Type 055

Crescimento Econômico e Estratégico Impulsionam Expansão

Pequim/Washington, 15 de julho de 2025 — Uma análise quantitativa recente conduzida pelo Lethe/SDF indica que, nos próximos anos, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) deve ultrapassar a Marinha dos Estados Unidos em número de grandes combatentes de superfície — navios com deslocamento acima de 3.000 toneladas, incluindo cruzadores, destróieres, fragatas e LCS. Embora existam incertezas quanto a desativações de navios norte-americanos e à opacidade do setor naval chinês, o cruzamento de trajetórias parece cada vez mais plausível.

Atualmente, a PLAN já superou numericamente a US Navy em termos de quantidade total de navios de batalha, com cerca de 370 embarcações, e projeções indicam que poderá atingir até 435 unidades até 2030. Em contraste, a Marinha dos EUA projeta manter cerca de 294 navios no mesmo período.

No longo prazo, especialistas acreditam que a Marinha Chinesa tende não apenas a ser maior, mas também mais poderosa. Um dos principais fatores é o papel da China como maior nação comercial do mundo, cuja economia depende fortemente do comércio marítimo. Faz sentido que a China gaste mais que qualquer outro país para proteger essas rotas, investindo em uma marinha de águas azuis capaz de travar combates longe de suas costas.

Type 055

Além disso, uma Marinha Chinesa maior contribui para garantir a segurança do território continental e da Primeira Cadeia de Ilhas, região estratégica no Indo-Pacífico, protegendo o país contra interferências externas. Esse movimento é respaldado pelo fato de que a economia chinesa já é 30% maior que a dos EUA, quando medida por paridade do poder de compra. Segundo o FMI, a China deverá crescer mais rapidamente nos próximos cinco anos, mantendo um potencial robusto de expansão econômica.

Type 054B

Outro dado impressionante revela a disparidade industrial entre os dois países: o setor de construção naval chinês é 232 vezes maior que o dos Estados Unidos, segundo números da própria Marinha dos EUA. Nos últimos anos, as entregas anuais de novos navios de guerra pela China têm superado amplamente as dos EUA, consolidando a transformação acelerada da PLA Navy em uma força de projeção global.

Em termos tecnológicos, a China vem incorporando classes avançadas como destróieres Type 055, fragatas Type 054B e navios de assalto anfíbio Type 076, aumentando não apenas o número, mas também a qualidade da frota. Enquanto isso, a Marinha dos EUA enfrenta desafios relacionados ao envelhecimento de sua frota, atrasos em novos programas de construção e incertezas sobre a aposentadoria de classes como a Ticonderoga e os LCS.

Especialistas do IISS e do Office of Naval Intelligence destacam que a virada pode acontecer ainda na segunda metade desta década, com possíveis impactos estratégicos profundos para o equilíbrio naval no Indo-Pacífico e a segurança das rotas marítimas globais.

FONTE: @EurasiaNaval

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amarante

Peng ficaria orgulhoso

Mcagaren

Primeiro conflito proxy por intermedio do Paquistão eles já fizeram.

elias

nem me fale … assim eles vão poder invadir taiwan , e educar a população para entender o que o partidão quer , vai ser bem legal! e as outras nações proximas vão ter que falar mandarim ou cantones eles vão poder escolher ,,, legal!!

Wagner Figueiredo

Ja falei e repito…compra navios da China..o que der pra pegar sem comprometer algo mais sério…mais barato e rápido a entrega…deixa a ideologia de lado um pouco…faz igual a índia..pega aqui e acolá…( Nem tanto) Rsrs

Guizmo

2 unidades da Type 054D aqui seriam bem-vindas. Lá, são fragatas, aqui seriam oq CT´s? Ainda existe essa designação na MB?

Heitor

“Deixa ideologia de lado um pouco”

Agora mais do que nunca né… Com os “amigos”, “irmãos do norte”, “terra da liberdade” nos taxando…

Willber Rodrigues

Pessoal vai achar ruim, bater o pé, pessoal da MB vai torcer o nariz…

Mas é isso, ou ver a MB se tornar um arremedo de GC nas próximas décadas.
Não seria ruim comprar um navio-tanque e uns caça-minas deles, só pra “manter as pontas”.

Bosco

De novo?
Pra mim já tinha passado.

Alexandre Galante

Ultrapassou no número total, incluindo embarcações menores.

