A Cotecmar, empresa estatal colombiana, realizou no dia 24 de julho a cerimônia de lançamento o patrulheiro oceânico ARC 24 de Julio em seu complexo naval de Cartagena de Indias.

O evento foi prestigiado pelo Presidente Gustavo Petro, pelo Ministro da Defesa Pedro Sánchez Suárez, por altos comandantes militares e autoridades governamentais. A data coincidiu com dois marcos simbólicos: os 200 anos da Marinha da Colômbia e os 25 anos da fundação de Cotecmar.

O navio, primeiro da nova classe POC (Patrullero Oceánico Colombiano) — também chamado inicialmente de OPV-93C/E — é o quarto incorporado à frota da Armada, mas o primeiro totalmente concebido e fabricado no país. Com 93 metros de comprimento e 14,2 metros de boca, seu deslocamento é de 2.665 toneladas e foi planejado para operar por até 40 dias em missões com alcance máximo de 10.000 milhas náuticas à velocidade de cruzeiro de 12 nós.

O ARC 24 de Julio foi desenvolvida com foco na flexibilidade de missões. Entre suas atribuições primárias estão operações de paz, socorro em desastres, vigilância ambiental, apoio à inteligência e patrulha de fronteiras marítimas. Suas funções secundárias incluem controle de contrabando, combate à pirataria, interdição de narcotráfico, busca e salvamento, e transporte de tropas e equipamentos.

O projeto mobilizou mais de 1,2 milhão de horas de trabalho, gerando 1. 114 empregos diretos e 3. 342 indiretos, e foi realizado sob supervisão da Lloyd’s Register para garantir padrões internacionais de construção naval. Prevê-se que a entrega definitiva da embarcação ocorra no início de 2026.

A embarcação é equipada com um canhão naval Leonardo 76/62 Compact, três estações remotas de armas (“RWS”) com metralhadoras de 12,7 mm e lançadores MK‑19, além de sistema de gestão de combate ARC‑Daret‑Barracuda 2.0, adotado pela Armada desde 2024. Conta ainda com hangar e convés aptos a operar helicópteros de até 11 toneladas e lanchas interceptadoras – recursos que ampliam sua capacidade de resposta a ameaças e emergências no Pacífico e no Caribe colombianos.

O lançamento do ARC 24 de Julio marca mais uma etapa na modernização naval da Colômbia, integrando-se ao programa Plataforma Estratégica de Superfície (PES), que inclui as próximas fragatas da classe Sigma 10514 e navios de apoio logístico BAL‑C. Essa iniciativa representa o esforço do país para consolidar sua soberania marítima, reduzir dependência tecnológica externa e fortalecer sua de capacidade industrial e defensiva.■


Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
adriano Madureira

Um “vizinho” que fabrica até produtos interessantes, mas como sempre, o Brasil ignora produtos de países do continente e certamente nhuca cogitou ou sequer deve ter ido conhecer

BIDs como o do Chile,Peru e Colômbia poderiam ou podem até ter algo a nós oferecer,,mas ão devem estar a altura de nossos gloriosos militares.

Nativo

Pois é uma dúzia dessas belezinhas, ajudariam muito na vigilância das nossas águas oceânicas.

Moriah

Esses navios patrulha latinos da Fassmer são bem interessante e aí já vemos que a Colômbia fez sua evolução do projeto. Parabéns.

Thrash Metal

A FASSMER é Alemã. O projeto é apenas adaptação. Construir o Brasil tem total capacidade, o que falta é lá plata, money, dinheiro.
A Thyssenkrupp também tem uns bons projetos de OPV, mas a FASSMER parece ser mais especializada nesse tipo de navio

adriano Madureira

Sim,se não estiver enganado,é o OPV 93

comment image

comment image

comment image

comment image

Tais navios aparentam ser menores que as Tamandaré,e poderiam ser um apoio para a futura classe de Navios Patrulha de 500 toneladas para a Marinha do Brasil,o projeto NPa 500-BR



GBento

Existem imagens assim das FCT?

Gabriel BR

Um OPV de 2665 toneladas de deslocamento. Eu gosto muito do conceito de OPVs com grande autonomia de navegação…principalmente aqui na América Latina e no Caribe onde os pesqueiros ilegais chineses e o narcotráfico vivem a causar problemas.

Hilton

Bem melhor que as Macaé’s!!! Só acho

Leon Olaico

Comparar um OPV de 2.500 T com um NPa de 500 T não tem sentido…agora com as Amazonas, embora de 1.800 T, não tem um diferencial impactante operacionalmente…embora tem características interessantes…

Wellington

Caro Hilton, os patrulhas classe Macaé são excelentes, porém de classe diferente.
Esse é um patrulha oceânico de grande capacidade de alcance e cobertura.
Concordo que o Brasil deveria ter pelo menos uns 8 desse porte, ainda mais que o governo fala tanto da Amazônia AZUL e bla bla bla..

fewoz

Se rolar da Colômbia adquirir o KC-390, provavelmente vão querer algo em troca… Não seria má ideia o Brasil focar totalmente na construção de submarinos e das fragatas Tamandaré e encomendar vários navios colombianos destes. Dito isto, é completamente bizarra e vergonhosa a falta de integração econômica, militar e industrial na América do Sul. Os países ainda não entenderam que seriam muito mais fortes se estivessem unidos em projetos comuns. É a única forma da região ter alguma voz no mundo.

Last edited 19 dias atrás by fewoz
Gabriel BR

Os patrulhas fluviais do Cotemar são excelentes , seria de grande valia para impor lei e ordem nos nossos rios e hidrovias.

Nunes Neto

Sabemos que o que falta para o Brasil não é capacidade, é dinheiro e continuidade, fazemos aviões,submarinos, Fragatas etc….

adriano Madureira

Alguns de nossos vizinhos tem produtos que poderiam ajudar a fortalecer nossa defesa e serem a solução de muitos dos nossos problemas e preencher muitas lacunas. Mas infelizmente nossos militares preferem produtos com selo “made in USA” ou “Made in Europe”… Talvez seja por Status! E depois querem que nossos vizinhos adquiram A-29 Supertucano,Iveco Guarani ou KC-390,mas para tal coisa acontecer tem que haver reciprocidade comercial se querem que eles se aproximem-se de nós. Assim como Helibrás,Iveco,Embraer,SIATT,MAC JEE e muitos outras empresas de nossa BID tem a oferecer a eles, OTECMAR,SIMA,ASMAR assim como outras BIDs de vizinhos no continente, poderiam… Read more »

Rafael Oliveira

Lembrei das lanchas LPR-40 que o Brasil comprou da Cotecmar para EB e MB.

Não lembro de notícias recentes dessas embarcações. Ainda estão operacionais? Nossos militares aprovaram ela?