IMAGENS: Fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’ no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul

Imagens recentes da Fragata Jerônimo de Albuquerque – F201 em construção na parte externa do estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
A F201 é a segunda de quatro fragatas planejadas no âmbito do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).
As fragatas da Classe Tamandaré são baseadas no projeto alemão MEKO A-100 e apresentam as seguintes especificações:
- Deslocamento: Aproximadamente 3.500 toneladas
- Comprimento: 107 metros
- Largura: 16 metros
- Velocidade Máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
- Alcance: 5.500 milhas náuticas
- Tripulação: Cerca de 130 militares
Os navios são equipados com sistemas de combate avançados, incluindo:
- Radar: Hensoldt TRS-4D AESA
- Sistema de Gerenciamento de Combate: Desenvolvido pela Atech, subsidiária da Embraer
- Armamentos: Canhão OTO Melara de 76 mm, sistema de mísseis Sea Ceptor, mísseis antinavio MANSUP, torpedos antissubmarino de 324 mm e sistema de defesa próxima Sea Snake de 30 mm
Além disso, as fragatas possuem convoo e hangar para operar helicópteros como o SH-60 Seahawk, ampliando sua capacidade operacional em missões de guerra antissubmarino e de superfície.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré é resultado de uma parceria entre a Marinha do Brasil e o consórcio Águas Azuis, formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech. A construção dos navios em território nacional estabelece a transferência de tecnologia e alto índice de conteúdo local, impulsionando a indústria naval brasileira e gerando empregos qualificados.
IMAGENS: Luiz Fernando Nardes / @shipspotting_itajai, via Marcelo (MO) Lopes, editor do Navios de Guerra Brasileiros – NGB no Facebook
nada como um letreiro soldado na lateral do Navio para aumentar o RCS kkkkk
agora falando sério… Belas imagens!!!
Tomara que façam o aporte de recursos para não paralisar a construção delas, ter que levar os cascos inacabados de fragatas para o AMRJ deve ser complicado.
O correto seria construir só a quantidade de navios que a engeprom tem dinheiro suficiente para pagar.
Esse negocio de forçar a barra para construir 4 navios está errado.
A marinha percebeu que iria faltar grana para construir 4 navios,vamos renegociar o contrato e vamos construir só 2 navios com o dinheiro que temos garantido na capitalização da emgeprom.
Força a Barra? o contrato preve a construção de QUATRO fragatas… lá atraz quando houve a capitalização da Emgepro o dinheiro dava e sobrava… o que foi que deu errado? vão colocar a culpa no gato de novo? tipo “Gato Comeu”?
A Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, na verdade esta dando um SHOW de produtividade… duas fragatas quase prontas! quando foi que se viu isso aqui no Brasil? Agora, novamnete, as autoridades deveriam investigar a fundo o que houve com o aporte finaceiro que seria o suficiente para construir as 4! Lembro que li aqui nesse forum a respeito… tipo o governo entregou a Emgepro digamso 10 bilhoes para cousntrir as 4 fragats, e esse valor seria aplicado em bancos nacionais, com a combinação dos rendimentos e parte dos rendimentos daria para contruir as 4 primeiras fragats com uim bom saldo para,… Read more »
A incapacidade dos gestores do emgeprom em realizar o hedge cambial dos recursos recebidos é inacreditável. O grande buraco dos recursos provavelmente vem da variação cambia,l dado que mais de 50% do custo é dolarizado e pelo visto os recursos da emgeprom não foram aplicados em instrumentos vinculados a variação do câmbio.
Se foi isso, e é bem possível, essas pessoas deveriam ser presas. Um absurdo. Até eu, engenheiro químico, sei fazer isso. É muita incompetência. Se tivessem colocado o dinheiro da capitalização em Bitcoin hoje poderíamos construir 12 Tamandares….rsrsrs… parece brincadeira, mas não é.
Se pra terminar os Napinhas de 500 toneladas estão demorando um século imagine um navio do porte de uma fragata rs
Essas ai é a marinha que esta montando… o estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí tem nadinha a ver com essas….
Feliz por ver que a construção está indo muito bem, mas triste por saber que ao final da última, tudo poderá ser paralisado por falta de verba e não temos nenhuma perspectiva de solução.
Se chegarmos na última e dentro do prazo meu caro Welington S. Sabemos como a banda toca por esses trópicos.
