Juan Battaleme, Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa da Argentina, confirmou que a Marinha está em negociações com a Real Marinha da Dinamarca para adquirir duas fragatas multipropósito da classe Iver Huitfeldt, conforme também indicado pela SA Defensa no X. O objetivo é substituir as descomissionadas ARA Hércules e ARA Heroína, ambas fora de operação por anos devido a falhas crônicas.

A classe Iver Huitfeldt foi desenvolvida pela Marinha Dinamarquesa para substituir corvetas da classe Niels Juel e entrou em serviço em 2012. Com capacidade para missões de defesa aérea, guerra de superfície e antissubmarino, as fragatas foram construídas em blocos na Estônia e Lituânia e finalizadas pela Odense Steel Shipyard.

Esses navios deslocam 6.645 toneladas, têm 138,7 m de comprimento, velocidade superior a 28 nós e alcance de 9.000 milhas náuticas a 18 nós. Seus sistemas sensoriais incluem radares Thales SMART-L e APAR, sonar de casco Atlas ASO 94 e sistema Terma SCANTER 6000, além de contramedidas eletrônicas e deck para helicópteros como o MH‑60R Seahawk.

Centro de Operações de Combate de uma fragata da classe Iver-Huitfeldt

A capacidade de combate também é robusta: sistema de lançamento vertical Mark 41 com mísseis SM‑2 e ESSM, 16 mísseis antinavio Harpoon Block II, canhões OTO Melara 76 mm, CIWS Oerlikon 35 mm, e lançadores de torpedos MU90. O armamento principal pode ser atualizado para um canhão de 127 mm, com futuras modernizações previstas para o NSM e mísseis SM‑6.

Apesar da tecnologia avançada, a frota apresentou falhas, como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.

Fragata Iver Huitfeldt com novos canhões Super Rapid de 76 mm -Foto: Kurt Pedersen

Para a Argentina, a compra dessas fragatas representa uma opção mais acessível que a construção de novos navios. A modernização, potencialmente liderada pela turca ASELSAN — que já atualiza fragatas MEKO — incluiria radar, sonar, guerra eletrônica e sistema de combate, tornando-as compatíveis com padrões modernos.

LEIA TAMBÉM:

Argentina avança na modernização dos caças F-16 com parceria da Terma

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Willber Rodrigues

Argentina negociando compra de armamentos + EB estudando compra de AA de médio longo alcance: Ativo em full-time o modo “São Tomé”: só acredito vendo. “Apesar da tecnologia avançada, a frota apresentou falhas, como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.” Peraí: a fragata deu defeito, a própria dinamarca viu que seria anti-econômico atualizá-la e preferiu seguir com seu substituto, e a Argentina “planeja” comprar essas… Read more »

Akhinos

Não entendo sua surpresa, camarada. A Argentina tem um histórico muito robusto de tomar decisões econômicas delirantes, geralmente baseadas por algum tipo de arrogância que precede o desastre.

O fato deles estarem interessados em operar essas fragatas que são fragatas só no nome, pois tem deslocamento e armamento de destroyer é apenas mais uma demonstração dessa tradição ególatra argentina.

Last edited 21 dias atrás by Akhinos
Willber Rodrigues

“A Argentina tem um histórico muito robusto de tomar decisões econômicas delirantes, geralmente baseadas por algum tipo de arrogância que precede o desastre.”

Só pra relembrar, já que relembrar é viver:

https://www.naval.com.br/blog/2018/07/05/argentina-avalia-construcao-de-um-submarino-nuclear/

Rodolfo

Pelo menos o novo presidente já disse que no hay plata e tá indo de material usado. Deve ter aprendido com os Chilenos que fizeram ótimos negócios pra suas FA com F16 holandeses, Leopards 2A4 e fragatas de 2a mao. Aliás essa fragatas dinamarquesas se juntam ao mesmo nível das chilenas com 32 VLS, seriam as mais poderosas em termos de poder de fogo na Am do Sul. Já um outro país, de tempos em tempos compra um PA em fim de vida, sonha com um Sub Nuclear, torra 10 bi de reais em 4 fragatas e ainda falta, vai… Read more »

Marcos Rego

Tem um país vizinho da Argentina que é bem ególatra também.

