TCG Istanbul

A Indonésia firmou nesta sexta-feira um contrato com o grupo naval turco TAIS Shipyards para a compra de duas fragatas classe İstif (também chamadas Istanbul‑class ou I‑class), construídas sob o programa nacional MİLGEM, em uma cerimônia realizada durante a exposição de defesa IDEF 2025, na Turquia.

O acordo, anunciado oficialmente pela Agência Turca de Indústria de Defesa (SSB), representa a primeira exportação de fragatas MİLGEM da Turquia para a Indonésia e marca um avanço importante na cooperação estratégico-naval entre os dois países.

A assinatura foi acompanhada por autoridades como o presidente da SSB, Prof. Dr. Haluk Görgün, o CEO da TAIS Shipyards e o ministro da Defesa indonésio, Sjafrie Sjamsoeddin, além de executivos da PT PAL, estaleiro naval estatal indonésio, e representantes do governo turco.

Características das fragatas İstif (I‑class / Istanbul‑class)

As fragatas da classe İstif de 3.100 toneladas são uma evolução das corvetas Ada, projetadas para missões multifuncionais incluindo guerra antissubmarino, aérea, de superfície, reconhecimento e vigilância. Elas possuem cerca de 50% mais combustível e autonomia do que a classe Ada.

Destacam-se por contar com sistemas nacionais como:

  • VLS MIDLAS para mísseis HISAR (superfície-ar)
  • ATMACA, míssil anti-navio
  • Radar AESA CENK-S, sistemas de guerra eletrônica ARES/ECM, CIWS Gökdeniz
  • Sistema de comando e controle ADVENT, desenvolvido pela HAVELSAN.

Além do navio TCG Istanbul (F‑515), comissionado em 19 de janeiro de 2024, outras unidades da classe estão em construção: TCG İzmir (F‑516) foi lançada em janeiro de 2025, enquanto TCG İzmit (F‑517) e demais navios seguem em estaleiros turcos.

O contrato assinado em IDEF 2025 complementa outras iniciativas, como o acordo comercial para 48 caças KAAN firmado entre Turquia e Indonésia — mostrando um padrão crescente de cooperação militar bilateral que inclui transferência tecnológica, produção compartilhada e alinhamento estratégico.

Espera-se que a construção das fragatas ocorra nos estaleiros turcos TAIS e STM, com possível transferência de conhecimento e conteúdo industrial local envolvido no projeto.

LEIA TAMBÉM:

Indonésia e Turquia selam acordo de US$ 10 bilhões para aquisição de 48 caças KAAN de 5ª geração

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Indonésia vai passar na frente do Brasil

Willber Rodrigues

Como se “passar na frente” do Brasil fosse a coisa mais difícil do Universo, né?
Até Egito e Marrocos já passaram, imagina o resto…

Luís Henrique

Todos estes países ja estavam à frente do Brasil.
A Indonésia ja estava a nossa frente, so esta ampliando a distância.

José Gregório

Deveras.

Nativo

O México vai passar em marinha o Brasil.

zehpedro

Tô vendo o dia que a marinha do Paraguai vai ser maior que a nossa

José Gregório

Meu caro, enquanto o povo votar em partidos de esquerda, isso é garantido! No Brasil ainda tem gente que leva a sério o comunismo, responsável pela desgraça de todos os países que adotaram esse regime, o comunismo devia ser proibido , junto com o partido do bigodinho, ambos são nefastos.

Marcio

E nós continuamos a ignorar outros parceiros para desenvolvimento.
Complicado…

Carlos Pietro

Boa noite, e continuaremos colocando dinheiro fora nas Tamandares!

Willber Rodrigues

Falo isso a anos….
Poderíamos ter “chegado junto” dos indianos e turcos a anos.

Mas sabe como é…se não tiver a plaquinha escrito “made in USA / OTAN”, não presta, né…

fewoz

Isto está enraizado na mente dos militares brasileiros. Subordinação eterna ao império americano.

Last edited 18 dias atrás by fewoz
Marcelo

Comando sul criado em 1963 , golpe militar no Brasil em 1964.
Entendeu ou precisa desenhar !!!
https://youtu.be/FaNz8aFs0ng?si=ATIqqV9SZaD3TQ8a

Peter nine nine

Turquia é OTAN, a evolução tecnológica e militar da Turquia está diretamente conectada a esse facto, entre outros .

fewoz

A notícia da semana foi que os militares brasileiros veem com preocupação a aproximação do Brasil com a China…

Sabemos quem são os culpados desta visão míope e dependente do Ocidente. Sempre esteve na cara de todos.

Aéreo

Essa classe é projeto nacional de navios de combate e não apenas construção licenciada com pseud. transferência de tecnologia.

