Fotos: Luiz Fernando Nardes / @shipspotting_itajai, via Marcelo MO Lopes

Itajaí (SC), 12 agosto de 2025 — A fragata Tamandaré (F-200), primeira unidade da futurística Classe Tamandaré da Marinha do Brasil, deu início hoje aos seus primeiros testes de mar em julho de 2025, cumprindo mais uma etapa importante rumo à sua entrega prevista para o final deste ano.

O navio, construído no estaleiro TKMS Estaleiro Brasil Sul em Itajaí pelo consórcio Águas Azuis, entrou agora em sua fase final de construção, após receber os sistemas integradores — o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) e o Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (IPMS), desenvolvidos respectivamente por Atech em parceria com Atlas Elektronik e L3Harris.

Durante os testes de mar, serão avaliados aspectos como propulsão, manobrabilidade, geração de energia, integração de sistemas de navegação e segurança.

A Fragata Tamandaré foi lançada ao mar em agosto de 2024 e agora avança conforme o cronograma do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), um dos projetos estratégicos mais importantes da política naval brasileira.

Contexto do programa

A classe é composta por quatro fragatas planejadas, com possibilidade de mais quatro unidades, com foco em missões de defesa da chamada “Amazônia Azul” — área marítima brasileira com mais de 4,5 milhões de km². A embarcação será equipada com mísseis antinavio MANSUP, antiaéreos Sea Ceptor, canhão Sea Snake 30 mm, torpedos antissubmairno, sistema de contramedidas eletrônicas e sistema de combate moderno, elevando as capacidades de defesa naval do país.

Com a realização dos testes de mar, a Marinha do Brasil dá um passo decisivo na modernização de sua esquadra, reafirmando compromisso com a segurança marítima e a autonomia tecnológica nacional.■

Fotos acima e baixo: Carlos Alberto Cordeiro

Fotos Aéreas – Luiz Fernando Nardes / @shipspotting_itajai


Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Ver matérias sobre as FCT’s me dá um misto de 80% de alegria e 20% de tristeza:

Alegria: ver a “criança” tomando forma, ver a MB finalmente entrando no sec. XXI com escoltas modernas, finalmente ver as FCN’s sendo aposentadas.

Tristeza: os recursos desse programa não cobrindo seus custos e, principalmente, nada de segundo lote a vista.

Mas ok, vamos apreciar as fotos, e nos concentrar nos 80% hoje…

Art

Eu queria 04 tamamdare A100 e mais 4 A200 com a comunalidade máxima possível seria sonhar muito?

Willber Rodrigues

Num mundo ideal:
10 A100 + 4 A200.
Um mix de “quantidade pro dia-a-dia” e “poder de fogo de gente grande”.

Mas eu me contentaria, no momento, com +2 FCT’s…

Samuel Asafe

Eu acredito que o governo federal não vai repetir o erro que cometeu no século XX com as Niterói. Essa linha deve se manter na ativa, nem que seja entregando um navio a cada 2 ou 3 anos

Willber Rodrigues

“Eu acredito que o governo federal não vai repetir o erro que cometeu no século XX com as Niterói.”

E eu acredito plenamente na capacidade do Governo em dar murro em ponta de faca e repetir os mesmos erros sucessivamente.

Rodrigo

Governo ou gestão da MB?

Willber Rodrigues

Ambos.

Hamom

Dando risada aqui com teu comentário, mas não é crítica nem zombaria é mais como se ver num espelho… rsrs

Assim ficamos após acompanhar por muito tempo notícias e planos sobre novos equipamento para nossas FA ↓
comment image

Last edited 21 dias atrás by Hamom
Willber Rodrigues

É o “estado natural” de quem acompanha notícias sobre as FA’s BR ao longo das décadas…
É quase impossível ser 100% feliz e otimista.

Mas as vezes, a gente consegue.

Hamom

😆

Alfredo Araujo

Pra começar… o “governo federal” dá um cavalo de pau no país inteiro, de 4 em 4 anos. Não existe política de estado, só política de governo.
O governante não está nem ai para os 4 anos seguintes, só interessa os seus 4 anos.

