Cotecmar lança o navio-patrulha oceânico ARC 24 de Julio

A Cotecmar, empresa estatal colombiana, realizou no dia 24 de julho a cerimônia de lançamento o patrulheiro oceânico ARC 24 de Julio em seu complexo naval de Cartagena de Indias.
O evento foi prestigiado pelo Presidente Gustavo Petro, pelo Ministro da Defesa Pedro Sánchez Suárez, por altos comandantes militares e autoridades governamentais. A data coincidiu com dois marcos simbólicos: os 200 anos da Marinha da Colômbia e os 25 anos da fundação de Cotecmar.
O navio, primeiro da nova classe POC (Patrullero Oceánico Colombiano) — também chamado inicialmente de OPV-93C/E — é o quarto incorporado à frota da Armada, mas o primeiro totalmente concebido e fabricado no país. Com 93 metros de comprimento e 14,2 metros de boca, seu deslocamento é de 2.665 toneladas e foi planejado para operar por até 40 dias em missões com alcance máximo de 10.000 milhas náuticas à velocidade de cruzeiro de 12 nós.
O ARC 24 de Julio foi desenvolvida com foco na flexibilidade de missões. Entre suas atribuições primárias estão operações de paz, socorro em desastres, vigilância ambiental, apoio à inteligência e patrulha de fronteiras marítimas. Suas funções secundárias incluem controle de contrabando, combate à pirataria, interdição de narcotráfico, busca e salvamento, e transporte de tropas e equipamentos.
O projeto mobilizou mais de 1,2 milhão de horas de trabalho, gerando 1. 114 empregos diretos e 3. 342 indiretos, e foi realizado sob supervisão da Lloyd’s Register para garantir padrões internacionais de construção naval. Prevê-se que a entrega definitiva da embarcação ocorra no início de 2026.
A embarcação é equipada com um canhão naval Leonardo 76/62 Compact, três estações remotas de armas (“RWS”) com metralhadoras de 12,7 mm e lançadores MK‑19, além de sistema de gestão de combate ARC‑Daret‑Barracuda 2.0, adotado pela Armada desde 2024. Conta ainda com hangar e convés aptos a operar helicópteros de até 11 toneladas e lanchas interceptadoras – recursos que ampliam sua capacidade de resposta a ameaças e emergências no Pacífico e no Caribe colombianos.
O lançamento do ARC 24 de Julio marca mais uma etapa na modernização naval da Colômbia, integrando-se ao programa Plataforma Estratégica de Superfície (PES), que inclui as próximas fragatas da classe Sigma 10514 e navios de apoio logístico BAL‑C. Essa iniciativa representa o esforço do país para consolidar sua soberania marítima, reduzir dependência tecnológica externa e fortalecer sua de capacidade industrial e defensiva.■