China caminha para ultrapassar EUA em número de grandes navios de guerra nos próximos anos

Type 055
Crescimento Econômico e Estratégico Impulsionam Expansão
Pequim/Washington, 15 de julho de 2025 — Uma análise quantitativa recente conduzida pelo Lethe/SDF indica que, nos próximos anos, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) deve ultrapassar a Marinha dos Estados Unidos em número de grandes combatentes de superfície — navios com deslocamento acima de 3.000 toneladas, incluindo cruzadores, destróieres, fragatas e LCS. Embora existam incertezas quanto a desativações de navios norte-americanos e à opacidade do setor naval chinês, o cruzamento de trajetórias parece cada vez mais plausível.
Atualmente, a PLAN já superou numericamente a US Navy em termos de quantidade total de navios de batalha, com cerca de 370 embarcações, e projeções indicam que poderá atingir até 435 unidades até 2030. Em contraste, a Marinha dos EUA projeta manter cerca de 294 navios no mesmo período.
No longo prazo, especialistas acreditam que a Marinha Chinesa tende não apenas a ser maior, mas também mais poderosa. Um dos principais fatores é o papel da China como maior nação comercial do mundo, cuja economia depende fortemente do comércio marítimo. Faz sentido que a China gaste mais que qualquer outro país para proteger essas rotas, investindo em uma marinha de águas azuis capaz de travar combates longe de suas costas.

Além disso, uma Marinha Chinesa maior contribui para garantir a segurança do território continental e da Primeira Cadeia de Ilhas, região estratégica no Indo-Pacífico, protegendo o país contra interferências externas. Esse movimento é respaldado pelo fato de que a economia chinesa já é 30% maior que a dos EUA, quando medida por paridade do poder de compra. Segundo o FMI, a China deverá crescer mais rapidamente nos próximos cinco anos, mantendo um potencial robusto de expansão econômica.

Outro dado impressionante revela a disparidade industrial entre os dois países: o setor de construção naval chinês é 232 vezes maior que o dos Estados Unidos, segundo números da própria Marinha dos EUA. Nos últimos anos, as entregas anuais de novos navios de guerra pela China têm superado amplamente as dos EUA, consolidando a transformação acelerada da PLA Navy em uma força de projeção global.
Em termos tecnológicos, a China vem incorporando classes avançadas como destróieres Type 055, fragatas Type 054B e navios de assalto anfíbio Type 076, aumentando não apenas o número, mas também a qualidade da frota. Enquanto isso, a Marinha dos EUA enfrenta desafios relacionados ao envelhecimento de sua frota, atrasos em novos programas de construção e incertezas sobre a aposentadoria de classes como a Ticonderoga e os LCS.
Especialistas do IISS e do Office of Naval Intelligence destacam que a virada pode acontecer ainda na segunda metade desta década, com possíveis impactos estratégicos profundos para o equilíbrio naval no Indo-Pacífico e a segurança das rotas marítimas globais.
FONTE: @EurasiaNaval
Peng ficaria orgulhoso
Primeiro conflito proxy por intermedio do Paquistão eles já fizeram.
nem me fale … assim eles vão poder invadir taiwan , e educar a população para entender o que o partidão quer , vai ser bem legal! e as outras nações proximas vão ter que falar mandarim ou cantones eles vão poder escolher ,,, legal!!
Nada que os ocidentais, notadamente os europeus, nunca tenham feito nos ultimos 500 anos
A partir de 64 foi feito a mesma coisa aqui no Brasil,empurrando tudo que é americanos na mente das pessoas.
Estou só falando a verdade !!!
Nunca me curvei, escuto batante funk e sertanejo!
não tenho certeza se posso te elogiar kkkk
O “funk” surgiu nos EUA justamente na década de 1960 e o “sertanejo” sofreu/sofre influência do “country” dos EUA .
.
De minha parte não “curvei-me” por ter assistido séries de tv, filmes, musicais, lembro onde e com quem estava apesar de ter apenas 5 anos quando Armstrong e Aldrin andaram na lua, para quem acredita, claro.