EduardoSP

Essa foi uma das justificativas para a aprovação da reeleição no final da década de 90.
E, na verdade, não há “cavalo de pau”. Se você analisar diversas políticas verá que elas apresentam uma grande continuidade ao longo dos últimos trinta anos. Muda uma coisa aqui, outra acolá, um avanço mais rápido em um período, outro mais lento em outro, mas no geral há grande dificuldade em introduzir mudanças significativas nas políticas e na organização do Estado.

Deciojsta San

Seria ótimo, porém como as verbas se perdem nas rubricas parlamentares, seria primordial aumentar nr de patrulhas – 10 vezes + baratos que 1, da classe Tamandaré e arma-los com mísseis e radar adequado.

Robert Smith

é sim….. 🙁

joao

O papo de baia são mais 2 a 4 dessa e 4 da 200…..
Tomara…..

Mjgborges

Faço do seu sonho o meu, isso desde o início do programa, a Meko A200 seria o Gripen da MB, do tamanho ideal e muito bem armada para o cenário da AL.

Nunes-Neto

Muito Bom, que seja logo integrada a frota, uma coisa que sempre me chamou atenção é a altura dos mastros da Tamandaré,baixos em relação a outras fragatas, claro que o fabricantes deve ter escolhido o mais adequado….

BrunoFN

é uma bela fragata leve .(a custo de fragata pesada ) embora sub armada , deve cumprir bem o seu papel de patrulha e só…. preocupante e a falta de novidade da 4 unidade .. temos 3 garantidas … talvez um novo aporte ( ninguem gostou dos ”custos extras” ) para a 4 unidade venha o anuncio de pelo menos + 2 .. custando menos , pelo menos deveria ser assim … se continuar custando 750 mi de euros a unidade , mesmo com toda estrutura ja montada a ”custos” incluso nesse primeiro lote .. melhor encerrar na 3 unidade… Read more »

Eduardo

Boa noite BrunoFN : sinceramente eu tbm vejo este Navio pelo porte e para o qual foi projetado e construído vejo MT SB Armado ; já que o Brasil comprar Fazer com a tal Tot deveria Fazer um Navio MT Bem Armado como se Vê em outras Marinhas de outros Países MT menos e com orçamento ainda bem.menorrs que o nosso . MT MT Mal Armado Está Classe de Navio para o Brasil , os Almirantes foram Tímidos no quesito contrato de navio de Guerra !

BrunoFN

Nao da muito para entender as ”cabeças pensantes” da MB … mas como tudo aqui , pode se resumir a ”custos”.. e que custos sao esses que uma fragata leve que custa 750 mi EUROS ( preço de uma FREMM EVO ) e sub armada ? vale a pena ? vale financiar um estaleiro nacional para construir esses navios aqui ? esse estaleiro vai ganhar sobrevida com projetos próprios .. e seguir sua vida , evoluindo e projetando navios para o mercado ”civil ”e mantendo essa estrutura que foi financiada pelo gov federal ? …e assim que se forma uma… Read more »

joao

PR gastou 800 milhoes em cartao corporativo….. esse é o Brasil ….

Santamariense

Cara, eu abomino o atual ocupante do planalto, tenho total aversão à figura do mesmo e todos que o rodeiam. Mas, ele gastar 800 milhões no cartão corporativo da presidência e um exagero monumental!! Duvido totalmente dessa informação. Para chegar nisso, ele deveria ter gasto 25 milhões por mês, desde que assumiu em janeiro de 2023.

Samuel Asafe

Eu imagino que eventuais futuros lotes possam contar com alguma melhoria. 24 unidades de lançamento vertical são o mínimo para proteger uma frota. Um arleigh burke sozinho tem mais meios antiaéreos que as 8 eventuais tamandaré prontas e totalmente armadas.

Cipinha

Não precisa de 24 lançadores verticais, basta trocar pelo MK41 que os mesmos 12 lançam 48 mísseis

Marcelo

Corvetinha meia boca,a cara da MB.

