Crise no Programa F126: Alemanha avalia retomar construção naval com estaleiros próprios

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A pressão está aumentando no Bundestag sobre o futuro do programa das fragatas F126 “Niedersachsen‑class”. O deputado Bastian Ernst, da CDU/CSU e responsável por temas navais na Comissão de Defesa, afirmou que os sucessivos atrasos e os problemas com a interface de TI entre o principal contratado — Damen Naval — e os subcontratados justificam a “absoluta correção” em cancelar o projeto e reestruturá-lo integralmente com estaleiros alemães.

O programa F126, concebido para substituir as antigas F123, prevê seis navios de cerca de 10.000 toneladas, com capacidade global de combate triplo (ar, superfície e submarinos) e funções que incluem vigilância marítima, apoio a forças especiais e operações de evacuação. O primeiro navio estava previsto para 2028, mas já acumula atraso potencial de até 48 meses, conforme estimativa da CDU.

Os entraves técnicos se concentram nos sistemas de design e manufatura da Damen Naval, cuja plataforma digital apresentou falhas nas interfaces com subcontratados. Isso resultou em retrabalhos nos estaleiros alemães, especialmente em Wolgast e Hamburgo, associados ao projeto. Apesar disso, o Ministério da Defesa insiste na continuidade do programa, com reforço orçamentário de €320 milhões em 2024 — montante que ainda não chegou às empresas alemãs.

Ernst argumenta que “não se deve manter o projeto vivo gastando ainda mais dinheiro”. Ele apoia a mudança para um “Plano B” envolvendo estaleiros nacionais diretamente, proposta que, segundo fontes, recebe simpatia mesmo dentro do SPD . O risco estratégico é evidente: em razão da crise na Ucrânia, os novos navios tornam-se cada vez mais necessários em menos tempo.

Em contrapartida, o governo alemão e o Ministério da Defesa têm mantido confiança na abordagem atual: reforço técnico junto à Damen e acordos com as autoridades holandesas. Entretanto, fontes governamentais não descartam novos atrasos e custos adicionais — há negociações em andamento sobre ajustes contratuais com as firmas envolvidas .

O dilema enfrenta, assim, duas forças opostas: a urgência por capacidade naval em contexto europeu cada vez mais tenso e a busca por independência industrial nacional, reduzindo dependência de estaleiros estrangeiros. A decisão final pode redefinir o rumo da construção naval militar alemã e influenciar futuras parcerias europeias — especialmente em um momento em que os rivais reforçam suas marinhas com novas fragatas modernas.

FONTE: Naval News

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rui mendes

Bem feita para o governo Alemão anterior, por ter a arrogância de castigar, uma das melhores empresas de construção naval do mundo, ainda por cima Alemã, por terem tido problemas nas fragatas F-125 class, que diga-se para bem da verdade, problemas esses corrigidos pela própria empresa, com aumento nos custos do programa, mas corrigiu e as F-125 agora vão ser bem equipadas, para lá dos mísseis NSM que tem desde o inicio, bem como o canhão de 127mm, vai ser integrados já em 2026 mísseis anti-aéreos Íris-T, e com grande capacidade de mais armas e drones em contentores, onde tem… Read more »

Marcelo

Realmente nunca entendi terem escolhido estaleiro estrangeiro! Que tiro no pé

Nativo

Um atraso potencial de 48 meses, mesmo em se tratando de um navio de combate de 10.000 toneladas é um enorme atraso e os custos adicionais, vão subir no teto.

Me admira a Damien, que vem produzindo navios para várias marinhas ao redor do mundo, muitos menores que esse verdade, mas tem ritmo de produção e pessoal capacitado.

Espero que os alemães consigam uma boa solução nativa, para o problema.

Willber Rodrigues

Pra uma nação com um longo histórico em construção naval como a Alemanha, ter escolhido um projeto estrangeiro, enquanto estaleiros de seu próprio país tem projetos bem sucedidos como as MEKO’s, deveria ser considerado alta traição.

Marcelo

Aqui no Brasil isso acontece direto e dão qualquer desculpa e fica por isso mesmo.
Depois descobri que recebeu um comissão gorda no paraíso fiscal.

amarante

Se o problema é no TI a culpa é do ponteiro.

adriano Madureira

É oque dá deixar sua BID as moscas e deixar suadefesa as moscas…

Parabéns a Era Merkel.

Last edited 19 dias atrás by adriano Madureira
Carlos Campos

As Fragatas/Cruzadores mais bonitos, coloca qualquer navio moderno da OTAN no chinelo em Beleza, espero que continue