Submarino Tonelero (S42)

Além do Tonelero, submarino Almirante Karam também atingiu marcos industriais importantes

Na semana passada, mais especificamente no dia 16 de julho, o Submarino Tonelero (S42) cumpriu o último marco industrial da sua etapa construtiva antes da incorporação do navio ao setor operativo da Marinha do Brasil. Trata-se do lançamento do torpedo de Exercício F21, que marca significativa maturidade operativa de um submarino, demonstrando a sua capacidade como vetor de arma.

O período de provas no mar do Tonelero, que é uma importante fase no processo de construção e aceitação dos sistemas dos Submarinos da Classe Riachuelo (S-BR), pela Marinha do Brasil e pela Naval Group, teve início no dia 25 de outubro de 2024 com a Imersão Estática (J08), marco de Segurança de grande relevância para o cálculo da Estabilidade do Navio.

Segundo o diretor-presidente da ICN, Renaud Poyet, cada marco cumprido representa um elevado grau de maturidade das esquipes da ICN por atenderem ao planejamento e rigor na execução das fases.

– A cada submarino que entregamos, estamos buscando a superação e a maturidade construtiva. Aprendemos com os anteriores e estamos melhorando cada vez mais, evitando retrabalhos e conseguindo cumprir as etapas dentro do prazo da Marinha e segundo o seu alto grau de exigência técnica. Este marco simboliza o empenho de cada Integrante envolvido na construção do dos nossos submarinos. Destaco que o Submarino Tonelero fez nove saídas ao mar, sem a necessidade de interromper o planejamento para fazer reparos, diferentemente do que ocorreu com os SBR 1 e SBR 2 – lembrou o Diretor Presidente, Renaud Poyet.

Outro motivo para comemorar é que o 4º navio em construção, o Submarino Almirante Karam também atingiu dois marcos esta semana: J02 e J04, referentes à primeira carga completa de baterias.

FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN),

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Angus

É uma daquelas notícias que na primeira lida fiquei feliz, afinal o S42 está na véspera de ser transferido ao setor operativo da Marinha e o S43 está seguindo na construção.

Mas ai lembrei que era para o S43 estar pronto (mesmo com atrasos e ajustes de cronograma) em 2022.

Enfim, vou ficar com o “copo meio cheio”, torcendo para a conclusão do S43 com mínimo de novos atrasos.

Camargoer.

Caro

Creio que praticamente todos os programas militares principais no mundo estão atrasados. Não sei dizer sobre a China porque não conheço quais eram os cronogramas iniciais, mas eu acredito que também atrasaram, principalmente os grandes porta-aviões.

Há uma matéria sobre o atraso de todos os programas navias nos EUA.

Marcelo

Parece que saiu notícias hoje do hms bulwark no navy lookout no twitter.
Pena que não conseguir entrar no twitter pelo celular para ler a notícia.

Tomcat4,7

Excelente notícia !!!

Luiz Antônio Cavalcanti

Esses submarinos da Classe Riachuelo podem embarcar e projetar mergulhadores de combate? Caso sim, por qual parte da embarcação eles saem e retornam? Naquele filme francês “Alerta Lobo” parecia que o mergulhador saía pelo tubo de torpedo, mas não mostrava ele retornando à embarcação. Obrigado aos colegas que puderem responder.

Lopes

Me parece que é pelo tubo de torpedo também

Luiz Antônio Cavalcanti

Obrigado, Lopes.

Dalton

Submarinos possuem um pequeno compartimento de mergulho que permite que tripulantes abandonem o submarino sinistrado uns poucos por vez, caso, não seja possível acoplar um veículo de salvamento ou este não esteja disponível e esse mesmo compartimento também pode ser usado para permitir a saída e ingresso de mergulhadores, salvo engano
a marinha brasileira o chama de “guarita de salvamento/lançamento”.

Guizmo

Boa notícia, que bom

EduardoSP

E depois do Alm. Karan?

Desativação da linha de produção? Dispensa de funcionários? Perda de conhecimento e expertise?

O que faremos?

Roche Braziliano

SN-10

Camargoer.

Depis do S43 (não entendo a MB começar as classes pela dezena.. S40. F40.. P70.. F200 …. deveria ser S41, F41. P41 e F201.. ou seguir a numeração comum… depois do S34 Tikuna viriam os Scorpenes S35, S36, S37 e S38)

Voltando, depois do S43 será o SN10 (que deveria ser SN11), que é o submarino de propulsão nuclear… ele irá deslocar 6 mil ton.. praticamente o mesmo que 3 Scorpenes.. comparando os dois modelos, o SN10 será um monstro. O estaleiro foi projeto para construi-lo. Além disso, Itaguaí será a base de manutenção dos Scorpenes

EduardoSP

Isso é o que dizem que ocorrerá, mas a questão é quando isso ocorrerá.
Daqui a dois, quatro, seis ou mais anos?
E até lá, o que fazer?

Camargoer.

