A empresa Blandy Maquetes Navais concluiu e entregou recentemente à Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) um modelo em escala 1/100 da Fragata Tamandaré, principal projeto naval da Marinha do Brasil em andamento. Trata-se da maior escala já trabalhada pela empresa, especializada em modelos navais detalhados, o que representou um marco em termos de complexidade e precisão.

O modelo reproduz com fidelidade as linhas e características da moderna fragata, atualmente em construção em Itajaí (SC) pelo consórcio Águas Azuis, formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e a própria Emgepron. O protótipo em miniatura servirá como peça de exposição institucional e apoio a atividades de divulgação técnica e promocional da Marinha.

“Grande parte do nosso tempo foi dedicada a esse projeto, mas o resultado final foi um sucesso”, afirmou a equipe da Blandy em nota oficial. Apesar dos desafios impostos pela complexidade da escala e dos detalhes da embarcação, a entrega foi concluída com sucesso e já está em posse da estatal brasileira.

A escala 1/100 permite uma visualização rica dos sistemas embarcados, silhueta furtiva e estruturas funcionais do navio real, cujo deslocamento será de aproximadamente 3.500 toneladas. O navio de guerra de nova geração terá como missão a proteção das águas jurisdicionais brasileiras, com capacidade multimissão para defesa aérea, guerra antissubmarino e combate de superfície.

A entrega do modelo ocorre em meio à crescente expectativa pela primeira incorporação da classe Tamandaré à Esquadra brasileira, prevista para 2026. Ao todo, quatro unidades serão construídas, representando um dos maiores investimentos da Marinha em capacidades navais desde os anos 1980.

A Blandy Maquetes Navais é conhecida pela produção artesanal e minuciosa de modelos navais militares e civis, atendendo clientes institucionais, museus e colecionadores. Segundo a empresa, novos projetos estão em desenvolvimento e serão divulgados em breve. Interessados podem acompanhar as atualizações pelo Facebook, Instagram @blandymaquetesnavais ou contactar pelo e-mail blandymaquetesnavais@gmail.com.

 

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Poxa, queria uma.
Curioso pra saber quanto custa uma maquete dessas.

A C

blandymaquetesnavais@gmail.com

Estah na materia. Eh soh perguntar

José Luís

Trabalho magnífico.
Infelizmente pelo “andar da carruagem” oito dessas só veremos se forem construídas de Maquete…

Guizmo

Uau, que avanço! Encomenda mais 3, pq pelo visto terão q ser estas aí

JOAO

Caramba! Como a Tamandaré é mal armada. Lamentável.

adriano Madureira

Tamandaré versão de entrada!

Tamandaré versão Way…



adriano Madureira

Acho que mesmo se comprássemos uma MEKO de modelo superior,vindo para cá ela ainda viria subarmada…

comment image

Mesmo se fossem as MEKO-300 não haveria oque comemorar.

comment image

comment image

José Gregório

Os caras vivem em outro mundo, são navios feitos para não combater, imagina mandar uma fragueta fraca como essa para o Mar Vermelho combater o Houthis, não teriam a menor chance.

737-800RJ

Trabalho de excelência!

Pela maquete claramente podemos ver que sobra espaço para mais 6 canisters em estilo cogumelo.

Economia boba!

Moriah

18 ou 24 seriam números melhores, mas a MB está atuando mesmo no momento em modo Low. A Type 31 da RN também tem 12 células.

Rafael

Alguém sabe dizer se ainda utilizam maquetes para simular o comportamento dos navios no mar? Ou hoje só se utiliza modelagem e simulação computacional?
Vi em um site do Auke Visser, ex-tripulante de petroleiros da Esso que nos anos 60/70 se utilizavam modelos em escala até para treinar manobras de atracação, em um lago artificial, com o candidato a capitão do navio guiando dentro da maquete (!).

Last edited 1 dia atrás by Rafael
Marcelo
Robson67

Navio lindo

Burgos

He He He 😏
Ja fechei contato com ele por e mail ele vai fazer uma maquete pra mim do D26 “O Bruxo”.
Mas estou para me mudar, dei uma segurada no projeto senão minha esposa me mata 😰

José Luis

Boa compra, o trabalho deles percebe-se que é de excelencia!!

