Juan Battaleme, Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa da Argentina, confirmou que a Marinha está em negociações com a Real Marinha da Dinamarca para adquirir duas fragatas multipropósito da classe Iver Huitfeldt, conforme também indicado pela SA Defensa no X. O objetivo é substituir as descomissionadas ARA Hércules e ARA Heroína, ambas fora de operação por anos devido a falhas crônicas.

A classe Iver Huitfeldt foi desenvolvida pela Marinha Dinamarquesa para substituir corvetas da classe Niels Juel e entrou em serviço em 2012. Com capacidade para missões de defesa aérea, guerra de superfície e antissubmarino, as fragatas foram construídas em blocos na Estônia e Lituânia e finalizadas pela Odense Steel Shipyard.

Esses navios deslocam 6.645 toneladas, têm 138,7 m de comprimento, velocidade superior a 28 nós e alcance de 9.000 milhas náuticas a 18 nós. Seus sistemas sensoriais incluem radares Thales SMART-L e APAR, sonar de casco Atlas ASO 94 e sistema Terma SCANTER 6000, além de contramedidas eletrônicas e deck para helicópteros como o MH‑60R Seahawk.

Centro de Operações de Combate de uma fragata da classe Iver-Huitfeldt

A capacidade de combate também é robusta: sistema de lançamento vertical Mark 41 com mísseis SM‑2 e ESSM, 16 mísseis antinavio Harpoon Block II, canhões OTO Melara 76 mm, CIWS Oerlikon 35 mm, e lançadores de torpedos MU90. O armamento principal pode ser atualizado para um canhão de 127 mm, com futuras modernizações previstas para o NSM e mísseis SM‑6.

Apesar da tecnologia avançada, a frota apresentou falhas, como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.

Fragata Iver Huitfeldt com novos canhões Super Rapid de 76 mm -Foto: Kurt Pedersen

Para a Argentina, a compra dessas fragatas representa uma opção mais acessível que a construção de novos navios. A modernização, potencialmente liderada pela turca ASELSAN — que já atualiza fragatas MEKO — incluiria radar, sonar, guerra eletrônica e sistema de combate, tornando-as compatíveis com padrões modernos.

LEIA TAMBÉM:

Argentina avança na modernização dos caças F-16 com parceria da Terma

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Argentina negociando compra de armamentos + EB estudando compra de AA de médio longo alcance: Ativo em full-time o modo “São Tomé”: só acredito vendo. “Apesar da tecnologia avançada, a frota apresentou falhas, como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.” Peraí: a fragata deu defeito, a própria dinamarca viu que seria anti-econômico atualizá-la e preferiu seguir com seu substituto, e a Argentina “planeja” comprar essas… Read more »

Akhinos

Não entendo sua surpresa, camarada. A Argentina tem um histórico muito robusto de tomar decisões econômicas delirantes, geralmente baseadas por algum tipo de arrogância que precede o desastre.

O fato deles estarem interessados em operar essas fragatas que são fragatas só no nome, pois tem deslocamento e armamento de destroyer é apenas mais uma demonstração dessa tradição ególatra argentina.

Last edited 7 horas atrás by Akhinos
Willber Rodrigues

“A Argentina tem um histórico muito robusto de tomar decisões econômicas delirantes, geralmente baseadas por algum tipo de arrogância que precede o desastre.”

Só pra relembrar, já que relembrar é viver:

https://www.naval.com.br/blog/2018/07/05/argentina-avalia-construcao-de-um-submarino-nuclear/

Marcos Rego

Tem um país vizinho da Argentina que é bem ególatra também.

Assento no conselho de segurança da ONU, Porta-aviões, Sub.Nuc, etc…

Jagderband#44

Foi um sistema que apresentou falhas, não o navio inteiro.
Se o sistema foi corrigido/substituído, qual o problema?

