VÍDEO: A linha de montagem do caça chinês J‑15T ‘Flying Shark’ para operações CATOBAR

A Aviação Naval chinesa recebeu reforço de peso com a integração de uma nova variante aprimorada do caça embarcado J-15 “Flying Shark” — o Shenyang J‑15T.
Em visita exclusiva ao hangar de montagem final da aeronave na província de Liaoning, repórteres da CCTV detalharam os aprimoramentos desta versão, cuja letra “T” do nome remete ao sistema de CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), o método de decolagem por catapulta.
A principal inovação visual e estrutural está na adoção de um sistema de “trenó de catapulta” — uma haste rígida acoplada ao trem de pouso dianteiro que se encaixa na catapulta do convés, proporcionando aceleração potente no lançamento. Este mecanismo, aliado a reforços no trem de pouso e na célula, garante à aeronave suportar as intensas forças geradas em decolagens de alta pressão.
Outra característica marcante é o tailhook (gancho de parada), que difere do formato tradicional de gancho em lingueta; seu design em forma de canaleta permite pescar o cabo de retenção com maior precisão durante o pouso, trazendo maior controle sobre o processo de frenagem.

Além do novo suporte mecânico, o J-15T apresenta aprimoramentos eletrônicos, incluindo radar AESA, aviônicos modernizados e redesenho da fuselagem para reduzir peso e aumentar capacidade de carga, tendência apontada por analistas como preparação para o futuro caça stealth J-35.
A presença do J‑15T foi destacada durante a recente visita do porta‑aviões Shandong a Hong Kong. Os aviões ficaram expostos ao público no convoo, atraindo interesse do público e especialistas, mostrando-se uma vitrine dos avanços chineses em tecnologia naval.
O J-35 casualmente sendo montado lá atrás kkkkkkkkkk
Verdade. Assim, de repente, parecia o F35, que também usa uma cor idêntica, no processo de montagem.
Enquanto isso, em Banárnia…
O AF-1 desdentado sendo usado como se fosse avião de patrulha marítima ou como interceptador de helicóptero sobre o mar ou tirando foto de golfinho…
Eu sei que é ironia mas nem tente comparar nossa realidade com o ” mundo lá fora”.
Não é mais possível.
O gap é tão profundo que temo nosso Brasil já ter passado do ponto da salvação e do progresso.
Daqui pra frente é cair até a desintegração definitiva.
Fica tranquilo, neste ano a lei Rouanet registrou recorde histórico, nossos artistas estão garantidos.
O Sukhoi melhorado.
E eles queriam aprender com a gente…
Tem também a variante J-15D dedicado a guerra eletrônica, teria o mesmo papel do Growler na US Navy.
Falando estritamente em beleza, toda a família, iniciada com o Su-27, é linda!! A exceção é o Su-34, que parece um pato ….horrível!! Mas, é apenas minha opinião, nada mais.