A Aviação Naval chinesa recebeu reforço de peso com a integração de uma nova variante aprimorada do caça embarcado J-15 “Flying Shark” — o Shenyang J‑15T

Em visita exclusiva ao hangar de montagem final da aeronave na província de Liaoning, repórteres da CCTV detalharam os aprimoramentos desta versão, cuja letra “T” do nome remete ao sistema de CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), o método de decolagem por catapulta.

A principal inovação visual e estrutural está na adoção de um sistema de “trenó de catapulta” — uma haste rígida acoplada ao trem de pouso dianteiro que se encaixa na catapulta do convés, proporcionando aceleração potente no lançamento. Este mecanismo, aliado a reforços no trem de pouso e na célula, garante à aeronave suportar as intensas forças geradas em decolagens de alta pressão.

Outra característica marcante é o tailhook (gancho de parada), que difere do formato tradicional de gancho em lingueta; seu design em forma de canaleta permite pescar o cabo de retenção com maior precisão durante o pouso, trazendo maior controle sobre o processo de frenagem.

J-15T e J-15 a bordo do Shandong

Além do novo suporte mecânico, o J-15T apresenta aprimoramentos eletrônicos, incluindo radar AESA, aviônicos modernizados e redesenho da fuselagem para reduzir peso e aumentar capacidade de carga, tendência apontada por analistas como preparação para o futuro caça stealth J-35.

A presença do J‑15T foi destacada durante a recente visita do porta‑aviões Shandong a Hong Kong. Os aviões ficaram expostos ao público no convoo, atraindo interesse do público e especialistas, mostrando-se uma vitrine dos avanços chineses em tecnologia naval.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

O J-35 casualmente sendo montado lá atrás kkkkkkkkkk

Artur

Verdade. Assim, de repente, parecia o F35, que também usa uma cor idêntica, no processo de montagem.

Marcelo

Impressionante a evolução chinesa !!!

Alex Barreto Cypriano

Não tem nada de impressionante pois tudo neles não é novo ou original. Gancho de cauda tem o quê pra melhorar? Aparelho de pouso dianteiro pra catapulta tem o quê de novo? É apenas resultado de muito dinheiro e espionagem industrial pra obter os meios de conquista e manutenção da hegemonia (imperialista, diga-se). Boa sorte pra China. Pra Alemanha nazista e pro Japão imperial boa sorte não foi muito útil… Apenas o capitalismo ganhou.

comenteiro

E ainda ajudou o comunismo soviético.

Alex Barreto Cypriano

Que era um capitalismo de Estado.

André Macedo

Reducionismo grande aqui… Dinheiro o Brasil também já teve, mesmo com “espionagem industrial” alcançar níveis assim exige toda uma cadeia de know how, logística e produção, a China não só mostra um caça e produz ele a conta gotas. O J-20 tem números impressionantes por exemplo.

Realmente, “boa sorte” não ajudou muito o Japão Imperial e Alemanha Nazista, que bom que a China tem a TRIADE NUCLEAR kkkkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

Tríade nuclear só é garantia de que não haverá agressão convencional direta por receio de escalar pro tie-break nuclear, embora sempre existam os temerarios entusiastas do uso da bomba. Precisa ser muito ingênuo pra acreditar que o capitalismo iria suspender a China do ponto morto do desenvolvimento endógeno maoista aa aceleração feérica pelo influxo de crédito/investimentos neoliberais (ainda que tutelados pela burocracia do partido-nacao) apenas pra bater no fim de linha nuclear entre o antigo hegemon e seu substituto contratado: mais provável que vá sobrar aço pros retardatários, voluntários ou não, subalternos e abortados em toda linha por design imperial… Read more »

André Macedo

Ainda acho bem reducionista falar que a China “é capitalista”, mas é uma análise válida em relação ao tal capitalismo de Estado.
Sobre o BRICs, você está certíssimo, estamos chegando ao “ou vai, ou racha”, o grupo representa o maior movimento socioeconômico do sul global, é imprescindível fortalecê-lo. Não falo nem de tornar o BRICS uma nova OTAN, mas inciar de vez as negociações reais sobre a maior integração econômica

Elint

Enquanto isso, em Banárnia…

Angus

O AF-1 desdentado sendo usado como se fosse avião de patrulha marítima ou como interceptador de helicóptero sobre o mar ou tirando foto de golfinho…

Sergio

Eu sei que é ironia mas nem tente comparar nossa realidade com o ” mundo lá fora”.

Não é mais possível.

O gap é tão profundo que temo nosso Brasil já ter passado do ponto da salvação e do progresso.

Daqui pra frente é cair até a desintegração definitiva.

RPiletti

Fica tranquilo, neste ano a lei Rouanet registrou recorde histórico, nossos artistas estão garantidos.

Rodolfo

Cara, seria assim se não existisse a Embraer no setor de aviação civil e defesa. Hoje ela está trabalhando com a SAAB e teria condições de partir pra um program de caça avançado em parceria ou sozinha se tivesse apoio do GF… já tinham até apresentado um drone ao estilo CCA em 2021.
Mas se um dia essa empresa fechar… aí realmente seria o fim.