Willber Rodrigues

“(…) como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.” O texto dá a entender que não foi corrigido, pois seria anti-econômico, e a Dinamarca “elevou” o navio a navio-patrulha, pois seria anti-econômico corrigir seus defeitos. Ou seja, os problemas continuam, e nem a Dinamarca tem grana pra corrigir esses defeitos. Repito a pergunta: Se até a Dinamarca viu que é mais viável substitiuir esses navios do… Read more »

Burgos

A Argentina pelo visto vai “salgar” carne podre pro “Churrasco”😰
Literalmente!!!
A Dinamarca pelo visto quer “empurrar” o problema com a “barriga” pros outros 😏
Trouxa se Argentina acreditar que vai fazer uma “aquisição” (top de linha) e que vai conseguir colocar essas belonaves a operar no estado da “arte” no qual foram concebidas 🤷‍♂️
A Marinha Argentina precisa “rever” essa aquisição 👍🤔

Deadeye

E possivelmente vai vir capado por causa dos Britânicos, igual os F-16 vieram capados por software.

Santamariense

Essa história dos F-16 capados não está nada bem contada.

Deadeye

O próprio comandante da força aérea da Argentina disse que vieram

Jagderband#44

Entendi seu ponto de vista. Bom, se los hermanos estão dispostos a gastar la plata, então que o façam. Se tudo der certo, terão duas execelentes unidades de combate, muito mais capazes que as quatro tramandarés juntas.

Jagderband#44

Dinheiro é feito para gastar.

Nativo

No nosso direito de achismo, eu creio que os argentinos vão transforma-las em meras patrulhas big canhonheiras e transportadoras de tropas.
Porque se para a rica Dinamarca ficou difícil de fazer atualização, para uso pleno dos navios, imagina para a Argentina.

Angus

Talvez o objetivo seja adquirir navios relativamente novos, com uma “atualização downgrade”, deixando-os operacionais, o que incluiria radar, sonar, guerra eletrônica e sistema de combate, tornando-as compatíveis com “o recurso disponível” e não necessariamente com padrões “modernos”.

Adquirir navio usado não é a melhor opção, imagina usado e problemático.

Mas para quem não tem nada…

Volpi

Pra quem anda de chinelo….um tênis precisando de alguns reparos cai muito bem

Deadeye

Argentina vai comprar o seu “foch” da vida.

Willber Rodrigues

Não.
Vão comprar mais Super Etandart.

Quem sabe do que tô falando, sabe.

Welington S.

Essa é a bomba ($) que eles estão querendo adquirir. É inacreditável; conseguem ser pior ao extremo se comparado com as más escolhas da nossa MB em determinados assuntos. Os caras se superam mesmo.

Adriano RA

Belo navio. A questão é, vão conseguir pagar o IPVA?

Rafael Coimbra

Se o negócio for fechado, essas duas já somam mais força que as nossas 4

Angus

Existem tantas variáveis envolvidas nessa tua afirmação, que nem vale a pena o tempo de digitação.

Resumidamente, esse teu exercício de futurologia está níveis abaixo do mero empirismo.

Deadeye

Não força a barra, a MB mesmo com todos os problemas ainda está melhor que a Armada Argentina, principalmente na questão de submarines.

E os ESSM são praticamente equivalentes ao CAMM

Atirador

Não são, além do que cabem 4 por célula

Piassarollo

ESSM 50 km de alcance e 4 por célula
CAMM 25 km de alcance e 1 por célula

Deadeye

1 por célula depende da célula de VLS escolhida, e a versão ER tem quase o mesmo alcance do ESSM.

Luís Henrique

1 por célula é no VLS tipo “cogumelo”, em um MK-41 ou no Sylver europeu cabem 4 CAMM por célula.

J R

não dá pra comparar fragatas com corvetas, mas se não vieram capadas são sim bem mais poderosas.

Gabriel BR

Sucesso

Wagner Figueiredo

Olha os hermanos se adequando aos poucos!!! Vamos que vamos!!!

J R

é só arrumar a casa que dá pra fazer esses excessos, e eles estão arrumando! O que não dá é querer fazer excessos com a casa toda zoada como a nossa.

