F-35B americanos e britânicos operam a partir do porta-aviões japonês JS Kaga em exercícios inéditos

1

Em uma demonstração marcante de interoperabilidade naval, jatos de combate F-35B embarcados no porta-aviões britânico HMS Prince of Wales realizaram pousos e decolagens no JS Kaga, navio-aeródromo da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF). A manobra — conhecida como cross-deck — marcou um momento histórico nos treinos conjuntos entre Reino Unido, EUA e Japão no mar das Filipinas.

A operação ocorre dias após o Japão receber seus três primeiros F‑35B, entregues em 7 de agosto à base aérea de Nyutabaru, no sul do país. Um quarto avião F‑35B deve chegar em breve, integrando uma futura frota que contará com 42 unidades dessa variante, além de 105 F‑35As já em operação.

JS Kaga
JS Kaga na configuração original
JS Kaga (DDH-184) depois da conversão para operar jatos F-35B

Esses treinos fazem parte da missão de dissuasão Operação Highmast, liderada pelo Carrier Strike Group 25 (CSG25) britânico. A ação envolve multiplataforma e múltiplos aliados, com foco em operações aéreas combinadas, redes de comando e controle e validação de procedimentos logísticos.

A realização de operações embarcadas com os F‑35B no JS Kaga — atualmente convertido para operar aeronaves de decolagem curta e pouso vertical — reforça as capacidades do Japão de operar caças stealth a partir das embarcações da classe Izumo.

Este exercício trilateral simboliza o aprofundamento das relações de defesa entre Reino Unido, EUA e Japão, além de demonstrar coordenação avançada entre aliados em face da crescente tensão na região Indo-Pacífico.■


Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Abner

Olhando as modificações feitas quanto tempo levou para modificar e quanto foi o valor investido nas modificações?