Assento no conselho de segurança da ONU, Porta-aviões, Sub.Nuc, etc…

adriano Madureira

Ah,então almejar um Assento no conselho de segurança da ONU, não é algo válido?! Ainda mais em uma organizaão que está estagnada há décadas, onde as mesmas cinco figurinhas do pós guerra representam e decidem o destino do mundo ou se omitem do mesmo… Quando criada, a ONU em 1945,tinha 51 países como membros fundadores, tendo assinado a Carta das Nações Unidas. Os 51 membros fundadores da ONU foram: Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Tchecoslováquia, Dinamarca, República Dominicana, Equador, Egito, El Salvador, Etiópia, França, Grécia, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Irã, Iraque, Líbano, Libéria, Luxemburgo, México,… Read more »

Robert Smith

Nações Unidades já foi pro ralo da historia… perdeu sua relevancia por seu “baixo clero” ser dominda por uma facção ideologica e os “manda chuvas” serem os mesmo de sua fundação apesar de já se passaram 80 anos…

Heli

Agora virou moda, toda vez que faltam argumentos para dissertar, o povo vir usar essa história de ideologia.

Joao

Não, não é válido.
O assento permanente vem com um “apêndice”, q é o Poder de Veto.
Poder de Veto vem com “poder”.
Quem tem no mundo?
Somente os 5 atuais.
Por que?
São os únicos que conseguem respaldar seu veto pela força, no caso, nuclear,
Aos outros 4.
Com meios de lançamento aéreo e/ou terrestre e/ou marítimo, todos os 5 podem atingir os outros.
Índia, Paquistão, Coreia do Norte e Israel não conseguem.

Sergio

Israel consegue, hein…

Os Jericós poderiam atingir até a costa atlântica do Brasil, segundo especialistas no assunto.

O que legitima dúvidas já que não assumem sequer que possuem um arsenal, Mas depois do passeio aereo no Irã eu não me atrevo a duvidar.

JuggerBR

Inglaterra eu acho bem questionável ainda estar lá no Conselho… Essa cadeira teria que ser da India.

Bernardo

Válido é válido. Mas o Brasil não faz o dever de casa antes disso, não é capaz de ocupar sequer seu lugar que seria natural, sem muitas dificuldades: primeiro, de líder da américa do sul em todos os aspectos, ditando os rumos do continente; segundo, da américa latina (aí, bem mais difícil, mas seria um próximo passo natural se ocupasse o primeiro), fazendo a mesma coisa. Não domina a porta de casa, quer resolver guerra em Israel, na Ucrânia etc. é o passo maior que a perna. Válido? Não é inválido, não tem como dizer isso. Prudente? Não. Isso é… Read more »

Akhinos

Essa é uma comparação esdrúxula, fruto do vira-latismo brasileiro. O Brasil é para todos os efeitos um país de categoria geopolítica diferente da Argentina. Você provavelmente não tem muita oportunidade de viajar pelo mundo, falar com formadores de opinião e autoridades de outros países, e portanto não sabe o que eles pensam à nosso respeito. O Brasil é visto como um país relevante, uma potência regional, com potencial para ser um país de nível elevado no trato econômico e político mundial. A Argentina por outro lado é basicamente um pátio traseiro do Brasil. Um país em profundo estado de paralisia… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Akhinos
Ruas

Argentina nunca foi desenvolvida de fato. Eles tinham um PIB Nominal e uma Renda per capita altas porque os Pampas proporcionaram um nível de produtividade agropecuária muito alto, aliado a alta demanda por esses produtos na Europa em meados do século XX. A alta renda era retirada desse escopo produtivo, porém havia bastante desníveis de renda nos quintis socioeconomicos. Quando a população começou a crescer e a ter mais renda, o nível de exportação agropecuário não foi mais capaz de manter o nível de importações para manter o nível de vida em padrões altos sem que isso condenasse as divisas… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Ruas
Sergio

Recordando que por muito pouco não atingiram desenvolvimento tecnológico e militar significativo nos anos 50 e 60. Construíram uma aeronave militar sofisticada- para a época- com assistência de ex nazistas, o pulqui, e só não foi pra frente por pressão de Washington. Que nunca aceitou uma superpotencia por essas bandas. Também foram vitimados por conflitos internos- muito bem recebidos lá fora como fator de enfraquecimento do país – terríveis. A marinha Argentina chegou a bombardear, com seus caças, populares que protestavam a favor de peron na praça de maio. Foram décadas de ódio insano. Que nos sirva de alerta por… Read more »

José Gregório

Quando se quer comprar é sempre melhor mirar no melhor, essa fragata, como vc falou, é um destroier de fato, se vierem será uma revolução aqui na América do Sul, cada uma delas são 3 fraguetas brasileiras, o desequilíbrio será monstruoso.

