Fragata ‘Tamandaré’ inicia os testes de mar em Itajaí-SC

Fragata Tamandaré é a primeira das embarcações previstas no PFCT
Nesta terça-feira, 12 de agosto, foram iniciados os testes de aceitação no mar da fragata “Tamandaré” – F200, a primeira das embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).
A F200 desatracou da TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, por volta das 14h30, com cerca de 130 militares e civis a bordo. Nesta primeira etapa dos testes, está previsto que a embarcação navegue pela costa de Santa Catarina, com o objetivo de verificar o desempenho e a integração dos sistemas de propulsão, de geração de energia, de automação e auxiliares, além de avaliar a performance e a navegabilidade do navio em mar aberto.
Serão testados, ainda, os quadros elétricos, os sistemas de alarme e segurança, sob condições específicas de carga, mar e vento, a fim de comprovar os requisitos de desempenho da embarcação. Ao término dos testes, o navio vai retornar ao estaleiro, onde será feita a continuidade da capacitação técnica e operativa dos 112 militares da Marinha do Brasil designados para compor a tripulação da Fragata “Tamandaré”, de forma que estejam aptos a operar o navio a partir da entrega da Fragata à Marinha, prevista para dezembro de 2025.
Sobre o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT)
O PFCT é considerado um dos maiores programas de construção naval desenvolvido no Brasil, com alto índice de conteúdo local e transferência de tecnologia.
O PFCT é um Programa de obtenção, por construção, de Fragatas Classe Tamandaré, desenvolvido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, formada pelas empresas TKMS, Embraer e Atech, e é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). A assinatura do contrato foi realizada em março de 2020.
O PFCT está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, no eixo de inovação para a indústria de Defesa, e na Missão nº 6: “Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacional” da “Nova Indústria Brasil” (NIB).
O Programa resulta da necessidade de modernização da Esquadra Brasileira. As FCT são embarcações de alta complexidade tecnológica, com considerável capacidade de combate, capazes de operar em todos os ambientes de guerra: superfície, aéreo e submarino. Com a missão de fortalecer a capacidade de defesa brasileira, com o monitoramento e proteção dos 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul, as Fragatas Classe Tamandaré serão indispensáveis para o controle da área marítima, para a defesa das nossas ilhas oceânicas, para a proteção das infraestruturas críticas marítimas e das linhas de comunicações marítimas.
O Programa envolve a mobilização de 2.000 profissionais diretamente nas obras, com um reflexo de cerca de 6.000 postos de trabalho indiretos e cerca de 15.000 empregos induzidos, totalizando 23.000 empregos gerados.
Fragata “Tamandaré” será utilizada para aumentar a capacidade de defesa da Amazônia Azul
Informações técnicas da Fragata Tamandaré:
- Comprimento: 107,2 m
- Boca: 15,95 m
- Calado: 5,3 m
- Pontal (altura): 20,2 m
- Deslocamento: 3.455 toneladas
- Velocidade máxima: 25 nós (47 km/h)
- Velocidade econômica: 14 nós (26 km/h)
- Autonomia: 28 dias
DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil
Parabéns a MB pela aquisição.
E que venha o segundo lote.
Fico me perguntando se a marinha tem algum planejamento para reaproveitar os lançadores de Aspide que serão desativados nas Niterói. São mísseis modernos e ainda muito úteis no cenário atual. Talvez equipar o novo brinquedo que ta vindo do Reino Unido com alguma capacidade antiaérea e defesas fixas no Arsenal de marinha e no complexo dos submarinos.
Se flutuar já é lucro.
O contrato do primeiro lote ainda comporta duas unidades adicionais. Podendo chegar em 6 unidades. Penso que poderíamos negociar um segundo lote de quatro unidades com opção para mais duas. Dai ficariam 10 ou 12 Tamandarés ao todo.
Não faz sentido algo isso ser chamado de Fragata! Isso é nitidamente uma Coverta.
Shh, não conte pra ninguém.🤫 Está todo mundo torcendo pro inimigo achar que é fragata… 🤪 É engodo declaratório, exatamente como começar a contar os vasos da classe por 200 e não 201… 🤣
Realmente, a foto no mar declarou. Ela é pequena mesma, acredito que até as Niterói são maiores. Mas, pelo menos são modernas, que venha ao menos um segundo lote de +4.
Claro que as Niterói são maiores. São 22 metros mais longas que as Tamandaré.
Deixa ela se identificar como fragata. Não podemos mais ter preconceito hoje em dia. O amor venceu, lembra? É igual a roda do meu carro. Está toda arranhada e lascada, mas ela se identifica como nova, o que posso fazer?
O nome que dão não importa é o navio mais moderno e bem equipado que temos pese todos os pesares, só torço por mais 4 dessas.
É TIPO uma fragata.
Há corvetas melhores armadas. Isso é um navio de patrulha oceânico. Um ataque saturado de misseis ou drones e já era!.
Podemos fazer um upgrade dos armamentos , a tamandaré comporta um aumento substancial do poder de fogo.
