Fragata Tamandaré é a primeira das embarcações previstas no PFCT

Nesta terça-feira, 12 de agosto, foram iniciados os testes de aceitação no mar da fragata “Tamandaré” – F200, a primeira das embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

A F200 desatracou da TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, por volta das 14h30, com cerca de 130 militares e civis a bordo. Nesta primeira etapa dos testes, está previsto que a embarcação navegue pela costa de Santa Catarina, com o objetivo de verificar o desempenho e a integração dos sistemas de propulsão, de geração de energia, de automação e auxiliares, além de avaliar a performance e a navegabilidade do navio em mar aberto.

Serão testados, ainda, os quadros elétricos, os sistemas de alarme e segurança, sob condições específicas de carga, mar e vento, a fim de comprovar os requisitos de desempenho da embarcação. Ao término dos testes, o navio vai retornar ao estaleiro, onde será feita a continuidade da capacitação técnica e operativa dos 112 militares da Marinha do Brasil designados para compor a tripulação da Fragata “Tamandaré”, de forma que estejam aptos a operar o navio a partir da entrega da Fragata à Marinha, prevista para dezembro de 2025.


Sobre o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT)

O PFCT é considerado um dos maiores programas de construção naval desenvolvido no Brasil, com alto índice de conteúdo local e transferência de tecnologia.

O PFCT é um Programa de obtenção, por construção, de Fragatas Classe Tamandaré, desenvolvido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, formada pelas empresas TKMS, Embraer e Atech, e é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). A assinatura do contrato foi realizada em março de 2020.

O PFCT está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, no eixo de inovação para a indústria de Defesa, e na Missão nº 6: “Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacional” da “Nova Indústria Brasil” (NIB).

O Programa resulta da necessidade de modernização da Esquadra Brasileira. As FCT são embarcações de alta complexidade tecnológica, com considerável capacidade de combate, capazes de operar em todos os ambientes de guerra: superfície, aéreo e submarino. Com a missão de fortalecer a capacidade de defesa brasileira, com o monitoramento e proteção dos 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul, as Fragatas Classe Tamandaré serão indispensáveis para o controle da área marítima, para a defesa das nossas ilhas oceânicas, para a proteção das infraestruturas críticas marítimas e das linhas de comunicações marítimas.

O Programa envolve a mobilização de 2.000 profissionais diretamente nas obras, com um reflexo de cerca de 6.000 postos de trabalho indiretos e cerca de 15.000 empregos induzidos, totalizando 23.000 empregos gerados.


Fragata “Tamandaré” será utilizada para aumentar a capacidade de defesa da Amazônia Azul

Informações técnicas da Fragata Tamandaré:

  • Comprimento: 107,2 m
  • Boca: 15,95 m
  • Calado: 5,3 m
  • Pontal (altura): 20,2 m
  • Deslocamento: 3.455 toneladas
  • Velocidade máxima: 25 nós (47 km/h)
  • Velocidade econômica: 14 nós (26 km/h)
  • Autonomia: 28 dias

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil


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Emmanuel

Parabéns a MB pela aquisição.
E que venha o segundo lote.

Last edited 20 dias atrás by Emmanuel
Samuel Asafe

Fico me perguntando se a marinha tem algum planejamento para reaproveitar os lançadores de Aspide que serão desativados nas Niterói. São mísseis modernos e ainda muito úteis no cenário atual. Talvez equipar o novo brinquedo que ta vindo do Reino Unido com alguma capacidade antiaérea e defesas fixas no Arsenal de marinha e no complexo dos submarinos.

Robert Smith
Não creio.... apesar de ser um sistema ainda viavel, especialment no teatro sul americano, o lote de missies adiquiridos já devem estar no fim de sua vida util...
Charles Dickens

Se flutuar já é lucro.

Gabriel BR

O contrato do primeiro lote ainda comporta duas unidades adicionais. Podendo chegar em 6 unidades. Penso que poderíamos negociar um segundo lote de quatro unidades com opção para mais duas. Dai ficariam 10 ou 12 Tamandarés ao todo.

Sensato

Honestamente espero que aconteça um aditivo e outros lotes tanto quanto não creio que acontecerá dada a situação econômica que se desenha.

Fábio Mayer

Com a entrada em vigor da reforma tributaria, a arrecadação tributária vai subir exponencialmente, embora vá causar quebradeira de empresas menores…

ln(0)

E terceiro… e quarto…

Douglas

Não faz sentido algo isso ser chamado de Fragata! Isso é nitidamente uma Coverta.

Alex Barreto Cypriano

Shh, não conte pra ninguém.🤫 Está todo mundo torcendo pro inimigo achar que é fragata… 🤪 É engodo declaratório, exatamente como começar a contar os vasos da classe por 200 e não 201… 🤣

Robert Smith

… tipo “não vamos atacar o Bresil… eles tem 4 fragatas!… perai… essa fragats do Bresil estão armadas como corvetas!… ha então vamos atacar!”

Heinz

Realmente, a foto no mar declarou. Ela é pequena mesma, acredito que até as Niterói são maiores. Mas, pelo menos são modernas, que venha ao menos um segundo lote de +4.