Rodolfo

Esse teu comentário fez até o meu cotovelo doer.
Deixa os argentinos fazerem suas escolhas pra suas FAs. Melhor eles que tão comprando material usado pronto do que o Brasil que se mete a comprar tudo com ToT. Se a Dinamarca realmente tá querendo passar pra frente e o preço sair barato, vai ser melhor que torrar 10 bi de reais e ainda estar faltando pra completar 4 barcos em Itajaí.

Akhinos

Que bobagem. Esse papo de inveja, é típico do nível intelectual de uma certa categoria de brasileiros que acha que todo debate se resume à paixões. As coisas são mais complexas que essa sua visão de novela mexicana que tudo se resume aos instintos mais primitivos humanos. E sinceramente, ter inveja da Argentina é uma coisa que até soa engraçado para mim.

Até mesmo porque é um dos países com trajetória mais trágicas da história moderna do capitalismo.

Bernardo

Eu concordo, e sempre disse que se tivesse comprado na TKMS lá na Europa, teria saído mais barato e já estaria com todos os barcos há mto tempo (se tivesse pago direitinho tb né).
Vem tudo pra cá pro Brasil aprender a fazer…. solda naval e corte de chapa (que já fazia). Porque todos os equipamentos são de fora mesmo, vão vir prontos e só ser montados aqui, nisso vai se avançar zero por cento.

Ruas

Ególatra por quê? não há nada “fora da realidade” a Argentina comprar 2 destroyers de bom nível. A Argentina está pensando dentro de uma estratégia adequada: as principais escoltas tem que ser robustas mesmo. O fora da realidade e pequenez é o Brasil ainda não ter, ao menos, 2 destroyers desse nível para um país do porte dele. Aliás, a MB queria que as Tamandarés fossem corvetas de 2.000 toneladas, a ThyssenKrupp que “forçou” para esses vetores serem fragatas de 3.500 toneladas. Sem condições. E não importa necessariamente se a Argentina vai manter a operacionalidade 100% em tempos de não… Read more »

Jagderband#44

Foi um sistema que apresentou falhas, não o navio inteiro.
Se o sistema foi corrigido/substituído, qual o problema?

Willber Rodrigues

“(…) como a inoperância dos ESSM e mau funcionamento do canhão OTO Melara durante uma missão no Mar Vermelho em março de 2024. O Chefe da Defesa Dinamarquês recomendou suspender atualizações devido ao alto custo e planeja substituir a classe, mantendo-as para patrulha.” O texto dá a entender que não foi corrigido, pois seria anti-econômico, e a Dinamarca “elevou” o navio a navio-patrulha, pois seria anti-econômico corrigir seus defeitos. Ou seja, os problemas continuam, e nem a Dinamarca tem grana pra corrigir esses defeitos. Repito a pergunta: Se até a Dinamarca viu que é mais viável substitiuir esses navios do… Read more »

Burgos

A Argentina pelo visto vai “salgar” carne podre pro “Churrasco”😰
Literalmente!!!
A Dinamarca pelo visto quer “empurrar” o problema com a “barriga” pros outros 😏
Trouxa se Argentina acreditar que vai fazer uma “aquisição” (top de linha) e que vai conseguir colocar essas belonaves a operar no estado da “arte” no qual foram concebidas 🤷‍♂️
A Marinha Argentina precisa “rever” essa aquisição 👍🤔

Deadeye

E possivelmente vai vir capado por causa dos Britânicos, igual os F-16 vieram capados por software.

Santamariense

Essa história dos F-16 capados não está nada bem contada.

Deadeye

O próprio comandante da força aérea da Argentina disse que vieram

Robert Smith

Do jeito que estão nem precisa degradar +

Robert Smith

Entre adqueiri esses “Abacaxis” prefiro mesmo é as fragatas Tamandares mesmo armadas como corvetas pelo menos a MB tera total domino do equipamento…. quem sabe a argentina não compra 4 da Thysem Krup produzidas no Brasil? assim a linha de montagem continua viva ate termos condições de adquirir mais 4 pra MB.

Jodreski

Pelo jeito eles estão cogitando comprar um navio patrulha de mais de 6.000 ton. Imagine o custo operacional dessa “fragata”? Vai dar um tango e tanto…
Das marinhas sul-americanas a do Chile na minha opinião é a mais sensata nas suas escolhas. Já a MB o que dizer?
Qual será o futuro das Tamandarés? Ficarão reduzidas a duas unidades?

Jagderband#44

Entendi seu ponto de vista. Bom, se los hermanos estão dispostos a gastar la plata, então que o façam. Se tudo der certo, terão duas execelentes unidades de combate, muito mais capazes que as quatro tramandarés juntas.

Robert Smith

Sonha Tonha…. desculpa… não resisti :-/ bad boy! 🙂

J L

A Argentina quer mostrar ao mundo “Ocidental” que está se preparando para fazer parte ativa do jogo, mesmo que seja adquirindo equipamentos que logo em breve vão estar desatualizados como no caso dos F16 que por coincidência ou não vieram do mesmo país. É o tal acordo caracu. Bom foi quando ela comprou aqueles 3 patrulhas oceânicos da França, foram navios zero bala se não me engano. E nós comendo mosca com aqueles navios anfíbios Ingleses.

Robert Smith

Ai é que ta o problema… as falhas não foram corrigidas por serem muito caras… vão usalas para “patrulha” pois não as consideram confiaveis para um teatro “quente”

Jagderband#44

Dinheiro é feito para gastar.

Nativo

No nosso direito de achismo, eu creio que os argentinos vão transforma-las em meras patrulhas big canhonheiras e transportadoras de tropas.
Porque se para a rica Dinamarca ficou difícil de fazer atualização, para uso pleno dos navios, imagina para a Argentina.

Robert Smith

Comentario na Mosca!

Marcelo

Você imagina que alguem vai levar uma bela comissão $$ tanto na Dinamarca como também na argentina (almirante) aceitando a compra de um navio com defeito crônico.

Angus

Talvez o objetivo seja adquirir navios relativamente novos, com uma “atualização downgrade”, deixando-os operacionais, o que incluiria radar, sonar, guerra eletrônica e sistema de combate, tornando-as compatíveis com “o recurso disponível” e não necessariamente com padrões “modernos”.

Adquirir navio usado não é a melhor opção, imagina usado e problemático.

Mas para quem não tem nada…

Volpi

Pra quem anda de chinelo….um tênis precisando de alguns reparos cai muito bem

Deadeye

Argentina vai comprar o seu “foch” da vida.

Willber Rodrigues

Não.
Vão comprar mais Super Etandart.

Quem sabe do que tô falando, sabe.

Welington S.

Essa é a bomba ($) que eles estão querendo adquirir. É inacreditável; conseguem ser pior ao extremo se comparado com as más escolhas da nossa MB em determinados assuntos. Os caras se superam mesmo.

Tutu

Gente, calma. Os problemas desses navios só aparecem em combate real, no resto, eles podem fazer patrulhas, Unitas e fraternos e por aí vai. Para o uso que vão fazer delas, desfile e super trunfo, estão perfeitas.

Só não podem precisar combater….

Marcelo

Em quanto miley e Trump finge ser aliados a justiça americana vai passando a boiada e vai recebendo toda a grana dos fundos abutres que investidores americanos tem a receber .
O miley Caladinho cumprindo tudo que foi acordado com Washington para ele ganhar a eleição e entregar o ouro.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/01/decisao-juiza-dos-eua-argentina-acoes-petroleira-estatal.ghtml

Joao

A péssima condução de nossa política externa nos impede de negociar Tamandares.

Rodrigo Corrêa Martins

A diferença meu amigo é que a Dinamarca tem dinheiro para comprar tudo novo….

Adriano RA

Belo navio. A questão é, vão conseguir pagar o IPVA?

Rafael Coimbra

Se o negócio for fechado, essas duas já somam mais força que as nossas 4

Angus

Existem tantas variáveis envolvidas nessa tua afirmação, que nem vale a pena o tempo de digitação.

Resumidamente, esse teu exercício de futurologia está níveis abaixo do mero empirismo.

Rafael Coimbra

Sua analise parte do otimismo, a minha com dados…

Deadeye

Não força a barra, a MB mesmo com todos os problemas ainda está melhor que a Armada Argentina, principalmente na questão de submarines.

E os ESSM são praticamente equivalentes ao CAMM

Atirador

Não são, além do que cabem 4 por célula

Piassarollo

ESSM 50 km de alcance e 4 por célula
CAMM 25 km de alcance e 1 por célula

Deadeye

1 por célula depende da célula de VLS escolhida, e a versão ER tem quase o mesmo alcance do ESSM.