.
Os EUA como país não é mais o mesmo, mas, quem viveu aquelas décadas não tinha muita opção quanto à entretenimento porque não havia muita qualidade por aqui e há quem continue achando que não há.
Uma ressalva: quem tinha plenas condições de provar na época que o homem não pisou na Lua, não provou, muito pelo contrário. A União Soviética reconheceu o feito da NASA. A essa altura dos acontecimentos, com tão fartas e sólidas evidências científicas e historiográficas do evento, duvidar da chegada do homem à Lua só pode ser analfabetismo funcional, dissonância cognitiva ou desonestidade intelectual.
Seu comentário me fez recordar que mais de 20 anos atrás recebemos um casal que liderava um “Grupo” empenhado em provar a “farsa” e eles desenvolveram uma teoria de que não havia nenhuma foto onde ao mesmo tempo apareciam o astronauta, a superfície e o Modulo Lunar ou algo do tipo não lembro bem e após argumentar que uma foto assim seria meio difícil de tirar, etc, não surtiu efeito algum. . Depois que foram embora entrei na internet, na época “discada” portanto demorada, e após alguns minutos de busca encontrei não uma mas duas fotos que eles não foram… Read more »
E no papai noel vc acredita ?
Em 1969 os carros eram fuscas .
E nunca mais se falou em ir pra Lua . A . A resposta é: não sabemos mais como fazer .
Teve missão a Lua até a década de 80, as missões Apollo foram até a 17. Simplesmente, depois do chegar primeiro, a mídia e a população perderam interesse. Só houve um pequeno renascimento com a Apollo 13, em que os astronautas ficaram, praticamente, presos no espaço, havendo um esforço tremendo para trazê-los de volta.
Isto ↓ pode ser considerado funk dos EUA nos 60? Ou nada ver, é só o nome da banda…
Grand Funk Railroad – Closer To Home (I’m Your Captain)
Rapaizzzz arrume urgentemente outra forma de se rebelar…rs rs
Como diz a música “Geração Coca-Cola”, do Legião Urbana, a geração X do Brasil foi programada pelos enlatados dos USA de 09 às 06.
Puxa isto foi tao bom que a ideia é fazer a mesma coisa para os vizinhos sino- insulares seria..legal ,, boa ideia tua , já pensou ser professor?
Ja falei e repito…compra navios da China..o que der pra pegar sem comprometer algo mais sério…mais barato e rápido a entrega…deixa a ideologia de lado um pouco…faz igual a índia..pega aqui e acolá…( Nem tanto) Rsrs
2 unidades da Type 054D aqui seriam bem-vindas. Lá, são fragatas, aqui seriam oq CT´s? Ainda existe essa designação na MB?
“Deixa ideologia de lado um pouco”
Agora mais do que nunca né… Com os “amigos”, “irmãos do norte”, “terra da liberdade” nos taxando…
Exatamente! Em um momento de hostilidade do nosso amado irmão do norte,fosse o governo,cancelaria a aquisição dos 12 blackhawks e iria de aeronaves Leonardo( AW-139M/149M) ou Airbus(H-175M)…
Não confiaria em fazer aquisições militares com um governo não confiável e com um líder instável e megalômano…
Cancelar algo por aqui?
Ai sim que não vai ter nada. Já é um parto para ter alguma coisa..
Você esqueceu a ameaça que o safado laranja fez a Colômbia?! “O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, ordenou a suspensão da operação helicópteros Black Hawk utilizados pela Polícia e pelo Exército da Colômbia em operações contra o narcotráfico!”. “Essas 22 aeronaves do modelo Sikorsky UH-60L Black Hawk, são de propriedade dos EUA e foram cedidas à Colômbia em pacotes de ajuda para combate ao tráfico de drogas. Agora elas ficarão fora de serviço por tempo indeterminado, como informa o portal parceiro Aviacionline”. “Os helicópteros, também empregados no transporte de tropas colombianas, estão localizados em Mariquita (Tolima), Putumayo e… Read more »
Nao se esqueça que a Italia é um pet dos EUA
Pessoal vai achar ruim, bater o pé, pessoal da MB vai torcer o nariz…
Mas é isso, ou ver a MB se tornar um arremedo de GC nas próximas décadas.