A mesma tem um deslocamento que fica entre a Niteroi (3800 t) e as antigas Type 21 (3250 t) ambas tipicas fragatas de projeto Ingles dos anos 1960-70. Lembrando também as Meko Argentinas (~3400t) Karel Doorman Holandesas e F122 Alemãs (~3400t) entre outras. Então acho justo classificar como Fragatas leves. Lembrando que tem uma boca de 16m, comparável com a de fragatas mais pesadas do inicio dos anos 1980 (como as inglesas type 22, type 23 e F123 Alemãs) O caso é que as embarcações mais modernas cresceram bastante chegando ao porte que no passado seria classificado como cruzador leve…… Read more »
O calado é 4,3 metros. Tá marcado no casco e o Leandro ainda avisou no vídeo. Que coisa feia a descarga dos motores próxima (mais de um metro acima) da linha d’água… Aliás, onde, mesmo, é a ingestão dos motores?
Ela não esta com carga total, quantidade de combustivel, ainda faltam os misseis , canhao de 30 mm, provisões, etc. Para os testes ela não precisa de full combustivel, etc, por isso os bocais ainda estao acima dagua
Cara poderiam ter armado melhor né, 4 mansup e 12 CAMM é pouco até para a MB, tem vaio de patrulha por ai mais bem armado que nossas principais fragatas…
Upgrade de armamento é algo que podemos fazer depois…a missão determina os instrumentos. Para América Latina esta configuração é suficiente.
No texto está a F200, mas essa não seria a F100?
Eu acho que vc que se confundiu 👀
O modelo é A100 o prefixo dela que é F200
Como assim? Olha as imagens. Está lá o “F200”. Essa classe terá as F200, F201, F202 e F203.
Fica a dica: antes de filmar, desliga o som do WhatsApp que ficou irritante esse barulho de fundo 😰
Obs: já não é 1ª vez que isso acontece, eu que esqueci de avisar das outras vezes 👍
O video e do Leandro LS, que alias faz um belo trabalho em Itajai sobre navios e tb cobre as chegadas dos Gripen em Navegantes
“O PFCT está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, no eixo de inovação para a indústria de Defesa, e na Missão nº 6: “Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacional” da “Nova Indústria Brasil” (NIB).” Que mentira!!! Esse “governo” não colocou 1 único centavo nesse programa!! Todo o dinheiro pedido pela MB, para capitalização da Emgepron, foi investido pelos governos Temer e Bolsonaro. O que esse atual “governo” precisa fazer é complementar a capitalização com os 3 bilhões de reais que a MB disse que precisa, mas até agora, nada!! Mas,… Read more »
Caso eu fosse o gestor deste programa, não iniciaria a construção da 4ª unidade. Garantiria a entrega de 100% das 3 primeiras e depois contaria os trocados para ter certeza que a 4ª chegaria nos 100%.
Iniciar a 4ª faltando 3bi implica em ficar com 2 “fragatas” no meio do caminho. Entretanto, tem empregos, cerimônias e outros interesses por trás de tudo isso que não são simples de mensurar.
Concordo contigo.
Pois é verdade, o atual governo não fez a sua parte , mas de propaganda ele é bom.
Estou plenamente de acordo com o Senhor.
Bem ou mal, falem o que quiserem, mas o programa está avançando. Que venham mais lotes. A continuidade é de extrema importância para manter conhecimento e empregos.
Só gostaria de saber como anda o projeto de navios-patrulha… Não vejo nenhuma novidade sobre ele por aqui.
A Última noticia que eu vi dizia que o construtor do navio polar da MB teria grande chance de ganhar o contrato do pronapa. Temos um projeto nacional de navio patrulha de 500 toneladas da Engepron. E quem está executando a construção do navio polar é um estaleiro do Estado do Espirito Santo sob direção da Jurong de Cingapura.
Está ficando belíssima.
Que venha o segundo lote, porém Block 2 baseada na meko A200 e melhor armada com 8 MANSUP e pelo menos 24 Sea Ceptor ou quem sabe 12 células do sistema Sylver.
Alguns comentaram que é pequena e parece uma corveta, mas eu acho bem “encorpada”, a maioria das corvetas são mais estreitas, apesar de terem comprimento semelhante.
Para mim é uma Fragata leve, porte muito próximo das Niteroi.
Só ficou faltando dar uma reforçada na quantidade de mísseis.
Ao meu ver a classe Tamandaré é o que cabe no orçamento…o máximo que poderíamos ver é um upgrade nos armamentos embarcados em médio e longo prazo. Se chegarmos em 12 unidades teremos um poder de dissuasão comparável a uma média potência da Europa Ocidental e teremos uma das marinhas mais capazes do hemisfério sul do planeta. Caso houvesse orçamento para pensar em uma marinha de águas azuis , penso que a escolha lógica seria a meko 300 que foi ofertada a Polônia em sua versão com 6000 toneladas de deslocamento.
A Fragata Tamandaré é um colírio para os meus olhos, ficou ainda mais bonita do que eu estimava. Quero ver 12 delas na MB.
“Alto índice de conteúdo nacional”
Sim , um teor de 40% de nacionalização para quem não fabricava nada há décadas é excelente. São poucos os países que têm essa capacidade …