Luís Henrique

1 por célula é no VLS tipo “cogumelo”, em um MK-41 ou no Sylver europeu cabem 4 CAMM por célula.

Piassarollo

A comparação foi com o CAMM usado na Tamandaré, que é um por célula. Se não me engano o CAMM não usa 4 por célula em nenhum lançador

J R

não dá pra comparar fragatas com corvetas, mas se não vieram capadas são sim bem mais poderosas.

Gabriel BR

Sucesso

Wagner Figueiredo

Olha os hermanos se adequando aos poucos!!! Vamos que vamos!!!

J R

é só arrumar a casa que dá pra fazer esses excessos, e eles estão arrumando! O que não dá é querer fazer excessos com a casa toda zoada como a nossa.

Deadeye

A nossa casa bagunçada, tem 52% do PIB da américa do sul inteira

J R

e ainda assim não dá pra ter uma marinha descente pq aqui nessa casa quem manda é a “mãe joana”.

Burgos

Enquanto isso a MB a ver navio !!!😏
Literalmente !!!😰

Moriah

Essa pode ser a chance do Cameron com seu pacote de financiamento do UK Export de £ 1 bi para reequipamento da MB. Apresentou após a visita ao A140 que está no pós-venda da Babcock, que é a dona do projeto da T31 (AH140 – Ivey) e cada um desses 4 navios, com custos originais, saem por £ 256 milhões. Padrão: pacote 57 mm/40 mm (2) da Bofors e Sea Ceptor com radar Thales AESA e 4 motores diesel iguais aos da Tamandaré. Sonar de casco e tubos triplos. Só adicionar o Mansup aqui e pronto. Essa poderia ser uma… Read more »

Diego

Vão gastar dinheiro para comprar uma fragata problemática, depois gastar mais dinheiro para atualizá-la boa sorte com essa porcaria.

J R

isso tá com cara de compra com porteira fechada e a atualização vai ficar pra lá do fim da década.

Nelson Junior

Parabéns aos Argentinos…
Excelente navio, muito bem armado, provavelmente “barato” e já está PRONTO !
Se concretizado, terão uma FRAGATA de verdade navegando antes das nossas Tamandaré !

Matheus R

Vão passar 2 Mareas Turbo pra Argentina.

Last edited 21 dias atrás by Matheus R
Marco Ribeiro

hahaha … a melhor!!!

Piassarollo

Coitado do Marea, é sempre lembrado aqui.

Guizmo

Ah não…pqp…..MB vá praquele lugar!!!! Vê se acorda Briosa

Miguel Carvalho

Deve ser só o casco.
Duvido que os sensores e armamento estejam incluídos.
Mas mesmo que depois sejam equipadas com um NS 100, NS 200, SMART S ou Artisan, os argentinos ficam com uma bela plataforma para fazer coisas engraçadas.
Já paga parte de novos navios para a dinamarca.
E duvido que o lançador vertical esteja incluído.
Vamos ver.

Jean

Artisan é que não vai ter né (britânico).

Mísseis ESSM e canhão Oto 76 talvez sejam os sistemas navais mais consagrados, e confiáveis.

Se não funcionam ali é problema de integração.

Miguel Carvalho

Disse Artisan só como exemplo.
Nem lembrei do passado.

Dr. Mundico

Apesar das limitações, nada impede que a Argentina atualize ou revitalize a fragata em estaleiros dinamarqueses, alemães ou espanhóis conforme suas possibilidades e objetivos.
Para quem está navegando de canoa, já é uma boa opção.

Cipinha

Nós não gostamos de comprar navios usados, exceto se forem de desembarque de tropas e “porta-helicopteros”.
Brincadeiras a parte, colocar esses navios em condição de combate pode custar caro e ainda dar errado, a ver o que conseguirão e até que pontos os britânicos ainda tem poder de veto

Macgarem

Impressionante a velocidade de aquisição e agilidade Argentina.

Jean

Por enquanto dos 40 anos de atraso total deles só conseguiram alguns F-16 um pouco melhores que nossos F-5… Mas se conseguirem estes navios realmente fico surpreso positivamente.

Macgarem

Ta meio atrasado, conseguiram strikers, um tanker(brasil não tem) e estão indo pra esse barco.

Marcelo Andrade

Ah sim eles têm subs, ops, acho que não.

Macgarem

E o que isso tem a ver? kkkkk

Brasil tem tango também.