Bardini

Para quem não tem condições de ter o maquetão físico para “brincar”, fica aqui um digital:
comment image

Alex Barreto Cypriano

Bom desenho. Alguém reparou que nele se grafa Tamandare classe Corvette? E que o identificador é Cv200? 😂🤣🤪

Daniel Ricardo

Hahaha. A construção delas está sendo tão rápida que em breve o estaleiro vai ficar sem serviço.

José Gregório

Em matéria de maquetes somos campeões do mundo!!!! Fico só imaginando quanto custou de dinheiro público.

LeoBarreiro

Quem se lembra? Antigamente tinha algumas revistas que vc podia cortar e colar para fazer aviões, navios e carros de papel eram literalmente as maquetes de pobre, para as crianças.

Amava isso, hoje nem vi mais, fui em um estande de livros, e procurei na seção de livros infantis algo do tipo, não achei nada…

Triste…

Estou ficando velho.

Do mais admiro demais quem tem o dom de fazer essas maquetes e aquelas maquetes, que me falha a memória agora, sobre temas de guerra, ou mesmo de combates.

José Joaquim da Silva Santos

Uns 25 anos atrás eu fiz um avião de ataque de isopor, com todas as superfícies de controle móveis(vc podia baixar flaps etc), teve que ser de isopor pq foi um modelo de criação meu, logo não existia kit. Tinha vários armamentos que se fixavam nos cabides por encaixes, todo pintado verde e cinza, deve ter levado uns 2 anos e eu nem trabalhava ainda… O hobby era muito legal. Quando se fica adulto não se tem mais tempo pras coisas.

Padofull

Muito bonita. Deveriam criar um esquadrão de construção de maquetes para vender no mercado livre, cada 5 vendidas almentaria em 1% o orçamento da MB. Isso se não mais, afinal a previsão é de muito mais cortes.

Alex Barreto Cypriano

Pra lembrar como era a maquete antes (vale comparar), aqui:
https://www.naval.com.br/blog/2022/06/22/fragatas-classe-tamandare-tem-previsao-de-entrega-entre-2025-e-2029/
De cara, a asa do passadiço foi alterada, sendo alongada aa re (permite acesso direto ao convés do Exocet/MANsup e evita porta de acesso ao passadiço voltada pro bordo exterior). Estou muito incomodado com a falta da representação da porta da baia do rhib no costado aa boreste…

Last edited 12 horas atrás by Alex Barreto Cypriano
Dalton

Bem bolado colocar lado a lado uma fragata moderna e uma do século XIX que parece ser a “Constellation”.

Burgos

Dalton como sempre cirúrgico nem seus comentários 👍⚓️😎
Em 2005 eu visitei em Baltimore EUA uma fragata dessas agora não me lembro se era a Constellation ⚓️.
Vou dar uma olhada nas minhas fotografias depois.
Se o blog se interessar eu posso mandar até uma filmagem que fiz dela no cais de alguns minutos

A C

A maquete eh mesmo muito bonita. Na falta de entregas de equipamentos relevantes, vamos celebrando o que temos para hoje: entrega de maquetes. Que ponto chegamos…

Edson Hadley johson Ramos

É preciso ao menos umas vinte dessas. O Brasil é muito grande. Alguns destroiers e corvetas, além de cinco porta aviões. É só reduzir em setenta porcento o número de parlamentares. Brasil acima de tudo!!

Santamariense

Na falta de navios de verdade, vamos de maquete….que fase…

Koprowski

Acredito esta maquete é, na verdade, o primeiro navio do segundo lote contratado…apenas tem que corrigir o indicativo visual para F204…kkk

PY3TO - Rudi

Certa vez eu li num comentario de um forista , que a MB não gosta de navios muito armado que possam machucar muito um possivel inimigo. Achei aquele comentario muito forte da parte dele , se ele estivar aqui hoje eu peço mil desculpa , ele tinha razão!