A chegada do Shandong — o primeiro porta-aviões projetado e construído inteiramente na China — entrou nas águas de Hong Kong na quinta-feira (3/7), acompanhado pelo destroyer Zhanjiang e pela fragata Yuncheng, em mais uma demonstração da capacidade militar chinesa.

As visitação já começou e, durante o fim de semana, mais de 10.000 adolescentes de Hong Kong terão a oportunidade de explorar os navios — incluindo tours com guias, palestras e demonstrações militares — recebendo acesso direto ao hangar e convoo do Shandong e às embarcações de escolta.

VÍDEO: Visitantes experimentam o elevador de aeronaves do Shandong

A visita do porta-aviões, que coincide com o 28º aniversário da transferência de Hong Kong ao controle chinês, representa uma clara mensagem de “poder nacional oculto, agora revelado”, conforme destacado pelas autoridades de Pequim. O evento visa reforçar o orgulho nacional, e os tickets para o público se esgotaram rapidamente.

O Shandong, com aproximadamente 70.000 toneladas e capacidade para embarcar jatos de caça J‑15 e helicópteros Z‑18, simboliza o avanço da Marinha Chinesa após operações conjuntas recentes com outro porta-aviões chinês no Pacífico, o Liaoning.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TeoB

Show de bola, parabéns aos chineses!!! belas imagens e belos equipamentos.

André Macedo

Esse navio tá simplesmente impecável, obviamente recebeu uma atenção na manutenção antes de uma visita tão importante mas ainda assim é impressionante.

Hamom

Ficou estilosa a imagem do Tubarão no J-15 Flying Shark.
*[7ª foto de baixo pra cima]

Last edited 20 dias atrás by Hamom
leo

Realmente ta um brinco eu gostaria de fotos assim do Liaoning 16 já q ele foi o que foi reformado de um estado de sucata para um navio operacional

Emmanuel

E eles queriam aprender com a gente…

Wellington

A ser malandro ? Kkkk

Dalton

Chamou minha atenção o “Starting Aircraft Restraining” já que tinha visto fotos menos detalhadas, que impede o avião de mover-se enquanto acelera para decolagem, uma solução engenhosa em conjunto com a “rampa” para quem quer operar aviões “STOBAR” de um NAe sem catapultas, o que a China não tornará a repetir.
.
Os 2 NAes chineses, os 2 indianos e o russo “Almirante Kuznetsov” – quando e se retornar ao serviço – são os representantes da modalidade enquanto os 2 britânicos combinam “STOBAR” com um avião “STOVL” como o F-35B.

Neto

Opa Dalton.

Interessante também notar que alguns J15 estão com a haste no trem de pouso dianteiro preparado para operar em catobar.

Guizmo

Caramba, o navio está lindo, as aeronaves brilhando. Os chineses devem estar orgulhosos dessa belonave 👏👏

carcara_br

A opacidade e inversamente proporcional à capacidade…
Estão confiantes.

J. VICTOR BUENO

Para mim o J15 e o J16 são os Flankers mais lindos, superandos os Russos em técnologia embarcada.