As equipes de fábrica só do casco já foram ho.olofadas e recentemente foi adquirido o avô especial para este casvo

Camargoer.

rapaz.., o corretor é um fanfarrão…. as equipes foram homologadas. Recentemente foi adquirido o aço especial para este casco

eita

Fábio Mayer

O submarino nuclear que está em construção há 40 anos e projetado para ser entregue em 2040!!! ahahahahahahhahahah

Rodrigo

Esse sub nuclear não sai…sério já esquece isso.

Camargoer.

Lembrei daquele pensamento que teria sido perfeito caso fosse dito por Confúncio… “Cuidado com o que deseja, pode se tornar realidade”

Bueno

Poderiam compara pelo menos mais 2 Submarinos desta classe.

Camargoer.

Discordo.., o objetivo da MB é o SN10… depois do SN10 deve ser o SN11 e assim sucessivamente

Wellington

Que bolha você vive ?
Estupidez foi ter iniciado o programa de subnuc Brasileiro.
Se fôssemos uma nação inteligente como a Japonesa, com toda essa grana torrada em 40 anos e Deus sabe por mais quantos anos ainda, dava pra ter várias fragatas e submarinos convencionais.

Camargoer.

Tenta reescrever o comentário mas desta vez sendo educado e com respeito, Daí eu penso se vale a pena responder.

Entendeu?

Bueno

O SN10 será um marco para o Brasil, mas focar exclusivamente nele é um erro estratégico. Ele já está com o cronograma atrasado e, enquanto isso, o conhecimento adquirido por engenheiros e técnicos (que custou caro ao país) corre o risco de se perder por falta de continuidade prática. Por isso, defendo a construção de pelo menos mais dois submarinos convencionais (S-BR). Eles seriam fundamentais para manter ativa a cadeia produtiva, preservar o capital humano altamente especializado e evitar a evasão de profissionais que hoje não veem perspectiva de continuidade. Não se trata de abandonar o SN10, muito pelo contrário.… Read more »

Dom Lazier

o problema é que já falaram que o SN10 custa 4 Scorpene, e considerando a realidade do Brasil , é melhor 4 scorpene que 1 SN

Camargoer.

Em tamanho, o SN10 é três vezes maior…

Colombelli

Mas nao cumpre as missões que 3 ou 4 convencionais cumpririam.

Abner

Normalmente quantos meses/anos leva essa parte de testes em mar ?

Camargoer.

Depende.. o S40 levou bastante tempo. O aprendizado de ajustes dele já foram incorporados nos submarinos mais novos, reduzindo o tempo de testes. Agora, se um deles apresentasse algum problema novo, dai demandaria mais tempo para os ajustes.

Fábio De Souza

Excelente Noticia !

Guilherme Lins

Na minha opinião, o PROSUB é sem dúvidas o programa militar de maior sucesso da história do Brasil. Muito bom!

Fábio Mayer

Concordo contigo, porque acho que é o primeiro que entrega aquilo que foi inicialmente estipulado, sem cortes. Os 4 subs serão entregues…

Rodrigo

Se esse é o de maior sucesso da medo de ver os maiores fracassos

Camargoer.

Olá Guilherme. O ProSub começou em 2009 e realmente é o maior programa militar do Hemistério Sul, talvez exceto algum na Austrália que tenha tido necessariamente com o apoio externo. Já foram 15 anos e talvez leva outro tanto. Se pensarmo que ele deve incluir toda a vída útil dos submarinos e se for incluído os custos de operação e manutenção ao longo de pratcamente 60 anos, será sem dúvida o maior programa militar que o país já teve. É irritante ter que explicar todas a vezes que todo programa nuclear da MB começa logo após o fim da II… Read more »

Guilherme Lins

Eu entendo nosso submarino nuclear assim como ele é: nosso PRIMEIRO submarino nuclear. O desafio é enorme.

Colombelli

Atrasado 10 anos?
As tamandaré é que está no cronograma.

Carlos Ulema

Precisamos de muitos submarinos mais, pelo tamanho da nossa plataforma. É sábio seguir com a construção do submarino nuclear , há um imenso valor pelo conhecimento e
Pelo incomparável alcance e vetor de dissuasão.

MMerlin

Importante que boa parte do percurso esse torpedo utiliza fibra ótica monomodo que permite controlá-lo, sem interferência, por uma grande alcance sem perda de dados.
Sua estimativa é de mais de 50km de alcance. Impressionante.

Elias

50 km “ fora do alcance do periscópio “ , uma sugestão para o editores, como se da o engajamento do torpedo ao alvo em tao longa distância e talvez dobre um futuro torpedo nacional pesado

Elias

Uma fragata , ligeira e rápida com movimentos de zigzag seria quase impossível acerta-la

Paulo

O F21 artemis é o mais moderno e letal torpedo da atualidade e equipa os submarinos nucleres de ataque, e os submarinos nucleares estratégicos da França. Foram desenvolvidos para caçar e destruir os submarinos nucleres russos. O problema é que nunca foi testado em combate real. Ou.seja, a classe Riachuelo tem reais possibilidades de servir como relativa dissuação frente à uma armada invasora clássica .