A Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA Navy) incorporou oficialmente o quarto navio de assalto anfíbio da classe Type 075, nomeado Hubei, com indicativo visual 34. O anúncio foi feito por meio de veículos oficiais da China, em comemoração ao 98º aniversário da criação do Exército, marcando um novo passo na expansão da capacidade naval chinesa.

Em registros divulgados pela mídia estatal, militares a bordo do Hubei posaram sobre o convés de voo do navio durante cerimônia de juramento à bandeira, demonstrando o espírito de compromisso da tripulação com as novas capacidades estratégicas.

Pouco antes de sua entrada formal em serviço, o Hubei já havia participado de manobras navais no Mar da China Meridional, operando lado a lado com o Hainan (outro Type 075) e outros navios de desembarque da classe Type 071, além de embarcar nações anfíbios Type 726 LCAC — enfatizando o foco da PLA Navy na projeção de poder conjunto mar e ar.

A Classe Type 075, conhecida pela OTAN como classe Yushen, representa uma nova geração de navios de assalto anfíbio (Landing Helicopter Dock – LHD) capazes de operar dezenas de helicópteros e transportar tropas e veículos blindados. O Hubei desloca entre 35.000 e 40.000 toneladas, mede cerca de 232 metros de comprimento e 36,8 metros de largura, dispondo de amplo convés de voo e hangar para suporte aéreo robusto.

A chegada do Hubei complementa a frota existente da classe, composta pelos navios Hainan, Guangxi e Anhui. Com quatro unidades ativas, a PLAN consolida sua crescente capacidade de mobilização anfíbia em teatro marítimo. Analistas sugerem que até oito navios da classe Type 075 poderão ser entregues até o final da década, sustentando a ambição chinesa de experimentar operações expedicionárias mais complexas e de maior alcance.■


 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Enquanto você lia essa matéria a marinha chinesa comissionava mais um navio de guerra.

Carlos

Acho que descomissionava um (ou 2) também, dois navios chineses se chocaram em águas filipinas enquanto tentavam incomodar o navio filipino… Ser feito de bobo em alto mar deve ter deixado os caras doidos

Wagner Figueiredo

Uns dois desse aí mais uns drones, já tava bão, pra MB brincar de marinha águas azuis..rsrsrs

Uriel PR

Quem pode, pode.

Marcelo Andrade

Dezenas de helicopteros? Quantos?

Dalton

Cerca de 30, mas, também depende dos tipos transportados. Na US Navy por exemplo um “LHD” similar embarca regularmente 10 V-22 de transporte, 4 helicópteros pesados de transporte, 4 leves de ataque, 2 leves utilitários, 2 médios para busca e salvamento e pelo menos 6 F-35B cerca de 28 aeronaves, algumas das quais normalmente operam dos demais navios do “Grupo” até para desobstruir o convés e o hangar.
.
Porém um número maior de aeronaves “menores” poderia ser embarcado, e a expectativa é que “drones” tornem-se cada vez mais populares.

adriano Madureira

Daria um Classe Zubr dentro desse navio ou ele já seria grande demais?

Dalton

Grande demais !