Mesmo nível de relação

Willber Rodrigues

“velocidade de aquisição”

Com exceção dos F-16, que realmente teve seu contrato assinado, com carimbo e tudo, o que mais a Argentina REALMENTE adquiriu nos últimos anos?

Macgarem

Strikers e tanker? só olhar as materias aqui.

Marcelo Andrade

Nossa!

Willber Rodrigues

Seus dois exemplos estão no campo do “Argentina AINDA estuda a aquisição deles”.
Não há absolutamente NENHUM contrato realmente assinado confirmando que essas duas compras foram, ou serão, feitas.

Já disse: o único que realmente teve contrato assinado e pago foi o dos F-16.

Todo o resto é achismo.

Macgarem

Stryker já foi assinado o contrato, procura ai na trilogia.

De nada.

Willber Rodrigues

Ok, erro meu, o Stryker realmente foi adquirido….

27 unidades.

Nossa, 27 veículos fazem..o que? Desfile de dia da Independência?

Deadeye

Sim. 30 Strykler. Só de Guarani temos mais de 600.

Marcelo Andrade

Ué já adquiriram? Vcs gostam de comentar né?

rfeng

Toda essa conversa de quem tem 3 Niterói caindo aos pedaços e 4 corvetinhas que nem saíram do estaleiro, extremamente mal armadas, antes que alguém fale alguma coisa vejam quantos misseis de cada tipo vão transportar e caiam na realidade.
Que inveja.

Welington S.

Só que você esquece de um detalhe. Apesar dos nossos problemas, conseguimos manter, mesmo que com a testa quase coberta de lama. E os argentinos, têm essa capacidade? Tem dinheiro para segurar essa bomba? Porque, eu não sei se você leu bem o texto, sequer os dinamarqueses querem essa bomba por problemas apresentados; estamos falando da DINAMARCA, país riquíssimo. E quantos mísseis de cada tipo são esses que eles irão transportar? Será mesmo? Aposto com você que, se efetivado a compra, virão tudo desdentados, com os argentinos sendo obrigados a usá-los de outra forma. A Argentina não tem dinheiro, cara,… Read more »

J R

é outra realidade, eles podem se dar ao luxo de abandonar o navio sem investir mais e partir para novos, mais caros e muito mais armados navios de superfície. Aqui dá pra comprar esses navios com um valor menor e partir para a modernização. E não adianta quererem comparar com o A-12, são situações completamente diferentes, o A-12 já veio sucateado.

No One

Tranportar, realmente transporta, o problema é na hora de lançar os mesmos kkkkk… Melhor navio cargueiro para transportar mísseis, é mais barato kkkk

Welington S.

Se já foi uma novela de idas e vindas em relação ao F-16, que dirá com este navio. Além disso, se efetivado a compra, receberão uma bomba ($) que mais para frente poderá explodir. A pergunta que sempre fica no final é: vão ter dinheiro suficiente pra mantê-los?

mario

mau funcionamento do canhão OTO Melara?? uma piada !! em vez disso, a total falta de educação e treinamento por parte da tripulação dinamarquesa!! Isso prova que você pode ter a melhor tecnologia do mundo, mas se você não souber como usá-la, acabou! A Marinha Dinamarquesa nunca esteve em uma situação de ataques reais, simplesmente em guerra e isso prova isso! em vez de admiti-lo, justifica-se, não honra.

Daniel Ricardo

Nada mal. Se os argentinos conseguirem fazer as atualizações e manterem os navios, eles terão as fragatas mais poderosas do continente. Muito superiores às fragatas que a MB está construindo.

Marcelo Andrade

Se, e se comprarem , muita coisa vai sair dai, sera como reforma em casa, vai gastar para quebrar e gastar para colocar novo

Rafael

É curioso pensar que o programa FCT não tivesse saído até agora essa seria uma das poucas alternativas para o Brasil, por absoluta falta de navios usados no mercado com menos de 25-30 anos de uso.
Ainda bem que fizemos a escolha certa e deixou de ser uma alternativa.

J R

mas quem disse que só a FCT vão ser suficiente para a esquadra? vamos ter que tentar comprar pelo menos entre 02 a 04 unidades usadas pra tentar recompor o que já fomos em passado bem recente.

737-800RJ

Ótimo!
Mesmo que um pouco surradas com 15 anos de uso, colocarão alguma pressão na MB. São operadas com 16 mísseis antinavio, enquanto que a MB escolheu apenas 4 lançadores por Tamandaré, quando poderia facilmente ter optado por 8.

