Itajaí (SC) – Segundo informações do Marine Traffic, a fragata Tamandaré (F-200), primeira unidade da classe de mesmo nome, atingiu a marca de 27 nós de velocidade durante a mais recente fase de testes de aceitação no mar, superando a velocidade máxima informada oficialmente de 25 nós (cerca de 47 km/h). O desempenho foi registrado em mar aberto, como parte das avaliações de performance do sistema de propulsão e da navegabilidade do navio.

Os ensaios, conduzidos no litoral catarinense, têm como objetivo verificar o funcionamento integrado de todos os sistemas da embarcação antes de sua incorporação ao setor operativo da Esquadra. Além da velocidade máxima, foram testadas manobras de alta demanda, estabilidade, resposta dos motores e capacidade de aceleração.

Construída no estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, a Tamandaré é a primeira das quatro fragatas previstas no Programa Classe Tamandaré (PFCT). O navio incorpora modernos sensores e sistemas de combate, armamentos de última geração e alto índice de conteúdo nacional, fruto de transferência de tecnologia e parceria estratégica entre a Marinha, a thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) e empresas brasileiras.

Com 107,2 metros de comprimento, deslocamento de aproximadamente 3.500 toneladas e autonomia de até 5.000 milhas náuticas, as novas fragatas foram projetadas para executar missões de escolta, patrulha e defesa de áreas marítimas de interesse estratégico do Brasil.

A previsão é que a Tamandaré seja entregue oficialmente à Marinha em 2025, reforçando significativamente a capacidade de combate de superfície da Força Naval e ampliando a proteção das águas jurisdicionais brasileiras.■


Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

Excelente!
Talvez a velocidade máxima seja até maior do que essa mas, claro, é bom que algumas coisas sejam mantidas em segredo.

Ary

Chegou a 28.7kn hoje (18:03:40 UTC), segundo o Marine Traffic.

J R

projeto alemão, maquinário importado, nada é segredo aqui.

José Gregório

Tem que ver se ela estava cheia ou vazia, aí é mole…

Nunes-Neto

Logo que pensei ” tá leve”

leo

Só queria mais 4 encomendas é um novo programa para Corvetas!

Brito

Projeto CVO3 já tá pronto..

Luis Oliveira

Aquele vento de popa deve ter ajudado. rsrsrs

Brincadeiras a parte. Excelente noticia, resta saber se a instrumentação do teste também pegou essa velocidade e validou a sistema de propulsão.

Burgos

Calma lá Pessoal 👀
Vcs estão esquecendo que ela está vazia, tem que fazer o teste com ela totalmente carregada, obviamente vai demonstrar outra leitura e geralmente pra menos, mas vendo o teste inicial aparenta ficar acima dos 25 nós totalmente carregada 👍
Já é um bom resultado inicial pra 1ª da série.😎

Luciano

Se apertar um pouquinho, chega a 30. Mas aí bebe que nem Maverick V8.

José Gregório

Vazia é mole.

Jagder

Provavelmente a CT é a maior classe de NaPaOcs do mundo.
Antes que me chinguem, aviso: isso é uma ironia!

José Gregório

Ironia com resquícios de verdade, que ela não é uma fragata isso é fato.

Last edited 2 horas atrás by José Gregório
Gabriel

Engraçado, a Classe Sigma, que muitos de vocês pediam, não desloca nem 3 mil toneladas. Mas é fragata, né!? A classe Lafayette desloca somente 100 tonelada a mais que a Tamandaré, aí também é fragata, né!? A classe Gowind, em sua maioria, não chega a 4 mil toneladas. É a mania de se criticar tudo o que o Brasil faz ou compra.

amarante

Não tem nenhuma ironia na fala. É uma corveta.

Last edited 1 hora atrás by amarante
Wilson Look

E porque? Tem muitas classes que são menores do que as Tamandaré e são classificadas como fragatas, com algumas tendo armamento semelhante a Tamandaré. Eu entendo que a MB percebeu que não vai conseguir nenhuma escolta maior e mais capaz e que as Tamandaré formaram a força principal nos esquadrões de escoltas e então as chamaram de fragatas demosntrando que elas serão os principais combatentes da frota. E se forem reclamar do armanento, vale a pena lembrar que todos os competidores da short list basicamente usavam a mesma configuração e quantidade de armas, se querem navios mais bem armados, deveriam… Read more »

Angus

Excelente!

Momento “ingenuidade otimista”:

Estão esperando justamente a primeira da série confirmar todas as capacidades técnicas prometidas para encomendar mais 4.

Momento “realidade na Banarnia”:

A primeira da classe supera as expectativas e a quarta unidade será cancelada para os recursos serem alocados em uma versão alongada prevista para 2050.