A AMAZUL completa 12 anos de atuação no setor nuclear celebrando suas conquistas em benefício do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Em cerimônia realizada no dia 15 de agosto na sede da empresa, com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras, a AMAZUL comemorará os principais avanços do último ano, entre os quais estão:

  • Participação no projeto de desenvolvimento de microrreatores nucleares liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com diversas universidades e institutos. Modulares e transportáveis, os microrreatores nucleares podem fornecer energia a pequenas cidades, hospitais, indústrias e regiões isoladas. A tecnologia tem como objetivo reduzir a dependência de geradores a diesel e mitigar as emissões de dióxido de carbono, o que a torna uma solução limpa e segura para o Brasil.
  • Reforço da expertise relacionada à irradiação de alimentos e materiais, por meio de visitas técnicas, capacitações e participação em eventos nacionais e internacionais. A AMAZUL está em negociação com órgãos públicos, instituições de pesquisas e o setor privado para viabilizar a instalação de centros de irradiação de alimentos, uma tecnologia que prolonga a vida útil dos produtos e reduz ou elimina micro-organismos nocivos, combatendo o desperdício e garantindo maior segurança ao consumidor.
  • No âmbito do Programa Nuclear da Marinha (PNM), a AMAZUL assumiu a conclusão, comissionamento e operação da Unidade de Produção de Hexafluoreto de Urânio (USEXA), onde é feita a conversão do minério beneficiado de urânio em gás. A USEXA está localizada no Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), em Iperó, interior de São Paulo, e seu projeto de finalização permitirá ao Brasil atuar em todas as etapas do beneficiamento do urânio, da extração do minério à fabricação do combustível nuclear.
  • Apoio técnico ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenado pela

Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que teve suas obras iniciadas em 2025. O RMB será um dos mais importantes centros brasileiros de pesquisa para aplicações da tecnologia nuclear em benefício da sociedade em áreas como saúde, agricultura e meio ambiente.

  • Fortalecimento da atuação em transição energética e Pequenos Reatores Modulares (SMRs), com a realização de estudos de viabilidade de instalações de energia limpa em empresa de energia catarinense.
  • Ampliação das parcerias no meio acadêmico: assinatura de novos acordos com prestigiadas instituições como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o INSPER. Os Memorandos de Entendimento (MoUs) firmados com essas instituições visam fortalecer a gestão do conhecimento, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.
  • Celebração de memorandos com a Tractebel, Framatome e a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) que abrem novas frentes para a troca de conhecimento, capacitação e ações conjuntas que impulsionam o avanço em energia nuclear no país.
  • Avanço na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em conformidade com as normas ISO 9001 e CNEN NN 1.16. Com 80% do cronograma concluído, o Projeto ISO 9001 evolui para a fase de certificação, prevista para ocorrer até dezembro de 2025.
  • Ampliação das atividades educativas para divulgar a ciência e a tecnologia nuclear, como visitas de escolas à AMAZUL e a exibição de animações da “Turma da Urânia” na Praça das Artes do Theatro Municipal e no Mercado Municipal de São Paulo. As animações, que têm como protagonista a personagem “Urânia”, explicam de forma acessível e divertida as aplicações da tecnologia e as diferenças entre energia limpa e energia renovável.

Com uma trajetória marcada pela inovação, a AMAZUL celebra seus 12 anos com parcerias estratégicas, projetos e investimentos que colocam o Brasil em destaque no cenário internacional da energia nuclear, promovendo o progresso sustentável e a segurança energética do país.

Sobre a AMAZUL

Visão em corte simplificada do Submarino Convencionalmente Armado de Propulsão Nuclear (SCPN)

A AMAZUL é uma empresa brasileira que está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias para projetos do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Sua atuação abrange desde o desenvolvimento de projetos de engenharia até a implementação de tecnologias nucleares em diversas áreas, sempre com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros e contribuir para a defesa do nosso País e a segurança energética e nuclear, apoiando a descarbonização da economia e a proteção do planeta.

Comprometida com a inovação contínua, a segurança, a sustentabilidade e a excelência, a AMAZUL está moldando o futuro do setor nuclear brasileiro, promovendo o progresso científico e tecnológico do Brasil.

AMAZUL: Tecnologia nacional em benefício da sociedade.■


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments