Itália inicia a construção da primeira fragata FREMM EVO com cerimônia de montagem do primeiro bloco

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Gênova, Itália — A Marinha Italiana celebrou no dia 8 de julho mais um marco na modernização de sua frota naval com a Cerimônia de Montagem do Primeiro Bloco da primeira fragata da nova geração FREMM EVO (Evolution), batizada de Nave Bersagliere. O evento ocorreu no estaleiro de Riva Trigoso, apenas três meses após o corte da primeira chapa de aço e cinco meses antes do cronograma contratual previsto, sinalizando notável avanço na produção.

A cerimônia contou com a presença de Luigi Durante, gerente do Programa Horizon da OCCAR (Organização Conjunta de Cooperação em Armamento), além de representantes da Marinha Italiana e da indústria de defesa.

O contrato para a construção de duas fragatas FREMM EVO foi assinado em julho de 2024 entre a OCCAR e a Orizzonte Sistemi Navali (OSN), principal contratada do projeto, no âmbito do duradouro programa de cooperação franco-italiano FREMM. A entrega da primeira unidade está prevista para 2029, e a segunda, para 2030.

FREMM EVO – uma evolução total das plataformas legadas FREMM
➡️ Enxames controlados por IA (UUVs/UAVs/USVs)
➡️ Mísseis antinavio Teseo EVO
➡️ C-UAS
➡️ 32 VLS A70 IRT (Aster 30 B1/Scalp)
➡️ Novo EW ciber-resiliente
➡️ Sistemas em contêineres (munições vagantes ou drones/antidrones)
➡️ Conjunto completo de ASW


Entre os principais avanços tecnológicos previstos para as FREMM EVO está a integração de um Sistema de Gerenciamento de Navio Cibernético-Resiliente, melhorias nos sistemas de ar-condicionado e distribuição elétrica, além de soluções ambientalmente sustentáveis.

No campo de combate, as novas fragatas contarão com o avançado SADOC 4 Cyber-Resilient Combat Management System. Seus radares serão capazes de detectar e acompanhar ameaças de mísseis balísticos teatrais (TBM), enquanto aprimoramentos adicionais incluirão sistemas de guerra eletrônica, artilharia, mísseis, suíte sonar, sistemas de comunicação e links táticos de dados, garantindo alto nível de interoperabilidade operacional.

Além disso, as FREMM EVO terão sistemas altamente confiáveis, sustentados por planos de manutenção específicos, para assegurar máxima disponibilidade operacional e prontidão para missões.

Até o momento, já foram entregues 17 fragatas FREMM: nove à Itália (de um total previsto de doze) e oito à França (total já concluído). A décima fragata italiana, Nave Emilio Bianchi, deve ser entregue até o final de julho, consolidando o programa como uma das colaborações navais mais bem-sucedidas da Europa.

FONTE: OCCAR

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José Gregório

Essas são FRAGATAS de respeito!

Heli

Dependendo do inimigo, sim, são de respeito.

Piassarollo

Cinco meses antes do cronograma…

737-800RJ

O Mediterrâneo tem dono!

Parabéns à Marina Militare.

Gostaria de dizer que o Atlântico Sul também tem, mas não fazemos nossa parte…

Heli

Tem sim, a US Navy.

737-800RJ

Eu ia dizer que era a Quarta Frota no comentário, mas preferi levantar a bola pra alguém.
Bela cortada!

Esteves

Até 1 bilhão de euros cada uma. Não muito mais que custarão as Tamandarés…até a novelinha terminar.

O valor mais confiável — baseado em declarações oficiais — é de €1,5 bilhão por duas unidades, ou seja, em torno de €750 milhões por fragata FREMM EVO. No entanto, algumas análises sugerem que o custo por unidade pode ser até €1 bilhão, caso se inclua todo o escopo de desenvolvimento e modernização.

Rodolfo

Pelo preço, os asiáticos ganham de longe. A Mogami custa 450 mi de dolares ao contribuinte japones.
Um destroyer KDX3 coreano Batch 2 de +10 mil toneladas custa 1.1 bi de dolares.

No One

Desarmados sim. O contrato inicial não incluía vários sistemas e armamentos. Para os VLS, por exemplo, os recursos foram alocados separadamente. O custo inicial de uma mogami, básica, do primeiro contrato, é muito próximo de um PPA light ( 450 milhões de euros).

A FREMM EVO é já outra coisa, assim como o PPA FULL. A FREMM sai por 750 milhões de euro e chega em 1 bilhão com o adicional do contrato que prevê dez anos de suporte e assistência por parte do fabricante.

Helio Eduardo

Que eu me recorde, primeiro navio cujo projeto inicial contempla drones…. E pela imagem, são muitos drones…..
Só achei pouco artilhado, sempre imaginei que a arma final contra drones seria a boa e velha artilharia, umas 4 ou 6 bocas de 20mm ou 30mm….. (ao menos até as armas eletromagnéticas e a laser se consolidarem)

Marcelo Andrade

6 dessas mais 10 FCT!! Sonhar não custa nada , até o Haddad souber!

frank

linda

danieljr

Os oficiais da MB são muito mais felizes que os da Marinha Italiana.
Lá eles só cortam a fita de inauguração, tiram foto e a obra continua (adiantada), depois os oficiais vão para casa. Não tem festa, coquetel, fogos, 400 marinheiros que não navegam olhando a cerimônia, muita felicidade.
Depois de 5 anos acontece tudo de novo, só que com o novo plano estratégico para o futuro, que é quando pegam os planos que não deram certo, colocam novas datas de lançamento e mais dinheiro neles.

Last edited 19 dias atrás by danieljr
Ozawa

Por aqui temos ex-Comandante Naval mais preocupado em por tropas de Fuzileiros à disposição de um ex-capitão-terrorista, e infelizmente, presidente, para dar golpe de estado.

Quando não é isso, temos comandantes que entram e saem autorizando planos mirabolantes, obsoletos e perdulários de equipamentos que se prestam simplesmente à manutenção de uma estrutura de pessoal e encargos acessórios.

Tudo em nome da “Amazônia Azul” e do “Cinismo Verde-Amarelo”.

Quer saber: não tenho qualquer esperança de que esse cenário naval mude, e esse tipo de MB não faria a menor falta caso não existisse.