Não seria ruim comprar um navio-tanque e uns caça-minas deles, só pra “manter as pontas”.
Você esqueceu a ameaça que o safado laranja fez a Colômbia?! “O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, ordenou a suspensão da operação helicópteros Black Hawk utilizados pela Polícia e pelo Exército da Colômbia em operações contra o narcotráfico!”. “Essas 22 aeronaves do modelo Sikorsky UH-60L Black Hawk, são de propriedade dos EUA e foram cedidas à Colômbia em pacotes de ajuda para combate ao tráfico de drogas. Agora elas ficarão fora de serviço por tempo indeterminado, como informa o portal parceiro Aviacionline”. “Os helicópteros, também empregados no transporte de tropas colombianas, estão localizados em Mariquita (Tolima), Putumayo e… Read more »
Pesquisa a qualidade das fragatas do Paquistão compradas da China ( so pra ficar em navios)
Se quiser tenho uma lista maior pra ti ver a furada que é
Ja o J10 C tbm não presta..só derruba Rafael!!! Rsrs
A incompetencia da India derrubou os Rafales.
Por que nao pequisa o que eu disse das fragatas?
Testa. Se aprofunde ao inves de ficar na avaliação rasa dos fatos.
Não foi o J-10C, foi awacs Sueco e PL-15 Chinês.
Manda a lista e os problemas.
Radares do equador: superaquecimento e cobertura inferior à prevista. Munição 105mm pra Argentina: uma munição apds explodiu o tubo de um TAM e todo lote foi descartado e comprada israelense. 3 blindados norinco pra Argentina que era ora serem anfibios. Primeiro teste blindafo afundou e compra de novo lote foi descartada. Munição 155mm pra Argentina: omprecisão mecânica e baixa qualidade. Suspeita de danos nos tubos que foram enviafos a Italia pra avaliação. Lancadores de foguetes do Peru. Diversos problemas mecânicos. Estes sao so alguns exemplos. Ha mais. Basta pesquisar. O fato de um aviao chines com missil chines supostamente terem… Read more »
Falou quem cresceu vendo “Top Gun” e acha que só americano sabe fazer armamento militar…
Vale bem pra voce isso. Nunca chegou nem perto de uma arma de emprego militar e se mete falar. Por que voce nao sai desta dimensão rasa e nao experimenta pesquisar um pouco? Geração preguicosa. Estuda um pouco o que esta envolvido no ciclo de vida de um equipamento ou tenha humildsde de escutar quem o fez por gosto ou profissão
Tem que diversificar a compra de material de guerra de varias nações igual a índia faz.
Compra material americano,frances e israelense mais não abre mão da parceria estratégica dos russos e seus produtos.
De novo?
Pra mim já tinha passado.
Ultrapassou no número total, incluindo embarcações menores.
Galante, alguma chance de encontrar informações sobre a estrutura logística e de formação/capacitação de pessoal ? Cordial abraço !
Incluindo as corvetas já tinha superado.
Agora estão considerando “grandes combatentes” navios com 3.000 toneladas ou mais.
Ou seja, mesmo excluindo as corvetas a China vai passar a US navy em número de navios, mas estão incluindo as Fragatas.
Ok, é um dado relevante, mas grandes combatentes para mim deveriam ser considerados apenas Destroyers para cima.
Neste caso a US Navy ainda está bem maior com 86 Destroyers/Cruzadores contra 49 da China.