Fernando XO

Galante, alguma chance de encontrar informações sobre a estrutura logística e de formação/capacitação de pessoal ? Cordial abraço !

Luís Henrique

Incluindo as corvetas já tinha superado.
Agora estão considerando “grandes combatentes” navios com 3.000 toneladas ou mais.
Ou seja, mesmo excluindo as corvetas a China vai passar a US navy em número de navios, mas estão incluindo as Fragatas.

Ok, é um dado relevante, mas grandes combatentes para mim deveriam ser considerados apenas Destroyers para cima.

Neste caso a US Navy ainda está bem maior com 86 Destroyers/Cruzadores contra 49 da China.

Nelson Junior

A China (na minha visão) precisa realmente de mais “pequenos combatentes” que os EUA, porque tem muita “demanda” no mar do sul da China… Como é uma região contestada por vários países (Vietnã, Filipinas, Malásia, Taiwan, etc…) Ali a China enfrenta problemas direto com navios pesqueiros, exploração de Gás, petróleo, etc…
Já em um confronto direto com uma super potencia o que faz a diferença são os “grandes combatentes”, e nisso a China ainda está muito atrás

Emmanuel

Duas Type 055 e quatro Type 054B para a MB já seria um sonho.
Ops…acordei.

Rogério Loureiro Dhiério

A China tirou da pobreza, uma população equivalente á nossa, más ainda tem muitos pobres por lá. Segundo um amigo de faculdade e que migrou para a economia, isso da a China a condição ímpar de ou trabalhar a população pobre para que enriqueça ou, se não houver estratégias econômicas certeiras, pode levar para ao estágio problemático irreversível.

É estar vivo para ver.

Nativo

“isso da a China a condição ímpar de ou trabalhar a população pobre para que enriqueça ou, se não houver estratégias econômicas certeiras, pode levar para ao estágio problemático irreversível”
você embolou o meio de campo jogador.

Hamom

Olhando o gráfico se percebe que o número de grandes navios de guerra dos EUA , de um grande pico em 1970, no computo geral veio caindo até 2005…De 2006 em diante para de cair e se estabiliza [dentro de uma margem de flutuação] nos últimos 20 anos. Dá a impressão que frota em 1970 era grande demais e se tornou insustentável mante-la, depois da US Navy desinflar por 35 anos e retornar a um porte sustentável, ela se estabilizou na últimas duas décadas. Se agora surgem queixas sobre o tamanho da US Navy é mais por causa da pressão… Read more »

Last edited 5 horas atrás by Hamom
Ozawa

A U.S. Navy ainda é uma marinha poderosa, especialmente na capacidade de ataque nuclear, mas o domínio quase incontestável dos anos 90 e 10 acabaram, e estão caindo dia a dia … A olhos vistos, mesmo que sejam olhos “puxados” … As razões são múltiplas, mas a principal é o capitalismo financeiro que corrói o capitalismo industrial, e com ele a indústria naval, inclusive dos Estados Unidos, quando avaliada em seus próprios índices históricos, há décadas … E que saber? Que bom … Imagine essa odiosa América Laranja com uma marinha onipotente? É melhor para o mundo que haja um… Read more »

amarante

Lembrando que o capitalismo financeiro é a última etapa do imperalismo moderno, afinal de contas as indústrias invadem os países, drenam todos os recursos naturais, força de trabalho e no fim mandam todo o excedente para a matriz.

Dalton

Não entendi o ” incertezas sobre a aposentadoria de classes como a Ticonderoga e os LCS.” . Dos 9 Ticonderogas, apenas 3 permanecerão em serviço até 2029, os demais serão retirados antes disso já a partir desse ano e serão substituídos por Arleigh Burkes há mais de 20 deles em construção ou já encomendados que com exceção dos últimos 2 da versão IIA, serão todos da versão III. . Quanto ao “LCS” estão garantidos 15 da versão Independence – de um total de 17 – resta saber se a US Navy ficará com 6 ou 10 da versão Freedom, mas, 4… Read more »

Last edited 3 horas atrás by daltonl
Luís Henrique

Interessante lembrar que as Fragatas da Classe Constellation terão deslocamento semelhante aos Destroyers Type 052D.
7.300 t x 7.500 t

Então se os 052D, C e anteriores entram como “grandes combatentes” e como Destroyers, as fragatas americanas deveriam entrar também.

Já esse conceito de considerar navios com mais de 3.000 toneladas de “grandes combatentes” eu acho inadequado.