Submarino nuclear USS Helena (SSN‑725) deixa o serviço ativo após 38 anos de serviço

14

Foi realizada no dia 25 de julho no Museu Naval Subaquático dos EUA, em Keyport (Washington), a cerimônia oficial de descomissionamento do submarino nuclear de ataque USS Helena (SSN‑725), após 38 anos de ativa.

Comissionado em 11 de julho de 1987, na base naval de Groton (Connecticut), o USS Helena foi o 37º submarino da emblemática classe Los Angeles. Ao longo de sua carreira, participou de diversas operações no Atlântico, Pacífico, Mediterrâneo e Índico, incluindo missões de projeção de poder, combate submarino e patrulhas estratégicas. Ganhou múltiplas honrarias, como cinco Meritorious Unit Commendations e dois Battle Efficiency “E” Awards.

Durante o evento de hoje, Cmdr. Kyle Jones, último comandante da unidade, destacou o legado do submarino como símbolo de “valor, resiliência e compromisso inabalável com a defesa dos ideais americanos”. Ele lembrou que a Helena foi a quarta embarcação da Marinha dos EUA a receber esse nome, em homenagem à capital de Montana, e enfatizou sua atuação silenciosa — mas decisiva — nos oceanos do mundo.

A classe Los Angeles foi considerada a espinha dorsal da frota submarina americana por mais de 40 anos, atuando em missões que vão desde o uso de mísseis Tomahawk TLAM para ataque terrestre até apoio a operações de forças especiais e guerra de minas. O USS Helena, como parte dessa classe, foi usado intensamente em inteligência, vigilância (ISR), combate naval e apoio a porta-aviões.

USS Helena SSN-725

Com o descomissionamento da Helena, somente o USS Newport News (SSN‑750) permanece ativo como exemplar da classe original com “fairwater planes” (lemes de profundidade na vela). Essa redução reflete a progressiva modernização da frota submarina dos EUA, substituindo unidades mais antigas por modelos aprimorados ou novas classes.

Concluído o recolhimento da bandeira, a embarcação deve ser encaminhada ao Programa de Reciclagem de Submarinos e Navios (Ship‑Submarine Recycling Program) na Estaleiro Naval Puget Sound, em Bremerton, onde será desmontada e seu combustível nuclear removido, conforme protocolo ambiental e de segurança da Marinha dos EUA.

O fim de serviço do USS Helena (SSN‑725) marca o encerramento de uma era para a classe Los Angeles versão I, representando o legado de quase quatro décadas de domínio tecnológico e operacional no domínio submarino.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Não que faça muita diferença, mas, não foram 38 anos de serviço. O “Helena” foi retirado de serviço em 01 de outubro de 2024 para oficialmente começar o período de inativação porque meses antes iniciara-se uma fase preparatória. . Mas, não se trata apenas se é 37 ou 38 anos e sim que o “Helena” passou anos indisponível e a única coisa significativa que fez em 2024 foi aquela viagem a Cuba ao mesmo tempo que um submarino russo para lá encaminhou-se e que foi noticiado aqui no Poder Naval. . Aparentemente revitalizaram ele para que pudesse navegar uns meses… Read more »

Burgos

37/38 anos independente do tempo, essa classe de submarino foi muito bem usada demonstrando grande robustez do projeto.
Fico imaginando quantas modernizações e atualizações ela sofreu como também períodos de manutenções para extender a vida útil dessa classe de Subs 😰
Parabens a USN pelo feito 👍⚓️

Dalton

A mais importante foi efetuada entre 2009 e 2011 chamada de “Engineered Overhaul” sem a qual não teria sido possível mantê-lo mais em serviço e ele teria sido inativado com apenas 20 anos de serviço. . O último “desdobramento” de 6 meses encerrou-se em junho de 2017, ou seja foram 7 anos de manutenção para ser inativado em 2024, nunca encontrei uma explicação plausível para isso, apenas críticas pelo que foi feito e há outro submarino em condições similares, o USS Columbus, 7 anos inativo agora com um suposto retorno às atividades no início de 2026 ! É esperar para… Read more »

Guizmo

Dalton,
A Classe Los Angeles está sendo substituída pelos Virgínia ou Ohios modificados?
Abs

Guizmo

Negativado numa pergunta….kkkk é cada bocó

Dalton

Está Sendo substituída pelos virginias. Os 4 Ohios modificados serão retirados de serviço até 2029.

Last edited 2 horas atrás by daltonl
Abner

Dalton sempre tive a dúvida.

A classe Los Angeles, Ohio e Seawolf.

Vão ser substituídos pela Classe Virgínia e Columbia ?

Ou terá uma 3 classe ou os Seawolf ainda vai operar por longos anos ?

Rodolfo

A meta seria operar os 3 barcos Seawolfs por muito tempo mais o segundo (USS Connexticut) esta em reparos desde seu acidente. Eles participam de operações especiais principalmente o 3o barco USS Jimmy Carter. No fim 3 embarcações da classe apenas torna difícil e custosa manutenção. A sua substituição será pelo SSN(X) que ainda ta na prancheta.
A classe Virgina vai substituir os LA e a classe Columbia de SSBN vai substituir a classe Ohio.

https://www.twz.com/sea/submarine-uss-connecticut-severely-damaged-in-pacific-crash-to-return-to-service-in-2026

Dom Lazier

ainda bem que a gente tem o luxo de aposentar submarinos com 20 anos de idade não é mesmo?

Dalton

A US Navy “aposentou” vários com 20 anos ou menos no fim da década de 1990, não havia recursos para “reabastecer” o reator e nem necessidade de tantos submarinos para
combater os inimigos de então, Coreia do Norte, Irã, Terrorismo Islâmico.
.
Algo de muito errado aconteceu com o “Helena” porque ao contrário de muitos outros
serviram bem por 33/34 anos para então serem inativados e descomissionados e não
permanecer “encostado” entre 2017 e 2024 para então ser inativado.
.
O “Helena” foi incorporado em 1987 então serviu até 2017, 30 anos !

Guilherme Lins

A idade é apenas um dos quesitos. Como foi a operação, como foi os períodos de modernização, o atual estado de todos os elementos da embarcação, muitas coisas a serem observadas. Mas, dito isto, torço muito para que um PMG do Tikuna seja aprovado. Estaríamos com pelo menos 5 submarinos pelos próximos 15-20 anos.

pgusmao

Um submarino nuclear aposentado com 38 anos de serviço, já nós aqui não conseguimos até hoje terminar o tão sonhado submarino nuclear brasileiro, pelo jeito só lá por 2040. Imaginem que os americanos lançaram o deles em 21 de janeiro de 1954, quem sabe 100 anos depois vamos chegar lá.

Marcelo Andrade

Politicos e Sociedade que pensam em Defesa, só isso!

Rodolfo

12 anos apenas após o Chicago Pile 1, primeiro reator experimental que sustentou fissao (projetado por Fermi) entrar em operação.