A China (na minha visão) precisa realmente de mais “pequenos combatentes” que os EUA, porque tem muita “demanda” no mar do sul da China… Como é uma região contestada por vários países (Vietnã, Filipinas, Malásia, Taiwan, etc…) Ali a China enfrenta problemas direto com navios pesqueiros, exploração de Gás, petróleo, etc…
Já em um confronto direto com uma super potencia o que faz a diferença são os “grandes combatentes”, e nisso a China ainda está muito atrás
Na realidade não está; Se vc comparar com a Inglaterra x Alemanha na Primeira Guerra, aonde a Marinha Alemã tinha a posição de underdog geografica, a Royal Navy estava perto, e a partir de 1904 se reformou totalmente CONCENTRANDO suas forças contra a Alemanha, que , em 1906 teria 24 navios de batalha a HORAS da costa inglesa. Com os EUA a coisa é MUITO diferente, eles espalharam as esquadras deles por todo o globo, então, qualquer comparação é pifia, e só tende a piorar muito, pois pra cada SSN americano, a China está entregando SEIS novos, e neste ritmo,… Read more »
Tem certeza que é 6 para cada um ? Pergunta honesta pois não
encontrei nada a respeito. Se os EUA pretendem voltar a entregar 2 por ano a partir de 2028, então em 5 anos a China terá 12 x 5 = 60
novos SSNs ?
Duas Type 055 e quatro Type 054B para a MB já seria um sonho.
Ops…acordei.
A China tirou da pobreza, uma população equivalente á nossa, más ainda tem muitos pobres por lá. Segundo um amigo de faculdade e que migrou para a economia, isso da a China a condição ímpar de ou trabalhar a população pobre para que enriqueça ou, se não houver estratégias econômicas certeiras, pode levar para ao estágio problemático irreversível.
É estar vivo para ver.
“isso da a China a condição ímpar de ou trabalhar a população pobre para que enriqueça ou, se não houver estratégias econômicas certeiras, pode levar para ao estágio problemático irreversível”
você embolou o meio de campo jogador.
Olhando o gráfico se percebe que o número de grandes navios de guerra dos EUA , de um grande pico em 1970, no computo geral veio caindo até 2005…De 2006 em diante para de cair e se estabiliza [dentro de uma margem de flutuação] nos últimos 20 anos. Dá a impressão que frota em 1970 era grande demais e se tornou insustentável mante-la, depois da US Navy desinflar por 35 anos e retornar a um porte sustentável, ela se estabilizou na últimas duas décadas. Se agora surgem queixas sobre o tamanho da US Navy é mais por causa da pressão… Read more »
A U.S. Navy ainda é uma marinha poderosa, especialmente na capacidade de ataque nuclear, mas o domínio quase incontestável dos anos 90 e 10 acabaram, e estão caindo dia a dia … A olhos vistos, mesmo que sejam olhos “puxados” … As razões são múltiplas, mas a principal é o capitalismo financeiro que corrói o capitalismo industrial, e com ele a indústria naval, inclusive dos Estados Unidos, quando avaliada em seus próprios índices históricos, há décadas … E que saber? Que bom … Imagine essa odiosa América Laranja com uma marinha onipotente? É melhor para o mundo que haja um… Read more »
Lembrando que o capitalismo financeiro é a última etapa do imperalismo moderno, afinal de contas as indústrias invadem os países, drenam todos os recursos naturais, força de trabalho e no fim mandam todo o excedente para a matriz.
O que dizer de uma capacidade industrial naval 232 vezes maior que a americana?
Não entendi o ” incertezas sobre a aposentadoria de classes como a Ticonderoga e os LCS.” . Dos 9 Ticonderogas, apenas 3 permanecerão em serviço até 2029, os demais serão retirados antes disso já a partir desse ano e serão substituídos por Arleigh Burkes há mais de 20 deles em construção ou já encomendados que com exceção dos últimos 2 da versão IIA, serão todos da versão III. . Quanto ao “LCS” estão garantidos 15 da versão Independence – de um total de 17 – resta saber se a US Navy ficará com 6 ou 10 da versão Freedom, mas, 4… Read more »
Interessante lembrar que as Fragatas da Classe Constellation terão deslocamento semelhante aos Destroyers Type 052D.