Santamariense

Claro que as Niterói são maiores. São 22 metros mais longas que as Tamandaré.

Rodrigo Silveira

Deixa ela se identificar como fragata. Não podemos mais ter preconceito hoje em dia. O amor venceu, lembra? É igual a roda do meu carro. Está toda arranhada e lascada, mas ela se identifica como nova, o que posso fazer?

Santamariense

Hehehehehe…bem isso!

Carlos Campos

kkkkkkkkkkkkk Fragata trans

Camargoer.

Talvez levar para serem polidas… ficam boas. Eu arranhei as rodas do carro da minha esposa e antes dela ver, fiz o polimento.

um momento crio coragem para gastar e polir as rodas do meu fiestinha 2002

Waldir

Kkkkkk boa !!

Palpiteiro

Se for fragata justifica capitão de fragata. Se for corveta aí justifica capitão de corveta.

J R

O problema maior pra mim, é que ela é muito pouco armada, poucos lançadores VLS, e ainda nem são multi plataformas, só operam um tipo de míssil AA (e bem caros), também tem uma tripulação grande demais para um navio desse tamanho (o que leva a conclusão que não é tão automatizado assim), enfim, é um bom navio que peca por decisões erradas de uma marinha errática.

Diego

O nome que dão não importa é o navio mais moderno e bem equipado que temos pese todos os pesares, só torço por mais 4 dessas.

danieljr

É TIPO uma fragata.

João

Há corvetas melhores armadas. Isso é um navio de patrulha oceânico. Um ataque saturado de misseis ou drones e já era!.

Gabriel BR

Podemos fazer um upgrade dos armamentos , a tamandaré comporta um aumento substancial do poder de fogo.

José Gregório

Tipo o quê?

737-800RJ

Tipo dobrar o número de cogumelos VLS e dos lançadores de MANSUP. Seria um bom começo!
Na matéria anterior sobre a embarcação dei exemplo das corvetas Classe Sa’ar de Israel, que são muito menores que as Tamandarés e levam o TRIPLO de mísseis antiaéreos e DEZESSEIS lançadores de míssil antinavio.

Carlos Campos

vai enviar mais lançadores como?

Palpiteiro

Protege um comboio no mar vermelho?

José Gregório

Exatamente, achei muito poucos silos de CAMM Sea Ceptor, devia ter o dobro para responder a um ataque de saturação.

Andre

A mesma tem um deslocamento que fica entre a Niteroi (3800 t) e as antigas Type 21 (3250 t) ambas tipicas fragatas de projeto Ingles dos anos 1960-70. Lembrando também as Meko Argentinas (~3400t) Karel Doorman Holandesas e F122 Alemãs (~3400t) entre outras. Então acho justo classificar como Fragatas leves. Lembrando que tem uma boca de 16m, comparável com a de fragatas mais pesadas do inicio dos anos 1980 (como as inglesas type 22, type 23 e F123 Alemãs) O caso é que as embarcações mais modernas cresceram bastante chegando ao porte que no passado seria classificado como cruzador leve…… Read more »

Gabriel BR

Eu penso que quantidade para um país como o nosso é uma qualidade, tendo em vista a dimensão do mar territorial e as responsabilidades da MB incluem a função de policia hidroviária.

Camargoer.

Olá G.

È equivacado misturar os meios distritais que fazem o papel de guarda costeira com os meios de esquadra que formam o grupo de combate.

As patrulhas e patrulhas oceãnicas são proporcionais ao tamanho do litoral e do mar territórial… os meios de esquadra são proporcioanis aos centários táticos e estratégicos de uma guerra mais provável.

Gabriel BR

O uso de navios de guerra com duplo proposito é muito comum na realidade de muitas marinhas. E a MB deu a entender que isso será feito em seus comunicados oficiais recentes. Mas de fato o emprego de Patrulhas oceânicas em policiamento e salvaguarda no mar costuma ser financeiramente mais convidativo.

Sensato

Sim mas pra essa função deveríamos ter NaPaOcs e não fragatas.

Gabriel BR

Quem pode mais geralmente pode menos.

Deadeye

E o engraçado que falam que são corvertas, porém a Classe Istif turca, que é uma fragata tem deslocamento menor.

https://en.wikipedia.org/wiki/%C4%B0stif-class_frigate

Camargoer.

Olá D. Fui quem inventou o termo “Fragueta” lodo depois do anúncio da escolha do projeto alemão. Tinha mais a ver com a mudança do edital, que previa corvetas ainda que desse chance para navios maiores. Os alemães foram sagazes ao perceber que a MB daria preferência para navios maiores, ainda que a equação financeira teria que manter o valor original do edital, o que explica a escolha de menos mísseis verticais Naquele momento, a piada era engraçada.. depois ficou engraçada apenas em alemão.. agora perdeu a graça. Tanto a história de se pequena quanto a história de ser subarmada… Read more »

bruno

Correto, o famoso jeitinho brasileiro.

