Morre Kuo Li-heng, ex-oficial envolvido no escândalo das fragatas Lafayette de Taiwan

Taipé, 10 de julho (CNA) — Kuo Li-heng (郭力恆), ex-capitão da Marinha de Taiwan que foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento nos escândalos de aquisição das fragatas Lafayette e de navios varredores de minas, e libertado em junho de 2015, morreu de câncer aos 73 anos, confirmaram na noite de quinta-feira fontes próximas ao assunto.
Kuo formou-se na Academia Naval no final da década de 1970. Em 1993, quando era oficial no Escritório de Aquisição de Armamentos da Marinha, foi preso sob suspeita de envolvimento no assassinato de seu ex-chefe, o capitão Yin Ching-feng (尹清楓), crime que permanece sem solução.
Na época, a Marinha avançava com projetos de aquisição das fragatas francesas da classe Lafayette (classe Kang Ding) e de navios varredores de minas. Kuo foi acusado de receber propina do vendedor de armas Andrew Wang (汪傳浦), representante em Taiwan da empresa francesa de armamentos Thomson-CSF, e de atuar como informante interno para viabilizar o negócio. Ele foi preso em 1994.
Kuo cumpriu uma pena de 20 anos de prisão e foi multado em NT$ 200 milhões (cerca de US$ 6,83 milhões). Obteve liberdade condicional no final de 2013, mas, sem conseguir pagar a alta multa, foi enviado de volta à prisão para cumprir mais 180 dias em substituição ao pagamento, no fim de 2014. Ele foi finalmente libertado em junho de 2015.

FONTE: Focus Taiwan
Esses exemplares de Taiwan usavam o Sidewinder como míssil de defesa antiaérea (alem do Phalanx), era um sistema com muita limitações. De resto era uma boa embarcação.
Se for prender brigadeiro,almirante e general que recebe comissão $$ para direcionar licitação vai faltar cadeia em todos os países do mundo.kkk