“Ah, mas em caso de necessidade dá pra adaptar”

Por qual motivos grandes marinhas, inclusive as sem inimigos imediatos, mantém tudo no nível mais alto de capacidade e a nossa é sempre no jeitinho e na mediocridade?

Marcelo Andrade

Mas pode ser que ainda venham 8, esse desgoverno não vai ficar pra sempre,

Felipe Mendes

O contrato é do governo do Bolsonaro; e, se eu não estiver enganado, o projeto previa quatro lançadores de mísseis anti-navio desde o começo.

Marcelo Andrade

Por qual motivos grandes marinhas, inclusive as sem inimigos imediatos, mantém tudo no nível mais alto de capacidade e a nossa é sempre no jeitinho e na mediocridade?

Amigo, tudo nesse pais e assim! O que importa e manter o Sistema lubrificado!!

J R

pq temos almirantes e políticos altamente medíocres.

Marco Ribeiro

Entendo que é uma questão de você configurar a quantidade de lançadores nas fragatas Tamandaré. Em período de paz as mesmas podem perfeitamente participar de suas comissões com 4 mísseis antinavio. Agora o país entrando em estado de guerra podem e devem transportar mais mísseis (Mansup fabricados no país e sem embargos).

Colombelli

Eles tem realidades e compromissos totalmente diferentes dos nossos. Doutrinas diversas. Não da pra comparar coisas diferentes cono parâmetro uma pra outra.

De que adianta ter capacidsde de 16 misseis se nem 5 temos por escolta pra por?

E o preço pra manter e operar depois?

Afonso Bebiano

Eu também estou negociando um Bugatti e um Aston Martin para a minha coleção pessoal.

sub urbano

Seriam boas compras para o brasil, mas teriamos q gastar algo em torno de 200 milhões em cada uma para trocar o sistema de direção de tiro e os canhões. Os dinamarqueses estudaram trocar só o computador, mas nao iria dar certo.

Ainda assim são Contratorpedeiros/Destroyers pela classificação da MB, mais de 6.000 toneladas ante 3.300 das Tamandarés. Vale a pena sim.

Para o brasil q ja operou navios q sofriam com mar agitado, tá bom demais. To falando das Inhaúma… Qm nao tem nada nao pode escolher mto nao.

MB tem q atravessar os argentinos e comprar elas.

JS666

Se o reparo sair a 200 milhões não valem a pena… Ainda vão cobrar pelo menos mais 200 por cada navio, 400 ou mais no total em cada…

Dalton

Não que faça muita diferença, mas, é curioso que o último contratorpedeiro de fato da marinha foi o “Mariz e Barros” retirado de serviço em 1997 que quando totalmente carregado deslocava 3.500 toneladas. . Para manter a tradição as 4 fragatas classe Garcia adquiridas dos EUA no fim da década de 1980 aqui foram classificadas como contratorpedeiros e deslocavam totalmente carregados, 3.500 toneladas, o “Pará” sendo o último a ser retirado de serviço em 2008. . Por outro lado o maior combatente de superfície/escolta da marinha hoje é a fragata Rademaker que desloca carregada cerca de 4.400 toneladas. . O… Read more »

Colombelli

E manter depois?
De que adianta enormes capacidades de armas que terão 1/4 preenchidas na melhir das hipoteses?

Navios usados ainda por cima.

Jean Carlos

Uma pergunta de leigo, qual a função da balaclava nos marinheiros ?

Kornet

Vem dos combates navais da 1 GM.
Proteção contra o fogo dos membros superiores , pescoço e cabeça.

BrunoFN

Parabens a Argentina , se vai dar certo , so o tempo dirar , ao menos possuem visao e pragmatismo .. Peru tb esta de olho nas ”Absalon”.. e nos aki pagando por uma corveta a preço de FREEMS , eu sempre fui fa dessa classe , principalmente pelo que ela entrega e seu preço .. mas pra MB n serve .. serviu de base para a Type 031 . mas para nos . segundo a MB nao serve …opinião essa talvez se baseando na construção de algum ”dreandnought” , sabe como é … ”tradição” .. hj ja me dou… Read more »

J R

To pra ter falar que a MB deveria ter só escoltas de 2ª mão e ter investido todas as forças em uma frotilha de SNB, são as únicas armas que podem fazer a diferença em um conflito aqui no AS, mas nossa marinha vive de sonhos, pensando que é a USN. O que nós precisamos hoje, seriam os SNB e NPO para patrulhas nossos mares.