Tomcat4,7

É uma fragata trans !!!rs

Alex Barreto Cypriano

O calado é 4,3 metros. Tá marcado no casco e o Leandro ainda avisou no vídeo. Que coisa feia a descarga dos motores próxima (mais de um metro acima) da linha d’água… Aliás, onde, mesmo, é a ingestão dos motores?

Marcelo Andrade

Ela não esta com carga total, quantidade de combustivel, ainda faltam os misseis , canhao de 30 mm, provisões, etc. Para os testes ela não precisa de full combustivel, etc, por isso os bocais ainda estao acima dagua

Alex Barreto Cypriano

A Tamandaré em Sea trials nem atingiu o calado de projeto, os tais 4,3 metros (e não 5,3 como informado no texto), o topo da faixa boot topping, quando ela deslocaria as tais 3,5 mil toneladas. As descargas (o centro geométrico dos tubos) dos motores estão a 1,1 metros acima desse calado limite, ou seja, em 5,4 metros. Os tubos têm raio de aproximadamente 40 centímetros. Tais descargas sempre estarão apenas próximas a linha d’água…

Burgos

Boa noite Alex !!!
Muita calma nessa hora 👍
As descarga estão mais acima pq ela não está a “plena carga”, ou seja, os tanques de combustíveis/ água/ JP-5/ frigoríficos/ paióis de munição ainda estão vazios. Acredito que ela deva ser devidamente carregada quando for entregue ao ciclo operativo da MB e devidamente incorporada à Esquadra ⚓️🇧🇷

Guizmo

Mas nao entendi. Esse navio nao tem “chaminé”? O escape de gases dos motores fica ali quase na linha d’agua??

Burgos

Exatamente 😏
Conhecida popularmente como Descarga de gases molhada 👍

Sensato

Já fiz muito isso na piscina.

Guizmo

Nao sou engenheiro, mas em mar mais agitado nao entra agua?? Que projeto mais estranho…

Burgos

Fique tranquilo a tecnologia também é dominada pelos Alemães 👍
Eles já tem vários navios e classes com essa tecnologia (Descarga molhada).

Guizmo

hahaha, obrigado Burgos. Não ia me tirar o sono, de qqr forma

Guga

É uma ideia muito interessante o escape ser bem acima da linha d’água, pois a descarga embaixo d’água produz MUITO mais barulho. Se torna mais detectável em sensores pelas borbulhas produzidas. Além do mais a fumaça quente já em contato com a água produz vapor pelo choque térmico. Diminuindo também aquela nuvem de fumaça em chaminés tradicionais na superestrutura do navio. Vapor evapora mais rápido. A ideia é boa para ter uma leve melhora na discrição!

TeoB

Cara poderiam ter armado melhor né, 4 mansup e 12 CAMM é pouco até para a MB, tem vaio de patrulha por ai mais bem armado que nossas principais fragatas…

Gabriel BR

Upgrade de armamento é algo que podemos fazer depois…a missão determina os instrumentos. Para América Latina esta configuração é suficiente.

Paulo

Por que vocês insistem em afirmar que as FCT possuem 4 misseis siatt mansup???? . OLHE o descritivo técnico delas e verá que as FCT portarão 2X4 misseis anti navio siatt mansup, ou seja 8 MISSEIS! Os 4 casulos duplos de lançamento dos mansup poderão disparar também os siatt mansup ER quando estiverem operacionais, dando uma configuração muito mais abrangente para as FCT.

Paulo

No descritivo técnico do missil siatt mansup ER consta que sua programação e guiagem permitem, se reprogramados, também atacar alvos em terra, se estes estiverem dentro de seu alcance operacional, funcionando como um missil de cruzeiro.

TeoB

olha no vídeo aparece instalado somente dois suportes de cada lado para os misseis… assiste o vídeo e aos 03:50 minutos vai ver o porque.
´´ah mais pode levar até 50 que instalar os lançadores…´´
sim pode levar até 100 CAMM tbm, mas do jeito que ta saido de fabrica leva 4 mamsup, e 12 CAMM que é armamento de corveta e olhe lá. para aumentar o nemro de armas tem que ir para um estaleiro e fazer o upgrade, ´´simples assim´´

Last edited 19 dias atrás by TeoB
Paulo

Exatamente como o descritivo técnico. Cada dupla de suportes conterá 2 casulos duplos ou seja 4 misseis. 2 casulos duplos à bombordo e 2 casulos duplos à estibordo . Total : 8 misseis.

Felipe

8 mísseis é o padrão das escoltas da MB para combate antinavio. Sim é pouco, mas somos pobres né.

Camargoer.

Cada FCT foi projetada para levar até 8 mísseis antinavio tipo Exocet ou ManSup.. pode levar menos. pode levar nenhum e deixar o espaço vazio

O número de mísseis antinavio é uma opção tática

Sensato

É mas pra isso precisa combinar com a galera da grana né? Mísseis estão cada vez mais comuns e mesmo assim cada vez mais caros.

Paulo

Depende da missão. Poderão levar até 8 misseis, ou uma combinação de misseis mansup e mansup ER.

