Exército dos EUA afunda alvo no mar com míssil SM-6 lançado do sistema Typhon

A 3ª Força-Tarefa Multidomínio (3MDTF) realiza o primeiro exercício de tiro real de médio alcance fora dos Estados Unidos continentais, afundando com sucesso um alvo marítimo com um míssil Standard-6 durante o Exercício Talisman Sabre 25 em 16 de julho de 2025. (Crédito: Exército dos EUA)
O Exército dos Estados Unidos realizou com sucesso o primeiro disparo internacional do sistema Typhon, afundando um alvo marítimo com um míssil SM-6 durante o exercício Talisman Sabre 25, realizado em parceria com as Forças Armadas australianas. O lançamento ocorreu em 16 de julho e marcou um passo decisivo na capacidade de ataque marítimo baseado em terra da força terrestre americana.
A operação foi conduzida pelo 3rd Multi-Domain Task Force (MDTF), que deslocou o sistema Mid-Range Capability (MRC) — também conhecido como Typhon — para território australiano. O sucesso do disparo demonstrou não apenas a eficácia do armamento, mas também a interoperabilidade entre as forças americanas e australianas no comando e controle de missões conjuntas.
“A execução do disparo de um SM-6 contra um alvo no mar representa mais um avanço significativo na nossa capacidade de empregar sistemas avançados de ataque marítimo a partir de plataformas terrestres”, afirmou o coronel Wade Germann, comandante do 3º MDTF.
A ação foi a primeira vez que um sistema Typhon foi lançado a oeste da Linha Internacional de Data, um marco operacional que confirma a maturidade do conceito de ataque de precisão de longo alcance baseado em terra.
A simulação serviu também como teste de integração entre os sistemas de comando e controle norte-americanos e australianos, especialmente com a 10ª Brigada do Exército Australiano. O trabalho conjunto foi realizado por meio da Land Effects Coordination Cell, destacando a coordenação multinacional na execução de efeitos multidomínio.
“Este exercício validou nossa interoperabilidade com nossos parceiros australianos e prepara o terreno para o desenvolvimento e a implantação de capacidades multidomínio credíveis e prontas para o combate”, concluiu Germann.
A demonstração do sistema Typhon integra os esforços do Exército dos EUA para expandir suas capacidades estratégicas de dissuasão, reforçando sua presença na região do Indo-Pacífico e aumentando a prontidão frente a cenários de conflito de alta intensidade.
A inauguração do emprego de mísseis antinavios por parte do USA.
O USA conta com os mísseis SM-6 e Tomahawk Block V , e a partir de 2027 contará com o PrSM Block II.
* O USMC conta com o NSM
Os americanos muito raramente divulgam o desempenho de seus mísseis. Desse SM-6 é dito ter alcance na função sup-ar de 240 a 450 km. Em aumentando em pelo menos 50% o alcance na função sup-sup e temos algo próximo de 360 a 700 km no alcance contra alvos na superfície. O fato do sistema Typhon ser denominado de “MRC” (capacidade de médio alcance) sugere que os mísseis envolvido têm alcance acima de 1000 km. Seja qual for o alcance o SM-6 é hoje um dos mísseis mais letais e flexíveis nas mãos dos americanos, podendo ser utilizado no modo sup-ar,… Read more »
Já disse e repito, o SM6 é o melhor Míssil do Mundo, anti navio e aéreo de diversas ameaças, vai que criam um com GPS aí vai ser mais apelão ainda