BrunoFN

se ao menos fosse ”barata”, mas nao , é extremamente cara …

Roche Brasiliano

E pra dizer uma corveta no mundo que tenha o mesmo deslocamento ou maior que as FCT, tu consegue?

Flávio HMCO

Para que compra o wave se tem um tide lá encostado?? Claro vai precisar de um retrabalho pois foi canibalização para manter os demais mas pelos é um navio novo (passou mais tempo no porto que navegando)….

BrunoFN

Esqueça o ”Tiide”.. eles forma pensados e operam principalmente em razão aos ”porta aviões ” , sao mais completos e maiores que o WAVE ( muitos da MB nao o querem pq o acharam grande d+ .. piada ) .. e datam de 2017 .. e se existe uma gritara por la em razão dos ”Albions” e os ”Wave” ,, imagina esse .. dos 4 navios .. 2 parecem estar full . um atracado e outro em estudos de PMG .. dai o pq de querer segurar ao menos um dos WAVE .. a MB tem hj a opção de… Read more »

Uriel PR

Belíssimo e importante navio, mas acho que devemos pensar em contratorpedeiros também.

Jodreski

Vc falou tudo… pensar em contratorpedeiros.. só pensar mesmo! kk
Se nem $$ para a 4ª unidade de um contrato de 4 unidades temos, ou seja, falarmos nesse momento de segundo lote é quase um sonho.
Pensarmos em algo mais pesado então é delírio.
Uma pena eu também gostaria que nossa realidade fosse diferente.

Renato

Pela foto podemos ver 12 células de lançamento de sea ceptor. Alguém sabe informar se o VLS instalado é capaz de lançar outros tipos de mísseis?

Robert Smith

Não é capaz, esse lançado é apelidado de “cocumelo” e seu conjunto de “fazenda de cocumelos” fazem parte do projeto inical e só abrigam 1 missel cada. A MBDA tem um novo lançador baseado no lançador Mk 41 da USN queven em modulos de 3 lançadores e cada comporta 4 misseis… acredito que oderia trocar esses dois modules de seis lançadores, por dois modulos da MBDA de 3 lançados assim aumentando a capacidade de 12 para 24 misseis, é, creio, que esse lançador da MBDA podem lançar topedos antisubmarinose outros tipos de misseis.

Leandro Mendes

Problema é o custo desses VLS.

Santamariense

Cogumelos, não?

Robert Smith

er…. sim… desculpa fiz mobral…. kkkkk

Santamariense

Tranquilo. Não sou professor e nem melhor que ninguém, mas a escrita correta, onde usamos apenas a mesma como meio de comunicação, é fundamental. Abraço.

Yamamoto

Não, somente o CAMM e talvez o CAMM-ER, infelizmente

Angus

Belas fotos.

Por desconhecer as fases da construção das Tamandaré achei que o canhão de 30mm e os lançadores de torpedos já estariam instalados nesse momento.

De qualquer maneira é bom ver o navio tomando forma.

Yamamoto

Os lançadores de torpedo estão instalados, eles não estão visíveis nas fotos pois ficam “guardados”, com a portinhola sendo aberta somente quando for disparar o torpedo.

Cipinha

Também notei a falta do SeaSnake

Leo

Dos mesmos criadores do gripen sem IRST kkk

amarante

Na água ficou uma corvetinha bonita, as fotos durante a construção fazem parecer que ela está acima do peso.

Nunes-Neto

a Defesa de ponto ainda não foi instalada, porém não deve se algo complexo, ainda falta dar um grau no convoo e outros pequenos pontos, mas alegria em ver a mesma nas provas de máquinas .

Calvario

Quanto mais o Real se valorizar em relação ao Dólar, maiores serão as chances de 2º, 3º, 4º lotes.

Santamariense

O real está se valorizando frente ao dólar??

Samuel Asafe

5,40 na cotação de hoje. Esteve em 6,30 em uma janela de 12 meses; se tu tiver algum argumento para afirmar que não houve valorização, eu confesso que estou curioso para saber qual é.