Carlos

No texto está a F200, mas essa não seria a F100?

Burgos

Eu acho que vc que se confundiu 👀
O modelo é A100 o prefixo dela que é F200

Camargoer.

Ola Burgos. pois é.. os códigos da MB são uma salada. Ela vinha seguindo a ordem numérica deste as Niteróis. F40, F41, F42… e as Greenhalgh também seguiram a ordem. F46, F47… F49 As corventas também seguiam uma ordem numérica.. V30, v31.. e V34 Barroso.. inclusiva, ela comum falar que a primeira Corveta da Classe Tamandaré seria a V35. dai a MB insere o terceiro algarismo numérido.. dai começa a aberração do A12 pular para o A140 (acho que é superstição com o 13). Dai os submarinos pulam de S34 para S40… dai as fragatas pulam de F49 para F200.… Read more »

Alex Barreto Cypriano

A MB entende de navegar mas nada de contar objetos reais ou imaginarios: ninguém começa a contar qualquer coisa a partir do zero. Se eu começar a contar os dedos das mãos pelo dedo ‘0’ vou descobrir que tenho 9 dedos. Paralelamente, as décadas, os séculos e os milênios da história começam sempre no ano 1 mas tem quem teime em dizer que o século XXI começou no ano 2.000 (erro risível presente até em filmes como A Máquina do Tempo, 1960, onde o ano 1899 seria o último do XIX…) e não em 2001. De fato há um filme… Read more »

Santamariense

“Se eu começar a contar os dedos das mãos pelo dedo ‘0’ vou descobrir que tenho 9 dedos.”

Ué, o zero também é um número. Pela tua lógica, então a contagem dos anos também está errada? As décadas começam no ano 1 e terminam no ano 0 da próxima dezena e mesmo assim, são 10 anos, não? A numeração das matrículas das aeronaves da FAB você também considera errada? Elas começam no zero, também.

Alex Barreto Cypriano

Novamente: o primeiro ano da era Cristã é o ano 1 e não ano 0. A primeira década da era Cristã termina no ano 10, a segunda década começa no ano 11 e termina no ano 20, and so on.
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
(…)
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero.
Aliás, como é o número zero em algarismos romanos?… Quem inventou o zero? Quem matou o Zero foi o Fantomas…

Santamariense

“Tem gente que reclama do número de VLS.. eu reclamo do código usado para identicar os navios..”

Isso….perfeito…são coisas bem iguais…no dia que em um combate, acabarem os mísseis VLS por serem poucos lançadores, tu pinta um número 1 no lugar do 0 no indicativo do navio e ele passa a ficar protegido. Reclama do número de VLS quem se importa com o navio e sua tripulação e reclama da numeração do navio quem é chato e mimizento.

Santamariense

Como assim? Olha as imagens. Está lá o “F200”. Essa classe terá as F200, F201, F202 e F203.

Burgos

Fica a dica: antes de filmar, desliga o som do WhatsApp que ficou irritante esse barulho de fundo 😰
Obs: já não é 1ª vez que isso acontece, eu que esqueci de avisar das outras vezes 👍

Last edited 20 dias atrás by Burgos
Marcelo Andrade

O video e do Leandro LS, que alias faz um belo trabalho em Itajai sobre navios e tb cobre as chegadas dos Gripen em Navegantes

Santamariense

“O PFCT está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, no eixo de inovação para a indústria de Defesa, e na Missão nº 6: “Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacional” da “Nova Indústria Brasil” (NIB).” Que mentira!!! Esse “governo” não colocou 1 único centavo nesse programa!! Todo o dinheiro pedido pela MB, para capitalização da Emgepron, foi investido pelos governos Temer e Bolsonaro. O que esse atual “governo” precisa fazer é complementar a capitalização com os 3 bilhões de reais que a MB disse que precisa, mas até agora, nada!! Mas,… Read more »

RPiletti

Caso eu fosse o gestor deste programa, não iniciaria a construção da 4ª unidade. Garantiria a entrega de 100% das 3 primeiras e depois contaria os trocados para ter certeza que a 4ª chegaria nos 100%.
Iniciar a 4ª faltando 3bi implica em ficar com 2 “fragatas” no meio do caminho. Entretanto, tem empregos, cerimônias e outros interesses por trás de tudo isso que não são simples de mensurar.

Santamariense

Concordo contigo.

Rodrigo Maçolla

Pois é verdade, o atual governo não fez a sua parte , mas de propaganda ele é bom.

Santamariense

Exatamente!

Esteves

Para de botar fogo no circo. Tu bate palma pra palhaço mas reclama do mágico.

Santamariense

Me mostra onde eu escrevi uma mentira no meu comentário. Enquanto isso, em relação a bater palmas, a MB tem a sua parte de culpa, mas o atual “governo” quer lucrar politicamente com essa mentira descrita no trecho que coloquei entre aspas no meu comentário. Mas, vamos lá…me mostra onde eu escrevi uma mentira… vou ficar esperando. Tu pode gostar do atual ocupante do planalto (tem gosto para tudo, cada um com o seu), mas me prove que o que eu escrevi é mentira. Não aceito manobras diversionistas.