7.300 t x 7.500 t
Então se os 052D, C e anteriores entram como “grandes combatentes” e como Destroyers, as fragatas americanas deveriam entrar também.
Já esse conceito de considerar navios com mais de 3.000 toneladas de “grandes combatentes” eu acho inadequado.
Na US Navy fragatas e “LCSs” são considerados “Small Surface Combatants” (SSC) mesmo a futura Constellation vindo a deslocar mais de 7.000 toneladas carregada não apenas por um deslocamento menor que os Arleigh Burkes – Flight I/II 9.000 toneladas, IIA próximos de 9500 e os III ainda mais – mas pela menor letalidade.
.
Não sei se a marinha chinesa segue a mesma forma de classificação ou se foi apenas
opinião de quem escreveu a matéria que considerou 3.000 toneladas “muita coisa”.
Numero nao é capacidade de combate isolado.
Tem que ter qualidade, doutrina e pessoal treinado. So o numero se improvisa pra embuste. O resto não
Prezado Colombelli, para ir além do Super Trunfo, a visão é esta mesmo… eu apenas incluiria as questões logísticas (manutenção e abastecimento) como fatores a serem considerados também… cordial abraço.
De fato. A China ainda é uma marinha regional. Tera de comer muito feijão e arroz pra ser uma Russia, o que dirá um EUA.
A tambem mesmo em questão de embarcações se ha de medir tonelagem, porque se numero so bastasse a Colombia tambem seria lider.
Realmente a sua capacidade industrial naval 232 vezes maior deve ser bem pouco relevante. Kkkkk
Entendi que se os EUA dobrarem a sua capacidade de construção naval a capacidade será 116 vezes menor. Mas esse número considera que a capacidade de construção naval chinesa não irá mudar. Seria interessante também comparar a capacidade logística.
A China possui 51 Destroyers (assim designados na Marinha Chinesa, com +4 mil toneladas), 46 Fragatas (se retirar as com menos de 4 mil toneladas, há 37 vetores). No total de meios de superfícies “robustos” com +4 mil toneladas há 88 vetores, os EUA por sua vez possuem 86 Destroyers/Cruzadores. Se contarmos as fragatas excluídas da China com menos de 4 mil toneladas (7 vetores) mais o número de corvetas que tem em média 1.500 toneladas (52 vetores) há 59 vetores. Em contrapartida, os EUA possuem 26″ combatentes de litoral” que são basicamente fragatas leves. A grande vantagem da US… Read more »
Maior aviação naval e maior número de bases de apoio espalhadas pelo mundo também.
Em compensação a Força Aérea da China possui um número razoavelmente maior de caças do que a Força Aérea dos EUA.
Os EUA não têm 18 SSBN’s.
Seria maravilhoso ter duas ou três embarcações como essa na MB, pena que nossos militares sofrem de arregaço Crônico…
Vem com aquela desculpinha de incompatibilidade doutrinária,que o produto A não é compatível com o sistema nintendo.
Como se não houvesse diversos países que não usassem maquinário militar de diversos países.