Santamariense

O dólar em um patamar de 6 reais ou pouco mais foi algo observado em 2024, com relação direta com os juros e as eleições nos EUA, valor das commodities no mercado internacional, entre outros fatores, incluindo a inépcia do “governo” federal em conter a crise fiscal e um pacote pífio de medidas para contorno dessa crise. Mas, esse valor de 6 reais e pouco mais, não se sustenta por realidade a longo prazo. Já em 2025, a valorização do real frente ao dólar se deve às medidas de Trump e seu liberation day. Mas, valorização do real, de verdade,… Read more »

Last edited 21 dias atrás by Santamariense
Samuel Asafe

O dólar, caiu. Ponto final.

Santamariense

Hehehehe…. patético….

Guga

O dólar caiu ponto final

Santamariense

Outro….kkkkkkkkkkkk

Desc jr

Nas fotos fica claro o quanto ela é pequena….e isto faz ter menos armamento do que outras fabricadas atualmente.
Mas mesmo assim…um salto perto do que temos hj.

Camargoer.

Ela é do tamanho das Niterói.

Burgos

São cerca de 15 metros menor que as Niteróis

Paulo C Costa

Poxa, deveríamos aumentar o tamanho e não diminuir. Realmente parece com uma corveta. Infelizmente gastamos muito com a cultura e pouco com a defesa da nossa casa.

Alex Barreto Cypriano

Em 2024 Ministério da Cultura teve orçamento pago de uns 19 bilhões de Reais enquanto o Ministério da Defesa teve um orçamento pago de quase de 85 bilhões.
comment image
O orçamento da Defesa é o sétimo maior (sem contar com o orçamento da Dívida)…
Chega desse papo-furado que bordeja a mendacidade.

Last edited 21 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
José Joaquim da Silva Santos

Nossa, 19 Bi ?! Eu achava que a Cultura consumia bem menos, complicado isso. Defesa dá 15.5 bilhões de dólares, simplesmente um escárnio visto que somos o oitavo PIB do mundo(em dólar) e o sexto PPP, que é um critério mais realista.

Alex Barreto Cypriano

Tem razão: são 1,9 bilhões e não 19 bilhões o orçamento do Ministério da Cultura. Perdi a vírgula…

Heinz

Ainda sim é muito, tendo em vista que grande parte desse dinheiro não vai para quem realmente precisa, e sim para os grandes players, emissoras e artistas famosos. Um Escárnio!

Alex Barreto Cypriano

Vamos discutir o tema da defesa e deixar o da cultura pra lá? Mesmo porque um não depende do outro.

Piassarollo

Niterói – 129 metros
Tamandaré – 107 metros

Burgos

Isso isso 👍
Eu calculei 122 tá errado, são 129 metros

737-800RJ

Bom salientar que se a Classe Tamandaré tivesse os mesmos 129 metros de comprimento das Niterói deslocaria 4.200 toneladas, pois possui uma boca maior (16 metros).

Desc jr

Menor

Nunes-Neto

Porém, mais largas…

Santamariense

As Tamandaré são 2,45 metros mais largas que as Niterói, mas 22 metros mais curtas.

Piassarollo

São 22 metros de diferença. As Niteróis são “esbeltas”, as Tamandarés são “gordas”.

Santamariense

Sabe tudo….

737-800RJ

Sempre bom lembrar: a Classe Tamandaré é desdentada por opção exclusivamente da Marinha do Brasil. Há espaço DE SOBRA para mais armamentos! Uso como exemplo a Classe Buyan-M da Marinha russa: possuem apenas 75 metros de comprimento, 11 de boca e deslocam 950 toneladas, mas são equipadas com 1 canhão de 100 mm, 2 CIWS 30mm AK-630 ou Pantsir-M, 8 células VLS para Oniks ou Kalibr, 8 Igla-M pra defesa antiaérea e 10 lançadores de granadas DP-65. Outro exemplo de classe MENOR e que é melhor armada? A Sa’ar 6 de Israel! 90 metros de comprimento e apenas 1900 toneladas… Read more »

rui mendes

As novas corvetas Finlandesas, também são muito bem armadas.
Umas que são muito parecidas em armamento, às Tamandaré, são as novas Corvetas Búlgaras, mas são muito mais pequenas, os Búlgaros até as chamam de patrulhas.

rui mendes

Se o Brasil quiser armar muito mais as Tamandaré, é só abrir o cordão à bolsa, opções não faltam.