Esteves

Tu tá dando bronca em homem. Não te chamei de mentiroso.

Agora não aparece um que votou no maldito. Eu disse que tu bate palma pra palhaço. E reclama do mágico.

Tu ia em circo quando criança? Lembra das mágicas funestras? É assim que tá hoje.

Esse país afundou-se no populismo.

Santamariense

Também sou homem, meu caro! Agora vai querer dar carteiraço?
De qual dos malditos tu fala? Do anterior? Votei. Nunca escondi.
Se o palhaço que tu te referes é a MB, já reclamei, e reclamo, muito!! Mas, nesse espetáculo o palhaço e o mágico estão errados.

Esteves

Eu sabia ou desconfiava que tu tinha votado no L. Agora que tu confirma, sinto por ti.

O circo é essa onda que avança contra a República.

Santamariense

Acho que tu não entendeu. Se com L tu te refere ao atual ocupante do planalto, estás enganado. Eu disse que votei no anterior, logo não é o atual. O dia que eu votar nessa excrescência que está aí e em qualquer outro candidato de esquerda, rasgo meu titulo eleitoral. Nunca, jamais, em qualquer hipótese votarei em candidatos de esquerda.

Esteves

A esquerda existia enquanto havia gente como Mario Covas. Tinham, a esquerda, que ser melhores que o Covas pra levar uma eleição.

Covas morreu. A esquerda virou 10% + 5%.

Kornet

O desgoverno vive de propagandas e mentiras.
Nisso eles são imbatíveis,esses transPaTriotas.

MMerlin

Oportunista isso sim.
Lança um programa de auxílio as empresas afetadas pelas taxações americanas sem ter prontos os requisitos de uso dos recursos e as taxas de juros de quem aderir.
Fora o valor pra lá de insuficiente.
O pior e colocar o nome do planejamento de Plano Patriota.
Esse presidente inapto foi o maior beneficiado com as medidas americanas.

Esteves

Trump+Lula. Essa dupla vai dar o que falar.

José

Patriotas são aqueles que tentaram um golpe e continuam tentando um golpe via trump

Gabriel BR

Estou plenamente de acordo com o Senhor.

Santamariense

👍😉

EduardoSP

“O que esse atual “governo” precisa fazer é complementar a capitalização com os 3 bilhões de reais que a MB disse que precisa”

Para que fazer isso agora ou no ano que vem?

Ainda há mais dois navios a entregar.

Os bilhões podem vir depois. Aliás, quem garante que dando três bilhões agora não vão pedir mais um bilhão depois?

O próximo governo, continuidade desse ou outro, vai decidir o que fazer.

Aguardemos.

Santamariense

Olha, segundo a MB, o dinheiro não dá para completar a 4ª unidade. Então, se não complementarem a capitalização, serão 3 navios, e não 4. Isso é a MB que diz. Se isso está certo ou errado, é absurdo ou não, e algo que cabe discussão. O que não cabe é nada fazer e deixar o programa incompleto.

José

Se não fosse essa tropilha não teríamos submarinos nem gripens

Santamariense

Aham…tá çerto….

fewoz

Bem ou mal, falem o que quiserem, mas o programa está avançando. Que venham mais lotes. A continuidade é de extrema importância para manter conhecimento e empregos.

Só gostaria de saber como anda o projeto de navios-patrulha… Não vejo nenhuma novidade sobre ele por aqui.

Gabriel BR

A Última noticia que eu vi dizia que o construtor do navio polar da MB teria grande chance de ganhar o contrato do pronapa. Temos um projeto nacional de navio patrulha de 500 toneladas da Engepron. E quem está executando a construção do navio polar é um estaleiro do Estado do Espirito Santo sob direção da Jurong de Cingapura.

Santamariense

Pois é, Gabriel. Eu iria falar do navio polar. Não se tem quase notícia alguma sobre o andamento da construção desse navio.

Esteves

Se falta dinheiro para as Tamandaré, falta também para o navio polar.

Guizmo

Nada a ver. Projetos orçamentarios tem alocações distintas

Esteves

Alocação distinta vinda da mesma capitalização.

Burgos

Boa tarde Istivis;
Não contrariando nada ou ninguém m, mas a capitalização das Tamandarés foi pelo Emgepron a do Navio Polar foi pela DHN em uma licitação única para o navio em questão 👍

Esteves

Boa tarde, Burgos.

Tu tá bem? Família?

A origem é a mesma. Nasceram juntas, cresceram separadas.

Guizmo

Deixa de ser teimoso

Esteves

Tu tá afirmando que a DHN é competente embora sem divulgar cadê o Polar enquanto a Emgepron não segura a onda?

Santamariense

Não sei. Mas, se for, nem isso é divulgado.

Sensato

Avançando até quando? Acabando o dinheiro acaba o trabalho. Tenho dúvidas se chegaremos ao fim do primeiro lote, que dirá começar o segundo. Gostaria de estar muito errado mas não parece que esteja. O tempo dirá

Luís Henrique

Está ficando belíssima.
Que venha o segundo lote, porém Block 2 baseada na meko A200 e melhor armada com 8 MANSUP e pelo menos 24 Sea Ceptor ou quem sabe 12 células do sistema Sylver.