Emmanuel

O Sukhoi melhorado.
E eles queriam aprender com a gente…

Rodolfo

Essa é provavelmente a melhor variante da família Sukhoi… esse descendente direto do Su33 ucraniano.
Capaz da eletrónica e do radar chineses serem superiores aos que os russos instalaram no Su57…

Cassini

Que é uma das melhores versões do Sukhoi, é verdade. Eletrônica e radares superiores ao Su-57, aí já forçou demais.

Hamom

Tem também a variante J-15D dedicado a guerra eletrônica, teria o mesmo papel do Growler na US Navy.

Last edited 20 dias atrás by Hamom
Santamariense

Falando estritamente em beleza, toda a família, iniciada com o Su-27, é linda!! A exceção é o Su-34, que parece um pato ….horrível!! Mas, é apenas minha opinião, nada mais.

Last edited 20 dias atrás by Santamariense
Guilherme Lins

Se os chineses fizeram um flanker made in china com qualidade, eu digo que os “Flankers” chineses são melhores do que o SU-35, devido ao radar AESA.

sub urbano

Segundo forum militar paquistanês os novos J-15 receberiam o mesmo radar AESA do J-20, além de outros brinquedinhos tecnológicos desenvolvidos para o “Dragão Poderoso”. Faz sentido pq o J-15 é um caça grande.

Radares potentes são limitados por tamanho e peso. O microscópico Gripen q o diga, o radar dele é do tamanho de um cachorro.

Last edited 20 dias atrás by sub urbano
Rodolfo

A turbina WS 15 também estreou no J15 há 2 anos e em seguida aos mais novos J20.

Guilherme Lins

Amigo, sei que alguns vão levar até como um insulto pessoal, mas vou dizer mesmo assim: não tem nada na Rússia que se compare ao Gripen NG! Nosso vetor é muito melhor. Isso é praticamente unanimidade nos fóruns internacionais que participo. Abraço.

Rodolfo

So pra deixar claro, os chineses desenvolveram o J15 a partir do Su33 da Ucrânia, nao teve ajuda russa.

Guilherme Lins

Por isso frisei o “SE” (condição). Se os materiais usados foram de qualidade e os chineses realmente fizeram um Flanker robusto, tudo leva a crer que possuem aviônicos melhores do que os originais da Rússia.

Hamom

Comparado ao Rafale o nariz do Gripen até que é espaçoso…

sub urbano

Dá essa impressão, mas é ilusão de ótica. O Rafale é bem maior. Olha:

comment image

Last edited 20 dias atrás by sub urbano
Hamom

Interessante…

João Henrique

sub urbano, acredito que nessa imagem a comparação é com o Gripen C, porque de acordo com o wikipedia, o E tem 15,2m e o Rafale 15,27m, então seria uma diferença de apenas 7cm. E o futuro Gripen F é até maior, com 15,9m.

sub urbano

Olha o peso, Gripen E carregado: 16 toneladas. Rafale carregado: 25 toneladas.

Gripen é igual um poodle, se tirar o pelo fica menor q um camundongo kkk

Santamariense

O RBE2 AA do Rafale e o Raven 05 do Gripen E/F tem mais ou menos o mesmo número de módulos TR, com uma pequena vantagem numérica para o Raven.

Hamom

Pela maioria da fontes disponíveis na web, o Raven ES-05 tem cerca de 15% a mais de módulos T/R do que o RBE2-AA.

Dom Lazier

Mas qual rafale em esse radar? o F4?

Alex Barreto Cypriano

Puro blá-blá-blá…

Heitor

Bla bla bla é o avião de 6a geração yankee que não existe nem em video game

Alex Barreto Cypriano

Sim, isso também.

Rafael

Um belíssimo alvo, agora na versão naval!

Macgaren

Pintura bonita.

Outra coisa esmero com limpeza, equipamento russos me parecem sempre sujos e ultra gastos kkkk

Rodrigo Silveira

Foram feitos para usar. Vai ficar sujo mesmo.

Juan S.

A evolução tecnológica na aviação de caças chineses é realmente impressionante. Aparentemente, o J-35 já entrou no estado de produção serial inicial, e caças da PLAAF receberam melhorias significativas recentemente, como a adição da nova variante do J-20, o J-20A/S. Mas, para mim, o mais surpreendente disso tudo é a capacidade de produção em massa. Pelo menos 20 J-15T já foram produzidos (possivelmente mais de 50, com base no número de produção em alguns caças, indicando que fazem parte de outras linhas de entrega). Cada vez mais sofisticados e numerosos se tornam os caças chineses…

SG R. Ramos

OFF TOPIC

Pra quem estava na duvida de quantos MANSUPs viriam, ta aí a resposta, 16 unidades.

https://www.navalnews.com/naval-news/2025/07/brazilian-navy-acquires-first-batch-of-mansup-anti-ship-missiles/

BraZil

Alguém lembrou Banárnia. Vamos ter mais respeito, por favor, pois dada a retórica governista, em breve Banárnia declarará guerra aos EEUU e nossos Gripen e guarani entrarão em ação. Ainda bem que recebemos mais um F39 recentemente…rs rs