Cipinha

Não diria opção da Marinha, mas realidade financeira, veja que a quarta unidade está correndo risco de nem sair do papel

Alex Barreto Cypriano

É desdentada porque não tem dinheiro pra ir ao dentista, oras! Todo mundo sabe que navio é só a plataforma (ainda que de grande qualidade) pra transportar sistemas de armas: um CVN Nimitz custava quase o mesmo que sua ala aérea (sem contar com as milhares de toneladas de mísseis e bombas nos paióis…), o custo de um DDG Arleigh Burke sem armas e sensores é grosseiramente metade do custo total. Por pouca arma em combatente economiza no custo final de aquisição, que chega a ser o terço ou metade do custo total do meio (aquisição + manutenção +operação) em… Read more »

Cipinha

Tem menos armamentos por causa da nossa situação financeira. Veja que a espaço para mais, mesmo num navio desse tamanho

Paulo

Há motivos para ser otimista. Além dos avanços das FCT, temos ainda para este ano a incorporação à frota de submarinos, do terceiro exemplar da classe Riachuelo, o S72 Tonelero e o início dos testes de mar do S73 alm karam. Há um reforço substancial da capacidade de ” negação do mar “,visto que os S Br tem efetiva capacidade de enfrentar submarinos avançados, pois dispõe de sensores e sistemas de armas equovalentes às da frota f

Paulo

Frotas francesas de submarinos nucleares. O acordo estratégico entre Brasil e França foi bem sucedido.

Paulo

Acho tambem que não deve ser esquecido que houve nos ultimos meses avanços espetaculares no sistema de defesa cibernética das 3 armas, e o inicio da operação do centro integrado de defesa cibernética, coordenando

Paulo

e integrando os sistemas das 3 armas . Passo fundamental para mitigar guerras híbridas e ataques cibernéticos cada vez mais prováveis.

Jodreski

Discordo!
Há meios para anular a força de sub br que de “caçadores” passariam a ser “caça”. E isso se deve exclusivamente pq não temos meios de superfície para impedir que helis anti submarino operem detectando nossos sub e também não temos cobertura aérea.
Ou seja, a guerra moderna exige uma força completa, de nada adianta uma boa força submarina sem cobertura da força de superfície que também fica vulnerável à ataques aéreos se não tiver cobertura aérea.

CLAUDIO

Bela corveta

Robert Smith

Nas fotso 6 em diante é possivel ver a “fazenda de cocumelos” como são apelidados os lançadores do Seaceptors…. cada lançador deste modelo abriga um misssil. Estava torcendo que os lançadores seriam do tipo que abriga ate 4 misseis, 4 x 12 = 48 misseis seria uma escelnete capacidade de defesa… 12 unidades apneas… nem tanto. Vide https://www.defesaaereanaval.com.br/defesa/mbda-vai-fornecer-o-sistema-sea-ceptor-para-nova-classe-de-fragata-da-marinha-do-brasil .
Também notei que o Canhão Sea Snake ainda não foi instalado ao topo do hangar…
De todo modo é uma bela nave.. pena que o armaneto deixa a desejar….

Santamariense

O que é cocumelo?

Samuel Asafe

O “c” fica perto do “g” no teclado, o colega deve ter esbarrado na letra errada. Mas diz aí quando foi que entrou na academia brasileira de letras, vossa majestade.

Santamariense

Pode ser, mas ele escreveu 3 vezes em 2 comentários. Existe um negócio chamado corretor ortográfico, se tu não conhece. É só habilitar. A comunicação, quando é apenas via escrita, precisa ser o mais correta possível. Se tu acha que precisa ser da ABL para escrever corretamente, é mais um que c@g@ para a língua pátria.

fewoz

“Tu acha”?. O correto é “Tu achas”.