Deadeye

A nossa casa bagunçada, tem 52% do PIB da américa do sul inteira

Burgos

Enquanto isso a MB a ver navio !!!😏
Literalmente !!!😰

Moriah

Essa pode ser a chance do Cameron com seu pacote de financiamento do UK Export de £ 1 bi para reequipamento da MB. Apresentou após a visita ao A140 que está no pós-venda da Babcock, que é a dona do projeto da T31 (AH140 – Ivey) e cada um desses 4 navios, com custos originais, saem por £ 256 milhões. Padrão: pacote 57 mm/40 mm (2) da Bofors e Sea Ceptor com radar Thales AESA e 4 motores diesel iguais aos da Tamandaré. Sonar de casco e tubos triplos. Só adicionar o Mansup aqui e pronto. Essa poderia ser uma… Read more »

Diego

Vão gastar dinheiro para comprar uma fragata problemática, depois gastar mais dinheiro para atualizá-la boa sorte com essa porcaria.

J R

isso tá com cara de compra com porteira fechada e a atualização vai ficar pra lá do fim da década.

Nelson Junior

Parabéns aos Argentinos…
Excelente navio, muito bem armado, provavelmente “barato” e já está PRONTO !
Se concretizado, terão uma FRAGATA de verdade navegando antes das nossas Tamandaré !

Matheus R

Vão passar 2 Mareas Turbo pra Argentina.

Last edited 3 horas atrás by Matheus R
Marco Ribeiro

hahaha … a melhor!!!

Guizmo

Ah não…pqp…..MB vá praquele lugar!!!! Vê se acorda Briosa

Miguel Carvalho

Deve ser só o casco.
Duvido que os sensores e armamento estejam incluídos.
Mas mesmo que depois sejam equipadas com um NS 100, NS 200, SMART S ou Artisan, os argentinos ficam com uma bela plataforma para fazer coisas engraçadas.
Já paga parte de novos navios para a dinamarca.
E duvido que o lançador vertical esteja incluído.
Vamos ver.

Jean

Artisan é que não vai ter né (britânico).

Mísseis ESSM e canhão Oto 76 talvez sejam os sistemas navais mais consagrados, e confiáveis.

Se não funcionam ali é problema de integração.

Miguel Carvalho

Disse Artisan só como exemplo.
Nem lembrei do passado.

Dr. Mundico

Apesar das limitações, nada impede que a Argentina atualize ou revitalize a fragata em estaleiros dinamarqueses, alemães ou espanhóis conforme suas possibilidades e objetivos.
Para quem está navegando de canoa, já é uma boa opção.

Cipinha

Nós não gostamos de comprar navios usados, exceto se forem de desembarque de tropas e “porta-helicopteros”.
Brincadeiras a parte, colocar esses navios em condição de combate pode custar caro e ainda dar errado, a ver o que conseguirão e até que pontos os britânicos ainda tem poder de veto

Macgarem

Impressionante a velocidade de aquisição e agilidade Argentina.

Jean

Por enquanto dos 40 anos de atraso total deles só conseguiram alguns F-16 um pouco melhores que nossos F-5… Mas se conseguirem estes navios realmente fico surpreso positivamente.

Macgarem

Ta meio atrasado, conseguiram strikers, um tanker(brasil não tem) e estão indo pra esse barco.

Marcelo Andrade

Ah sim eles têm subs, ops, acho que não.

Willber Rodrigues

“velocidade de aquisição”

Com exceção dos F-16, que realmente teve seu contrato assinado, com carimbo e tudo, o que mais a Argentina REALMENTE adquiriu nos últimos anos?

Macgarem

Strikers e tanker? só olhar as materias aqui.

Marcelo Andrade

Nossa!

Marcelo Andrade

Ué já adquiriram? Vcs gostam de comentar né?

rfeng

Toda essa conversa de quem tem 3 Niterói caindo aos pedaços e 4 corvetinhas que nem saíram do estaleiro, extremamente mal armadas, antes que alguém fale alguma coisa vejam quantos misseis de cada tipo vão transportar e caiam na realidade.
Que inveja.

Welington S.