Complicado.
Se bobear a última vai rebocada pro RJ e termina lá no AMRJ.
So não pode demorar 14 anos como foi com a Barroso 😏
A única certeza é que vai demorar 14 anos para ficar pronta.
Em quanto isso os russos usando laser chines com direito a video !!!
https://forcaaerea.com.br/video-russia-estaria-utilizando-sistema-antiereo-laser-chines-para-abater-drones-ucranianos/
E como foi e está sendo com a classe Macaé.
Uma triste situação que pode se tornar realidade.
Se acontecer vai demorar 28.
Bate na madeira 3x.
Na primeira foto, sei que é normal, sem dúvida, pois já foi discutido muito aqui…mas, que lateral irregular, com praticamente todas as chapas enrugadas!! Caramba!
Putz…
Não entendi teu comentário.
Pois é Santamariense;
ligando o modo irônico, bem que nossos artificies poderiam estagiar com os Norte Koreanos que tem gente aí que defende até a morte que são os melhores construtores de navio do mundo. 😏
O baixinho barriga de chopp que vai adorar 🤣
So não pode botar na cadeia, deixa que o comedor de jaboticaba quando chegar aqui faz isso 👍
Não acho que caiba ironia, pois eu fiz um comentário sem criticar a competência de quem quer que seja. As chapas estão enrugadas, ou não? Foi sobre o enrugamento que eu falei. Ponto. Nada mais. Quanto aos navios norte-coreanos e suas fotos maquiadas, nem perco meu tempo.
Sim !!!
Estão bem enrugadas principalmente na área do costado o que não aconteceu com a Tamandaré (somente na superestrutura).
Os artificies estão errando feio 👀
A minha Ironia não foi a seu comentário, a minha ironia foi a essa qualidade de construção mesmo 👍
As fotos dos Norte Coreanos sem comentários😏
Não precisa nem ser perito para verificar a aplicação de um software de alteração de imagem 👍
Ah, entendi. Desculpe a ignorância, Burgos. Abraço.
Claro que vários fatores podem impactar na imagem, desde técnicos até iluminação.
Mas tem bastante diferença.
Agora, deixar lisa como um drywall é uma tecnologia que só os norte coreanos tem, rs.
A fragata Norte-coreana é de fibra de vidro. É como uma prancha de surf.
Assim deflete os sinais de radares em outras direções ao invés de pro receptor, é tecnologia stealth
A chapa é tão enrugada que embaralha os sinais de radar. Top!
Tbm acho bem estranho, mas o que falaram e faz sentido, tem a ver com o calor da solda acho. Mas de qualquer forma é bem feio.
Chapa “fina” é assim mesmo, as cavernas internas marcam com as soldas e contraem a chapa de aço.
Tomara que o Lula não atrapalhe e o programa continue fluindo. Nós precisamos muito de fragatas novas. Mesmo que sejam apenas “corvetonas”.
Já tem que ir pro martelinho de Ouro rsss.
Pelo menos duas estão praticamente garantidas.
Veremos nos próximos meses se a outra metade será afetada pela crise econômica e política que estamos vivendo e promete se intensificar… Afinal, o roubo de dezenas de bilhões do INSS não teve nenhum “cumpanhêru” preso, nenhum dinheiro devolvido… A conta será paga por nós com mais impostos amorosos!
Estamos praticamente sem Marinha e sem FAAs.
O último que sair, apague a luz.
Graças a covardia de nossos generalissimos.
Batem continência p ladrão e abaixam a cabeça.
Essa corvetona merecia mais armas (só 12 lançadores verticais é pouco pra ela) e mais automação, a tripulação ainda é muito grande para seu porte. E merceia pelo menos mais 04 unidades construídas. Se não, pelo menos mais duas.
Pelo que entendi, não têm dinheiro para o recheio da última, mas para construir o casco têm, uma opção caso nao tenha mais grana é construir e colocar o recheio depois, deixa no nível de um Amazonas, mas acredito que vão conseguir essa grana para finalizar os 4, agora os navios britânicos ficam no escanteio nessa falta de grana.
Deveriam se chamar fragatas da classe jacaré de tão enrugadas as chapas do casco. Nada melhor para aumentar a assinatura no radar. Melhor não comentar mais nada.