BAE Systems recebe contrato de US$ 64 milhões para modernizar destróier USS O’Kane

USS O'Kane (DDG 77)
A BAE Systems – San Diego Ship Repair, localizada na Califórnia, foi contratada pela Marinha dos Estados Unidos para realizar serviços de manutenção, modernização e reparo do destróier classe Arleigh Burke USS O’Kane (DDG 77), no âmbito do programa Docking Selected Restricted Availability do ano fiscal de 2026.
O contrato, no valor inicial de US$ 64,1 milhões, prevê toda a mão de obra, supervisão, equipamentos, instalações, testes e controle de qualidade necessários para executar as atualizações críticas e manutenções programadas pela Chefia de Operações Navais. Caso todas as opções previstas sejam exercidas, o valor total poderá chegar a US$ 68,48 milhões.
Os trabalhos serão realizados no estaleiro de San Diego, Califórnia, com conclusão prevista para janeiro de 2027. Na assinatura, foram liberados US$ 64,32 milhões do orçamento de aquisições diversas e US$ 11,4 mil de verbas de operação e manutenção do ano fiscal de 2025 — este último montante expira ao final do atual exercício.
O processo licitatório foi conduzido de forma competitiva, por meio do System for Award Management (SAM), e recebeu quatro propostas. A contratação foi realizada pelo Naval Sea Systems Command (NAVSEA), em Washington, D.C.
Sobre o USS O’Kane (DDG 77)
Comissionado em 1999, o USS O’Kane é um destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, projetado para executar missões de defesa aérea, guerra antissubmarino e ataques de precisão. A modernização prevista irá atualizar seus sistemas de combate, sensores e equipamentos de propulsão, garantindo que a embarcação permaneça apta para operações em ambientes de alta intensidade.■
Sobre o patrono desse barco, Comandante Richard O’Kane, sugiro fortemente a leitura do livro “Fuga das Profundezas”, publicado em 2012 pela editora Record, onde Alex Kershaw conta a emocionante história do mais condecorado submarino americano da guerra no Pacífico e seu trágico fim, o USS Tang. Depois de uma das mais bem sucedidas patrulhas da guerra, na qual abateu treze embarcações inimigas – simplesmente todos os cargueiros de um comboio que atravessava o Estreito de Formosa – o USS Tang “atacou” a si mesmo, às 02h30 da madrugada de 25 de outubro de 1944, vítima de um torpedo elétrico Mark… Read more »
Excelente dica, obrigado!
Obrigado pela dica.
Se tiveres mais alguma, apreciaríamos.
Obviamente por ser a 1ª da série das AB (notar que não possui hangar e sim um grande silo de lançamento de mísseis na popa), essa classe continua sendo a espinha dorsal da USN (pau pra toda obra). Fica válido o investimento de reparos e atualização 👍💪😎⚓️
Pode ser que venha a ter os mísseis Harpoon substituídos por “NSMs”, como ocorreu com outro dos mais antigos o USS Fitzgerald, mas, a substituição dos canhões de 25 mm – um dos quais pode ser visto no convés entre as duas chaminés – pelos de 30 mm parece estar reservada aos das versões IIA , com hangares.