Só que você esquece de um detalhe. Apesar dos nossos problemas, conseguimos manter, mesmo que com a testa quase coberta de lama. E os argentinos, têm essa capacidade? Tem dinheiro para segurar essa bomba? Porque, eu não sei se você leu bem o texto, sequer os dinamarqueses querem essa bomba por problemas apresentados; estamos falando da DINAMARCA, país riquíssimo. E quantos mísseis de cada tipo são esses que eles irão transportar? Será mesmo? Aposto com você que, se efetivado a compra, virão tudo desdentados, com os argentinos sendo obrigados a usá-los de outra forma. A Argentina não tem dinheiro, cara,… Read more »

J R

é outra realidade, eles podem se dar ao luxo de abandonar o navio sem investir mais e partir para novos, mais caros e muito mais armados navios de superfície. Aqui dá pra comprar esses navios com um valor menor e partir para a modernização. E não adianta quererem comparar com o A-12, são situações completamente diferentes, o A-12 já veio sucateado.

No One

Tranportar, realmente transporta, o problema é na hora de lançar os mesmos kkkkk… Melhor navio cargueiro para transportar mísseis, é mais barato kkkk

Welington S.

Se já foi uma novela de idas e vindas em relação ao F-16, que dirá com este navio. Além disso, se efetivado a compra, receberão uma bomba ($) que mais para frente poderá explodir. A pergunta que sempre fica no final é: vão ter dinheiro suficiente pra mantê-los?

mario

mau funcionamento do canhão OTO Melara?? uma piada !! em vez disso, a total falta de educação e treinamento por parte da tripulação dinamarquesa!! Isso prova que você pode ter a melhor tecnologia do mundo, mas se você não souber como usá-la, acabou! A Marinha Dinamarquesa nunca esteve em uma situação de ataques reais, simplesmente em guerra e isso prova isso! em vez de admiti-lo, justifica-se, não honra.

Daniel Ricardo

Nada mal. Se os argentinos conseguirem fazer as atualizações e manterem os navios, eles terão as fragatas mais poderosas do continente. Muito superiores às fragatas que a MB está construindo.

Marcelo Andrade

Se, e se comprarem , muita coisa vai sair dai, sera como reforma em casa, vai gastar para quebrar e gastar para colocar novo

Rafael

É curioso pensar que o programa FCT não tivesse saído até agora essa seria uma das poucas alternativas para o Brasil, por absoluta falta de navios usados no mercado com menos de 25-30 anos de uso.
Ainda bem que fizemos a escolha certa e deixou de ser uma alternativa.

J R

mas quem disse que só a FCT vão ser suficiente para a esquadra? vamos ter que tentar comprar pelo menos entre 02 a 04 unidades usadas pra tentar recompor o que já fomos em passado bem recente.

737-800RJ

Ótimo!
Mesmo que um pouco surradas com 15 anos de uso, colocarão alguma pressão na MB. São operadas com 16 mísseis antinavio, enquanto que a MB escolheu apenas 4 lançadores por Tamandaré, quando poderia facilmente ter optado por 8.

“Ah, mas em caso de necessidade dá pra adaptar”

Por qual motivos grandes marinhas, inclusive as sem inimigos imediatos, mantém tudo no nível mais alto de capacidade e a nossa é sempre no jeitinho e na mediocridade?

Marcelo Andrade

Mas pode ser que ainda venham 8, esse desgoverno não vai ficar pra sempre,

Marcelo Andrade

Por qual motivos grandes marinhas, inclusive as sem inimigos imediatos, mantém tudo no nível mais alto de capacidade e a nossa é sempre no jeitinho e na mediocridade?

Amigo, tudo nesse pais e assim! O que importa e manter o Sistema lubrificado!!

J R

pq temos almirantes e políticos altamente medíocres.

Marco Ribeiro

Entendo que é uma questão de você configurar a quantidade de lançadores nas fragatas Tamandaré. Em período de paz as mesmas podem perfeitamente participar de suas comissões com 4 mísseis antinavio. Agora o país entrando em estado de guerra podem e devem transportar mais mísseis (Mansup fabricados no país e sem embargos).

Afonso Bebiano

Eu também estou negociando um Bugatti e um Aston Martin para a minha coleção pessoal.