A comunicação, quando é apenas via escrita, precisa ser o mais correta possível.

Santamariense

Eu sei disso, mas não sou perfeito, nem nunca quis parecer sê-lo. Ao contrário de ti, que tem sempre uma crítica prontinha na ponta da língua …no teu caso, na ponta da orelha, desse personagem ridículo de uma série mais ridícula ainda. Em suma, vai dormir, meu caro.

Piassarollo

É um côco com melado…

Santamariense

Ou um cocô no teclado…

Ruppen

Que linda nossa fragueta 😍

RPiletti

O contrato para a aquisição dos mísseis antiaéreos está em que passo?
Aguardando, assinado, quitado?

José Joaquim da Silva Santos

Opa, maravilha. Deu pra ver até meu local de trabalho nas fotos.

Iandrade

Lindo navio. Resta a dúvida de que com essa revoltazinha do presidente contra os EUA como ficarão todos os sistemas integradores , armas e munições que o Brasil adquire no exterior pois basta serem de origem americana. Se forem europeus também os EUA podem bloquear as vendas,não é?

Dalton

Dias atrás, aqui, em uma matéria sobre novo contrato para construção de mais um “Arleigh Burke” a foto ilustrativa foi do futuro USS Harvey C. Barnum Jr que encontra-se
em uma etapa semelhante a da “Tamandaré” tendo passado com sucesso pelos testes
iniciais de mar “Alpha Trials” em julho último, com previsão de entrega para outubro.
.
Ambos terão após serem entregues vários meses mais de testes e ajustes e no caso do navio da US Navy ao menos dois anos se passarão até estar devidamente certificado para
missão no exterior.

PY3TO - Rudi

Bom dia a todos….não esta faltando o canhão Sea Snake 30 mm? sera instalado depois?

Bruno

Será que o “Tijuca Land Attack Missile” será incorporado à Tamandaré?

João Moita Jr

Bom agora chego eu , esse cara enjoado para botar areia nessa boa feijoada. “80% de alegria e 20% de tristeza” Comigo é o oposto, pois pouco antes de ver o Brasil por última vez em 1989 meu pai militar me levou, ainda menino a visitar as instalações da MB do lado da ponte Rio-Niterói. A imagem que ficou impressa na minha memória foi aquela de uma marinha de guerra potente, até um porta aviões e diversos submarinos em evidência. Muito bacana, mesmo. Vendo isso ai me dá um misto de nostalgia com tristeza. Um pais desse tamanho e importância… Read more »

Last edited 21 dias atrás by João Moita Jr
Dalton

Coincidentemente tive experiência parecida ao ver os submarinos da ponte com meu pai nas vezes que ele levou-me ao Rio, mas, não chamaria a marinha de então de potente pois em 1989 ainda havia vários contratorpedeiros da II Guerra considerados obsoletos dos 6 submarinos 3 eram da II Guerra modernizados e mesmo em números totais havia praticamente o que se tem hoje onde há um número maior de meios distritais. . A partir de meados de 1989 foram recebidos as 4 fragatas classe Garcia, classificadas de contratorpedeiros, a corveta Inhaúma e o submarino Tupi o que permitiu dar baixa nas… Read more »

Ricardo Rosa

Bela corveta.

Tuxedo

Se ao menos construíssem 02 Fragatas por ano, seria excelente para aumentar a frota. Somente 04 Fragatas Tamandaré é insuficiente para garantir a defesa da nossa Amazônia Azul.

Ricardo Rosa

Boa tarde!

Jornalistas especializados estão comentando a possibilidade de exercer o aditivo de 25% ao contrato das Tamandarés, opção que daria mais um navio ao lote. Desta forma fecharíamos em 5 corvetas/fragatas leves e poderíamos partir para algo maior, utilizando o mesmo consórcio/estaleiro, como as Meko A-200, estas sim fragatas de verdade.