Pergunte ao paquistaneses o que eles acharam dos navios chineses que compraram…
O Paquistão enfrenta problemas significativos com suas fragatas de fabricação chinesa, particularmente os navios F-22P (classe Zulfiquar) e Tipo 054A/P (classe Tughril). Esses problemas incluem:mau funcionamento dos sistemas de radar, direcionamento de mísseis, propulsão e confiabilidade geral, impactando significativamente as capacidades operacionais da Marinha do Paquistão. O suporte pós-venda abaixo do padrão dos fabricantes chineses agravou ainda mais esses problemas, levando a atrasos na manutenção e à falta de peças de reposição. Problemas específicos: Falhas no sistema de radar e mísseis: O sistema de mísseis terra-ar FM-90N, instalado nas fragatas da classe Zulfiquar, apresentou falhas recorrentes devido à tecnologia de imagem defeituosa,… Read more »
Fragata classe Zulfiquar [F-22P] ”O Paquistão entrou em negociações com a China para construir e projetar conjuntamente a classe de quatro fragatas em 1996-1999. Os interesses iniciais foram direcionados para a aquisição das fragatas Tipo 053 e Tipo 054 em 2004, eventualmente assinando um acordo bilateral com a China para projetar as fragatas influenciadas por ambos os projetos ao preço inicial de US $ 600 milhões com a conclusão da transferência de tecnologia para o Paquistão em 4 de abril de 2006. O contrato foi expandido com a China, pois a Marinha do Paquistão ordenou equipar a classe Zulfiquar com… Read more »
Contratos da China com Paquistão tem muito mais coisa envolvida. Vantagens extraordinarias dadas pela China em troca do uso de portos. Alguem mais de relevo comprou navios chineses?
Isso nao te diz algo sobre?
”O que diz” o Almirante Naveed Ashraf, Chefe da Marinha do Paquistão ↓
”Temos nos concentrado na introdução de plataformas modernas, multiplicadores de força, na indigenização e na manutenção de opções diversificadas para mitigar dependências externas.
Ao mesmo tempo, acreditamos em fazer o melhor uso dos recursos disponíveis. Recentemente, introduzimos fragatas Tipo 054 A/P da China, OPVs Lote 1 e Lote II da Romênia e corvetas Classe MILGEM da Turquia.”
Compramos um navio oceanográfico.
E as 4 problematicas sao justamente estas ultimas a ponto de estarem procurando substitutas pra curto prazo
Não sei de onde vc tirou esta informação, mas até onde pesquisei a Marinha do Paquistão não está atualmente buscando substituir as fragatas chinesas Tipo 054A/P por novos navios. O que por sinal seria absurdo, afinal finalizaram o recebimento destas fragatas a menos de dois anos. O que está acontecendo é que Marinha do Paquistão também está trabalhando na construção de suas próprias fragatas da classe Jinnah, com base na experiência adquirida com os navios da classe MILGEM e as fragatas Tipo 054A/P. Portanto, a Marinha do Paquistão já adquiriu as fragatas Tipo 054A/P que pretendia adquirir e agora está… Read more »
Complementando http://www.defesaaereanaval.com.br/naval/fragatas-do-paquistao-fabricadas-na-china-apresentam-mau-funcionamento/amp
1. Em 15 anos, os cinco porta-aviões CVN-68 a CVN-72 terão todos mais de 50 anos. Desde que o USS Ford (CVN-78) foi comissionado em julho de 2017, a Marinha dos Estados Unidos não comissionou nenhum novo porta-aviões por oito anos. O segundo navio, o USS Kennedy (CVN-77), foi adiado até 2027, o que significa que leva aproximadamente dez anos para construir um novo porta-aviões. Se a Marinha dos Estados Unidos continuar nesse ritmo, perderá quatro porta-aviões nos próximos quinze anos. Atualmente, o terceiro navio da classe Ford, o Enterprise, já sofreu um atraso de 18 meses antes mesmo de… Read more »
O CVN 68 já completou 50 anos, em boas condições, e o substituto dele o “John Kennedy” (CVN 79) será entregue em 2027 e não há razão para pressa pois o requerimento é de “apenas” 11 e 9 Alas Aéreas, então nem adiantaria acelerar o processo que pode ser feito encomendando-se 2 ao mesmo tempo para que o intervalo entre a incorporação de um e outro seja de 3/4 anos algo já feito no passado e que será repetido. . O CVN 80 deverá ficar pronto em 2029 para substituir o CVN 69, o CVN 81 em 2032 para substituir… Read more »
Prezado, vc está totalmente mal informado……precisa se informar melhor!
Hoje a USN tem 20 “Los Angeles”….daqui a 15 anos provavelmente nenhum estará ainda em serviço…..e não 38.
