantieri em Muggiano, La Spezia, na Itália, a empresa italiana entregou oficialmente ontem (3) o navio KRI Brawijaya (320) à Marinha da Indonésia. A embarcação é a primeira de duas unidades do tipo MPCS (Multipurpose Combat Ship), também conhecidas como PPA (Pattugliatore Polivalente d’Altura), encomendadas pelo governo indonésio.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo Biagio Mazzotta, presidente da Fincantieri; Almirante Muhammad Ali, comandante da Marinha da Indonésia; H.E. Prof. DR. Junimart Girsang, embaixador da Indonésia na Itália; Almirante Enrico Credendino, comandante da Marinha Italiana; e Almirante Giacinto Ottaviani, diretor nacional de Armamentos. A participação das autoridades reforçou a sólida cooperação em defesa entre os dois países.
Construído em tempo recorde, graças às sinergias industriais implementadas pelo grupo Fincantieri, o KRI Brawijaya marca um importante avanço na parceria estratégica entre o Ministério da Defesa da Indonésia e o estaleiro italiano. Juntamente com seu navio irmão, o KRI Prabu Siliwangi (321), , a embarcação se tornará uma das maiores unidades de combate da Marinha indonésia, contribuindo para a segurança no Indo-Pacífico e para a defesa dos interesses nacionais do país asiático.
O KRI Brawijaya integra uma classe de navios altamente versátil, projetada para cumprir uma ampla gama de missões, incluindo operações de combate, patrulha marítima, resgate e atividades de proteção civil. O navio possui capacidade para operar embarcações rápidas, como RHIBs (Rigid Hull Inflatable Boats), seja por meio de guindaste lateral ou rampa de popa.
Entre as características técnicas do MPCS/PPA estão: 143 metros de comprimento total, velocidade superior a 31 nós, tripulação de 171 militares e um sistema de propulsão combinado diesel-gás (CODAG) com propulsão elétrica. A entrega consolida a presença da Fincantieri como parceira estratégica em programas navais internacionais e fortalece o papel da Indonésia como potência naval na região Indo-Pacífico.
FONTE: Fincantieri
Belonave simplesmente linda, como brasileiro apenas tenho ciúmes e inveja de que uma das Tamandarés reunisse belas linhas, armamentos e tecnologia embarcada no mesmo nível. A propósito, notícias de corte no programa das mesmas 🤔🤔🤔