Alguns comentaram que é pequena e parece uma corveta, mas eu acho bem “encorpada”, a maioria das corvetas são mais estreitas, apesar de terem comprimento semelhante.

Para mim é uma Fragata leve, porte muito próximo das Niteroi.
Só ficou faltando dar uma reforçada na quantidade de mísseis.

Gabriel BR

Ao meu ver a classe Tamandaré é o que cabe no orçamento…o máximo que poderíamos ver é um upgrade nos armamentos embarcados em médio e longo prazo. Se chegarmos em 12 unidades teremos um poder de dissuasão comparável a uma média potência da Europa Ocidental e teremos uma das marinhas mais capazes do hemisfério sul do planeta. Caso houvesse orçamento para pensar em uma marinha de águas azuis , penso que a escolha lógica seria a meko 300 que foi ofertada a Polônia em sua versão com 6000 toneladas de deslocamento.

Camargoer.

Olá G.

Sem entender como o edital das corventas Tamandaré evolui para chegar nas FCT fica difícil discutir as suas características. O edital era para 4 corvetas de 2,3 mil ton por cerca de US$ 450 milhões cada, permitindo que fossem apreentadas propostras de navios com maior deslocamento dentro de um limite de valor

Por isso são fragatas levas de 3,2 mil ton orçadas inicialente me US$ 500 milhões.

o resto é o luar em Paquetá.

Esteves

O que seria uma “escolha lógica”?

Gabriel BR

A Fragata Tamandaré é um colírio para os meus olhos, ficou ainda mais bonita do que eu estimava. Quero ver 12 delas na MB.

Guizmo

Pois pra mim é areia. Pequena, mal-armada, com esse escape de gases na linha d’agua, uma aberração.

Até outro dia eu defendia 6 unidades dela, 4+2. Mas sinceramente é melhor parar na 3a unidade e comprar coisa melhor no mercado

Esteves

Eu disse isso ao Nunao. Vamos aguardar ver o que sai.

Se cumpre missões.

amarante

“Alto índice de conteúdo nacional”

Gabriel BR

Sim , um teor de 40% de nacionalização para quem não fabricava nada há décadas é excelente. São poucos os países que têm essa capacidade …

Esteves

Isso é mentira.

O único conteúdo nacional é a mão de obra nativa contratada pelo estaleiro alemão.

Montadores, soldadores, pintores, terceiros, técnicos e a famosa mão de obra indireta + atividade econômica.

Não dá 40%.

RPiletti

Peraí Esteves, não é só mão de obra que é nacional. Rebites e parafusos também devem ser “made in Floripa”.

Esteves

Não usam mais rebites.

amarante

Se tirar todos os componentes importados do navio, fica o casco. Ou seja, a grande transferência de tecnologia foi o direito de poder soldar chapas de aço no Brasil.

Alex Barreto Cypriano

O teor de nacionalização da líder da classe é 30%. As irmãs é que atingiram 40%. Salvo engano meu.

pgusmao

Sinceramente, aonde esse navio é uma Fragata, parece muito um barco patrulha melhorado, a Marinha como sempre fazendo suas bizarrices, e o pior é que nem dinheiro para fazer a 4ª “Fragata” vai ter.

Last edited 20 dias atrás by pgusmao
Alexandre Galante

É uma fragata leve.

Camargoer.

Pois é.. ainda que eu tenha inventado o termo “Fragueta” quando a MB escolheu o projeto dos alemãoes, esta discussão sobre fragata leve ou corveta pesada já deveria ter sido superada.

que maçada

TeoB

popularmente conhecida como fragueta hehe

Luís Henrique

A marinha francesa classifica as Floreal como Fragatas com 93m de comprimento e 2.950 toneladas de deslocamento, isso porque o armamento era composto por apenas 2 mísseis antinavio e zero mísseis antiaéreos, mais recentemente removeram os mísseis antinavio e as fragatas ficaram apenas com os canhões e metralhadoras. A marinha francesa também tem as Fragatas La Fayette que deslocam cerca de 3.800 toneladas, possuem 8 mísseis antinavio mas para defesa antiaérea apenas 8 mísseis Crotale ou 12 Mistral, um míssil com menos de 10 km de alcance, basicamente um “MANPAD”. E os japoneses que têm as Abukuma que deslocam 2.550… Read more »

Leonardo

Que venham 8 fragatas!

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Ficou “LINDA” a corveta bombada…, rss…, ops…, rss, fragatas compactas…, rss

Torço para que venham mais unidades, assim como mais submarinos…

Fragatas Compactas Ligeiras…, como as Tamandarés são…, meios navais modernos e impõe respeito…, a marinha têm que deixar elas “SUPER ARMADAS”

Sistema Phalanx de defesa de ponto e o helicópteros Lynx armados com mísseis anti-navio Mansup NG

Tipo uma baixinha BRAVA !!!