São 3 “Seawolfs” e não 2.
A classe “Virginia” não foi adiada…24 estão em serviço e uns 20 em construção e/ou planejamento.
Em 15 anos, a maior parte, senão todos os 14 SSBN “Ohio” já terão dado baixa.
Retirado da IA: O Paquistão enfrenta problemas com navios chineses, incluindo fragatas com sistemas de armas e motores defeituosos, além de preocupações com a dívida relacionada a projetos de infraestrutura da Iniciativa Cinturão e Rota. Problemas com fragatas: Relatos indicam que fragatas chinesas entregues ao Paquistão apresentam falhas em sistemas de mísseis e motores, afetando sua capacidade de combate. Uma análise do site Geopolitica.info revelou que as fragatas são ineficazes para atingir alvos devido a defeitos nos sistemas de mísseis, e seus motores também apresentam problemas, limitando sua velocidade. O Paquistão recebeu quatro fragatas Type 054A/P, mas os problemas mecânicos levantaram… Read more »
Fakenews
Pesquisa. Tem varios locais idôneos. Tu vera que nao é fake. Tem varios…varios outros exemplos ate aqui na AL.
Mas é mais facil negar a realidade quando ela não condiz com a expectativa.
Problema.com equipamento todo mundo tem.
Nao de forma sistêmica.
É exatamente disso que eu falava. Mas ao inves de pesquisar, como voce fez, os sujeitos preferem negar aquilo que contradiz suas expectativas e desacreditar quem levanta a lebre.
se não fosse copiar a tecnologia reversa dos states ainda andavam de canoa, quantidade não é qualidade
Tira um print, corre na embaixada e tenta o green card.
Hahahaha, genial
Espero que Reagan esteja orgulhoso em ter destruído a industria naval americana
Reagan foi um grande amigo da US Navy e deixou o cargo no início de 1989. O que veio depois – falta de um potencial adversário à altura e as consequências disso que duraram
duas décadas – não foi culpa dele.
Não vejo a China trabalhando para invadir Taiwan, mas sim cercar a ilha. Cerco a portos e aeroportos com submarinos e caças. Dois PAs são suficientes e mais dois para garantir defesa às reações. A China atacaria galpões de alimentos taiwaneses para acelerar o processo de rendição. A ilha não aguentaria um cerco por muito tempo.
A China não precisa nada disso. Só tocar a política e deixar a coisa rolar. Mais da metade da população economicamente ativa em Taiwan trabalha no continente. As duas mais novas gerações em Taiwan não dão bola para a beligerancia com a China continental. Quem mantém este tema no noticiário é a indústria bélica americana, maior beneficiário da possibilidade de ação armada.
Lembrando que o PIB de Taiwan é 23 vezes menor que o chinês. Um conflito com Taiwan pode ter um efeito econômico maior que o PIB de Taiwan na China. Sai mais barato comprar a ilha.
É absolutamente incrível a capacidade de construir alvos dos chineses, será que esses navios são tão eficientes como os tanques Russos???
Isso me lembra o Putin com suas hyper armas putinianas de 15 anos atrás… Pelo site aqui a gente percebia que o mundo seria destruído pelos Russos… Em três dias Kiec… Três semanas Paris…
O que eu sei é que os EUA ganharam a segunda guerra graças a sua extraordinária capacidade de construção naval, inclusive de navios logísticos liberty, T2 que eram considerados péssimos, mas teve navio sendo fabricado inacreditavelmente em 5 dias (vale uma matéria sobre isso). A matéria fala que a capacidade de construção naval chinesa é de 232 vezes maior que a dos EUA. A pergunta é, quanto tempo a China leva para construir uma frota americana e em quanto tempo os EUA podem construir uma frota chinesa. Só a capacidade de produção de aço na China é mais de 20… Read more »
Os EUA não ganharam a segunda guerra mundial, foram os aliados que a ganharam.
E como foram abastecidos de suprimentos? Como foram transportados?