737-800RJ

Sempre serei o pentelho a falar:

esta classe, da mesma categoria da Tamandaré, vem com 16 lançadores de mísseis antinavio contra 4 das nossas novas fragatas.

E 16 canisters de míssil antiaéreo (com possibilidade de chegar a 64 mísseis em configuração quad-pack) contra 12 da Tamandaré.

Bom reforçar que nossas escoltas são desdentadas por opção da própria MB.

Aéreo

E serei o pentelho a complementar. O engajamento seja anti-navios ou antiaéreo é normalmente feito com o lançamento de dois mísseis, de modo que as Fravetas em tese só realizam 2 engajamentos anti-navios antes da necessidade de voltarem ao porto para recarga. Algo que já era passível de critica nas Corvetas e uma verdadeira piada na Tamandaré. A operação “desdentada” é uma característica das FA´s brasileiras.   A FAB que historicamente opera menos de 20% das suas aeronaves como primeira linha de combate. Ultimamente está beirando os 10%. O AMX que nunca recebeu um míssil operacional em toda sua vida útil.… Read more »

cipinha

Com “opção da própria MB” você quis dizer, economia de custos e mesmo assim falta dinheiro para a ultima

Claudio Moreno

Perfeito, nada a acrescentar!

Sgt° Moreno

Lopes

A questão é que a MB sabe que se armar muito as tamandarés não irão ter dinheiro para a manutenção e a possivel obtenção de novos meios

Marcelo

Esta faltando dinheiro para acabar de construir os navios e a marinha fazendo milagre de comprar 12 mísseis por navio e você querendo 64 mísseis por navio para a marinha do Brasil ficar levando 64 mísseis para passear na costa brasileira.
Você não entendeu que o Brasil é um teatro e a marinha faz parte da peça.
Aqui o capitalismo tomou conta da instituições do país, todo mundo que receber grandes salários e comissões em contratos do governo e ficar rico e mudar para Miami com a família.
Em terra de pirata ninguém se preocupa com defesa,quanto pior melhor.

Elias

Concordo com vc ate o ponto que o culpado e o capitalismo. Daí discordo
A elite brasileira nao é o empreendedor e sim politicos recebendo benesses e o que promove nao e o capitalismo e sim socialismo. Um dos muitos “ cala boca” é cidadão nao querendo carteira registrada de trabalho para nao perder o bolsa família e outras situações.
A maneira de governar socialista deixa estado gigante. Vc vive num estado governado por socialistas e diz que o culpado que o culpado é o capitalismo?

Elias

Esqueci de acrescentar,, o gigantismo do quadro de funcionários públicos também. Faz a conta do estado governado por socialistas não funcionar

Marcelo

Calma ,você esta entendeu errado. O capitalismo é fantástico com sua livre concorrência. O problema é o poder do capitalismo financeiro que acaba destruindo as intituições de governo quando o judiciário não coloca limites leis ( Conivente) igual aos paises de primeiro mundo fazem colocando limites. Jã o social eu conheço muita gente que estava só precisando de uma ajuda (bolsa família) por uns meses para poder comprar (1 sapato,calça, camisa,corta o cabelo para ficar apresentável na entrevista, dinheiro para imprimir currículo, dinheiro para passagem de ônibus,dinheiro para tirar foto 3×4,dinheiro para correr atrás de emprego dia inteiro. Conheço vários… Read more »

Claudio Moreno

A Indonésia está achando dinheiro em qual final de arco-íris? Deram canseira nos sul-coreanos na parceria do caça, mas agora anunciaram a compra do caça turco e mais essas fragatas!

Será que o almirantado e as FFAA deles é mais eficaz nos gastos militares que não são para a atividade a fim? (digo não torram grana do contribuinte com jantares, viagens “diplomáticas”, inaugurações sem sentido e outras coisas do gênero)

Sgt Moreno

Gabriel BR

O nome da mágica é crescimento econômico e ambiente de negócios.( 5 a 6 por cento ao ano!)
E também lá assim como em todo o resto do mundo com exceção do Brasil o orçamento público não é todo carimbado igual a bizarra constituição de 88 fez.

Diego

Eu acho que a indonésia talvez tenha visto que KF-21 tem muito coisa que possa ser embargada e caiu fora.

Burgos

Como nossas FCTs a classe Istambul derivou de um projeto de Corvetas classe Ada.
A moda tá pegando mundialmente 😏

Robert Smith

O que mais me impressiona nessa bela Fragta da Thailand é o nivel de armamento e outros equipamentos feito pela propria Turquia… ha se nosso pais aprendese com eles….

José Luís

Desculpa a sinceridade, dá pena de ver as mini Fragatas Tamandaré, totalmente desdentadas. E se receber as 4 será um milagre.

Diego

É que tem que ter ToT assim a TKMS passa conhecimento para TKMS e Brasil paga o dobro do preço pelo contrato.