Abraço a todos!!!

Santamariense

Se for desenvolvida uma versão ar-mar do MANSUP (o que provavelmente ocorrerá), certamente será do tamanho do AM-39 Exocet. Sendo assim, não “cabe” no Wild Lynx. Essa versão ar-mar do míssil nacional será transportada pelo AH-15B. O Wild Lynx leva mísseis do porte do Sea Skua (esse míssil foi desativado desde que os Super Lynx passaram por modernização, tornando-se o Wild Lynx). O programa do novo míssil para esses helicópteros se arrasta há anos, sendo considerados o Spike e o Sea Venom.

Esteves

“Que mentira!!! Esse “governo” não colocou 1 único centavo nesse programa!! Todo o dinheiro pedido pela MB, para capitalização da Emgepron, foi investido pelos governos Temer e Bolsonaro. O que esse atual “governo” precisa fazer é complementar a capitalização com os 3 bilhões de reais que a MB disse que precisa, mas até agora, nada!! Mas, mentira, maquiagem e propaganda enganosa são especialidades dessa tropilha…” O debate sobre a classificação da Tamandaré deveria estar na prateleira. O navio está aí e ponto. Que venham as missões. Complementar a capitalização? Que conversa é essa? A MB fez uma licitação internacional com… Read more »

Esteves

Solução para os 7 descontentes.

Contrato internacional no estaleiro de origem. Ou aprende a fazer aqui. Faz uma SPE.

Esteves

10 homens e 1 destino: aderir a conversinhas.

Santamariense

A questão da MB precisar, ou não, de mais 3 bilhões fica na parte do meu comentário onde eu escrevi: “…que a MB disse que precisa…”, ou seja, não estou entrando no mérito de que está certo ou errado pedir esse valor adicional. O objetivo do meu comentário é mostrar a mentira do “governo” querendo capitalizar para si, usando esse embuste de PAC da Defesa, algo que foi feito pelos 2 governos anteriores. Não desvia o foco, meu caro.

Esteves

“O que esse atual “governo” precisa fazer é complementar a capitalização com os 3 bilhões de reais que a MB disse que precisa, mas até agora, nada!! Mas, mentira, maquiagem e propaganda enganosa são especialidades dessa tropilha…”

Bah. Gaúcho não pipoca. Tu tá contaminado pelo ambiente de afronta e confronto.

A MB disse que precisa. A vida agora é assim?

Santamariense

Mas, foi isso que eu falei. Ou tu quer deixar como está e a TK não completar o programa??
Desde o começo tu fala, fala, fala, critica tudo e todos e agora quer dar uma de que faz comentários informativos e técnicos. Ora, pra cima de mim, não.
E quanto à afronta, te pergunto: afronta a quem?? Confronto? Contra essa tropilha que ocupa o planalto tem que ser confronto, mesmo. Bando de ineptos e aproveitadores. Tu gosta disso? Bom pra ti. Eu, não!

Esteves

Eu quero saber porque o contrato vencedor não cobre o programa? Por que faltam 3 bilhões sem entregar sequer 1 navio? Aonde está a necessidade eu sei. A MB usou a Emgepron como tapa buraco do próprio orçamento. Tá lá no Portal da Transparência. De que adiantou uma licitação internacional com 5 mil páginas? Pra cima de ti e de todos que estão nessa afronta à República. Tem contrato, teve grana pro contrato. Quem quer mais 3 bilhões? O estaleiro? Estaleiro só tem saída se mudarem a legislação para SPE permitindo que cada obra encerre em si mesma sem deixar… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Esteves
Santamariense

Esteves, eu sei de tudo isso que tu escreveu. Sei muito bem. Se procurar, vai achar “trocentos” comentário meus criticando o programa da maneira que foi feito e acertado, criticando o pedido de grana adicional. Está aqui no PN. Meu comentário nesse tópico, que tu copiou em 2 ou 3 comentários teus, se refere à intenção do atual “governo” em capitalizar politicamente o PFCT como se fosse criação sua. Entendeu, meu caro Esteves??

Esteves

Esquece esse governo. Tá acabando.

Santamariense

Até o último dia desse que está aí, vou criticar.

Esteves

Pega a senha.

Esteves

O Naval tá contaminado. Quando Esteves aqui reinava, imperava o ambiente analítico, técnico e ponderador, várias vezes apoiado por historiadores devidamente reconhecidos.

Agora…a ranhetice tomou conta. Nós, eles, nós, eles….polarizou geral.

Chiliques. Sobraram os chiliques.

Santamariense

Tu falando isso? Tu é um dos que mais critica!! Tu crítica a torto e direito Bolsonaro e sua trupe …critica a MB….Não entendo, pois então tu pode criticar quem lhe convier, mas os outros não podem?? No caso em questão, tu acha que o atual “governo” querer capitalizar o programa das Tamandaré para si é algo normal e correto?? Responda isso, pois foi isso que eu falei desde o meu primeiro comentário nesse assunto.