BrunoFN

Concordo , nosso foca aki deveriam ser a construção de subs , armas e sistemas (afinal , seriam essa nossas armas numa guerra defensiva de fato) … e como algo secundário navios patrulhas , OPVs, o resto seria de segunda mão ou compra de fora .. sairia mais barato …. se houvesse alguma visao pragmática aki …. mas sabe como é , muitos vao perder dinheiro aqui com isso de ”soberania” …750 mi de euros em uma corveta …gosto da Tamandaré , problema e seu preço x a urgencia de navios para a MB .. nao bate OBS ; essa… Read more »

Colombelli

Concordo que dissuasão real é so o submarino.

Mas escolta pra ficar parada não vale a pena e o que tem de usadas hoje as boas ja foram pegas. Sobrou o bagaço.

Nao da pra ficar na dependência de mercado de usados que pode estar fechado na hora de repor. Ai se chega na situação da Argentina.

Robert Smith

Otimo negocio para a Argentina :o)

José Gregório

Nossa, sensacional! E precisam de atualizações, modernas desse jeito?

Last edited 20 dias atrás by José Gregório
FERNANDO

Parabéns a Argentina, agora, vamos ver se vai estar operacional.
MEKO 300 ou 400 para a MB

J R

não temos dinheiro pra mais A100 plus, imagine pras 300 ou 400.

Colombelli

Navios caros de manter, usados e que viriam depenados. So pra pagar embuste em ranking de internet. Quando se vai comprar uma arma, antes dos seus numeros e caracateristicas, é preciso ver pra que servirá. Qual nossa realidade? Que tipo de doutrina temos? Que tipo de missão e em que condições vai operar. Quem tem uma doutrina ofensiva ou por algum motivo pode ter que operar longe precisa de navios maiores e com maior capacidade de armas porque pode demorar a ter um porto pra reposição. Caso dos EUA ou OTAN. Quem tem doutrina defensiva ou pretende operar proximo a… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Colombelli
Ruas

O Brasil deveria ter uma “doutrina de projeção” sim, não a principal, mas te-la teoricamente, doutrinamente e com os meios para isso, mesmo que minimamente. Essa “doutrina de projeção” seria nada mais que atuar com alto grau de efetividade dentro do nosso Perímetro Estratégico, que eu posso chamar de >> Zona de Coprosperidade Regional << que querendo ou não é imperativo para a estabilidade do país (in)diretamente, pelos fluxos do comércio que dependemos das vias marítimas, como líder regional detentor da 7° economia do mundo medidos em PPC, pelos recursos e pela segurança conjunta. E isso significaria atuar em áreas… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Ruas
Colombelli

E o preço disso?
Voce sabe que isso é irreal pra marinha.
Eb e FAB ate podem vislumbrar projeção regional estratégica.
Pra marinha isso é muito mais dificil.

Ruas

Esse custo seria termos Forças Armadas em uma interseção entre o que há na Espanha e na Itália. O Brasil já gasta em valores absolutos algo similar à Espanha.  A Marinha seria mais custosa para isso, mas ao mesmo tempo seria a força com maior capacidade de mobilidade multi cenários, ja que atua intensivamente nas três esferas: terra, mar, ar e tem maior capacidade de profundidade estratégica em cenários longínquos às nossas fronteiras. Nossa economia depende das vias marítimas e do comércio ultramar. O agro depende de fertilizantes importados, depende do mar para colocar seus produtos na Ásia sobretudo, assim… Read more »

Miguel Carvalho

É melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.

Colombelli

Tambem acho mas…
E dinheiro pra ter?
E eficácia concreta?
Quando no governo Bolsonaro se cogitou um orçamento de defesa maior que o da educação federal, o então sabotador mor , Maia, disse: jamais a câmara aceitara isso.

E como eu disse, pra cenário local, a tamandaré cumpre função com sobra. Produz dissuasão regional.

Já pra enfrentar uma potencia ou coalisão atacando por mar, com porta aviões e submarinos ( quiçá nucleares) mesmo navios de superficie de 6000 ton não farão diferença. So submarinos e aviação seriam eficazes.

BraZil

Acho uma boa aquisição, se ocorrer. São robustos e novos. E pode se tornar uma ótima aquisição a depender do que os Hermanos farão com elas, ou seja, qual solução darão para os problemas. Lembremos que a Argentina tem um crônico problema de presença em seu enorme mar territorial e tem Chinês pra todo canto…