Esteves

A crítica é a alma do mundo. Sem a crítica nada se mantém. Esse governo meteu tudo no PAC sabendo que não existem recursos para projetos de infraestrutura como existem na Câmara. São 50 bilhões de reais em emendas parlamentares por ano. Tem deputado com 50 milhões por ano. Esses projetos da MB precisam de continuidade. 20% de 50 bilhões por ano = 10 bilhões de reais por ano acolhendo as Forças Armadas em emendas parlamentares. Emenda parlamentar constrói aeroporto em fazenda de deputado. Emenda parlamentar sustenta time de futebol. 1 fiscal de renda do Tarcísio…um só roubou 1 bilhão… Read more »

Guizmo

“Quando eu aqui reinava”, “Critica é a alma do mundo”. Sai da internet, vai andar um pouco pra espairecer

Esteves

Tem Sol. Tá quentinho na rua.

Guizmo

Aqui não, tá frio de lascar

Santamariense

Concordo, Esteves. Mas, em relação ao ponto que gerou nossa discussão, fui pontual na crítica. Entretanto, isso não torna os outros milhares de problemas do país, em todos os níveis, partidos e ideologias, algo que não devemos discutir, pelo contrário. Porém, deixa isso para outro dia. Se pensarmos muito na situação calamitosa das instituições e do país em si, a vontade que dá é ir embora e nunca mais voltar.

Esteves

Tu é garoto.

Eu vi esse país funcionar sem combustíveis após as 20hs, com postos fechados aos finais de semana.

Pão e leite acabavam as 7hs. Carne só coxão duro.

Supermercados não aceitavam cartão de crédito.

Sobrevivemos.

Carvalho2008

Mestre Esteves, tambem deixei de postar por estas chatices fla flu e ausencia de conteudo de frequentadores…as vezes entro agora semanalmente, mas o Mestre Santamarinense apesar de bem mais novo é da velha guarda…era o pseudonimo Flanker…tem mais de 20 anos na “lomba”, desde o extinto forum base militar….epoca em que eramos nos que garimpavamos as noticias e informacoes na web e condensavamos no Forum…ele, Reginaldo Bacchi, Baschera, wellington, Pepe…e muitos outros…acho que foi a idade de ouro dos foristas, pois naquela epoca os debates eram de fato na avaliacao de equipamentos e doutrinas…era ma8s parecido com o britanico Secretprojets…em… Read more »

Esteves

Acho que não tem como evitar. O mundo é esse que tá aí.

Santamariense

Grande Carvalho!! Isso aí….hoje tenho 55 anos…a vida passa rápido.
Eu gosto muito de debater dados, técnicas, informações, etc. Mas, quando vejo um enviesamento politico-ideológico que deturpa a realidade, nos consigo me manter calado.
Abraço, meu amigo.

Last edited 17 dias atrás by Santamariense
Esteves

Tu e tua gauchavidade enveredam pelo enviesamento politico.

Tu é que sopra.

Santamariense

E tu, nunca fala com viés ideológico? Tem montes de comentários teus onde você expõe suas opiniões sobre esse ou aquele político e corrente ideológica. Então, menos, meu caro…bem menos.

Carvalho2008

Abracao, Mestre Santamarinense!!!

Santamariense

👍😉

Esteves

Vamos aliviar os sentimentos. Não quero saber de comentário político.

Quero entendimento. Clareza. Basta de redundância e militância.

Marcelo Andrade

Cade o IRST????? rsrs

Andre

Ola, alguém sabe dizer o que são as 2 estruturas retangulares se projetando no casco a bombordo?

Pela sombra parecem estar cerca de 0,5 afastadas do casco e tem cerca de 1×3, no filme da para ver o suporte treliçado das mesmas que parece ser retratil.

Santamariense

Pois é, também fiquei curioso com aquelas estruturas.

Esteves

Essas “estruturas retangulares” projetadas do casco, a bombordo, que aparecem nas fotos da F200 durante construção/ajustes, são plataformas/treliças temporárias de estaleiro.

Servem como pontos externos para acesso, instrumentação de testes, apoio de cabos/valvulagens e, às vezes, para encaixe de passadiços ou defensas enquanto o navio está em dique e nas provas de mar iniciais.

Não fazem parte do desenho final da fragata e serão retiradas antes da entrega de aceitação.

adriano Madureira

Off-Topic:

A trilogia saberia dizer como anda a modernização do cruzador nuclear “Almirante Nakhimov”

Esteves

Energia nuclear reativada O primeiro reator voltou a funcionar em dezembro de 2024 e o segundo em fevereiro de 2025, habilitando o navio a operar de forma autônoma e permitindo testes in loco e navegação própria Testes de mar Após energizados, os testes de fábrica deveriam iniciar no verão de 2025, com previsão de lançamento ao mar ainda nesse ano. Se bem-sucedido, espera-se que o navio seja oficialmente reincorporado à frota em 2026 Upgrades Lançadores Verticais (VLS) Instalação de até 174 tubos VLS, sendo 80 para mísseis antinavio (Kalibr, Oniks, Zircon) e 94 para defesa aérea Sistemas de mísseis e… Read more »